NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#376 Mensagem por Bolovo » Seg Out 06, 2008 7:29 pm

Eu estudo na USP, posso visitar o CTMSP? Fica exatamente onde esse treco dentro do campus? Lá nos cantos da Quimica?




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#377 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Out 06, 2008 8:22 pm

Eu achei esse endereco aqui...
Av Prof Lineu Prestes, 2242 bl A an 1
Sao Paulo - SP




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#378 Mensagem por Bolovo » Seg Out 06, 2008 8:24 pm

Então é lá na Quimica mesmo.

Olha o endereço de onde estudo.

FFLCH. Departamento de Geografia - Avenida Prof. Lineu Prestes, 338. Cidade Universitária.


BEEMM LONGE.

aehuae é na mesma rua [003]




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#379 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Out 06, 2008 9:27 pm

Melhor eh o nome da rua... Lineu PRESTES!!!!!!!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#380 Mensagem por Bolovo » Seg Out 06, 2008 9:41 pm

Lineu Prestes foi prefeito de São Paulo nos anos 50. E tem nada ver com esse outro Prestes aí. :mrgreen:




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#381 Mensagem por Marino » Ter Out 07, 2008 7:52 pm

Marinha do Brasil
DEFESA@NET 06 Outubro 2008
MB 26 Setembro 2008
Comando da Marinha
DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL DA MARINHA - DGMM

RIO DE JANEIRO, RJ.
Em 26 de setembro de 2008.

ORDEM DO DIA Nº 5/2008


Assunto: Ativação da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear - COGESN

A vastidão do Atlântico Sul e a magnitude dos interesses brasileiros no mar, entre outras considerações, levaram a que a Marinha decidisse dotar, já há muitos anos, o Poder Naval Brasileiro com submarinos nucleares. Teve então início o desenvolvimento de um Programa Nuclear, destinado a capacitar o país a dominar o ciclo do combustível nuclear e a construir um protótipo de reator capaz de atender às necessidades de uma planta de propulsão nuclear, para submarino.

A força da convicção, da criatividade e da tenacidade de alguns que nos antecederam levaram a que, a despeito das dificuldades de toda ordem – do apartheid tecnológico à exclusão orçamentária -, o projeto do ciclo do combustível lograsse êxito, conforme anunciado pela Marinha, em 1982. Engenho e arte revelaram-se forças irresistíveis.

Da decisão inicial até hoje, são passados trinta anos. Ao longo desse tempo, dificuldades de toda ordem frearam o andamento do programa, forçando-o, durante largo período, a um estado vegetativo, que o parecia transformar em sonho distante. Hoje, entretanto, a Marinha, com júbilo incontido, vê desvanecerem-se as brumas da incerteza e desfralda as velas dessa nau que passa a singrar pelos mares da realidade.

Fruto de nova visão governamental, a Marinha pôde retomar o seu Programa Nuclear e buscar a prontificação do protótipo, hoje conhecido pela sigla LABGENE, ou, Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica, que, em alguns anos, iniciará sua operação experimental.

Com a criação da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), a Marinha dá um passo substancial em direção ao fortalecimento do nosso poder naval e da consolidação do Brasil como importante ator no cenário estratégico internacional.

A grandeza do nosso litoral, onde recentemente foram descobertas reservas de petróleo que poderiam ser consideradas inimagináveis há alguns anos atrás, demanda uma postura responsável e zelosa, a fim de que as riquezas que a Amazônia Azul encerra em suas profundezas sejam exploradas em prol do povo brasileiro, nesta, e em futuras gerações. Desta forma, o submarino com propulsão nuclear, em nossa Esquadra, significa a assunção de um sério compromisso com a sociedade, que anseia por uma Marinha com real poder dissuasório, e que deposita, nesta mesma Marinha, a confiança de ver resguardadas as riquezas naturais imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social do país.

Trata-se de uma longa jornada, em que serão muitos os percalços e os obstáculos a serem transpostos. Os frutos da fabulosa empreitada em que a Marinha novamente se engaja serão colhidos nos mais variados setores da Administração Pública e da Iniciativa Privada, uma vez que os avanços obtidos com a construção e, principalmente, com o desenvolvimento de um meio naval como o Submarino com propulsão nuclear, produzirão relevantes efeitos de arrasto tecnológico que ultrapassam o uso meramente operativo da nova unidade.

A geração de empregos, a absorção de alta tecnologia pelas nossas empresas, a capacitação do pessoal envolvido e o vigor adicional dado à economia nacional tornam o Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear um projeto de Estado, em que o interesse coletivo é o paradigma do qual a Marinha jamais se afastará.

