Armada da Venezuela

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carioca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 177
Registrado em: Seg Out 27, 2008 7:57 am

Re: Armada da Venezuela

#286 Mensagem por Carioca » Seg Out 27, 2008 8:04 pm

Carlos Mathias escreveu:É que as vezes certas frases PARECEM ser de um tom depreciativo em relação a tudo o que a Venezuela tem. É SU-30MKV que não voa, é BMP-3 que é merda e vai ser destruído pelos A-29 a despeito dos TOR-M2, é navio que vai virar , é o sol que brilha menos lá, a mulherada feia, os homens todos barrigudos... Enfim, uma tragédia só. :lol: :lol: :lol: :lol:
Mathias,
Observação muito pertinente. Mas acredito que não se aplica à minha visão. Apenas acredito que qualquer equipamento, por melhor que seja, terá sua funcionalidade dependente dos "skills" necessários serem incorporados às atitudes cognitivas e ideativas da tropa. Entre um equipamento adquirido de terceiros ser recebido, incorporado e a tropa se tornar eficaz em sua operação passa-se muito tempo. No caso venezuelano há um complicador que salta aos olhos: eles passaram décadas sendo aculturados pela doutrina estadounidense. essa doutrina incorporou-se de tal forma ao seu estilo de trabalho que até os uniformes refletem, ainda, tal dependencia. repentinamente estão sendo aparelhados com equipamentos russos, tecnologia estranha à sua cognição. Precisam de muito tempo para apagar o passado, redoutrinar, e aprender a tirar partido da qualidade intrínseca do novo arsenal. na média, estão na média dos demais paises em capacidade de aprendizagem e tenho certeza que vão aprender e dominar a coisa, mas isto vai tomar muito tempo. Quando conseguirem, já terão que se reequipar. outra coisa interessante a observar: ainda não consegui encontrar nenhum exemplo de bom desempenho com equipamentos russos entre não russos. questão de cabeça? questão de pós-venda? não sei. há que estudar o tema.




Non Multa Sed Multum
Avatar do usuário
Carioca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 177
Registrado em: Seg Out 27, 2008 7:57 am

Re: Armada da Venezuela

#287 Mensagem por Carioca » Seg Out 27, 2008 8:09 pm

Mathias,
Um detalhe: A Venezuela tem mulheres lindissimas escondidas. Falo por conhecimento em causa propria. E são calientes, principalmente sendo o parceiro brasileiro. Elas amam o Brasil! e isto é bom.
Outro detalhe: O paraquedista está gordão. Muito gordo mesmo! Deve ser o efeito do dinheiro. Está comendo melhor. Bebendo do melhor. Fumando Cohibas. Repare na respiração dele - ofegante todo o tempo - fazendo-o comer virgulas e pontos nos longos discursos.




Non Multa Sed Multum
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armada da Venezuela

#288 Mensagem por EDSON » Seg Out 27, 2008 8:44 pm

Carioca escreveu:
P44 escreveu: ah sim...? e o Chile já agora?
Bom, o assunto era Venezuela. Mas como o prezado citou o Chile, posso dizer o seguinte: A propaganda quanto a serem muito profissionais é forte. Gosto muito de assistir aos lindos desfiles militares que realizam, totalmente calcados na metodologia prussiana de fins do seculo XIX e inicio do XX. Os uniformes são prussianos, a disciplina é prussiana, enfim, tudo prussiano, exceto as pessoas. Mas estas pensam serem prussianas!
No tocante à marinha chilena, é muito bem aparelhada, um tanto o quanto superdimensionada em função do norte peruano e sul argentino, mas está confinada ao teatro costeiro do pacífico sul americano, preparadinha para atuar em meio ao inferno de fjords austrais, com algumas unidades boas para os revoltos mares austrais mas sem possibilidade de sair fora desse teatro (por certo não é este o objetivo deles).
A expectativa é que tenham bom desempenho na defesa do Chile (não se imagina que alguma potencia extracontinental venha a atacá-los) ou numa ação ofensiva contra a Argentina. Já numa ação ofensiva contra o Peru, o pareo seria duríssimo.
Isto posto, voltemos ao tema: Venezuela e o seu chefe gordinho! (aliás engordou muito após se agarrar ao trono venezuelano).

Bem lembrado, igual aos georgianos e aos esfarrapados russos.

Imagem




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Armada da Venezuela

#289 Mensagem por Marino » Seg Out 27, 2008 9:08 pm

Bem lembrado, igual aos georgianos e aos esfarrapados russos.
Garanto que não é assim, que esta comparação não se aplica.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Carlos Mathias

Re: Armada da Venezuela

#290 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 27, 2008 9:16 pm

Olha Marino, você conhece e sabe do assunto, muito mais do que eu sonho em saber. Mas acho que essa tendência generalizada (não digo seja seu caso, longe disso)de menosprezar os outros é o primeiro passo para o fracasso completo. A história está cheia de exemplos retumbantes, avassaladores. Isso serve para eles e para nós, principalmente, porque se vamos nos arvorar como as melhores FAs da região, temos de nos preparar muito a altura.

Os venezuelanos, já se sabe, estavam em treinamento na Rússia muito antes dos SU-30MKV chegarem e assim deve ser com os outros equipamentos, porque isso é coisa tão óbvia que até os barrigudos venezuelanos devem saber disso.

E finalmente, não creio que deva ser esse o pensamento dos nossos comandantes militares, nem de longe, nem de muito longe.

Abraços!




