NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Rafale News
Não Santiago, sabe bem a minha opinião, não a escondo e mais importante digo que é a minha opinião. Não passo a vida a defender x, nem a atacar y, posto artigos que defendem e atacam, o problema é que há mais que atacam do que defendem
No tópico do Super Hornet, se bem se lembra, perguntei diversas vezes, mas respostas...nenhuma. Ninguem foi capaz de apontar os defeitos óbvios do SH, no mínimo estranho, até eu consigo ver os defeitos do meu filho...
O mais interessante é o que o piloto do Super Bug diz, assumindo a alcunha (não é alcunha de fórum ao contrário de outros) e assumindo que a manobrabilidade do SH é inferior ao Rafale. Mas claro que já estão a tentar distorcer... Ninguem pode superar o CN dos caças.
O SH é um excelente caça-bombardeiro.
[[]]'s
No tópico do Super Hornet, se bem se lembra, perguntei diversas vezes, mas respostas...nenhuma. Ninguem foi capaz de apontar os defeitos óbvios do SH, no mínimo estranho, até eu consigo ver os defeitos do meu filho...
O mais interessante é o que o piloto do Super Bug diz, assumindo a alcunha (não é alcunha de fórum ao contrário de outros) e assumindo que a manobrabilidade do SH é inferior ao Rafale. Mas claro que já estão a tentar distorcer... Ninguem pode superar o CN dos caças.
O SH é um excelente caça-bombardeiro.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- soultrain
- Sênior
- Mensagens: 12154
- Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
- Localização: Almada- Portugal
Re: Rafale News
Exactamente.projeto escreveu:Tanto o Rafale quanto o SH são muito bons, ninguém discorda disso, mas está claro no depoimento dos dois pilotos que na questão da manobrabilidade e aceleração o Rafale leva vantagem. O norte-americano também menciona essa qualidade.
[]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Rafale News
O piloto americano elogiou a manobrabilidade do Rafale. Em momento nenhum disse que o Rafale levava vantagem.projeto escreveu:Tanto o Rafale quanto o SH são muito bons, ninguém discorda disso, mas está claro no depoimento dos dois pilotos que na questão da manobrabilidade e aceleração o Rafale leva vantagem. O norte-americano também menciona essa qualidade.
[]'s
Cuidado com extrapolacoes!
Agora o piloto frances disse algo que o piloto da FAB/RFA (*) que testou o SH tb disse:
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, a combination of decisive edge in close-range encounters ~ Although the tactics to counter it have existed now."
Taticas para tudo existem. Se vai funcionar eh outra historia. Ai assume a importancia do fator humano e sua capacidade (piloto) em otimizar o uso de sua plataform.
[]s
(*) O que disse o Alfredo Salvatore Leta (Tenente-Coronel-Aviador da FAB), que testou o F/A-18F para a Revista Forca Aerea recentemente (ele praticamente repete o que outras revistas internacionais tem dito sobre o SH):
Nao ha nada de exagerando e nem diz que eh o melhor."Observacoes finais
Possuindo superficies de comando bem dimensionadas, um FCS (Flight Control System) de ultima geracao e com motorizacao adequada, o Super Hornet capitalizou excepcionais qualidades de voo, no envelope de manobras com baixas velocidades e altos angulos de ataque. Sem restricoes de manobrabilidade e com diminuto risco de ingressar em situacoes anormais de voo, a carga de trabalho foi substancialmente diminuida, permitindo ao piloto devotar maior tempo no acompanhamento da evolucao do cenario de combate, aumentando a sua consciencia situacional.
Em arena de combate com baixas velocidades, equipado com misseis all-aspect (AIM-9X) e com o JHMCS (capacete designador de alvos), aliado a sua excepcional manobrabilidade, o F/A-18E/F sera um oponente dificil de ser batido.
Com as potencialidades anunciadas do radar AN/APG-79, a elevada capacidade de carregamento de armamento stand-off (pode ser configurado com 14 misseis, sendo 12 BVR), com a integrada e atualizada suite de equipamentos de guerra eletronica e reduzida RCS, o Super Hornet eh um vetor com surpreendente capacidade de sobrevivencia, alta letalidade e baixa vulnerabilidade."
[]a
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Rafale News
Santiago, muitos mencionam o teste do SH pelo ex-piloto da FAB, mas ele não fez comparações e ainda deverá voar o Rafale, pelo que diz a revista.
Você pode dizer o que quiser mas, ao se ler os depoimentos dos pilotos, fica óbvio ululante que o Rafale leva vantagem em manobrabilidade e aceleração.
