Super Hornet News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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HIGGINS

Re: Super Hornet News

#1621 Mensagem por HIGGINS » Qua Out 29, 2008 2:53 pm

A.K. for T-7 escreveu:Os F-18 estão fazendo uma "revisão" porque estão sendo muito utilizados EM COMBATE, ou seja, voando direto com as asas carregadas de bombas, mísseis, pods, manobrando forte com o caça pesado, etc. Isto não se faz em tempo de paz em nenhuma força aérea. Não com a intensidade e a freqüência que são feitos em combate.

Nunca se viu um caça russo que tenha uso em situação real ter que trocar as asas, pois normalmente eles não duram o suficiente para tal: são abatidos pelos caças ocidentais bem antes disso, ainda com poucas horas de vôo... [003] [003] [003] [003] [003]

E nunca se precisou trocar as asas de um caça francês também porque normalmente, quando foram utilizados em combate:
1) ou o foram contra caças russos, e aí não precisa voar muito mesmo pois destruíram todos em menos de uma semana (Guerra dos Seis Dias, Bekaa) :lol: ;
2) ou combateram contra caças dos americanos, e foram logo abatidos (IrãxIraque, Líbia) :mrgreen:
Caríssimo A. K. For T-7...
Esqueces algumas coisas:
A aeronave mais abatida da era dos jatos se chama... F-105! Oh... É uma aeronave americana!
Nummm pooodeee!

O Mig-21 ganhou o apelido de Phantom Killer no Viet-nam... Oh! Que heresia, chamem o Papa!
Aeronave americana freguês de russa;
Nummm pooodeee!

Saindo do terreno da brincadeira, lembro duma coisa sobre o preconceito no campo aeronaútico: nós, brasileiros, também somos vítimas dele.
Creio que aqui poucos sabem que a Embraer foi e ainda é vítima de opiniões desabridas e infundadas, como as que vemos aqui, toda a hora e momento sobre material russo.
Lá fora já se disse: que as aeronaves brasileiras tinham trem de pouso frágil, com problema na usinagem da peça; conexões estruturais falhas; que as asas desprendiam em pleno vôo; pressurização falha; e por aí vai...

O que sei é que cada dia cai por terra os argumentos negativos dirigidos ao material russo:
Argumento 1: Radar ineficiente;
Argumento destruído pela revelação do real estágio da tecnologia russa para o setor. O Mig-31 já usava um radar de abertura sintética (PESA), 25 anos atrás...
Argumento 2: Aeronaves descartáveis;
Estranho uma aeronave ser descartável se é capaz de voar mais de 6.000 horas. Existem Mig's voando há mais de 35 anos!
Argumento 3; Armamento inferior;
Possuem os mísseis mais poderosos tanto em termos de alcance como de detecção. Extremamente manobráveis, sem falar que o uso do sistema IRST se faz há mais de 25 anos!


Por que há tantas reservas quanto ao material russo? Tenho uma explicação singela: Inveja!
Sim, inveja!
Inveja que cresce quando se percebe que o produto interno bruto da Rússia atual não é muito distante do nosso...
Inveja que se materializa toda vez que lembramos do fiasco (inclusive estrutural) da nossa aeronave de ataque, o AMX!

Então, vertemos toda a nossa raiva inconsciente contra material russo e em menor escala, chinês, porque estes revelam pela sua própria existência, a nossa incapacidade e impotência; somado a isto uma necessidade atávica, formada por uma doutrinação espúria, filha dum momento histórico superado de alinhamento automático com os EUA. O material bélico é bom não porque ele assim demonstrou ser, mas porque ele precisa ser melhor que o outro! O material americano, desta forma tem de ser melhor que outros!

Tem de ser, sempre ele... Da religião à política, da vida cotidiana e dos costumes às armas; o espírito de rebanho sempre se revela. O assombro disto é que dificilmente Nietzsche visualizaria sua presença (tem-de-ser; espírito de rebanho) naquilo que chamamos de "universo bélico"...

Sejamos então, hiperbóreos!




Oziris
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Re: Super Hornet News

#1622 Mensagem por Oziris » Qua Out 29, 2008 3:11 pm

[009] Arrebentou HIGGINS. Concordo com você, é ha mais pura inveja.

[]'s




-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.


