TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8221 Mensagem por PRick » Seg Nov 10, 2008 3:28 pm

gaitero escreveu:Brasil e Suécia estudam possível acordo de venda de caças suecos.

O ministro de Estado de Assuntos Estratégicos brasileiro, Roberto Mangabeira Unger, disse ter se reunido na ilha sueca de Visby, no mes de julho, com vários representantes do Governo da Suécia para estudar um possível acordo de venda de caças deste país nórdico.

Mangabeira manteve reuniões com os ministros da Defesa sueco, Sten Tolgfors, e o titular da Indústria sueco, Maud Olofsson, assim como com Ake Svensson, diretor-executivo do fabricante de defesa, aviação e espacial SAAB.

Mangabeira e Tolgfors mostraram sua vontade de conseguir uma ampla colaboração industrial entre os dois países através de vários projetos, além da hipotética venda do caça, informou o Governo sueco.

:roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:

Coitado, logo o MU, quando ele visita um país ou sela um acordo, quer dizer nada será comprado desse país, como aconteceu com os russos, ele é o prêmio de consolação para os perdedores, vai até os caras faz uma onda, assina acordos, trata bem, mas não compra nadinha. :twisted: :twisted:

[ ]´s




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8222 Mensagem por PRick » Seg Nov 10, 2008 3:32 pm

Luís Henrique escreveu:
PRick escreveu:
Eu diria que o baita radar, já está perdendo por 3x1, contra o ceguinho, imaginem quando chegarem os F-3. Outra coisa interessante é o que ocorreu na Red Flag, ninguém achou o ceguinho.

O futuro aponta para os sensores passivos, mesmo dispondo de um radar que deverá ter alcance semelhante ao F-18E e ao F-35. Repito, o radar enquanto sensor ativo, é uma arma de dois legumes. :mrgreen: :mrgreen:

Quanto ao vasto sortimento de armamento, não nos interessa, primeiro porque não está disponível, segundo porque queremos construir o nosso próprio armamento, portanto, para nós o que conta é a possibilidade de integração local. Para nós o ideal é dispor somente do BVR e aí estamos de novo com problema, até agora ainda não vi nada sendo entregue no Chile, o resto são promessas.

[ ]´s
Segundo a Dassault o radar RBE2 é o equipamento mais importante e principal na parte eletrônica da aeronave.

Esta no site oficial.

Vai demorar pra substituirem o radar por outros sensores.....

Acho que o SH tem boas chances se o governo americano aceitar as transferências.
Se os americanos não quiserem, ai da Rafale.
Então estou certo, quase tudo naquele site é embromeichiam, as informações são para entreter as crianças e jornalistas ezpessializzados(sic). 8-] 8-]

O Super Lento sempre perde, porque sempre é o último a chegar. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s




Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8223 Mensagem por Poti Camarão » Seg Nov 10, 2008 3:34 pm

Amigos,

Estou neste exato momento em Caicó, cidade a 280km de Natal... putz! O barulho de caças passando nos céus daqui acontece constantemente. Acredito que aconteceram "combates" intensos nessa região. alguém sabe informar algo?




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61291
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6578 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8224 Mensagem por Túlio » Seg Nov 10, 2008 3:40 pm

E por favor, não entendam que estou desmerecendo o Rafale, para mim é um excelente caça e acho que a sua chance é a maior no FX. Ficarei muito que satisfeito com ele na FAB (com Meteor para encarar os R-77 dos Flankers).

Apenas não desmereço os outros também, são três aeronaves estupendas, Rafale, Gripen NG e Super Hornet!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8225 Mensagem por Skyway » Seg Nov 10, 2008 3:41 pm

Amigos,

Estou neste exato momento em Caicó, cidade a 280km de Natal... putz! O barulho de caças passando nos céus daqui acontece constantemente. Acredito que aconteceram "combates" intensos nessa região. alguém sabe informar algo?
Acho que vc encontrou um dos TO's da Cruzex. :mrgreen:




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Poti Camarão
Sênior
Sênior
Mensagens: 819
Registrado em: Ter Mai 23, 2006 10:16 pm
Localização: Natal - Brasil
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8226 Mensagem por Poti Camarão » Seg Nov 10, 2008 3:55 pm

Foi maus aí... postei o comentário no tópico errado... :mrgreen: :mrgreen:




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8227 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 10, 2008 6:57 pm

Pessoal, o Rafale já tem um radar muito bom mas a versão AESA está sendo produzida e deve ter performance muito similar ao APG-79, são radares da mesma categoria:

RBE2-AA :
Diametro da antena: ~55 cm.
MMICs = ~1000.
Peso: 270 kg.

