Mirage 2000

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: Mirage 2000

#76 Mensagem por Bourne » Dom Nov 09, 2008 9:02 pm

Se a FAB quer um caça para os próximos 30/40 anos, o Mirage2000BR não serve. Porém, se estivessemos na década de 1980 e inicio da de 1990, seria uma ótima opção para transformar a FAB numa força aérea de ponta e com uma maravilhosa capacidade de defesa e ataque. Mas isso já é passado, não tem mais volta, temos é que olhar para a frente.

YES WE CAN

caixeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#77 Mensagem por caixeiro » Dom Nov 09, 2008 9:15 pm

Carlos Mathias escreveu:O M-2000BR na época não teria sido aceito porque havima caças mais modernos na disputa e que seriam "feitos aqui" da mesma forma. O preço do M-2000BR na época tmbém foi considerado caríssimo para a idade do avião.
Mas... Como o tempo passou e ficamos sem M-2000BR e sem porra nenhuma, ficamos é reformando a tranqueira do F-5E, hoje, depois de década e tanto, pode pensar se realmente não teria valido
à pena investir no M-2000BR.
O Rafale não seria concorrente porque custa muito caro e é muito mais complicado, porém, entrega tanto quanto vale comparativamente?????

Voltamos àquela conta, é melhor duas vezes mais caças menos capazes, mas eficientes, ou metade ~1/3 de um caça melhor, mas não tããããão melhor assim?

Se como a maioria diz aqui que o que importa é o recheio, então recheio por recheio, o M-2000 tem espaço para receber os mesmas coisas que um RAfale ou F-18 da vida, ou ainda ter[íamos a liberdade de fazermos uma versão com aviônicos nacionais/israelenses e etc. Idem para as armas.

A França mesmo vai voar estes aviões até 2025 se não me engano. Logo, para esperar um 5ºG em 2020, o M-2000BR não seria suficiente e muito melhor que os F-5Mitinga e A-1Mortinho?

Quer dizer, hoje realmente dá o que pensar. :?
Na realidade que na epoca estavamos duros que nem coco velho, se na epoca algo proximo de um Pre-Sal estivesse em pauta seria tudo diferente, muito provavelmente Gripen ja teria sido posto em prova para substituir o F-5 e os M-2000 se preparando para receber misseis nacionais, mais e tudo Se Se Se....

Abracos Elcio Caixeiro

---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"
Carlos Mathias

#78 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Nov 09, 2008 9:16 pm

Sim, quinta geração.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#79 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Nov 09, 2008 10:09 pm

Mirage 2000 e FX-2 não tem nada a ver, o tempo dele já passou, apesar de que queriam o F-16 na FAB, mas este pelo menos este ainda é fabricado e atualizado. Os últimos Mirage 2000 fabricados são os que estão sendo entregues à Grécia.

Um desenho com as diferenças e camuflagens das principais versões:

Imagem

[]'s

Alberto -
HIGGINS

#80 Mensagem por HIGGINS » Seg Nov 10, 2008 12:41 am

Serão os Matusas nossos vetores de defesa até 2014!
Seria necessário adoção de datalink compatível como R-99 e integrar o uso do Derby.
Os F-5M possuem limitações de persistência em combate devido aos parâmetros do seu projeto original.

Mapinguari
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

#81 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 10, 2008 1:31 am

projeto escreveu:Para uma comparação entre o belo e o feio:

Imagem

[]'s
Eu acho o F-16 belo no ar, mas feio em terra. Aquele trem de pouso principal dele eu acho que deixa o avião muito esquisito no solo.

Mapinguari

Imagem
Carlos Mathias

#82 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Nov 10, 2008 1:33 am

E aquela boca de babaca também... :roll: :lol:

Mapinguari
Sênior
Sênior

#83 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 10, 2008 1:37 am

alex escreveu:E não dispara BVR....

Podem comprar os F-5 chilenos....
Claro que disparam BVR (Beyond Visual Range/Além do Alcance Visual), Alex. O Matra Super 530D que equipa nossos Mirage 2000C/B são BVR, com alcance até 37km. A única questão é que não são fire-and-forget, pois têm guiagem SARH (Semi-Active Radar Homing).

Mapinguari

Imagem
Mapinguari
Sênior
Sênior

#84 Mensagem por Mapinguari » Seg Nov 10, 2008 1:39 am

Santiago escreveu:Parece que restam menos de 1000h.
Não é isso. Eles vieram revisados e prontos para voar 1.000horas. Ou seja, todos passaram por Overhaul. Depois disso, podem passar por outro OH e voar mais 1.000h, assim por diante, até o esgotamento das suas vidas úteis.

Mapinguari

Imagem
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 413 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#85 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Nov 10, 2008 7:35 am

Carlos Mathias escreveu:E aquela boca de babaca também... :roll: :lol:
Pensei que só eu achava a boca do F-16 de babaca, quase babando...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
PRick

#86 Mensagem por PRick » Seg Nov 10, 2008 12:24 pm

Bourne escreveu:Mas que fixação por coisa velha e feia. O Mirage2000 parece um caça da década de 1950, parece um fuscão produzido nos dias atuais, nem se compara ao F-16. Não vou comparar com o Rafale por que é covardia :lol: :lol: :lol:

Tenho um chiliqui e fico fora uma semana e o pessoal começa a falar de Mirage2000BR :evil: Assim não dá, assim não pode. Deixem os mortos ficarem mortos, o Mirage2000 é história, o que interessa é o futuro. E, esse futuro, se for francês, tem o nome de Rafale.
VIXI! O homi tem chiliqui! Esse pessoal que apoiava o Typhoon e agora anda com pulgas e vagarosos, é muito estranho, os caras são chiliquentos! :mrgreen: :mrgreen:

Vou começar um movimento novo! Vamos causar chiliques aos chiliquentos! Mais LINDINHOS!!!!!! Queremos mais LINDINHOS!!!!!! :P :P

[ ]´s

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#87 Mensagem por alex » Seg Nov 10, 2008 1:35 pm

alex escreveu:
E não dispara BVR....

