O legal do Db são essas questões que nos levam a questionar conceitos e nas discussões, sempre se aprende ou aperfeçoa os conhecimentos. Como estou com tempo, de molho, no estaleiro(dispensa médica...

)dei uma olhada na estante, nas seguintes publicações (até antigas, mas já tradicionais), de conhecidos autores de renome no meio aeronautico:
Por: John jordan, colaborador da Jane´s Fighting ship´s, co-autor do "Balance of Military power".
Na pag.64: "
Os helicopteros não são particularmente apropriados para a missão AEW, por causa do teto de serviço limitado e do efeito da vibração no desempenho do radar, sendo provável que a Marinha real estude uma solução a longo prazo, que talvez envolva uma aeronave de asa fixa com rotores basculantes."

[URL=
http://g.imageshack.us/img505/avnaval2sc2.jpg/1/][IMG]
Por: Bill Gunston, ex-piloto da RAF, In. de vôo, consultor aeronautico, autor de mais de 350 livros e artigos sobre aviação, incluindo sendo redator da "Jane´s All the world Aircraft". Escreveu ainda :"The illustrated Encyclopedia of the world´s modern military aircraft"; Modern Fighting aircraft"; "American warplanes"; "Soviet Air power"; "Modern Air Combat" e foi editor da "Flight International", entre outras obras do ramo.
http://en.wikipedia.org/wiki/Bill_Gunston
Nesse livro, na pag.65 e cont. na pag.67:
"Conforme já notamos, as missões marítimas dos helicopteros são, em geral, totalmente diferentes daquelas baseadas sobre terra. À parte as funções especializadas, como AEW embarcados em navios, as principais tarefas são as de ataque antinavio e ASW.
A função AEW é fundamental para a proteção das forças de superfície amigas, incluindo navios, em um ataque aéreo. Hoje, somente uma força aérea primitiva enviaria qualquer tipo de avião para sobrevoar territorios ou mares hostis e despejar bombas ou qualquer outro artefato de queda livre, pois armas mais sofisticadas poderiam ser usadas e lançadas da maior distancia possível.
Isso significa que a aeronave inimiga teria que ser detectada a uma distancia maior ainda, se possível a uma distancia tal que pudesse ser destruída antes que viesse a disparar seus armamentos. A simples geometria demonstra que, para um maior alcance de detecção, o radar de vigilancia deveria ser alçado a maior altitude possível,
o que significa que os melhores transportadores são as aeronaves de asa fixa, capazes de voar a 30.000 ft ou mais.
Os helicopteros devem ser empregados nas funções AEW somente quando as aeronaves de asa fixa não estiverem disponíveis.O exemplo mais óbvio é o Sea King AEW, da Marinha de Guerra britanica. Ele possui um radar Thorn EMI searchwater, igual ao do Ninrod MR-2, que foi especialmente projetado para uso de longo alcance, em mar grosso, e utiliza compressão pulsante e agilidade de frequencia (variação, ao acaso, da frequencia para detectar contramedidas simples), com dispositivos para ampliar a detecção de pequenos alvos e tambem para incorporar e assinalar respostas de IFF."
Aqui o S2 tomou um puxão de orelha por não atingir os 30.000ft, porém se encaixa na situação intermediária entre os helicopteros e as aeronaves mais capazes. Dá p/levar...
