Paraguai

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: Jornal paraguaio chama Brasil de 'imperialista e explorador'

#946 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 03, 2008 4:13 pm

SGT GUERRA escreveu:Toda vez que um general dá uma entrevista e esquerda dá um chilique....isso só pode ser uma piada :lol: :lol: :lol: :lol:
É que os Generais querem voltar com a ditadura. :roll: :lol: :lol: :lol:

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
lobo_guara
Sênior
Sênior
Agradeceram: 19 vezes

#947 Mensagem por lobo_guara » Seg Nov 03, 2008 4:18 pm

A propósito o Brasil precisa fazer demonstrações de força na AS, isso não acabaria ao contrário por demonstrar uma certa insegurança? A que ou a quem o Brasil deve realmente temer??? Tenho convicção que não é ao Paraguai ou mesmo aos seus desvalidos movimentos sociais (o que não quer dizer que não incomodem ou que mereçam atenção, nem de que sejamos responsáveis pelas suas mazelas), contudo acredito que outros perigos maiores rondão nossos interesses, inclusive no Paraguai, e em outras partes do continente e do mundo, sendo que o mais importante nesse momento é identificá-los (se é que alguém ainda tem dúvida), e buscar neutralizar a ação dos seus agentes, tanto no âmbito interno como externo. E aí infelizmente nesse momento nossas FFAA pouco podem fazer no campo da defesa tradicional (elas mesmas já foram vítimas da guerra de informação quando da crise do setor aéreo).

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
lobo_guara
Sênior
Sênior

#948 Mensagem por lobo_guara » Seg Nov 03, 2008 4:52 pm

Bolovo escreveu:
SGT GUERRA escreveu:Toda vez que um general dá uma entrevista e esquerda dá um chilique....isso só pode ser uma piada :lol: :lol: :lol: :lol:
Primeiro que general não celebridade para ficar dando entrevistas a torta e a direita, isso não fica bem para eles, pois deveriam ser mais discretos e somente manifestarem-se quando autorizados. Até nas empresas privadas é assim, para isso é que existe as áreas de relaçoes públicas. Segundo até agora ninguém teve chilique, não no Brasil, apenas o jornal ABC color e o site Defesanet que ficam fazendo sensacionalismo com uma teoria da conspiração sem pés nem cabeça, aliás chilique até agora eu só tenho visto nos posts de alguns aqui no DB. Quanto a ditadura, bem ... acho que só na lembrança de alguns generais de pijama, pois isso já não mais faz parte do contexto histórico em que vivemos, assim como revolução do proletariado e coisas do gênero são idéias tão excêntricas quanto a criação de um parque dos dinosauros como no filme do Spielberg.

Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#949 Mensagem por jauro » Seg Nov 03, 2008 5:23 pm

Primeiro que general não celebridade para ficar dando entrevistas a torta e a direita, isso não fica bem para eles, pois deveriam ser mais discretos e somente manifestarem-se quando autorizados. Até nas empresas privadas é assim, para isso é que existe as áreas de relaçoes públicas. Segundo até agora ninguém teve chilique, não no Brasil, apenas o jornal ABC color e o site Defesanet que ficam fazendo sensacionalismo com uma teoria da conspiração sem pés nem cabeça, aliás chilique até agora eu só tenho visto nos posts de alguns aqui no DB. Quanto a ditadura, bem ... acho que só na lembrança de alguns generais de pijama, pois isso já não mais faz parte do contexto histórico em que vivemos, assim como revolução do proletariado e coisas do gênero são idéias tão excêntricas quanto a criação de um parque dos dinosauros como no filme do Spielberg.
Discordo, na democracia todos tem o direito de falar, desde que não seja falso testemunho. Afinal os militares também ajudaram a eleger essa quadrilha que aí está. É constitucional.
O Heleno falou e ninguém fez nada! Por que? Porque sabiam que estava no seu direito de falar! Essa de ficar quieto....pode esperar sentado! Cada vez vão falar mais, mais e mais!

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
vmonteiro
Intermediário
Intermediário

#950 Mensagem por vmonteiro » Seg Nov 03, 2008 5:42 pm

jauro escreveu:
Discordo, na democracia todos tem o direito de falar, desde que não seja falso testemunho. Afinal os militares também ajudaram a eleger essa quadrilha que aí está. É constitucional.
O Heleno falou e ninguém fez nada! Por que? Porque sabiam que estava no seu direito de falar! Essa de ficar quieto....pode esperar sentado! Cada vez vão falar mais, mais e mais!
Discordo, uma coisa é voce ter uma opinião pessoal como cidadão, outra coisa e você em atividade governamental como um general sair falando oque quer.