Não há mais como admitir-se o retorno. A ativação que hoje presenciamos deve ser interpretada como um caminho sem volta. Um caminho na direção da realização dos sonhos de toda a Marinha e do Estado Brasileiro. Um caminho natural a ser singrado por um país que pode e deve pensar grande. Um país que por suas naturais aspirações, necessita de uma Marinha moderna, eficaz e capaz de se fazer presente em toda a Amazônia Azul.

Com o presente evento, retorna ao mar o projeto de desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro e, como mandam a tradição e a boa governança navais, o Comandante da Marinha decidiu entregar o leme a um experiente marinheiro. Assume o timão o Almirante-de-Esquadra (Refº) JOSÉ ALBERTO ACCIOLY FRAGELLI que, tenho a certeza, terá pleno sucesso nesta nova etapa do nosso projeto.

MARCUS VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS
Almirante-de-Esquadra
Diretor-Geral




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#382 Mensagem por thelmo rodrigues » Qua Out 15, 2008 11:07 am

Artigo do site Area Militar que trata da questão Scorpene/Marlin X S-80.


http://www.areamilitar.net/noticias/not ... ?NrNot=669




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#383 Mensagem por soultrain » Qua Out 15, 2008 8:54 pm

« Paris relance la consolidation européenne de l’industrie de défense » (La Tribune)
La Tribune et Les Echos indiquent qu’après une première esquisse il y a quatre ans, le projet de rapprochement des fabricants de navires militaires français DCNS et allemand ThyssenKrupp Marine System, les leaders européens dans leur domaine, est « de nouveau dans l’air » (Les Echos). Les quotidiens relèvent cependant que l’affaire est loin d’être achevée, notamment en raison de considérations nationalistes. Les Echos souligne en effet que les Allemands n’envisagent qu’un rapprochement « à 50-50 », ce que Paris refuse.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#384 Mensagem por talharim » Qui Out 16, 2008 9:05 am

AVISOS DE LICITAÇÃO
CONCORRÊNCIA Nº 55/2008
Objeto: Projeto, fabricação, fornecimento de 04 (quatro) diesel geradores
de emergência, classe nuclear, 1.250 kVA, 460 V, completos
com quadro de força e comando, painel de sincronismo e equipamentos
dos serviços auxiliares.
Apresentação das propostas e abertura
dos envelopes contendo os documentos de habilitação dia 18 de
novembro de 2008, às 10:00 horas. Local: Av. prof. Lineu Prestes
2468, Cidade Universitária, São Paulo - SP, em frente ao Hospital
Universitário. Edital: Poderá ser baixado através do sitio http://www.comprasnet.
gov.br ou retirado no endereço acima, Prédio da Administração,
Seção de Licitações, a partir do dia 16 de outubro de 2008 das
08:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30 horas, mediante a apresentação
de um CD-Rom, virgem, para que os arquivos sejam copiados.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#385 Mensagem por Edu Lopes » Ter Out 21, 2008 1:58 pm

Força Militar: 2020, o ano do submarino nuclear

Marco Aurélio Reis

Rio - A expectativa da Marinha é dispor do submarino nuclear a partir de 2020. Em suma, são necessários, pelo menos, doze anos para o desenvolvimento do projeto e a construção do submarino, peça indispensável para melhorar o patrulhamento dos 8.500 quilômetros de litoral brasileiro. O equipamento é vital porque tem autonomia para ficar mais tempo submerso e em áreas não alcançadas por radares.

Hoje, o submarino é visto como solar na defesa e desenvolvimento dos projetos nacionais de exploração de petróleo da camada abaixo do sal (pré-sal), em região localizada a até 300 quilômetros da costa. O que o comando tenta, agora, é garantir o orçamento de R$ 2,7 bilhões para 2009. Esse dinheiro representa mais que a perspectivas de reaparelhamento. É fundamental para fazer andar, com data de término, projeto ambicioso que a Marinha toca com muito sacrifício há duas décadas em São Paulo. Não andou mais rápido porque durante todo o governo Fernando Henrique Cardoso o orçamento da Força cobria apenas o custeio e deixava míseras migalhas para os investimentos.

“O programa, com o domínio completo do ciclo do combustível nuclear e o projeto de reatores”, explicou à coluna o comando da Marinha, “visa implementar protótipo em terra da instalação propulsora de um submarino nuclear, com vistas a validar os conceitos principais, testar os equipamentos já nacionalizados e futuramente treinar as tripulações dos submarinos”. Caso se confirme o acordo com a França, país com experiência no assunto, será possível abreviar as etapas da parte não nuclear, com a transferência de tecnologias de projeto e construção.