"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
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A.K. for T-7
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Re: Super Hornet News

#1623 Mensagem por A.K. for T-7 » Qua Out 29, 2008 4:15 pm

Esqueces algumas coisas:
A aeronave mais abatida da era dos jatos se chama... F-105! Oh... É uma aeronave americana!
Nummm pooodeee!
Não esqueço, porque só estou zoando... Não sou um noiado que fica "Ah, desejo tanto que meu caça seja o escolhido, para provar que eu tenho razão...", etc.. Mas só para VOCê não esquecer, oque mais abatia os F-105 eram os SA-2 e a AAé vietcong, e não os Migs...
O Mig-21 ganhou o apelido de Phantom Killer no Viet-nam... Oh! Que heresia, chamem o Papa!
Aeronave americana freguês de russa;
Nummm pooodeee!
E o Kiko? No final quantos Phantom caíram para MIG-21 e quantos MIG-21 caíram para os Phantom? Tens estes dados?
O que sei é que cada dia cai por terra os argumentos negativos dirigidos ao material russo:
Argumento 1: Radar ineficiente;
Argumento destruído pela revelação do real estágio da tecnologia russa para o setor. O Mig-31 já usava um radar de abertura sintética (PESA), 25 anos atrás...
Argumento 2: Aeronaves descartáveis;
Estranho uma aeronave ser descartável se é capaz de voar mais de 6.000 horas. Existem Mig's voando há mais de 35 anos!
Argumento 3; Armamento inferior;
Possuem os mísseis mais poderosos tanto em termos de alcance como de detecção. Extremamente manobráveis, sem falar que o uso do sistema IRST se faz há mais de 25 anos!
Vai ver que por isso que eles sempre se dão mal quando entram em combate real...
Por que há tantas reservas quanto ao material russo? Tenho uma explicação singela: Inveja!
Sim, inveja!
Inveja que cresce quando se percebe que o produto interno bruto da Rússia atual não é muito distante do nosso...
Inveja que se materializa toda vez que lembramos do fiasco (inclusive estrutural) da nossa aeronave de ataque, o AMX!
Vai ver que é por causa desta inveja toda que os russos nem estão no short list da FAB...
Então, vertemos toda a nossa raiva inconsciente contra material russo e em menor escala, chinês, porque estes revelam pela sua própria existência, a nossa incapacidade e impotência; somado a isto uma necessidade atávica, formada por uma doutrinação espúria, filha dum momento histórico superado de alinhamento automático com os EUA. O material bélico é bom não porque ele assim demonstrou ser, mas porque ele precisa ser melhor que o outro! O material americano, desta forma tem de ser melhor que outros!
Esta é uma das tentaivas de Froidismo-Comunista mais sem noção que eu já li na minha vida... [003]
Tem de ser, sempre ele... Da religião à política, da vida cotidiana e dos costumes às armas; o espírito de rebanho sempre se revela. O assombro disto é que dificilmente Nietzsche visualizaria sua presença (tem-de-ser; espírito de rebanho) naquilo que chamamos de "universo bélico"...

Sejamos então, hiperbóreos!
Não sei quanto à você, mas com relação à história, aos valores sociais, culturais, políticos e econômicos eu vejo tão claramente uma proximidade Brasil-EUA e uma distância tão grande Brasil-Rússia... mas vai ver é porque eu sou mais um dos milhões de capitalistas alienado-retardados brasileiros que não tem noção da profundidade de Marx...

Agora, fui... Vou trabalhar... Tenho que fazer o sistema capitalista funcionar...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#1624 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 29, 2008 5:30 pm

Putz, lê-se cada coisa aqui, argumentos desde os melhores até o lixo do lixo, o esgoto intelectual. Oxalá um dia eu saia do esgoto e possa postar como o Higgins.

Eu voluntariamente me situo no esgoto intelectual porque sou, ou fui taxado, de russofilia, flankerista maluco, comunista e etc. Mas da mesma maneira , outros (não necessariamente daqui) estão também com sua testa marcada e isso tem o poder de anular certos argumentos, que não resistem a uma análise minimamente séria. Basta observar o destempero com que se responde meras colocações triviais, coisas tolas facilmente comprováveis através da própria internet. Mas a cólera das respostas mostra, sem sombra de dúvida, que a argumentação baseada na lógica passa longe.
Tenho visto muito disso por aí, aqui não, mas por aí.

Nenhuma unanimidade é boa, todo o absolutismo é burro.