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Armada da Venezuela

#291 Mensagem por Marino » Seg Out 27, 2008 9:24 pm

Não estou menosprezando os venezuelanos, nem ninguém.
Pelo contrário, estou dizendo que os chilenos, que conheço bem, são extremamente profissionais, que a comparação feita com Russia/Geórgia não se aplica.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armada da Venezuela

#292 Mensagem por EDSON » Seg Out 27, 2008 9:25 pm

Marino escreveu:
Bem lembrado, igual aos georgianos e aos esfarrapados russos.
Garanto que não é assim, que esta comparação não se aplica.
Gosto muito de assistir aos lindos desfiles militares que realizam, totalmente calcados na metodologia prussiana de fins do seculo XIX e inicio do XX. Os uniformes são prussianos, a disciplina é prussiana, enfim, tudo prussiano, exceto as pessoas. Mas estas pensam serem prussianas!


Estava falando mais deste trecho especificamente.

Neste caso a inumeras vezes que foi assim. Que diga os legionários romanos frente aos barbáros.




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armada da Venezuela

#293 Mensagem por EDSON » Seg Out 27, 2008 9:28 pm

Marino escreveu:Não estou menosprezando os venezuelanos, nem ninguém.
Pelo contrário, estou dizendo que os chilenos, que conheço bem, são extremamente profissionais, que a comparação feita com Russia/Geórgia não se aplica.
A sim, eu não coloquei o Chile mas sim o trecho.

Mas o homem do meu avatar derrotou as legiões(mais profissinais infantes da época) que eram superiores a suas tropas, com ardis e artificíos em campo de batalha.




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: Armada da Venezuela

#294 Mensagem por pafuncio » Seg Out 27, 2008 9:30 pm

Anibal Barca ... 8-]




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Armada da Venezuela

#295 Mensagem por EDSON » Seg Out 27, 2008 9:31 pm

Marino escreveu:Não estou menosprezando os venezuelanos, nem ninguém.
Pelo contrário, estou dizendo que os chilenos, que conheço bem, são extremamente profissionais, que a comparação feita com Russia/Geórgia não se aplica.
Mesmo os bem preparados chilenos podem ser derrotados, os georgianos foram preparados para o evento com técnicas ocidentais. Mas seus comandos é que precisam reformular.




Carlos Mathias

Re: Armada da Venezuela

#296 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 27, 2008 9:32 pm

Não estou menosprezando os venezuelanos, nem ninguém.
Pelo contrário, estou dizendo que os chilenos, que conheço bem, são extremamente profissionais, que a comparação feita com Russia/Geórgia não se aplica.
Você eu tenho certeza que não, você sabe tudo do assunto e não recairia nesse erro primário. :wink:




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Armada da Venezuela

#297 Mensagem por Marino » Ter Out 28, 2008 7:23 am

[009]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55178
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Armada da Venezuela

#298 Mensagem por P44 » Ter Out 28, 2008 1:47 pm





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Armada da Venezuela

#299 Mensagem por manuel.liste » Ter Out 28, 2008 2:06 pm

P44 escreveu:do sempre excepcional "ShipBucket"

Imagem

http://s90.photobucket.com/albums/k279/ ... a_POV1.gif
El buque del dibujo parece tener una supersetructura más alargada y una plataforma de aeronaves más corta que la real.

Pueden apreciarse las diferencias de diseño con los patrulleros BAM para la Armada Española, construidos por el mismo fabricante:

Imagem




Avatar do usuário
Carioca
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 177
Registrado em: Seg Out 27, 2008 7:57 am

Re:

#300 Mensagem por Carioca » Qui Nov 06, 2008 11:37 pm

Sintra escreveu:
gadugovitch escreveu: o sadam nunca investiu em armamentos
só comprava umas bombinhas e uns teco-tecos

mas, não, o brasil não deve aceitar que o mundo se arme e não se armar
e o fato de ser militarmente poderoso não significa ser belicoso e não-civilizado
o barao do rio branco disse certa vez "para ser pacífico tem de ser forte"
eu concordo com ele

portugal não precisa ter forças armadas poderosas, mas o mesmo nao vale para o brasil
e você não entende isso porque é portugues e não brasileiro
Eu de vez em quando fico completamente sem palavras.

Este parte do seu texto é uma pérola:
o sadam nunca investiu em armamentos
só comprava umas bombinhas e uns teco-tecos
O senhor Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti em, sensivelmente, década e meia importou 45 Biliões de dólares em armamento, MAIS do que todo o Continente Americano a sul do Rio Grande em CONJUNTO no mesmo espaço de tempo, ou, se quisermos outra comparação, MAIS do que a Republica Popular da China...(http://web.archive.org/web/200406011813 ... _73-02.pdf)
Se aplicarmos o valor da inflação, este dinheiro corresponde a mais de 100 BILIÕES de Dólares de 2007. O orçamento de Defesa Russo dos ultimos TRÊS anos :shock: E isto foi gasto em compras de equipamentos de guerra ao exterior.
Antes de escrever leia umas coisas, evitaria fazer este tipo de figuras...

E já agora outra coisa. Eu sou Português e se o meu País tivesse um PIB per capita de 8600 dólares/ano e se por acaso o meu governo começasse a gastar dinheiro em armas feito parvo acreditem que eu não ia compreender...
É que um País com um Pib per capita de 8600 dólares/ano NÃO É rico, muito longe disso.


Desde quando PIB/Capita é medida de riqueza de um pais?
Pode ser até um indicador de geração de recursos financeiros por indíviduo, indicador este de pouca serventia prática.
Um pouco de econometria faz bem à mente.




Non Multa Sed Multum
Responder