Senhores, sejamos razoáveis.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#951 Mensagem por Marino » Seg Nov 03, 2008 5:49 pm

lobo_guara escreveu:
Marino escreveu:Vmonteiro, deixa de bobagem ô cara.
O General falou, e vc pode ler isso no site Defesanet, ou aqui mesmo, que o Exército vai dentro do território nacional aonde o Presidente da república mandar.
O jornal ABC paraguaio distorce sistematicamente o que é postado no Defesanet, tanto que o próprio site já protestou. É só ir lá e ler.
Então não houve nota em assunto que não era de responsabilidade do General.
E se ele tivesse dito que em caso de ameaça a Itaipu, ou aos brasilguaios, os militares brasileiros não ficariam de braços cruzados, seria muito bem dito.
Se duvida do que estou escrevendo, reze para que nenhum dos 2 cenários ocorra.
Então estas declarações, como a sua, de que é resquício da ditadura, são ditas, para mim, por viúvas da ditadura, aqueles que não conseguem viver em um regime democrático, aqueles que sentem uma falta danada da ditadura para dizerem: olha que coitadinhos somos, eles são maus, nós somos bons.
Quantos anos vc tem? Eu tenho 50. Todos de minha geração, os que estudavam, trabalhavam, etc, só "ouvimos falar" de ditadura.
As FFAA DEVEM SIM ESTAR PRONTAS PARA DEFENDER A SOBERANIA NACIONAL E A VIDA DOS BRASILEIROS NO EXTERIOR.
Não me venha então com ideologice imbecil.
Faltam homens no itamaraty, homens que honrem as suas calças, que não façam o Presidente do Brasil pedir desculpas por algo que não ocorreu.
Vergonha, vergonha nacional a atuação dos barbudinhos com calcinha cor de rosa.
Ideologice pura, que coloca posições políticas acima do Brasil, acima do interesse nacional.
Entreguistas que serão julgados pela história por seus atos contra o Brasil.
Amigo Marino,
Há de se ter muito cuidado ao analisar essa notícia, estive dando uma olhada e percebe-se que não há uma fonte certa referente a tal manifestação do presidente Lula nem em que contexto esta teria ocorrido, se é que ocorreu de fato, pois a matéria refere-se a informação obtida através de "una fuente de la delegación paraguaya que estuvo en el diálogo entre ambos mandatarios", portanto trata-se de um caso típico de fofoca. O fato concreto é que até agora passados já três dias da suposta declaração do presidente e já bastante tempo da igualmente suposta declaração feita pelo General José Elito de Carvalho até o momento e não houve nenhuma notícia relativa a algum tipo de repreensão pública sofrida pelo general por parte da Presidência ou do Ministério da Defesa, ou mesmo alguma tomada de satisfação visando esclarecer o episódio. Outro fato é que até o momento não houve nenhuma nota oficial por parte do Ministério das Relações Exteriores relativo a pedido de desculpas ou esclarecimentos relativo ao "mal estar do governo paraguaio em função da operação Fronteira Sul" (pois este tipo de assunto normalmente é tratado através de documentos oficiais). Aliás nem memsmo a imprensa brasileira tem levado a sério as notícias produzidas pelo ABC Color e olha que eles não são de perder a chace de bater no governo Lula.
Sobre esse episódio, penso que o que ocorreu foi o seguinte:
1º) O General deu uma entrevista ao site Defesanet relativo a operação Fronteira Sul
2º) O site Defesanet como de costume confere a entrevista um tom alarmista, dando a entender que se tratava de uma ameaça direcionada ao governo do Paraguai, inclusive o site mantêm uma série de notícias (algumas ao meu ver desconexas) intitulada "Missão Paraguai" (da mesma forma como mantém uma série intitulada "marcha da insensatez" relacionando notícias que desagradam os setores conservadores do nosso país ou "Front interno" relacionando notícias relativos a manifestações por parte dos movimentos sociais como se o nosso país estivesse em um processo de convulsão social, realmente um absurdo!). Alias o site retirou do ar a entrevista feita com o General Elito datada de outubro e que foi o motivo para as manifestações da imprensa paraguaia (ao menos eu não a encontrei mais, mas apenas uma entrevista bem antes datada de julho). Estranho não é. Deveríamos nos perguntar por qual motivo?
3º) Setores da imprensa paraguaia (cooptados por forças digamos ocultas) que esta avida por motivos para incendiar a relação Brasil-Paraguai, encontrou terreno fértil na matéria do site Defesanet e desencadeou todo o processo de divulgação da teoria conspiratória.
4º) O governo Brasileiro não se manifestou oficialmente até o momento nem em relação as notícias divulgadas no Paraguai, nem em relação a entrevista do Gen. Elito, ou seja parece que achou conveniente a tal demonstração de força naquele momento, pois caso contrário teria desmentido imediatamente (ou alguém dúvida de que o governo não estivesse informado sobre o que estava ocorrendo no Paraguai), ao contrário disso o governo brasileiro deu de ombros e adotou uma postura do tipo quem cala consente.
5º) Segundo o próprio site Defesanet divulgou uma notícia de que o presidente do Paraguai em reunião com os chefes militares daquele país tomou conhecimento da incapacidade do Paraguai em reagir em caso de agressão do seu país.
6º) Tendo em vista a impossibilidade de dar alguma "demonstração de força" o governo paraguaio precisa de uma saída honrosa para a "crise" provocada pelo jornal ABC Color, afinal de contas segundo o jornal os "ofendidos" foram os paraguaios - então nada como um pedido de desculpas, não é mesmo.
7º) É óbvio que o Brasil não irá atacar o Paraguai ou mesmo ocupar a usina de Itaipu sem que haja o consenso por parte de ambos os governos (em caso de invasão por sem terras paraguaios) haja vista que o Brasil é o país a quem mais interessa a integração da AS (pois logicamente é quem mais lucra com isso em função da garantia de se posicionar de forma privilegiada num mercado consumidor de quase um bilhão de almas), portanto mais cedo ou mais tarde é de se esperar que o nosso governo jogue panos quentes nessa história toda, pois é algo que não lhe interessa. Portanto provavelmente venha a desmentir o tal jornal quanto ao suposto pedido de desculpas, ou seja, cada um que que acredite naquilo que mais convém...
Conclusão: Tanto o site Defesanet (claramente desfavorável ao atual governo brasileiro) como o jornal ABC color adotaram uma postura incendiária no episódio pois estão subordinados a interesses políticos que embora antagônicos são contrários ao processo de integração continental que esta sendo capitaneado pela política externa do governo Lula. Resta portanto ao governo brasileiro, o qual esta menos sujeito as pressões exercidas através dos mass media, adminstrar mais esta "crise midiática" que busca desestabilizar a relação do Brasil com os países da AS de forma a desconstruir o processo de integração continental e denegrir a imagem do Brasil perante o continente no sentido de fragilizar o exercício da sua liderança regional.
Se tomarmos como correta a premissa de que não houve pedido de desculpas, e isto será uma incógnita, concordo com sua análise. Parabéns pela mesma.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#952 Mensagem por Marino » Seg Nov 03, 2008 5:52 pm