Fonte: http://odia.terra.com.br/economia/htm/f ... 207106.asp




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#386 Mensagem por lobo_guara » Ter Out 21, 2008 5:28 pm

Há um mistério que não consigo desvendar nessa história do Sub-nuclear, pois em passado recente o alto-comando da MB chegou ao ponto de negar a existência de um projeto voltado a construir um SNA, na época havia sido realizada a opção da compra de um IKL 214 junto a Alemanha e a contratação da modernização dos outros 5 IKL-209, chegando-se a avenatar a opção pela MB de apostar todas as fichas nos submarinos convencionais (opção defendida por um grupo de almirante ligados ao comando da época!). Pouco tempo passou, vieram à tona revelações colocando em dúvida a eficiência dos IKL214 gregos, (soma-se a isso o fato do custo anúnciado para a aquisição de apenas um submarino e modernização de outros cinco chegava a uma cifra bastante elevada, superior ao que era previsto para o projeto FX1 por exemplo). E bem, derrepente tudo mudou, houve a mudança de comando e como num passse de mágica ressurgiu o projeto do SNA (que supostamente não existia?!?!?) e o contrato com os alemães foi para as cucuias! Parece que eles (alemães) chagaram mesmo a iniciar a implnatação de uma siderurgica no RJ a título de off-set (não tenho maiores informações de como ficou esse processo). Com essa mudança vieram os franceses e ganharam de uma só vez o contrato de quatro (ao invés de um dos alemães) subs convencionais mais a participação no nuclear! E os americanos ficaram responsáveis pelos pacotes de modernizações nos IKL 209 por um preço inifinitamente inferior ao que era cogitado anteriormente no contrato com os alemães....
Posso estar enganado, mas esses fragmentos de informçaões que tivemos acesso nesse período nos permitem ao menos duas considerações:
A primeira (mais importante) é a seguinte: quanto está assegurado o projeto do submarino nuclear brasileiro? Não há a possibilidade de novamente o comando da MB mudar de idéia em função da alternância dos grupos existentes no âmbito da instituição?
a segunda (meos importante mas mais intrigante) se o negócio com os alemães era tão ruim por que foi assinado? Será que houve algum indício de corrupção nessa transação? Por que o camando da época defendeu tanto o projeto do IKL 214?
E uma terceira: frente a essa aparente inssegurança da MB estamos preparados para avançar na direção do Sub-nuclear?
Será que os colegas da MB podem esclarecer melhor essa recente embrulhada???




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#387 Mensagem por Marino » Ter Out 21, 2008 5:45 pm

lobo_guara escreveu:Há um mistério que não consigo desvendar nessa história do Sub-nuclear, pois em passado recente o alto-comando da MB chegou ao ponto de negar a existência de um projeto voltado a construir um SNA, na época havia sido realizada a opção da compra de um IKL 214 junto a Alemanha e a contratação da modernização dos outros 5 IKL-209, chegando-se a avenatar a opção pela MB de apostar todas as fichas nos submarinos convencionais (opção defendida por um grupo de almirante ligados ao comando da época!). Pouco tempo passou, vieram à tona revelações colocando em dúvida a eficiência dos IKL214 gregos, (soma-se a isso o fato do custo anúnciado para a aquisição de apenas um submarino e modernização de outros cinco chegava a uma cifra bastante elevada, superior ao que era previsto para o projeto FX1 por exemplo). E bem, derrepente tudo mudou, houve a mudança de comando e como num passse de mágica ressurgiu o projeto do SNA (que supostamente não existia?!?!?) e o contrato com os alemães foi para as cucuias! Parece que eles (alemães) chagaram mesmo a iniciar a implnatação de uma siderurgica no RJ a título de off-set (não tenho maiores informações de como ficou esse processo). Com essa mudança vieram os franceses e ganharam de uma só vez o contrato de quatro (ao invés de um dos alemães) subs convencionais mais a participação no nuclear! E os americanos ficaram responsáveis pelos pacotes de modernizações nos IKL 209 por um preço inifinitamente inferior ao que era cogitado anteriormente no contrato com os alemães....
Posso estar enganado, mas esses fragmentos de informçaões que tivemos acesso nesse período nos permitem ao menos duas considerações:
A primeira (mais importante) é a seguinte: quanto está assegurado o projeto do submarino nuclear brasileiro? Não há a possibilidade de novamente o comando da MB mudar de idéia em função da alternância dos grupos existentes no âmbito da instituição?
a segunda (meos importante mas mais intrigante) se o negócio com os alemães era tão ruim por que foi assinado? Será que houve algum indício de corrupção nessa transação? Por que o camando da época defendeu tanto o projeto do IKL 214?
E uma terceira: frente a essa aparente inssegurança da MB estamos preparados para avançar na direção do Sub-nuclear?
Será que os colegas da MB podem esclarecer melhor essa recente embrulhada???
Caro amigo, estas dúvidas já foram sanadas em vários posts, em diferentes tópicos.
Vamos ver:
1) O pensamento da MB foi, é, e será um só. O que ocorreu foi a MB dizendo claramente ao governo: ou tornam o programa nuclear um programa de Estado, ou a MB, que não suporta mais bancá-lo com seu próprio orçamento, vai fechá-lo, com todas as consequências para o país. O governo sabia que era verdade, o quanto o programa trouxe para o Brasil, tinha intenção de expandir as usinas nucleares e precisava garantir o fornecimento de urânio enriquecido, sabia que na situação internacional que ora vivemos, ou já tínhamos capacidade, ou não teríamos mais. E o governo assumiu o programa.
Não há possibilidade de mudança de pensamento. Na verdade, ele nunca mudou.
2) Nada foi assinado com os alemães.
Havia a intenção da MB em continuar com a linha alemã, que era a solução mais natural a seguir. Mas dando a "peleja" ganha, os alemães partiram para obter o maior lucro possível, entre outras coisas.
As imposições foram muitas:
- não formariam mais engenheiros brasileiros, pois estariam formando futuros competidores;
- não aceitaram as mudanças de projeto pretendidas pelos engenheiros brasileiros;
- não aceitavam a compra direta de sobressalentes nas fábricas, criando uma subsidiária, a MARLOG, que cobrava de 30 a 80% mais caro pelos sobressalentes;
- o mais importante: não tinham tecnologia de sub nuclear.
A siderúrgica, que colocavam como off-set, já era parte do planejamento estratégico da Thyssen, tanto que sua construção prosseguiu.
Quanto ao 1 sub alemão, por 4 subs franceses, tire sua conclusão, e acrescente na lista acima.
3) ou seja: não há, nem nunca houve, insegurança por parte da MB. Simplesmente ela soube dar o recado para o governo, e soube preservar os interesses nacionais na negociação internacional que vai dotá-la de um meio imprescindível.
Quem viver, verá.