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky. - Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters"
Agora você não pode querer que o piloto norte-americado diga que "O Rafale é mais manobrável que o nosso Super-Bug".
Isso não significa que o Rafale seja melhor caça. O SH está com o desenvolvimento muito mais adiantado e tem outras qualidades.
O Rafale não conta com HMD porque para os franceses isso não foi considerado prioridade, a grana ($$) é curta, mas a tecnologia é dominada e a Thales fabrica o seu modelo e vende para outros países.
[]'s
Você pode dizer o que quiser mas, ao se ler os depoimentos dos pilotos, fica óbvio ululante que o Rafale leva vantagem em manobrabilidade e aceleração.
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky. - Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters"
Agora você não pode querer que o piloto norte-americado diga que "O Rafale é mais manobrável que o nosso Super-Bug".
Isso não significa que o Rafale seja melhor caça. O SH está com o desenvolvimento muito mais adiantado e tem outras qualidades.
O Rafale não conta com HMD porque para os franceses isso não foi considerado prioridade, a grana ($$) é curta, mas a tecnologia é dominada e a Thales fabrica o seu modelo e vende para outros países.
[]'s
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Rafale News
Obvio e ululante onde? Explique melhor essa afirmacao.projeto escreveu:Santiago, muitos mencionam o teste do SH pelo ex-piloto da FAB, mas ele não fez comparações e ainda deverá voar o Rafale, pelo que diz a revista.
Você pode dizer o que quiser mas, ao se ler os depoimentos dos pilotos, fica óbvio ululante que o Rafale leva vantagem em manobrabilidade e aceleração.
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky. - Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters"
Agora você não pode querer que o piloto norte-americado diga que "O Rafale é mais manobrável que o nosso Super-Bug".
Isso não significa que o Rafale seja melhor caça. O SH está com o desenvolvimento muito mais adiantado e tem outras qualidades.
O Rafale não conta com HMD porque para os franceses isso não foi considerado prioridade, a grana ($$) é curta, mas a tecnologia é dominada e a Thales fabrica o seu modelo e vende para outros países.
[]'s
O piloto americano nao falou nenhuma novidade e se identificou. Alias essa qualidade de apontar o nariz com facilidade eh tb uma caracteristica marcante do SH. e do Hornet.
Jah o piloto frances nao se indentificou (ou pediu para nao ser identificado). Qd o piloto se identifica, aumenta o grau de responsabilidade pelo que ele diz, uma vez que podera ser contestado.
O fato eh que hoje, como estao as coisas, o sistemas de armas SH com AESA+JHMCS+AIM-9X me parece estar um nivel acima do Rafale em WVR (mais uma vez nao me refiro ao airframe isoladamente, mas sim ao conjunto, airframe+equipamentos+armas). Na realidade os misseis all aspect IR conjugados com HMD tornaram o WVR muito mais letal para todos, obscurecendo ligeiras diferencas em performance.
[]s
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Rafale News
Santiago, isso é uma matéria da AFM, como você pode afirmar que o piloto francês não quis ser identificado? Por acaso a matéria diz isso? O autor da matéria pode não ter posto o nome por inúmeras razões, inclusive por considerar ser esse um detalhe desnecessário, ao contrário do que você pensa. Mas para você, por não ter o nome, o piloto não quis se identificar porque estaria mentindo? Como se a mentira não pesasse contra a instituição e o esquadrão aos quais ele representa, ainda mais sendo "hóspedes" dos yankees!Santiago escreveu:Obvio e ululante onde? Explique melhor essa afirmacao.projeto escreveu:Santiago, muitos mencionam o teste do SH pelo ex-piloto da FAB, mas ele não fez comparações e ainda deverá voar o Rafale, pelo que diz a revista.
Você pode dizer o que quiser mas, ao se ler os depoimentos dos pilotos, fica óbvio ululante que o Rafale leva vantagem em manobrabilidade e aceleração.
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky. - Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters"
Agora você não pode querer que o piloto norte-americado diga que "O Rafale é mais manobrável que o nosso Super-Bug".
Isso não significa que o Rafale seja melhor caça. O SH está com o desenvolvimento muito mais adiantado e tem outras qualidades.
O Rafale não conta com HMD porque para os franceses isso não foi considerado prioridade, a grana ($$) é curta, mas a tecnologia é dominada e a Thales fabrica o seu modelo e vende para outros países.
[]'s
O piloto americano nao falou nenhuma novidade e se identificou. Alias essa qualidade de apontar o nariz com facilidade eh tb uma caracteristica marcante do SH. e do Hornet.