APG-79:
Diâmetro da antena = ~60 cm
MMICs = ~1100.
Peso: 290 kg.

Supõe-se que ambos têm uma potência de pico de 20 kw.

Então não tem nenhum sentido os comentários sobre cegueira ou "nariz pequeno" do Rafale.

Mas a maior qualidade e o diferencial do Rafale, como disse o Prick, são mesmo os seus sensores passivos, formados pelo Spectra e OSF.
O Spectra é considerado um dos maiores segredos militares franceses. Existem relatos sobre a sua utilização e eficiência como os exemplos dos exercícios com os gregos e na última Red Flag. Então não é embromação.

A detecção/localização de alvos usando sensores passivos é uma realidade e se faz através de algoritmos de análises de ondas/interferências eletromágnéticas. O maior segredo e o sensor mais importante do F-22 também é um sensor passivo, o AN/ALR-94:
More on mil networks...

2 test F-22s have demonstrated some impressive joint networking in exercises. The radar but more importantly the AN/ALR-94 passive sensor picks up a lot of stuff. F-22 has always had a an ability to pass data to other F-22s. Work is now being done so that it can pass sensor data to non-F-22 sources.The AN/ALR-94 is also the big player that makes the F-22 a survivable SEAD (Suppression of Enemy Air Defense) and DEAD (Destruction of Enemy Air Defense) player. This sensor, combined with the F-22's high altitude and super-cruise allow it to go against some of the new generation surface-to-air missiles (SAMs) now being fielded
Imagem

Para quem não acredita em sensores passivos, já existe até um radar de defesa aérea passivo, o Thales-Raytheon Alerter 100:
http://www.thalesraytheon.com/business- ... r-100.html

Imagem

P.S.: Para a direção de tiro, pelo menos que eu saiba, ainda não existem substitutos para os radares. Mas estes também são dependentes do alcance das armas e de outros fatores. Os sensores passivos podem ser utilizados para detecção e localização de alvos emissores a distâncias muito superiores.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8228 Mensagem por Luís Henrique » Seg Nov 10, 2008 8:38 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu: Segundo a Dassault o radar RBE2 é o equipamento mais importante e principal na parte eletrônica da aeronave.

Esta no site oficial.

Vai demorar pra substituirem o radar por outros sensores.....

Acho que o SH tem boas chances se o governo americano aceitar as transferências.
Se os americanos não quiserem, ai da Rafale.
Então estou certo, quase tudo naquele site é embromeichiam, as informações são para entreter as crianças e jornalistas ezpessializzados(sic). 8-] 8-]

O Super Lento sempre perde, porque sempre é o último a chegar. :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s
PRick, falando sério, coloca fontes para acharmos informações sobre o Rafale.

Não duvido das coisas que vc fala, mas no site oficial tem pouca informação.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8229 Mensagem por brisa » Seg Nov 10, 2008 9:33 pm

Na realidade...o Prick o tal de projeto e outros rafalistas mor so falam abobrinha....alias eles nem sabem faze-las......comem lesmas cruas 8-]




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8230 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 10, 2008 9:43 pm

brisa escreveu:Na realidade...o Prick o tal de projeto e outros rafalistas mor so falam abobrinha....alias eles nem sabem faze-las......comem lesmas cruas 8-]
Brisa, olha só, você horneteiro ou é bugueiro? :twisted:
Vendo sua assinatura identifica-se um comedor de hamburger (minhoca do ronald) :mrgreen:




Alberto -
Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8231 Mensagem por Galina » Seg Nov 10, 2008 10:04 pm

Tenho em mãos a última Revista Força Aérea, e à fls. 06 e 07 há uma bonita propaganda do Rafale.
O que me chamou a atenção foi a primeira frase: "O caça Rafale oferece acesso irrestrito às tecnologias chaves na área de sistemas de armas e ao know-how correspondente".
Ora, ou é uma frase falha, um erro de marketing que não expressa a real disposição do fabricante, ou então os franceses da Dassault estão escancarando que só transferem os códigos relativos ao sistema de armas.
Bem, aí me lembro de uma notícia postada aqui no DB de um jornal que a priori não goza de muito credibilidade, que falava que a Dassault havia negado veementemente que transferiria tecnologia de todas as partes do avião.
Aí me lembro também que o Rafale será a espinha dorsal da Força Aérea Francesa pelos próximos 30 anos.
Será que realmente abrirão todos os códigos ?
O que acham ? Será que a transferência de todos os fontes (não só do Rafale, mas de todos os finalistas) seria lenda ?
De qualquer forma, há outra notícia recente dizendo que na Índia os franceses transfeririam tudo... Vai saber...

