Caríssimo A. K. For T-7...A.K. for T-7 escreveu:Os F-18 estão fazendo uma "revisão" porque estão sendo muito utilizados EM COMBATE, ou seja, voando direto com as asas carregadas de bombas, mísseis, pods, manobrando forte com o caça pesado, etc. Isto não se faz em tempo de paz em nenhuma força aérea. Não com a intensidade e a freqüência que são feitos em combate.
Nunca se viu um caça russo que tenha uso em situação real ter que trocar as asas, pois normalmente eles não duram o suficiente para tal: são abatidos pelos caças ocidentais bem antes disso, ainda com poucas horas de vôo...
E nunca se precisou trocar as asas de um caça francês também porque normalmente, quando foram utilizados em combate:
1) ou o foram contra caças russos, e aí não precisa voar muito mesmo pois destruíram todos em menos de uma semana (Guerra dos Seis Dias, Bekaa) ;
2) ou combateram contra caças dos americanos, e foram logo abatidos (IrãxIraque, Líbia)
Esqueces algumas coisas:
A aeronave mais abatida da era dos jatos se chama... F-105! Oh... É uma aeronave americana!
Nummm pooodeee!
O Mig-21 ganhou o apelido de Phantom Killer no Viet-nam... Oh! Que heresia, chamem o Papa!
Aeronave americana freguês de russa;
Nummm pooodeee!
Saindo do terreno da brincadeira, lembro duma coisa sobre o preconceito no campo aeronaútico: nós, brasileiros, também somos vítimas dele.
Creio que aqui poucos sabem que a Embraer foi e ainda é vítima de opiniões desabridas e infundadas, como as que vemos aqui, toda a hora e momento sobre material russo.
Lá fora já se disse: que as aeronaves brasileiras tinham trem de pouso frágil, com problema na usinagem da peça; conexões estruturais falhas; que as asas desprendiam em pleno vôo; pressurização falha; e por aí vai...
O que sei é que cada dia cai por terra os argumentos negativos dirigidos ao material russo:
Argumento 1: Radar ineficiente;
Argumento destruído pela revelação do real estágio da tecnologia russa para o setor. O Mig-31 já usava um radar de abertura sintética (PESA), 25 anos atrás...
Argumento 2: Aeronaves descartáveis;
Estranho uma aeronave ser descartável se é capaz de voar mais de 6.000 horas. Existem Mig's voando há mais de 35 anos!
Argumento 3; Armamento inferior;
Possuem os mísseis mais poderosos tanto em termos de alcance como de detecção. Extremamente manobráveis, sem falar que o uso do sistema IRST se faz há mais de 25 anos!
Por que há tantas reservas quanto ao material russo? Tenho uma explicação singela: Inveja!
Sim, inveja!
Inveja que cresce quando se percebe que o produto interno bruto da Rússia atual não é muito distante do nosso...
Inveja que se materializa toda vez que lembramos do fiasco (inclusive estrutural) da nossa aeronave de ataque, o AMX!
Então, vertemos toda a nossa raiva inconsciente contra material russo e em menor escala, chinês, porque estes revelam pela sua própria existência, a nossa incapacidade e impotência; somado a isto uma necessidade atávica, formada por uma doutrinação espúria, filha dum momento histórico superado de alinhamento automático com os EUA. O material bélico é bom não porque ele assim demonstrou ser, mas porque ele precisa ser melhor que o outro! O material americano, desta forma tem de ser melhor que outros!
Tem de ser, sempre ele... Da religião à política, da vida cotidiana e dos costumes às armas; o espírito de rebanho sempre se revela. O assombro disto é que dificilmente Nietzsche visualizaria sua presença (tem-de-ser; espírito de rebanho) naquilo que chamamos de "universo bélico"...
Sejamos então, hiperbóreos!