Jah o piloto frances nao se indentificou (ou pediu para nao ser identificado). Qd o piloto se identifica, aumenta o grau de responsabilidade pelo que ele diz, uma vez que podera ser contestado.
O fato eh que hoje, como estao as coisas, o sistemas de armas SH com AESA+JHMCS+AIM-9X me parece estar um nivel acima do Rafale em WVR (mais uma vez nao me refiro ao airframe isoladamente, mas sim ao conjunto, airframe+equipamentos+armas). Na realidade os misseis all aspect IR conjugados com HMD tornaram o WVR muito mais letal para todos, obscurecendo ligeiras diferencas em performance.
[]s
[]s
O fato é que o Rafale é mais manobrável, acelera melhor, ninguém diria isso se não fosse verdade. Por que o piloto francês ia mentir ou por que o piloto norte-americano faria elogios tão expressivos se os aviões fossem equivalentes nesse aspecto? Acredito que fariam outros comentários.
Você pode não dar o braço a torcer, mas para mim está óbvio ululante sim e, de acordo com os dois pilotos, parece que a diferença não é tão ligeira assim.
Abraços
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Rafale News
Ele nao eh identificado na materia. Isso foi postado no forum AFM. Ha duas possibilidades. Ele nao quis ser identificado ou a revista nao quis identifica-lo. Para que se esconder no anonimato? Para nao dar a cara a tapa? Para difilcultar ser contestado? Qual o problema dele em se indentificar e dizer que o Rafale eh melhor?projeto escreveu:Santiago, isso é uma matéria da AFM, como você pode afirmar que o piloto francês não quis ser identificado? Por acaso a matéria diz isso? O autor da matéria pode não ter posto o nome por inúmeras razões, inclusive por considerar ser esse um detalhe desnecessário, ao contrário do que você pensa. Mas para você, por não ter o nome, o piloto não quis se identificar porque estaria mentindo, como se a mentira não pesasse contra a instituição e o esquadrão que ele representa e ainda mais sendo "hóspedes" dos yankees!Santiago escreveu: Obvio e ululante onde? Explique melhor essa afirmacao.
O piloto americano nao falou nenhuma novidade e se identificou. Alias essa qualidade de apontar o nariz com facilidade eh tb uma caracteristica marcante do SH. e do Hornet.
Jah o piloto frances nao se indentificou (ou pediu para nao ser identificado). Qd o piloto se identifica, aumenta o grau de responsabilidade pelo que ele diz, uma vez que podera ser contestado.
O fato eh que hoje, como estao as coisas, o sistemas de armas SH com AESA+JHMCS+AIM-9X me parece estar um nivel acima do Rafale em WVR (mais uma vez nao me refiro ao airframe isoladamente, mas sim ao conjunto, airframe+equipamentos+armas). Na realidade os misseis all aspect IR conjugados com HMD tornaram o WVR muito mais letal para todos, obscurecendo ligeiras diferencas em performance.
[]s
[]s
O fato é que o Rafale é mais manobrável, acelera melhor, ninguém diria isso se não fosse verdade. Por que o piloto francês ia mentir ou por que o piloto norte-americano faria elogios tão expressivos se os aviões fossem equivalentes nesse aspecto? Acredito que fariam outros comentários.
Você pode não dar o braço a torcer, mas para mim está óbvio ululante sim e, de acordo com os dois pilotos, parece que a diferença não é tão ligeira assim.
Abraços
Um cara que se identifica, como o piloto da RFA (ex-FAB e lider de esquadrao) que voo o SH possui muito mais responsabilidade com o que diz. Se menciona besteira eh a reputacao dele que esta em jogo.
Vc esta forcando a barra. O piloto americano nao disse que o Rafale eh mais manobravel ou acelera mais. Isso foi dito pelo piloto frances. Nao ha duvidas qt a disso.
Que o Rafale acelera mais, principalmete em velocidades supersonicas tb nao tenho duvidas e nunca disse o contrario.
O que para mim nao esta nada claro eh a vantagem absoluta do Rafale em todo envelope de voo. Essa informacao so a FAB possui. Na minha opiniao qq aeronave possui pontos fortes e pontos menos fortes ou francos. Isso vale para o Rafale, SH e Gripen. Se as se as aeronaves sao equivalentes com me parece, outros fatores ganham importancia: piloto, terinamento, taticas, sistemas e armas.
O fato eh que o piloto frances de certa forma reconhece que como "sistemas de armas" o SH possui uma vantagem decisiva:
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, [b]a combination of decisive edge in cl ... ters "[/b].