Abraços,

Luerti




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
brisa

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8232 Mensagem por brisa » Seg Nov 10, 2008 10:17 pm

projeto escreveu:
brisa escreveu:Na realidade...o Prick o tal de projeto e outros rafalistas mor so falam abobrinha....alias eles nem sabem faze-las......comem lesmas cruas 8-]
Brisa, olha só, você horneteiro ou é bugueiro? :twisted:
Vendo sua assinatura identifica-se um comedor de hamburger (minhoca do ronald) :mrgreen:
Adoro o Big.....agora nao faco parte da tropa de choque Prikaniana....do Plinio Salgado...e nem da TRADICAO FAMILIA E PROPRIEDADE........ANAUE.....credo....camisas verdes....Integralistas franceses...xô...Xô...to fora [004]




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8233 Mensagem por Skyway » Seg Nov 10, 2008 10:21 pm

Galina escreveu:Tenho em mãos a última Revista Força Aérea, e à fls. 06 e 07 há uma bonita propaganda do Rafale.
O que me chamou a atenção foi a primeira frase: "O caça Rafale oferece acesso irrestrito às tecnologias chaves na área de sistemas de armas e ao know-how correspondente".
Ora, ou é uma frase falha, um erro de marketing que não expressa a real disposição do fabricante, ou então os franceses da Dassault estão escancarando que só transferem os códigos relativos ao sistema de armas.
Bem, aí me lembro de uma notícia postada aqui no DB de um jornal que a priori não goza de muito credibilidade, que falava que a Dassault havia negado veementemente que transferiria tecnologia de todas as partes do avião.
Aí me lembro também que o Rafale será a espinha dorsal da Força Aérea Francesa pelos próximos 30 anos.
Será que realmente abrirão todos os códigos ?
O que acham ? Será que a transferência de todos os fontes (não só do Rafale, mas de todos os finalistas) seria lenda ?
De qualquer forma, há outra notícia recente dizendo que na Índia os franceses transfeririam tudo... Vai saber...

Abraços,

Luerti
Luerti, existe tambem uma notícia que diz que a Boeing está disposta a transferir os códigos referentes a armamentos.Não lembro onde ela está agora...

Mas é o seguinte...Transferência de Tecnologia é uma coisa, e Transferencia dos códigos de uma aeronave é outra.
Por exemplo: A França pode prometer Transferir Tecnologia para cobrir o Off-set, mas não precisa ser Tecnologia referente ao Avião que a FAB está comprando.

Então a FAB pode exigir Transferência de Tecnologias e autonomia para integrar o armamento que quiser. Serão duas coisas diferentes e que só vence quem puder.




AD ASTRA PER ASPERA
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8234 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Seg Nov 10, 2008 10:49 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bourne escreveu:E piloto decide alguma coisa? Pode até ter a opinião considerada, mas tem um peso relativamente baixo na decisão final por que outros setores e interessados se sobrepõe.
Além do mais, teve alguém aí que disse que opnião de piloto nao conta em nada, pois os mesmos só pilotam...Mas isso só vale para o FA-18 :roll: :roll: :roll:

Abraços,

Wesley
Boa, essa foi na canela !!! [018]

Resposta :?: :?: :?:


Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#8235 Mensagem por soultrain » Seg Nov 10, 2008 10:58 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Além do mais, teve alguém aí que disse que opnião de piloto nao conta em nada, pois os mesmos só pilotam...Mas isso só vale para o FA-18 :roll: :roll: :roll:

Abraços,

Wesley
Boa, essa foi na canela !!! [018]

Resposta :?: :?: :?:


Um fraternal abraço,
Por acaso julgo ter sido eu, quando se disse que o MI-35 era o escolhido dos pilotos. Eu retorqui que os pilotos não escolhem, pilotam. Podem ter preferido, mas não escolhem, pilotam e dão a sua avaliação.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Responder