Claro que disparam BVR (Beyond Visual Range/Além do Alcance Visual), Alex. O Matra Super 530D que equipa nossos Mirage 2000C/B são BVR, com alcance até 37km. A única questão é que não são fire-and-forget, pois têm guiagem SARH (Semi-Active Radar Homing).
Olá Mapinguari.
Sim , eu sei que os M2000C podem usar este missil. Mas misseis que só funcionam com constante iluminação do radar do avião será que devem ser considerados, hoje , como misseis BVR? Acredito que não. Nem na atual situação da América do Sul.
Repito: não foi uma boa compra.
Deveríamos teradquirido M2000-5, F-16 MLU ou F-16C usados.
Enfim....

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#88 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 10, 2008 3:26 pm

alex escreveu:
alex escreveu:
E não dispara BVR....

Olá Mapinguari.
Sim , eu sei que os M2000C podem usar este missil. Mas misseis que só funcionam com constante iluminação do radar do avião será que devem ser considerados, hoje , como misseis BVR? Acredito que não. Nem na atual situação da América do Sul.
Repito: não foi uma boa compra.
Deveríamos teradquirido M2000-5, F-16 MLU ou F-16C usados.
Enfim....
Nunca digam "desta água não beberei...".

Com o custo dos aviões mais modernos como Rafale, F-18 e mesmo o Gripen-NG, além do prazo de entrega, não duvido nada que antes mesmo das primeiras unidades do FX-2 chegarem já tenhamos começado a adquirir mais M-2000 usados e mandemos nossa frota para a Embraer transformá-los para o padrão M. alguém tem informações sobre países que possuem M-2000 e poderiam ter interesse em desfazer-se deles daqui a alguns poucos anos?

Leandro G. Card

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#89 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 10, 2008 6:11 pm

LeandroGCard escreveu: Nunca digam "desta água não beberei...".

Com o custo dos aviões mais modernos como Rafale, F-18 e mesmo o Gripen-NG, além do prazo de entrega, não duvido nada que antes mesmo das primeiras unidades do FX-2 chegarem já tenhamos começado a adquirir mais M-2000 usados e mandemos nossa frota para a Embraer transformá-los para o padrão M. alguém tem informações sobre países que possuem M-2000 e poderiam ter interesse em desfazer-se deles daqui a alguns poucos anos?

Leandro G. Card
Leandro,

Mirages 2000 C usados, "baratos", acho só mesmo na França. Os outros operadores não querem vender ou cobram caro.
Há pouco tempo saiu uma nota na imprensa sobre um possível interesse da FAB em mais 12 avíões.

[]'s

Alberto -
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#90 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Nov 10, 2008 8:26 pm

Peço licença para citar o excelente post do Poti Camarão aqui pois acho que tem tudo a ver:
Poti Camarão escreveu:Piloto revela que a preferência no 1º GDA é pelo Rafale

Imagem

No sábado estive com a família na Bant nos portões abertos. Fiz algumas fotos que estão postadas lá no tópico da Cruzex. E conversei com alguns pilotos. Inclusive, com o tenente da foto acima, integrante do 1º GDA.

A razão do rosto e da identificação do piloto não constarem aqui tem motivos. Primeiro, que a conversa foi informal e não me identifiquei como jornalista (sou, mas não atuo na área de defesa. Cubro a ladroagem.... área política... hehehe). E segundo, obviamente, o tenente não teria autorização dos superiores para conceder uma entrevista revelando as preferências dos aviadores da FAB.

Perguntei como ele e os colegas do GDA estavam avaliando o Mirage 2000. Olhou para o caça, logo ali atrás dele, e disse: “É um excelente avião e estamos gostando de voar nele”. Questionei sobre uma superioridade do F-5M sobre ele. Respondeu: “Se este Mirage fosse modernizado seria bem superior ao F-5M e faríamos frente a qualquer caça que opera hoje na América do Sul”. Inclusive o SU-30 da Venezuela? Indaguei. “Também”, disse firme.

Comentamos sobre os concorrentes do F-X2 e o tenente revelou que a maioria dos pilotos do 1º GDA prefere o Rafale. Perguntei os motivos. “Acho que porque estamos já estamos acostumados aos equipamentos franceses, que são muito bons. Treinamos simuladores lá na França e hoje existe uma cooperação total entre as forças”.

Diferentemente da preferência do GDA pelo caça francês, nos outros esquadrões existe uma divisão entre o Rafale e o Super Hornet. Assim afirmou o piloto. E o sueco Gripen é quisto por poucos. Seria uma espécie de azarão correndo por fora.

Mas em sua opinião, qual será o caça escolhido? Perguntei. “Rafale, não tenho dúvidas”, disse sorrindo. Despedi-me dele e desejei boa sorte na Operação.
viewtopic.php?f=1&t=13152&start=8205
É isso aí. 8-]

Alberto -
Responder