E sao "sistemas de armas" que vao para guerra.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Rafale News
Só não concordo quando você diz que o piloto não quis ser identificado, isso você não sabe. Não faria diferença nenhuma se houvesse um nome e também é possível que a revista não quisesse ou não achasse importante ou interessante fazê-lo.Santiago escreveu: Ele nao eh identificado na materia. Isso foi postado no forum AFM. Ha duas possibilidades. Ele nao quis ser identificado ou a revista nao quis identifica-lo. Para que se esconder no anonimato? Para nao dar a cara a tapa? Para difilcultar ser contestado? Qual o problema dele em se indentificar e dizer que o Rafale eh melhor?
Um cara que se identifica, como o piloto da RFA (ex-FAB e lider de esquadrao) que voo o SH possui muito mais responsabilidade com o que diz. Se menciona besteira eh a reputacao dele que esta em jogo.
Vc esta forcando a barra. O piloto americano nao disse que o Rafale eh mais manobravel ou acelera mais. Isso foi dito pelo piloto frances. Nao ha duvidas qt a disso.
Que o Rafale acelera mais, principalmete em velocidades supersonicas tb nao tenho duvidas e nunca disse o contrario.
O que para mim nao esta nada claro eh a vantagem absoluta do Rafale em todo envelope de voo. Essa informacao so a FAB possui. Na minha opiniao qq aeronave possui pontos fortes e pontos menos fortes ou francos. Isso vale para o Rafale, SH e Gripen. Se as se as aeronaves sao equivalentes com me parece, outros fatores ganham importancia: piloto, terinamento, taticas, sistemas e armas.
O fato eh que o piloto frances de certa forma reconhece que como "sistemas de armas" o SH possui uma vantagem decisiva:
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, [b]a combination of decisive edge in cl ... ters "[/b].
E sao "sistemas de armas" que vao para guerra.
[]s
No restante concordo com você.
[]'s
Editado pela última vez por AlbertoRJ em Qua Out 29, 2008 12:41 am, em um total de 1 vez.
Alberto -
- Penguin
- Sênior
- Mensagens: 18983
- Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Re: Rafale News
De forma nehuma desqualifico o piloto frances. Acho apenas que ele puxa a sardinha para o lado dele, como era de se esperar. Apenas filtro um pouco o que ele diz, pois neutro ele nao eh. Geralmente qd nao ha identificacao, os exageros sao mais faceis de serem cometidos.projeto escreveu:Só não concordo quando você diz que o piloto não quis ser identificado, isso você não sabe. Não faria diferença nenhuma se houvesse um nome e também é possível que a revista não quisesse ou não achasse importante ou interessante fazê-lo.Santiago escreveu: Ele nao eh identificado na materia. Isso foi postado no forum AFM. Ha duas possibilidades. Ele nao quis ser identificado ou a revista nao quis identifica-lo. Para que se esconder no anonimato? Para nao dar a cara a tapa? Para difilcultar ser contestado? Qual o problema dele em se indentificar e dizer que o Rafale eh melhor?
Um cara que se identifica, como o piloto da RFA (ex-FAB e lider de esquadrao) que voo o SH possui muito mais responsabilidade com o que diz. Se menciona besteira eh a reputacao dele que esta em jogo.
Vc esta forcando a barra. O piloto americano nao disse que o Rafale eh mais manobravel ou acelera mais. Isso foi dito pelo piloto frances. Nao ha duvidas qt a disso.
Que o Rafale acelera mais, principalmete em velocidades supersonicas tb nao tenho duvidas e nunca disse o contrario.
O que para mim nao esta nada claro eh a vantagem absoluta do Rafale em todo envelope de voo. Essa informacao so a FAB possui. Na minha opiniao qq aeronave possui pontos fortes e pontos menos fortes ou francos. Isso vale para o Rafale, SH e Gripen. Se as se as aeronaves sao equivalentes com me parece, outros fatores ganham importancia: piloto, terinamento, taticas, sistemas e armas.
O fato eh que o piloto frances de certa forma reconhece que como "sistemas de armas" o SH possui uma vantagem decisiva:
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, [b]a combination of decisive edge in cl ... ters "[/b].
E sao "sistemas de armas" que vao para guerra.
[]s
No restante, concordo com você.
[]'s
[]'s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
Re: Rafale News
projeto escreveu:Publicado por Toan no fórum KeyPublishing.AFM, 2008/11, Page 34 - 39:
"French Rafale on the Teddy" ~ The special report of Rafale M F2's performance during the JTFEX exercise, 2008.
1. In Page 37, a photo shows a Rafale M of 12F flew with an F/A-18F from the Blacklions Squadron, the first frontline squadron of Superhornet Block II.