Editado pela última vez por Carlos Mathias em Qui Out 30, 2008 1:58 am, em um total de 1 vez.
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Re: Super Hornet News

#1625 Mensagem por marcandrey » Qua Out 29, 2008 5:36 pm

Trechos de reportagem de Ana Paula Machado e Júlio Ottoboni, do jornal Gazeta Mercantil

Para se preparar para a licitação dos 36 caças militares promovida pelo governo brasileiro a Boeing iniciou as conversas com fornecedores nacionais para fabricação dos jatos F-18 Super Hornet. Segundo o vice-presidente do programa F-18 da Boeing, Bob Gower, hoje a empresa tem reunião marcada com 30 fornecedores brasileiros. “Já estamos estruturando uma rede de fornecedores, caso nossa proposta seja a escolhida no processo de licitação”, disse o executivo.

O processo brasileiro para a compra dos caças será feita pelo regime off set, onde haverá transferência de tecnologia e também obrigatoriedade de utilização de produtos e peças nacionais. “E uma grande oportunidade para trabalharmos com o Brasil sob o ponto de vista de mercado e também poder acessar a rede de fornecedores que há no país. Todo esse processo será alavancado para o benefício do Brasil. Nessa licitação temos que olhar três aspectos, o militar, em que acredito que nosso avião é um forte candidato, a relação entre governos e também a questão da indústria aeronáutica, se há empresas capacitadas para receber nossa tecnologia”, disse Gower. “Vai ser um processo político”.

A Boeing participará da licitação brasileira com o caça F-18 Super Hornet, e segundo Gower, as configurações do sistema operacional do avião já foram aprovadas pelo governo norte-americano. “Temos todo apoio do governo dos Estados Unidos para a venda dos caças para o Brasil. Já passamos pelo processo de aprovação da configuração dos jatos, já que teremos que transferir tecnologia. Somente a questão das armas que equiparão os jatos é que depende de aprovação do governo”, explicou. Segundo ele, o governo brasileiro publicará amanhã as especificações que deverá conter os jatos. “Queremos ter um cliente na América do Sul. Esta é a nossa meta”, disse Gower,

O governo brasileiro deverá comprar 36 jatos mas tem potencial para mais de 120. Está em jogo um contrato que, num primeiro momento, pode atingir um total de US$ 2,2 bilhões.

O fato de a indústria aeronáutica russa estar desenvolvendo um jato comercial na faixa dos 100 lugares, um futuro concorrente da Embraer, pesou contra a Sukhoi que está excluída do processo apesar de haver se aliado com a brasileira Avibras Indústria Aeroespacial. A Embraer também projetou a unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, para tocar seus grandes projetos militares.


É podemos dizer que o Cégo e a Pulga ja subiram no telhado!!!!!! Suas viuvinhas ja podem ir preparando o estoque de lenços!!!!!!




Abraços
marcandrey
Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#1626 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 29, 2008 5:41 pm

Olha rapaz, olha que antes do RGI muita coisa se disse...
O vendedor da Boeing tá no papel dele, se for mos ver o que o vendedor da SAAB e da Dassault dizem, aposto que será melhor ainda, basta um detalhe:

"Somente a questão das armas que equiparão os jatos é que depende de aprovação do governo”"

É aquela história antiga. HARM num poooooooode! :lol:




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Re: Super Hornet News

#1627 Mensagem por EDSON » Qua Out 29, 2008 6:29 pm

O representante francês ainda não falou. Esperemos as cenas dos próximos capítulos.




HIGGINS

Re: Super Hornet News

#1628 Mensagem por HIGGINS » Qua Out 29, 2008 6:57 pm

A.K. for T-7 escreveu:
Não esqueço, porque só estou zoando... Não sou um noiado que fica "Ah, desejo tanto que meu caça seja o escolhido, para provar que eu tenho razão...", etc.. Mas só para VOCê não esquecer, oque mais abatia os F-105 eram os SA-2 e a AAé vietcong, e não os Migs...
1) SA-2, sistema de mísseis Ar-Ar da década de sessenta/setenta. Falho ao extremo em termos operativos, mas detentor de sucessos famosos, como o abate do reconhecedor U-2... Não era a maior preocupação americana no Viet-nam. Esta atendia pelo nome de ZSU-4 Shilka, que possuía um radar para aquisição de alvos na banda E. Na época este sistema causou espanto no "ocidente" pela sua eficiência e capacidade (do radar, inclusive. Tido como sem equivalente "ocidental" quando da sua aparição).

2) O Mig-21 e o Mig - 17, em números reduzidos pois os Vietnamitas não tinham pilotos suficientes para operá-los a contento, obtiveram vários sucessos contra aeronaves atacantes americanas. Por incrível que possa parecer, era o Mig-17 o mais temido, já que era extremamente manobrável e seus pilotos aproximavam-se a baixa altura...


