Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ogun K-9
Avançado
Avançado
Mensagens: 467
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 2:25 am
Localização: santa rosa - rs

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#46 Mensagem por Ogun K-9 » Sáb Out 18, 2008 10:05 am

lobo_guara escreveu: Meu caro, vejo bem que deves estar muito longe do RS. Aqui na República do Pampa não precisamos de mais ninguém para criar confusão pois já temos a nossa Maria Antonieta dos Pampas a bagunçar o coreto, e não bastasse as suas confusões ainda temos um maníaco no comando da brigada militar, dá no que dá.
Quanto ao comentario sobre a nossa governadora concordo plenamente,agora me desculpe o amigo,mas gostaria de saber o por que de taxar o Cel.Mendes de maniaco,por que ele é o primeiro Cmt. Geral a sair do gabinete e acompanhar as mais variadas ocorrências.Se ele for um maniaco desejo para o bem da minha corporação que venhas muitos como ele,graças ao empenho do Coronel Mendes estamos daqui a uns dias a receber 250 viaturas novas teremos em breve concurso para o preenchimento de 3000 vagas,e é o senhor Mendes um dos que esta encabeçando um reajuste salarial digno.O problema é que a população ve o cara la apoiando seus comandados e acha isso errado,e outra se ele somente comparece nesse tipo de ocorrencia concordaria com seu comentario,mas se prestares melhor atenção nas noticias policias poderas ver que o cara passa o dia(conforme disponibilidade é claro) na rua acompanhando o andamento das "broncas" mais pesadas.
Eu tive o desprazer de assitir toda a peleia da janela do meu escritório, pois trabalho exatamente nessa área, foi uma lástima! Aliás se houvesse o firme propósito de enfrentamento com certeza a o batalhão de choque da PM gaúcha seria desmoralizado pois eles simplesmente se acantonarão na praça da alfândega numa posição onde facilmente seriam cercados, além disso graças a turma do deixa disso dos bancário o comandante da PM/RS não foi agredido por um manifestante, digamos que mais avantajado do que a média, que queria partir para cima do coronel.
Aposto minha farda que isso não iria ocorrer,graças a Deus o nivel de adestramento do choque do BOE é excelente,e nos ultimos tempos não vi nem uma turba que tivesse conseguido sobresair-se sobre eles e com todo respeito não seriam flanqueados por um bando de bancarios e agitadores(o enfrentamento com os bancarios foi light,o alvoroço todo foi sim na marcha dos SEM...sem terras, sem teto,sem vergon.....).E outra se acompanhou mesmo a ocorrencia devera ter notado que ao lado do comandante teriam no minimo 10 seguranças de "porte avantajado" para protege-lo,fora os oficiais que o acompanhavam.Acho que a desmoralização para nós brigadianos e ver a forma como somos visto pela população,toda hora a mesma coisa,somos os imcompetentes,trabalhamos com taleão debaixo do braço e etc etc etc etc...
Desse fato o que concluo é que estão gastando muito mal o meu dinheirinho... pois no meu bairro há um quartel da BM que chega a dar dó de ver a sua situação de precariedade, parece um prédi abandonado, com uma grande quantidade de veículos parados com falta de peças (muitos com poucos anos de uso). Em compensação o tal de BOPE está muito bem equipado, pick-ups Ford Ranges novinhas, mas tudo para bater em manifestantes, trabalhadores, pessoas comuns que num determinado instante decidem olhar para cima em direção ao poder estabelecido e reivindicar por algo que acreditam ter direito... na esperança de uma abertura de diálogo... e....
Verdade a situação dos quartéis,viaturas,armamentos é de extrema precariedade,agora sugiro que verifiques melhor e veras que o BOE,pois o BOPE é de outro estado,não recebeu todas as rangers(afinal foram adquiridas 43),muito poucas pelo que tenho conhecimento,as mesmas foram distribuidas para varias unidades pertencentes ao comando da capital(é facil reconhecer pois as vtrs do BOE tem uma pintura diferenciada,na sua maioria blazers por sinal,quanto que as Rangers que estão na nova pintura padrão pertencem a outros batalhões).E quanto aos anos de uso gostaria de te esclarecer que a media de vida util de uma vtr é de doisa tres,por seu uso constante,dentro de uns dias teremos 250 viaturas novas e as rangers serão todas transferidas para o interior do estado.O BOE é divido em pelotões,dentro do BOE temos alem do choque,o GATE,as PATRES,Pelotão de Motos,que atuam em outras situações.E se você acha reinvindicar direitos o que aquele pessoal estava fazendo,impedindo que a população entrase numa agencia onde esta guardado o seu dinheiro,ou se você acha dialogo invadir o palacio do governo com foices e enchadas nas mãos....bom nem vou continuar......AFINAL NÓS POLICIAIS BRASILEIROS SOMENTE CONHECEMOS O DIALOGO DO CACETETE.