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#388 Mensagem por Marino » Ter Out 21, 2008 7:52 pm

Do Blog do Poder Naval:

Itaguaí receberá dois novos estaleiros
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, Julio Bueno, anunciou duas áreas disponíveis para construção de novos estaleiros em Itaguaí, em seminário sobre indústria naval, no Ibef. O primeiro será em terreno da Companhia Docas do Rio de Janeiro, com 1,5 milhão de metros quadrados, com edital previsto para dezembro. O segundo, ainda em negociação, servirá para projeto específico da Marinha do Brasil.

Durante sua palestra, Bueno ressaltou a importância do momento positivo para a indústria naval fluminense, que gerou 20 mil novos empregos nos últimos cinco anos. O superintendente de Indústria Naval, Francis Fixel, completou a participação do secretário com apresentação de projetos para fazer com que o Rio de Janeiro tenha competitividade para concorrer internacionalmente.

A região em que serão construídos os estaleiros, em Itaguaí, conta com infra-estrutura privilegiada por estar situada no entorno de logística atrativa para o setor. Os terrenos localizam-se próximo à ferrovia, à rodovia federal e ao porto da cidade, além de estar no projeto do Arco Metropolitano, que estará ligado às principais rodovias do estado até 2010. Com isso, o investimento necessário para a construção de um empreendimento é reduzido para empresários interessados.

Atualmente, o Rio de Janeiro concentra cerca de 60% das encomendas ao setor. Por isso, o Governo do Estado trabalha para conquistar mais áreas disponíveis para construções de novos navios. Dessa forma, a indústria naval se mantém aquecida na região, com disponibilidade de mão-de-obra qualificada, além de capacidade de infra-estrutura já instalada para receber possíveis empreendimentos.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está coordenando um grupo de trabalho para prestar suporte técnico aos investidores interessados no estaleiro de Itaguaí. O objetivo é apresentar as perspectivas e realidades sobre a região, se preparando para o aquecimento do setor, prometido pela logística requerida para explorar e produzir petróleo descoberto na camada pré-sal.

Fonte: Monitor Mercantil




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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#389 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Out 21, 2008 9:16 pm

Já está sacramentado então o local do novo estaleiro.

Pergunta: a base será necessariamente no mesmo local que o estaleiro?




Vinicius Pimenta

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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO

#390 Mensagem por Marino » Ter Out 21, 2008 9:18 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Já está sacramentado então o local do novo estaleiro.

Pergunta: a base será necessariamente no mesmo local que o estaleiro?
Sim.




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