A catapulta de vante tem 22 tons máximo (originalmente 20 tons) e a lateral 15 tons máximo (não sei se foram repotencializadas para mais). Com a lateral você faz um Rafale decolar com o combustivel, um e outro armamento e olha lá.Skyway escreveu:Por isso é necessária uma repotencialização da catapulta lateral. Para não ficar dependente de uma só.
Gente, pelas coisas que eu tenho ouvido é perfeitamente possível o Rafale operar, com limitações, no A-12. Modificações devem ser feitas, doutrinas muito específicas, mas é possível sim.
Um abraço!
Super Hornet News
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Tem 15 tons.projeto escreveu:A outra não tem 20 toneladas de capacidade?Bolovo escreveu: E se quebra a catapulta de vante, como é que fica?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Super Hornet News
Bolovo, repotencialização.Bolovo escreveu:A catapulta de vante tem 22 tons máximo (originalmente 20 tons) e a lateral 15 tons máximo (não sei se foram repotencializadas para mais). Com a lateral você faz um Rafale decolar com o combustivel, um e outro armamento e olha lá.Skyway escreveu:Por isso é necessária uma repotencialização da catapulta lateral. Para não ficar dependente de uma só.
Gente, pelas coisas que eu tenho ouvido é perfeitamente possível o Rafale operar, com limitações, no A-12. Modificações devem ser feitas, doutrinas muito específicas, mas é possível sim.
Um abraço!
AD ASTRA PER ASPERA
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Mas meu filho, com uma repotencialização você faz uma catapulta ir de 20 para 22 tons, mas não faz de 15 ir para 22 tons nem com milagre. Sem contar que já estariam operando acima do limite de fábrica, ou seja, acima do limite original de 20 e 15 tons, ocasionando mais desgaste. Acho que isso é obvio.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
A limitação que eu sempre entendi, é o comprimento das catapultas, não do deck ou potência.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
Mas então teriam que aumentar o comprimento das catapultas ou opera-las quase sempre perto do limite...soultrain escreveu:A limitação que eu sempre entendi, é o comprimento das catapultas, não do deck ou potência.
[[]]'s
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Super Hornet News
Desculpem o off topic:
Eu acho que se a FAB optar pelo Rafale valeria muito a pena para a MB também operá-lo no A-12, mesmo com restrições como usá-lo apenas na catapulta de vante. O salto de qualidade para o grupamento aéreo embarcado seria altíssimo com todas as vantagens de manutenção, logística, treinamento conjunto, operacionais e etc.
Mesmo sendo o A-12 considerado um PA transitório devido a sua certa idade, a operação do Rafale daria uma capacidade de auto-defesa excelente para a esquadra e ainda prepararia a Força em doutrina e infra-estrutura para um PA maior no futuro, sem ter que começar tudo do zero.
Mesmo um Rafale F1 teria enorme compatibilidade com uma possível versão F3+ da FAB, fora a possibilidade de se fazer upgrade.
[]'s
Eu acho que se a FAB optar pelo Rafale valeria muito a pena para a MB também operá-lo no A-12, mesmo com restrições como usá-lo apenas na catapulta de vante. O salto de qualidade para o grupamento aéreo embarcado seria altíssimo com todas as vantagens de manutenção, logística, treinamento conjunto, operacionais e etc.
Mesmo sendo o A-12 considerado um PA transitório devido a sua certa idade, a operação do Rafale daria uma capacidade de auto-defesa excelente para a esquadra e ainda prepararia a Força em doutrina e infra-estrutura para um PA maior no futuro, sem ter que começar tudo do zero.
Mesmo um Rafale F1 teria enorme compatibilidade com uma possível versão F3+ da FAB, fora a possibilidade de se fazer upgrade.
[]'s
Alberto -
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
Ok, CB,
Concordo consigo, qualquer que venha é fantástico para a FAB. Mas pegando na deixa do Orestes deixo aqui uma pergunta: O Harpoon que o Brasil terá acesso para os P-3BR, será o II ou terá de ser I ? Os Franceses fazem esta distinção nos Exocet? Pergunto sem segundas intenções, não sei a resposta mesmo.
[[]]'s
Concordo consigo, qualquer que venha é fantástico para a FAB. Mas pegando na deixa do Orestes deixo aqui uma pergunta: O Harpoon que o Brasil terá acesso para os P-3BR, será o II ou terá de ser I ? Os Franceses fazem esta distinção nos Exocet? Pergunto sem segundas intenções, não sei a resposta mesmo.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Skyway
- Sênior
- Mensagens: 11166
- Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
- Agradeceu: 24 vezes
- Agradeceram: 266 vezes
Re: Super Hornet News
Hehehe, cóé bolovo, meu filho é sacanagem heim.Bolovo escreveu:Mas meu filho, com uma repotencialização você faz uma catapulta ir de 20 para 22 tons, mas não faz de 15 ir para 22 tons nem com milagre. Sem contar que já estariam operando acima do limite de fábrica, ou seja, acima do limite original de 20 e 15 tons, ocasionando mais desgaste. Acho que isso é obvio.
Bolovo, com reza eu não sei, mas com o pessoal do AMRJ tenho certeza que é possível, e tenho escutado bastante coisa sobre isso.
Bolovo, da pra ver que você é contra essa idéia, e não pretendo mudar tua opinião, só queria esclarecer que o que se fala é que é possível sim.
Você já esteve no A-12? É uma belonave robusta e muito interessante, somando a isso a capacidade dos engenheiros do Arsenal, "milagres" podem acontecer.
AD ASTRA PER ASPERA
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Super Hornet News
E como estamos mesmo no Brasil, talvez a existência do Rafale operando com restrição no A-12 fosse o motivo ou "mal necessário" para dar início ao programa A-13...
[]'s
[]'s
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Nov 05, 2008 9:56 pm, em um total de 1 vez.
Alberto -
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
Diria que é impraticável aumentar o comprimento, ficaria mais barato construir um novo PA. Quanto ao limite... é sempre o mesmo, em cada lançamento a catapulta percorre sempre o seu comprimento, independente da carga, julgo eu.Bolovo escreveu:Mas então teriam que aumentar o comprimento das catapultas ou opera-las quase sempre perto do limite...soultrain escreveu:A limitação que eu sempre entendi, é o comprimento das catapultas, não do deck ou potência.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Super Hornet News
É que eu sou muito cético pra essas coisas, sabe...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: Super Hornet News
Oi Cara,soultrain escreveu:Ok, CB,
Concordo consigo, qualquer que venha é fantástico para a FAB. Mas pegando na deixa do Orestes deixo aqui uma pergunta: O Harpoon que o Brasil terá acesso para os P-3BR, será o II ou terá de ser I ? Os Franceses fazem esta distinção nos Exocet? Pergunto sem segundas intenções, não sei a resposta mesmo.
[[]]'s
Honestamente eu nao sei mesmo sobre o Harpoon e acho que os Exocet fazem distincao nos Exocet sim (eu nao sei se 'e "Mod" ou "Bock" mas acho que existe diferenca).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Super Hornet News
A distinção que me refiro, é restringir a exportação do mais recente.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