gaitero escreveu:Correto, já foi provado a viabilidade, a questão é que deve-se existir uma margem considerável para que o caça decole com segurança....
Com a operação da catapulta ao limite, diminui-se a vida útil das mesmas, da mesma forma que se aumenta a indisponibilidade para eventuais reparos e manutenção.
Que vida limite? Ora o SP está no final de sua carreira, as catapultas foram pouco usadas, dado que a maior parte do tempo operou como Porta Helo. E pela taxa de utlização dele no Brasil, então, as catapultas vão durar uma eternidade.
Acho que o pessoal já falou por aqui, mas não custa nada repetir... o problema não é a catapulta em si e sim o comprimento da pista... esse sim é o problema para proporcionar decolagens 'seguras'.
Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim,
terça-feira, 28 de outubro de 2008
O ministro Jobim e comitiva, que participaram de reunião da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, Canadá, encerram nessa terça-feira visita a esse País. Antes, o ministro vai a Ottawa, onde tem encontro com o ministro da Defesa do Canadá. Segue a agenda:
09h45 – Partida para Ottawa
11h00 - Encontro com o Ministro da Defesa Canadense
14h30 – Partida para o Brasil
Wolfgang escreveu:Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim,
terça-feira, 28 de outubro de 2008
O ministro Jobim e comitiva, que participaram de reunião da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), em Montreal, Canadá, encerram nessa terça-feira visita a esse País. Antes, o ministro vai a Ottawa, onde tem encontro com o ministro da Defesa do Canadá. Segue a agenda:
09h45 – Partida para Ottawa
11h00 - Encontro com o Ministro da Defesa Canadense
14h30 – Partida para o Brasil
Libera umas duas dúzias de F-18!!!
E olha que tempos atrás (bastante tempor)li numa revista (não lembro qual, acho que era a Força Aérea) que o Canadá iria colocar parte dos seus F18 na reserva em função de cortes no orçamento de defesa, imaginem agora com toda essa crise? Quem sabe não vem aí uma compra de ocasião para a MB?!?
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
O Canadá tem uma quantidade enorme de F-18 na reserva cerca de 80 aeronaves.São os F-18C menos voados do mundo e os melhores conservados.
É lógico que a MB não vai perder a oportunidade els está só esperando o momento certo ano que vem depois da TAB anunciar o cancelamento de seu FX-2 e a compra de um punhado de Atlas Cheetah.
Nem brinque com isto ^^ Cancelamento de novo kkkkkkk
Sobre o Nae.
Se o Problema não esta na diminuição de vida útil, então ainda sobra a tal ''segurança''
Inexistente para caças de 22 toneladas.
A não ser que eles operem apenas com combustivel interno e 4 misseis, o que daria ao caça um peso próximo a 20 toneladas.....
o mesmo vale para o hornet. Se esta for a escolha. Mas o que mais importa mesmo é saber se a mb tem condição para operar um super caça de superioridade aérea....
Acho que o pessoal já falou por aqui, mas não custa nada repetir... o problema não é a catapulta em si e sim o comprimento da pista... esse sim é o problema para proporcionar decolagens 'seguras'.
[]s
CB_Lima
Não seria viável a MB fazer adaptações no A-12, aumentando o comprimento da pista, como os franceses fizeram para poderem homologar o Rafale-M?
Acho que aumentar talvez seja possível, mas no caso do SP a coisa acho que teria que aumentar "bastante", o que pode implicar em problemas de custo, homologação, projeto, etc etc etc o que talvez não seja economicamente viável para o SP.
#2154Mensagempor Carlos Mathias » Ter Out 28, 2008 7:41 pm
É lógico que a MB não vai perder a oportunidade els está só esperando o momento certo ano que vem depois da TAB anunciar o cancelamento de seu FX-2 e a compra de um punhado de Atlas Cheetah.
PRick escreveu:
Acho que todos os Spruances já eram, e as OHP´s também, as que estão em operação são NPO´s de luxo, depois da retirada do mísseis Standard.
[ ]´s
PricK, você chama o que os americanos fizeram com as OHP de "retirada" dos lançadores de Standard? Eles foram cortados na base, a maçarico ou machado, sei lá...
Acho que aumentar talvez seja possível, mas no caso do SP a coisa acho que teria que aumentar "bastante", o que pode implicar em problemas de custo, homologação, projeto, etc etc etc o que talvez não seja economicamente viável para o SP.
[]s
CB_Lima
Some-se a isso o fato de que a recuperação de aeronaves tb precisa serm segura. Senão o avião só consegue parar a cerca de uns 10m da borda da pista oblíqua.
Acho que aumentar talvez seja possível, mas no caso do SP a coisa acho que teria que aumentar "bastante", o que pode implicar em problemas de custo, homologação, projeto, etc etc etc o que talvez não seja economicamente viável para o SP.
[]s
CB_Lima
A colocação da rampa, nada tem haver com decolagem segura, mas para o caça desengatar o seu sistema de travamento na catapulta de forma mais segura, uma vez que o chifre do São Paulo tem o papel principal de fazer o cabestro se soltar do caça.
Sobre decolagem segura, o Rafale tem mais potência que os A-4, voa com menor velocidade e tem duas turbinas. Assim, catapultar um Rafale é mais seguro que o A-4.
O Problema é o tranco inicial da massa do caça, a catapulta faz isso sozinha, as turbinas pouco ajudam no inicio, por isso os 75 metros, mas dá para fazer em 50 metros, como os F-4 faziam nas catapultas do Ark Royal, basicamente, o mesmo modelo do Foch.
Esse filme deixa bem claro, sem usar PC, o Rafale decola melhor e mais seguro que os A-4. Agora, as catapultas tem que estar em condições, o que não parecia ser o caso da lateral do FOCH, precisava ser reformada, o que estão fazendo agora.
Outra coisa que o filme deixa claro, é o problema dos defletores do São Paulo para os Rafales, parece que devem ser reposicionados e aumentados para o Rafale.
29/10/2008 | 00:00
Marinha também sofre sucateamento
A pindaíba na Marinha do Brasil é tão grave quanto no Exército e na Aeronáutica. Treze dos dezesseis jatos A-4 da Força Aérea Naval estão impossibilitados de voar em função de avarias ou da falta de peças. Até o porta-aviões São Paulo, onde as aeronaves atuam, está parado “em reparo”, desde o início do ano, e sem “disponibilidade orçamentária” para concluir o serviço. Também há restrição no gasto de combustível.
talharim escreveu:O Canadá tem uma quantidade enorme de F-18 na reserva cerca de 80 aeronaves.São os F-18C menos voados do mundo e os melhores conservados.
É lógico que a MB não vai perder a oportunidade els está só esperando o momento certo ano que vem depois da TAB anunciar o cancelamento de seu FX-2 e a compra de um punhado de Atlas Cheetah.
Vade retro!
Cara, esse seu Talha tem um humor mórbido, KKKKKK
Abçs.
JP