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Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Wolfgang
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#2101 Mensagem por Wolfgang » Sáb Out 25, 2008 11:15 am

O que pensa do NH-90 para as escoltas, Marino?




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Marino
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#2102 Mensagem por Marino » Sáb Out 25, 2008 11:19 am

Wolfgang escreveu:O que pensa do NH-90 para as escoltas, Marino?
Um excelente heli.
A MB, hoje, optou pelo SH, que também é outro excelente heli.
Se forem comprados mais SH, CREIO que ele será adotado nos escoltas também.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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#2103 Mensagem por Wolfgang » Sáb Out 25, 2008 11:22 am

Marino escreveu:
Wolfgang escreveu:O que pensa do NH-90 para as escoltas, Marino?
Um excelente heli.
A MB, hoje, optou pelo SH, que também é outro excelente heli.
Se forem comprados mais SH, CREIO que ele será adotado nos escoltas também.

Falo isso por conta da Helibrás agora em novo patamar... Talvez facilitasse a compra de unm heli da Eurocopter. Mas gosto muito dos SeaHawks também.

Abs

Fabio




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#2104 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Out 25, 2008 11:26 am

Marino escreveu:
Wolfgang escreveu:O que pensa do NH-90 para as escoltas, Marino?
Um excelente heli.
A MB, hoje, optou pelo SH, que também é outro excelente heli.
Se forem comprados mais SH, CREIO que ele será adotado nos escoltas também.
No passado eu achei que a substituição dos Super Linx passaria pelo Linx 300. Mas também nunca imaginei a MB com escoltas de 6000t. :mrgreen: :mrgreen:


Abraços,

Wesley




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#2105 Mensagem por thelmo rodrigues » Sáb Out 25, 2008 1:16 pm

Marino escreveu:Bom, por estes looppings eu desisti de responder ponto a ponto nosso companheiro de fórum.
Para mim basta saber que a MB terá uma ala aérea embarcada composta por A-4M, S-2 nas funções AEW, COD, Revo, quem sabe no futuro ASW, SH-70 (e SH-3 por algum tempo), Super-Puma (EC-725 no futuro) e Esquilos, todos no SP.
Que as Fragatas e Corvetas continuarão a levar os Super-Lynx e Esquilos.
Que os escoltas de 6000 ton virão, e levarão helis de médio porte, e que serão os escoltas mais capazes do Atlântico Sul.
Que a Forsub terá seus 209 modernizados (já iniciado) e terá os Scorpene (ou o nome que a DCN quiser dar) e o(s) nuclear(es).
Que a existência de um(ns) PA na MB no futuro está confirmada.
Que mesmo sem a aprovação formal do PRM, minha Força dá ADIANTE A TODA MÁQUINA, dentro de suas possibilidades.
Que nossa Força irmã, a Força Aérea Brasileira, receberá em 2009 os primeiros P-3BR (armados com mísseis ar-sup), que os A-1M terão capacidade de lançar mísseis Ar-Sup, que a operacionalidade entre as Forças só tende a crescer.
Que este oceano vai se tornar um "lago brasileiro".
Isto basta para mim.

PQP!!!!!!!!! :shock:

E VIVA A MB E SEUS HOMENS!!!!!
[009] [009] [009]




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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#2106 Mensagem por deschamps » Sáb Out 25, 2008 1:36 pm

[009]
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#2107 Mensagem por Alcantara » Sáb Out 25, 2008 2:17 pm

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A diferença de capacidade justifica o emprego de aeronaves de asa fixa para a função MASC. E ponto final. 8-]


Abraços. :lol:




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#2108 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Out 25, 2008 3:40 pm

G-LOC escreveu:
alcmartin escreveu:Na pag.64: "Os helicopteros não são particularmente apropriados para a missão AEW, por causa do teto de serviço limitado e do efeito da vibração no desempenho do radar, sendo provável que a Marinha real estude uma solução a longo prazo, que talvez envolva uma aeronave de asa fixa com rotores basculantes."
Esses livros devem ter mais de 20 anos. Naquela época apenas a US Navy tinha uma aeronave AEW e os britanicos um helicóptero AEW. Depois a França comprou o E-2 e a Espanha, Rússia, India e Italia iniciaram uso de helicopteors AEW.

