Avião da TAP retido em Kinshasa e piloto preso

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
soultrain
Sênior
Sênior

#1 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 6:25 am

FRANCISCO ALMEIDA LEITE
Diplomacia. Alto general angolano estava a bordo

Autoridades locais não aceitaram pagamento do combustível com cartão

Um avião da TAP que saiu de Lisboa no domingo em direcção a Luanda (Angola) ficou várias horas retido em Kinshasa (República Democrática do Congo), tendo as autoridades locais conduzido o piloto português sob detenção. O caso motivou a intervenção do embaixador de Portugal em Kinshasa, João Perestrello.

O caso tem contornos rocambolescos e começou quando o avião da TAP sobrevoou Luanda e se viu impedido de aterrar no aeroporto angolano porque existiam problemas e o acesso estava encerrado. Motivo: uma aeronave estava avariada numa das pistas. Depois disto, o comandante teve que solicitar nova rota e dirigiu-se ao aeroporto internacional N'Dili, em Kinshasa.

O avião da TAP, que transportava 250 passageiros e uma alta individualidade angolana, aterrou às seis da manhã em Kinchasa e só conseguiu sair várias horas depois, por volta da uma da tarde. O avião português acabou por ficar completamente imobilizado na pista durante horas e, a certa altura, os passageiros aperceberam-se de que algo de estranho se estaria a passar, com as autoridades locais a levarem o piloto português sob detenção.

É nessa altura que, sabe o DN, o general João Baptista de Matos, antigo chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Angola, que seguia a bordo, entra em campo e faz vários telefonemas, um dos quais para a embaixada de Portugal em Kinshasa. Após as conversas com João Perestrello e deste com o Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo, o avião acaba finalmente por ser autorizado a levantar voo.

A razão para este incidente está ainda por conhecer em toda a sua amplitude, mas o DN sabe que o atraso esteve relacionado com o pagamento do combustível, já que o avião teve que ser reabastecido. O problema é que as autoridades locais terão recusado o cartão de crédito apresentado pela tripulação. António Monteiro, director de comunicação da TAP, confirmou o incidente, mas escusou-se a adiantar pormenores sobre os passageiros a bordo. "Houve um problema de pagamento, as tripulações não viajam com notas", explicou o responsável da companhia. Kinshasa tem mais de sete milhões de habitantes e é a terceira maior cidade de África.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2847 vezes

Re: Avião da TAP retido em Kinshasa e piloto preso

#2 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 01, 2008 7:59 am

:shock:

África... :roll:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#3 Mensagem por rodrigo » Qui Out 02, 2008 6:38 pm

Ué, no Congo os aviões levam malas de dinheiro para esses pagamentos? Logo teremos os piratas aéreos.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#4 Mensagem por WalterGaudério » Sex Out 10, 2008 11:23 am

rodrigo escreveu:Ué, no Congo os aviões levam malas de dinheiro para esses pagamentos? Logo teremos os piratas aéreos.
Imagina no Zimbábwe como é que estão as coisas lá...

Zilhões de vezes pior.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#5 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 11, 2008 1:56 am

cicloneprojekt escreveu:
rodrigo escreveu:Ué, no Congo os aviões levam malas de dinheiro para esses pagamentos? Logo teremos os piratas aéreos.
Imagina no Zimbábwe como é que estão as coisas lá...

Zilhões de vezes pior.
Falando em Zimbábwe, saiu esses dias nos jornais que eles estão com uma inflação de 231.000.000%

E vocês reclamam da era Sarney, sei :mrgreen: [003] [000]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
JLRC
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#6 Mensagem por JLRC » Sáb Out 11, 2008 8:58 am

Bolovo escreveu:Falando em Zimbábwe, saiu esses dias nos jornais que eles estão com uma inflação de 231.000.000%

Também ouvi o mesmo e na altura até pensei que o locutor se tivesse enganado ao ler a notícia. Só depois é que vi que era mesmo esse o número. :shock:
Como é possível?

Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#7 Mensagem por Sintra » Sáb Out 11, 2008 12:24 pm

JLRC escreveu:
Bolovo escreveu:Falando em Zimbábwe, saiu esses dias nos jornais que eles estão com uma inflação de 231.000.000%

Também ouvi o mesmo e na altura até pensei que o locutor se tivesse enganado ao ler a notícia. Só depois é que vi que era mesmo esse o número. :shock:
Como é possível?

Com a ajudinha de um cleptomaniaco...

Imagem

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
JLRC
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por JLRC » Sáb Out 11, 2008 6:56 pm

Sintra escreveu: Com a ajudinha de um cleptomaníaco...

Imagem
Claro Sintra, eu sei, só que o número é, é, (até me falta o termo apropriado) astronómico, mirabolante, eu sei lá o que lhe hei-de chamar :shock:

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#9 Mensagem por Bolovo » Sáb Out 11, 2008 7:35 pm

Imagem

Deve ser uma loucura fazer compras por lá hahaha [003]

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#10 Mensagem por alcmartin » Seg Out 13, 2008 5:24 pm

Colega meu que voava por lá mesmo, na época Zaire, contou que p/abastecer o carro tinha que ser cheque ou levar em carrinho de mão o dinheiro... :shock: :shock:
Para comprar um maço de cigarros tinha que segurar o dinheiro com as duas mãos!! :shock:
E já naquela época a guerra civil já corria solta: o ultimo voo dele por lá, num campo prestes a ser tomado por rebeldes, a população lutava com os soldados p/entrar no avião e eles tinham dificuldade em dar a partida nos motores, tamanha quantidade de gente em volta do avião enquanto os soldados espancavam geral, segurando o fuzil pelo cano... :? :shock: Aí uma sra. jogou um bebê (!!!) pela janela do avião (um Nord 262) :shock: ...

Depois desse voo, em que o pouso foi feito depois de sete arremetidas sem avistar, ele arregou p/a África... :shock: :shock: :lol:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Out 21, 2008 7:00 am

Segundo consta, parece que a TAP tinha deixado prescrever umas dívidas de taxa de utilização do aeroporto, e talvez esteja aí a explicação apara só aceitarem em cash.

Imagem
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

#12 Mensagem por P44 » Ter Out 21, 2008 7:59 am

JLRC escreveu:
Sintra escreveu: Com a ajudinha de um cleptomaníaco...

Imagem
Claro Sintra, eu sei, só que o número é, é, (até me falta o termo apropriado) astronómico, mirabolante, eu sei lá o que lhe hei-de chamar :shock:

e a este ninguém lhe enfia um balázio no meio dos cornos :evil:

Triste sina ter nascido português 👎
Carioca
Intermediário
Intermediário

#13 Mensagem por Carioca » Ter Nov 04, 2008 3:05 am

P44 escreveu:
JLRC escreveu: Claro Sintra, eu sei, só que o número é, é, (até me falta o termo apropriado) astronómico, mirabolante, eu sei lá o que lhe hei-de chamar :shock:

e a este ninguém lhe enfia um balázio no meio dos cornos :evil:

Pois é...gente desse tipo devia ser volatilizada...aliás o governo brasileiro tem que começar a pensar em volatilizar urgentemente alguns ditadores vizinhos...e, na duvida quanto à técnica empregar, é só pedir assessoria ao Sarkozy e ao Putin.

Non Multa Sed Multum
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 04, 2008 10:06 am

Calma.

O Homem é um político mediocre, levou o país à ruina económica, irritou os ingleses que vêem nele um ditador, ao contrário do que vêem em Kadafhi, e é autoritário, mas ao contrário de outros ditadores africanos e não só, este vai a eleições e perde-as, pelo que se trata de uma "ditadura" sui generis

Imagem
Responder