Sobre o General falar, ou não, é da atribuição do mesmo atender aos repórteres que buscavam informações sobre a atuação da tropa sob seu Comando.
Esta atribuição é prevista, aceita, autorizada pelo MD, não sendo insubordinação ou outro nome qualquer que queiram dar.
É algo perfeitamente legal, e que continuará a acontecer.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
lobo_guara
Sênior
Sênior

#953 Mensagem por lobo_guara » Seg Nov 03, 2008 5:58 pm

jauro escreveu:
Com certeza na democracia todos podem falar o que bem entendem, desde que não contrariem nenhuma lei e se responsabilizem por aquilo que é dito por exemplo não se pode acusar ninguém sem prova sob o risco de responder legalmente por isso, ou fazer analogia a politicas racistas ou de intolerância religiosa, etc. No caso em questão deve-se verificar o que diz os regulamentos militares e o estatuto dos servidores públicos. Se até mesmo nas empresas privadas a manifestação pública relativa a assuntos coorporativos é centralizada e a divulgação de segredo ou assunto de relvância sem autorização é passível da demissão do funcionário por justa causa previsto na CLT. Considero estranho que haja toda essa liberdade dos oficiais generais se manifestarem sobre qualquer assunto relativo ao governo e mesmo em relação as FFAA, dúvido até mesmo da legalidade disso, contudo.... Agora o certo é que "esta quadrilha" como você se refere tem sido extremamente tolerante e tem sempre estado aberta ao diálogo com todos setores de nossa sociedade, noutros tempos com certeza não haveria toda essa liberdade. Aliás tu estas lembrado do que houve com o Brigadeiro Walter Braüner no governo FHC? Por fim, te digo que por uma questão de opinião pessoal entendo que os militares assim como os padres deveriam ser discretos essa história de toda a hora estar dando opinião furada sobre tudo até sobre o que não entende é coisa para candidata a miss, pra mim bom cabrito não berra! Agora cada um cada um...