E o Kiko? No final quantos Phantom caíram para MIG-21 e quantos MIG-21 caíram para os Phantom? Tens estes dados?
1) Ao que parece, ironia e tiradas humoradas podem ser prerrogativas de alguns poucos.
No entanto, creio ser uma falsa impressão de minha parte...

2) O apelido Phantom Killer para o Mig - 21 é auto-explicativo e nasceu dentro da USAF...

Vai ver que por isso que eles sempre se dão mal quando entram em combate real...
1) Como a experiência do Viet-nam revela, o material russo obteve sucesso.

2) Historiadores relatam sem reservas, que EUA registram intencionamente como perdas operacionais (falha de motor, estruturais e do piloto), perdas decorrentes de danos impostos pelos inimigos! Não deixa de ser interessante, ver que as nações árabes, protagonistas de várias derrotas bélicas no século XX, serem extremamente francas quanto as suas perdas em combate, elevadas (apesar de serem bastante relapsas e liberais, para créditos de vitórias).

Vai ver que é por causa desta inveja toda que os russos nem estão no short list da FAB...
1) Historicamente a FAB nunca operou o que queria, mas sim o que podia...

2) Quando detentora da oportunidade de escolha, a FAB nem sempre realiza a mais feliz. Um exemplo é o CASA - 295 (C-105 Amazonas). A aeronave coleciona com pouco tempo de uso danos nas hélices, fuselagem e "trem- de- pouso". Evidente que o escolhido deveria ser o Spartan (C-27), derivado que é do Alênia G-222, cuja rusticidade é bem conhecida.
Esta é uma das tentaivas de Froidismo-Comunista mais sem noção que eu já li na minha vida... [003]
1) Sou obrigado a dizer que não se trata nem de psicologia ou ideologia política, mas de filosofia.

2) Tem-de-ser é uma das fundamentoss do pensamento de Nietzsche... O fato do senhor não conhecer o conceito não o obriga a emitir opinião quanto a falta ou não, de sentido ou nexo...

Não sei quanto à você, mas com relação à história, aos valores sociais, culturais, políticos e econômicos eu vejo tão claramente uma proximidade Brasil-EUA e uma distância tão grande Brasil-Rússia... mas vai ver é porque eu sou mais um dos milhões de capitalistas alienado-retardados brasileiros que não tem noção da profundidade de Marx...
Lamento pela falta de visão e perspectiva histórica.
A Rússia é a nação de maior superfície do planeta. Possui recursos naturais abundantes e geograficamente está distante de nós.
Hoje, se todas as nações do planeta, possuissem o mesmo padrão de consumo dos EUA, seria necessário 5 planetas! Com o aumento das economias de outros países, a demanda aumentará havendo uma pressão sobre os países detentores de recursos naturais.
Por isso, se prevê um século XXI turbulento, em sua segunda metade...
Justamente, quando haverá uma participação Chinesa na economia planetária da ordem de 32% contra uma posição declinante dos EUA, que deverá estar entre 23 e 15% ...
Preciso falar algo mais?
Não são os Russos, para nós, uma ameaça...

Por fim, vou falar de outro filósofo Karl Marx: Tendo debruçado durante anos sobre registros administrativos e financeiros das fábricas inglesas, desenvolveu sob inspiração da obra e dos conceitos de Ricardo, uma crítica e descrição do sistema que hoje ganha o nome de "Capitalismo". Demonstrou ele que o sistema impunha uma situação de crescimento necessária e contínua, que levaria a uma progressiva comercilização global de mercadorias (o termo "globalização" não havia sido inventado), necessidade de criar utilização para bens supérfluos, mecanização e deslocamento do trabalhador nos meios de produção, crises cíclicas devido à acumulação de capital...
Em resumo, o mundo fantástico que vivemos hoje. É por isto que ele é uma leitura obrigatória nas cadeiras acadêmicas das melhores faculdades de ciências econômicas (EUA, inclusos). Chega a ser interessante como não há críticas ao velho e obeso pensador alemão nos países centrais; estas se reservam às nações periféricas, que costuma dar voz para afirmações bombásticas e de pouco valor, de pensadores medíocres, como o do senhor Francis Fukuyama...