Vou citar um texto também da AFM de julho de 2008 sobre o E-2 na US Navy:
- Radar APS-145 com alcance de 300 milhas
- a nova hélice vibra menos criando menos problemas de manutenção
- radar ligado a 700-900 metros de altura
- vel máxima a baixa altitude de 345knots (630km/h), mas nas patrulhas voa a 140-150 kias. Quanto mais lento melhor para o radar operar ficando mais preciso (ponto para o helicóptero)
- altitude de operação geralmente de 25 mil pés (7600m). Máxima teórica de 40 mil pés. Imagino que o teto caia com a aeronave carregada o que significa que o S-2 não atinge seu teto máximo de 20 mil pés, assim como o EC-725 não atingirá 22 mil pés.

G-LOC
G-LOC, Só uma pequena correção: a França usava o Breguet Alizé no Foch e Clemenceau antes de comprar o E-2 para o Charles de Gaulle. A RN usava o Fairey Gannet quando podia contar com um PA que suportasse aeronaves de asa fixa para esse propósito.

Imagem
Imagem

[]'s




Alberto -
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#2109 Mensagem por EDSON » Sáb Out 25, 2008 4:18 pm

25/10/2008 - 15h51
Piratas sequestram navio petrolífero na Nigéria e atacam mais 2
Por Nick Tattersall

LAGOS (Reuters) - Piratas na Nigéria atacaram pelo menos dois navios petrolíferos nas águas do delta do Níger neste sábado, fazendo refém por alguns momentos um grupo de trabalhadores, incluindo sete cidadãos franceses, informaram fontes.

Homens armados sequestraram na manhã deste sábado o navio Bourbon Ajax na área produtora de petróleo, fazendo também 10 nigerianos reféns, segundo duas fontes.

O navio e os sequestrados foram libertados pouco tempo depois. Uma das fontes disse que o navio foi contratado pela empresa canadense Addax Petroleum.

Um porta-voz da embaixada francesa na Nigéria confirmou que os trabalhadores franceses já estavam em segurança. Um porta-voz do Exército nigeriano não comentou imediatamente.

A insegurança no coração da maior zona industrial de petróleo e gás da África já provocou o encerramento de cerca de um quinto da produção da Nigéria --país-membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep)-- desde o início de 2006.

Especialistas em segurança afirmam que a Marinha da Nigéria está mal equipada para lidar com militantes e piratas, que usam barcos pequenos e rápidos para navegar pelas áreas estreitas do delta, forçando as petrolíferas a tomar suas próprias medidas adicionais de segurança.

Piratas também atacaram um segundo navio petrolífero no delta, mas a embarcação conseguiu escapar com apenas buracos de bala no casco, disse uma fonte. O navio teria sido contratado pela empresa francesa Total.

Em um terceiro incidente, uma fonte disse que um navio não-identificado foi atacado por piratas, que levaram telefones celulares, dinheiro e outros objetos de valor dos passageiros a bordo.

(Reportagem adicional de Randy Fabi)




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#2110 Mensagem por irlan » Sáb Out 25, 2008 4:34 pm

esses piratas tem alguma ligação com aqueles grupos rebeldes que atacavam as plataformas até pouco tempo?, se não me engano ele tinha anúnciado trégua.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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#2111 Mensagem por Mapinguari » Sáb Out 25, 2008 4:40 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Marino escreveu:Bom, por estes looppings eu desisti de responder ponto a ponto nosso companheiro de fórum.
Para mim basta saber que a MB terá uma ala aérea embarcada composta por A-4M, S-2 nas funções AEW, COD, Revo, quem sabe no futuro ASW, SH-70 (e SH-3 por algum tempo), Super-Puma (EC-725 no futuro) e Esquilos, todos no SP.
Que as Fragatas e Corvetas continuarão a levar os Super-Lynx e Esquilos.
Que os escoltas de 6000 ton virão, e levarão helis de médio porte, e que serão os escoltas mais capazes do Atlântico Sul.
Que a Forsub terá seus 209 modernizados (já iniciado) e terá os Scorpene (ou o nome que a DCN quiser dar) e o(s) nuclear(es).
Que a existência de um(ns) PA na MB no futuro está confirmada.
Que mesmo sem a aprovação formal do PRM, minha Força dá ADIANTE A TODA MÁQUINA, dentro de suas possibilidades.
Que nossa Força irmã, a Força Aérea Brasileira, receberá em 2009 os primeiros P-3BR (armados com mísseis ar-sup), que os A-1M terão capacidade de lançar mísseis Ar-Sup, que a operacionalidade entre as Forças só tende a crescer.
Que este oceano vai se tornar um "lago brasileiro".
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#2112 Mensagem por G-LOC » Sáb Out 25, 2008 5:33 pm