lobo_guara
Sênior
Sênior

#954 Mensagem por lobo_guara » Seg Nov 03, 2008 6:11 pm

Marino escreveu:Sobre o General falar, ou não, é da atribuição do mesmo atender aos repórteres que buscavam informações sobre a atuação da tropa sob seu Comando.
Esta atribuição é prevista, aceita, autorizada pelo MD, não sendo insubordinação ou outro nome qualquer que queiram dar.
É algo perfeitamente legal, e que continuará a acontecer.
Perfeito Marino,
Se esta previsto falar então deve falar, mas de assunto da sua esfera de atribuição e não sobre qualquer coisa, como economia ou relações externas. No caso do Gen. Elito acredito que estava correto naquilo que falou (li a entrevista) o problema é a conotação que foi dada pelo site, procurando o sensacionalismo o que acabou dando um tom agressivo que não existia.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#955 Mensagem por Bolovo » Seg Nov 03, 2008 9:11 pm

Mas bah! Quanta cordialidade! Estou gostando, parabéns. Aprendi um monte. :D

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#956 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Nov 03, 2008 10:14 pm

Pelo que eu vi, o Defesa Net entrou numa de responder aos jornais paraguaios, montou um destaque num tom de sensacionalismo no qual ele próprio retirou de contexto a fala do General. Depois viu a m que deu, tirou a entrevista e depois reclamou de sensacionalismo dos paraguaios. Ambos os lados estão errados. Acho que ainda mais errado é quem quer se igualar aos que estão no erro, usando o mesmo tipo de discurso. Acho que aí pisou na bola o During ao acabar expondo o DN (a menos que essa fosse a intenção), ao querer responder a um lixo ideológico como o ABC Color.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#957 Mensagem por Guerra » Ter Nov 04, 2008 8:28 am

lobo_guara escreveu:
Primeiro que general não celebridade para ficar dando entrevistas a torta e a direita, isso não fica bem para eles, pois deveriam ser mais discretos e somente manifestarem-se quando autorizados. .
Não fica bem para um general dar entrevista sobre uma operação militar para um site de defesa? Não fica bem para eles ou para o plano de poder do PT?

Na minha opinião o problema é esse. A politica externa brasileira é nosso tendão de aquiles por é baseada no plano de poder de um partido politico. E é lógico que nossos vizinhos estão usando isso contra nós.

É por isso que até quando um general diz que "vamos onde o presidente mandar" logo começa a gritaria dos nossos vizinhos. E é claro que os militantes de plantão soltam seus chavões.

Quem precisa de exército com uma politica externa igual a nossa? Qual vizinho precisa de soldados com tanta gente dispotas a defender seus interesses aqui no Brasil.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#958 Mensagem por Guerra » Ter Nov 04, 2008 8:30 am

Bolovo escreveu:
Esse é um dos pilares do governo. Isso explica os chiliques e os rumos que tomaram nossa politica externa.

Guerra
Sênior
Sênior

#959 Mensagem por Guerra » Ter Nov 04, 2008 8:41 am

vmonteiro escreveu:
Já leu a versão Paraguai? Mas não acho que vá encontra-la com tanta facilidade pelas livrarias Brasileiras.
Isso não pode ser serio. Se for serio vai para os imortais.

Guerra
Sênior
Sênior

#960 Mensagem por Guerra » Ter Nov 04, 2008 8:48 am

lobo_guara escreveu:A propósito o Brasil precisa fazer demonstrações de força na AS, isso não acabaria ao contrário por demonstrar uma certa insegurança?
Mas exércicios previstos no calendário pode né? Ou isso também vai ser intepretado pelos nossos vizinhos como agressão imperialista e deixar a militancia do PT deprimida?

Responder