Existe um mundo de verdade fora das páginas da VEJA...
Agora, fui... Vou trabalhar... Tenho que fazer o sistema capitalista funcionar...
Na verdade, ele não depende do vosso trabalho, mas da apropriação do tempo deste...
:twisted:




Editado pela última vez por HIGGINS em Qua Out 29, 2008 7:56 pm, em um total de 3 vezes.
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Re: Super Hornet News

#1629 Mensagem por Bourne » Qua Out 29, 2008 7:00 pm

O Francês não vai falar nada. Para eles as relações públicas não é um fator relevante, o que fará a diferença é o lobby direto, não confundam com corrupção, na alta esfera de governo e FA's. Adicionalmente, com uma ou outra nota na imprensa ou matéria paga denegrindo os concorrentes e/ou exaltando o Rafale e os franceses, mas evitando aparecer diretamente.

Ao contrário dos norte-americanos que estão atuando forte em vários flancos ao mesmo tempo para garantir a vitória e a legitimar. Da mesma forma que o pessoal do Gripen. Em ambos os casos, parecem ter uma estratégia mais completa que os franceses. Isso pode fazer a diferença.

Agora, quem tem a melhor estratégia e está disposto a oferecer mais? Só quando sair o resultado vai se saber.




Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#1630 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 29, 2008 7:02 pm

E eu aqui na lama... :lol:




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Re: Super Hornet News

#1631 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Out 29, 2008 7:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha rapaz, olha que antes do RGI muita coisa se disse...
O vendedor da Boeing tá no papel dele, se for mos ver o que o vendedor da SAAB e da Dassault dizem, aposto que será melhor ainda, basta um detalhe:

"Somente a questão das armas que equiparão os jatos é que depende de aprovação do governo”"

É aquela história antiga. HARM num poooooooode! :lol:
Ahhh, alou, alou. Você não leu a matéria que eu fiz. Dá uma conferida. Eu estava lá e sei o que foi dito e publiquei na íntegra, sem cortes para colocar fora de contexto. Mas vou postar aqui pra você:

Ele informou, no entanto, que os armamentos não foram especificados na resposta porque a FAB não incluiu a parte de armamento no RFI. Assim que houver o pedido, o que deve acontecer no RFP, essa questão será analisada. “Algumas armas serão americanas, outras brasileiras, isso faz parte do processo de transferência de tecnologia. A FAB é quem vai escolher se fará a integração aqui no Brasil ou lá nos EUA. Quando entregarmos o RFP, tudo estará aprovado.”, concluiu.

Ou seja, se for negado alguma coisa e a FAB assim entender que não aceita, o Super Hornet perde a concorrência. Gente, será que é tão difícil entender que a FAB não é idiota e existem contratos?




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Re: Super Hornet News

#1632 Mensagem por EDSON » Qua Out 29, 2008 7:22 pm

Bom pelo menos se o F18 ganhar vai deixar a maioria do pesssoal aqui contente.

Menos eu é claro, pois que não confio nos americanos. Os democratas são mais conservadores em realçãoa tranferência de material bélico. A Boing vai ter que chorar muito no congresso.

Acredito que a FAB não esta pensando em compra de misseis americanos, se não, eles não ganham aqui.




Carlos Mathias

Re: Super Hornet News

#1633 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Out 29, 2008 7:24 pm

Ah táááááá... Depois disso fiquei bem mais tranquilo. Apesar de que minha tranquilidade e nada vale o mesmo.




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Re: Super Hornet News

#1634 Mensagem por marcandrey » Qua Out 29, 2008 7:27 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha rapaz, olha que antes do RGI muita coisa se disse...
O vendedor da Boeing tá no papel dele, se for mos ver o que o vendedor da SAAB e da Dassault dizem, aposto que será melhor ainda, basta um detalhe:

"Somente a questão das armas que equiparão os jatos é que depende de aprovação do governo”"

É aquela história antiga. HARM num poooooooode! :lol:
Basta assinar um contrato bem feito. Ou os EUA deixam de cumprir contratos como uns e outros por aí???? Se a FAB for competente, terá o que quiser, quando quiser e com todos os offsets e garantias desejadas!

Repito o FX-2 vai vir cheirando a hamburger e não a croissant!!! :mrgreen: :mrgreen:




Abraços
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Re: Super Hornet News

#1635 Mensagem por EDSON » Qua Out 29, 2008 7:29 pm

Depois que a maioria democrata ganhar o congresso e Obama entrar na presidência muita coisa vai mudar. Nada passa pelo congresso americano, principalmente tecnologias sensíveis.




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