cb_lima escreveu:Na boa G-LOC,

sugiro voce reler as 2 ou 3 ultimas paginas (pelo menos) que tem muita informacao l'a que nao da para ser ignorada a respeito do porque os Helis sao menos eficientes do que aeronaves de asa fixa para uma serie de tarefas inclusive AEW.

Sei la... s'o um conselho... so' para deixar claro nao me interprete mal, 'e s'o que acho que diante desse montao de informacao... voce podeira rever alguns dos seus argumentos, pois la tem coisa muito boa de gente que vive(viveu) isso no dia-a-dia.
[]s
CB_Lima[/quote]

Eu vejo é briga de torcida e sainda da argumentação técnica. O problema é que eu discuto a missão AEW, com a capacidade da MB (um esquadrão de AF-1). O pessoal quer discutir aeronave x helicóptero e tem exagero no meio.

Tem muito argumento lá que mostra que o pessoal não é tão bem informado assim. Vc mesmo caiu na história do RWR que só dá alerta sonoro. Levou uma bela carteirada.

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#2113 Mensagem por G-LOC » Sáb Out 25, 2008 5:34 pm

orestespf escreveu: Contei em off a um amigo daqui que cheguei a escrever um longo post (coisa padrão do Orestes... rsrsrsrs), mas muito técnico, colocando "contas" e questionando os "cenários teóricos" e pouco críveis.
Eu desconfio que vc foi fazer as contas e viu que o S-2 não é lá mesmo grandes coisas. Uma FT da MB "atacando" Santa Cruz é um dos mais críveis que podem existir, até mesmo que qualquer hipótese de conflito.
orestespf escreveu: Por fim, sou defensor inequívoco de que o pensamento obtido de um pensamento coletivo de especialistas da área tem mais valor do que um pensamento individual. É o que eu chamo de marchar diferente da tropa, ou todos estão errados e um só está correto, ou todos, menos um, estão errados. Em qual devemos apostar?
A MB é a única operadora de S-2 no AEW contá vários que operam helicópteros. Isso também pode ser chamado de ir contra a maioria. Para piorar faz a escolha baseada em números (dados de desempenho).

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#2114 Mensagem por G-LOC » Sáb Out 25, 2008 5:35 pm

alcmartin escreveu: Realmente, conforme já havia citado no inicio do texto. mas os problemas levantados continuam os mesmos. E as condições para quem aceita operar com os helis também.
A experiência mostrou que os helicópteros não são tão ruins assim e o desempenho não é o fator principal de escolha.
alcmartin escreveu: Que eu saiba, embora não seja operacional no equipamento, a redução de velocidade no caso do E2 seria por entrar em LRC. Caso tenha algo que contradiga, poste que aceito. Se este conceito de redução de velocidade fosse mandatório, ninguem montaria plataformas AEW em aviões a reação. Avisem a Boeing, EMBRAER...porque estas tem de sobra projetos de plataformas mais lentas.
O texto da revista é claro que quanto mais lento mais preciso é o radar. No caso dos jatos eles certamente desaceleram nas órbitas. Os jatos são melhores para translado, deslocamente e fuga. Em terra não existe necessidade de ficar próximo a linha de frente.

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Re: NOTICIAS

#2115 Mensagem por G-LOC » Sáb Out 25, 2008 5:37 pm

Alcantara escreveu: A diferença de capacidade justifica o emprego de aeronaves de asa fixa para a função MASC. E ponto final. 8-]
Abraços. :lol:
Novamente comparando asa fixa com helicóptero. Nunca citam outras variáveis. Se eu pegar um gráfico desse do A-4 e S-2 o A-4 ganha fácil.

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