2. Rafale M F2 met with F/A-18E/F in several 1 v 1 BFM and 2 v 2 AA missions during the exercise. However, both sides didn't show their real and complete fighting capability to each other ~ US pilots didn't show the true capability of JHMCS + AIM-9X to French pilots, while 12F was also shy about showing the real capabilities of RBE2 radar, Spectra EWS, and FSO optronic systems.
3. A USN pilot's (Lt Mike Tremel, pilot of VFA-31 "Tomcatters") comments for Rafale M:
"A highly maneuverable fighter with an incredible capacity to point its nose in every direction in the sky."
"The French pilots seem to be happy to its flight performance and its modern cockpit design".
When asked if he would like to swap his Super hornet to a Rafale --> "No, I love my Super Bug way too much...."
4. A French pilot's (pilot of 12F) comments for F/A-18E:
"A great bombing aircraft, but not a fighter for dogfighting."
"Its acceleration capability in the high angle of incidence is not good."
"Rafale is definitely the more nimble one."
"However, F/A-18E has already equipped the JHMCS + AIM-9X, a combination of decisive edge in close-range encounters ~ Although the tactics to counter it have existed now."
A thread deles "Rafale News III - the return of the revenge" está muito boa.
Que humilhação, olha que é só o Rafinha F-2, contra o todo poderoso Super Bug, ou Super Lento, Block II.
AOA não é bom(mais a propaganda hamburgueriana não diz isso, mostra manobras ótimas a menos de 400 km/h), é chifrim e aceleração vagarosa(Super Lento Hornet ). Deve ser constrangedor para a US Navy ter seus caças sendo humilhados assim, mas eles sabem, o F-18E é pior que os F-15E, que são piores que os Rafales em envelope de vôo.
Outra afirmação interessante, do piloto do F-18E, o Rafale aponta o nariz para qualquer lado, de qualquer maneira, a qualquer hora, como se tivesse lamentando, já o meu... Aí vemos que as declarações de AOA sustentado acima de 35° do Rafale parece ser verdadeiro, porém, o número máximo não é dado, para quê? 35° já é o melhor número que conheço entre os caças em uso e em produção no mundo.
Interessante é que não existe troca de informações sobre sistemas!!!! Apesar da aliança militar. Assumiram que escondem o jogo.
Se os F-2, já fazem tudo isso, imaginem quando tivermos(A FAB) os F-3 Plus por aí.
[]´s
Re: Rafale News
Isso não importa muito, o JHMCS ta operacional, enquanto um sistema parecido francês ainda está engatinhando, até porque atualmente a prioridade é melhorar o radar.
-
- Sênior
- Mensagens: 7163
- Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Rafale News
Alguns detalhes da proposta francesa para o concurso suíço de substituição dos F-5 Tiger:
- Parceria: Treinamento exclusivo, intercâmbio operacional, exercícios conjuntos, intercâmbio de pessoal, formação conjunta e acesso a facilidades da Força Aérea Francesa.
- Desenvolvimento do Rafale: Avião idêntico ao modelo operado na França (sem restrições de qualquer espécie), transferência de tecnologia e acesso a material sensível de guerra eletrônica. Participação em futuros desenvolvimentos do Rafale com offsets industriais.
- Preço: 60 milhões de euros por unidade.
Fonte:
http://www.letemps.ch/template/suisse.a ... cle=242773
Vamos aguardar o que será divulgado quanto ao FX-2.
Fotos :
[]'s
- Parceria: Treinamento exclusivo, intercâmbio operacional, exercícios conjuntos, intercâmbio de pessoal, formação conjunta e acesso a facilidades da Força Aérea Francesa.
- Desenvolvimento do Rafale: Avião idêntico ao modelo operado na França (sem restrições de qualquer espécie), transferência de tecnologia e acesso a material sensível de guerra eletrônica. Participação em futuros desenvolvimentos do Rafale com offsets industriais.
- Preço: 60 milhões de euros por unidade.
Fonte:
http://www.letemps.ch/template/suisse.a ... cle=242773
Vamos aguardar o que será divulgado quanto ao FX-2.
Fotos :
[]'s
Alberto -
- Sterrius
- Sênior
- Mensagens: 5140
- Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
- Agradeceu: 115 vezes
- Agradeceram: 323 vezes
Re: Rafale News
Esse pacote que a suiça ganho realmente so falto vir embrulhado numa caixa de ouro servido de charutos cubanos e champagne também frances .
Sera que é pedir muito um pacote parecido pra gente?
Sera que é pedir muito um pacote parecido pra gente?