Pessoal, o Rafale já tem um radar muito bom mas a versão AESA está sendo produzida e deve ter performance muito similar ao APG-79, são radares da mesma categoria:
RBE2-AA :
Diametro da antena: ~55 cm.
MMICs = ~1000.
Peso: 270 kg.
APG-79:
Diâmetro da antena = ~60 cm
MMICs = ~1100.
Peso: 290 kg.
Supõe-se que ambos têm uma potência de pico de 20 kw.
Então não tem nenhum sentido os comentários sobre cegueira ou "nariz pequeno" do Rafale.
Mas a maior qualidade e o diferencial do Rafale, como disse o Prick, são mesmo os seus sensores passivos, formados pelo Spectra e OSF.
O Spectra é considerado um dos maiores segredos militares franceses. Existem relatos sobre a sua utilização e eficiência como os exemplos dos exercícios com os gregos e na última Red Flag. Então não é embromação.
A detecção/localização de alvos usando sensores passivos é uma realidade e se faz através de algoritmos de análises de ondas/interferências eletromágnéticas. O maior segredo e o sensor mais importante do F-22 também é um sensor passivo, o AN/ALR-94:
More on mil networks...
2 test F-22s have demonstrated some impressive joint networking in exercises. The radar but more importantly the AN/ALR-94 passive sensor picks up a lot of stuff. F-22 has always had a an ability to pass data to other F-22s. Work is now being done so that it can pass sensor data to non-F-22 sources.The AN/ALR-94 is also the big player that makes the F-22 a survivable SEAD (Suppression of Enemy Air Defense) and DEAD (Destruction of Enemy Air Defense) player. This sensor, combined with the F-22's high altitude and super-cruise allow it to go against some of the new generation surface-to-air missiles (SAMs) now being fielded
Para quem não acredita em sensores passivos, já existe até um radar de defesa aérea passivo, o Thales-Raytheon Alerter 100:
http://www.thalesraytheon.com/business- ... r-100.html
P.S.: Para a direção de tiro, pelo menos que eu saiba, ainda não existem substitutos para os radares. Mas estes também são dependentes do alcance das armas e de outros fatores. Os sensores passivos podem ser utilizados para detecção e localização de alvos emissores a distâncias muito superiores.
[]'s