VTRS do BOE

ImagemImagem ImagemImagem

Rangers

ImagemImagem




Editado pela última vez por Ogun K-9 em Sáb Out 18, 2008 10:36 am, em um total de 1 vez.
Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#47 Mensagem por moura » Sáb Out 18, 2008 10:14 am

Oi gente,
nunca fui fã do PT nem votei no Lula mas tenho que dá o braço depois que o molusco entrou meu salario mais que dobrou e a PF deu um salto de qualidade astronomico já com FHC foi só porrada e arroxo salarial , pelo amor de deus não vamos levar a discussão sobre o confronto entre PC e PM para o lado emocional de quem é melhor, isso e uma imbecilidade todos são policiais que arriscam a vida todos os dias pela sociedade e merecem nosso maior respeito, canalhas são o politicos que usam estas instituições para tirarem proveito isso é nogento!!!!!!! [004]




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#48 Mensagem por Guerra » Sáb Out 18, 2008 10:22 am

Eu nem vou entrar mais nesse tópico. O que deveria estar sendo discutindo aqui é uma reforma (para não dizer expurgo em massa) da policia civil, e não se a policia militar ou o governador agiu certo ou não.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Ogun K-9
Avançado
Avançado
Mensagens: 467
Registrado em: Dom Abr 13, 2008 2:25 am
Localização: santa rosa - rs

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#49 Mensagem por Ogun K-9 » Sáb Out 18, 2008 10:40 am

Agora uma coisa é certa, que este lamentavel confronto em São Paulo ressucitou com todo o vapor o velho plano de unificação das policias,isso sim,acho que agora a coisa implaca.




Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#50 Mensagem por Booz » Sáb Out 18, 2008 11:34 am

Pensem em um termômetro exposto por longo tempo a temperatura crescente.
Pois é! É isto aí! Foi este o resultado em se expor servidores públicos, de serviços especiais e de condições de emprego diária pra lá de estressantes, a um longo período de aviltamento moral na forma de salários infames. Como depois cobrar por qualidade de trabalho, disciplina etc se aqueles que deveriam emanar exemplos e urbanidade regurgitam-lhe tratamento de párias?
Claro, no meio disto sempre emergirão os agitadores e aproveitadores de todos os matizes. Também a forma resultante do confronto é censurável. Mas, era algo de certeza cartesiama se prever. O governo tinha mecanismos de distensão mas apostou no caos.

Certo que o problema veio de outros governos, mas o que interessa é que o ponto de ebulição estava nas mãos deste que governo está aí. E falo com tranqüila convicção de apartidário de qualquer lado.

Os polciais civis vem tentando negociar faz tempo e só levaram como resposta a proverbial arrogância do Serra. Ainda que o pleito seja, como diz o governador, "inexeqüivel", sua contra-proposta atinge o píncaro da imoralidade e, aí sim, da inexeqüilibilidade na forma de um irrisório reajuste. Reajuste ridículo e até insultante.

O mais triste é que NINGUÉM ganha em episódios assim. Nem aqueles eternos conhecidos, que traficam gasolina e fósforos para o inferno, ganham.
Tomara que os fatos pretéritos não deixem longas seqüelas entre as duas corprorações e que a PCSP receba o que merece, bem como TODAS às outras corporações similares do país.

Talvez agora apareçam na mídia alguns jornalistas (como o Borys boquinha rosa) dizendo que os salários de professores também são ruins, dos médicos e outras categorias, mas que eles não fazem isto. Mentira! Quando há reivindicação, de qualquer classe de servidor público, ele é um dos primeiros a denegrir os movimentos.
A máquina pública só trabalha bem, serve bem a população, se sua principal engrenagem estiver bem ajustada.
Quem lida com segurança dde terceiros deve ter garantias e tranqüilidade em sua própria.
Só quem esta na lida sabe o quanto vale seu couro.




Imagem
marcolima
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 258
Registrado em: Ter Jun 27, 2006 10:08 am
Localização: BH
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#51 Mensagem por marcolima » Seg Out 20, 2008 10:10 pm

SGT GUERRA escreveu:
marcolima escreveu:Essa turma do PSDB não sabe lidar com o pessoal da segurança pública.
Quem sabe é o PT.



Político nenhum presta Guerra, mas em 97 aqui em Minas houve um "boato" que dariam... um aumento diferenciado para os oficiais. O resultado foi um motim, que é crime, tá no código penal militar. Botaram panos quentes e muitos excluídos foram readmitidos... Houve quebra da disciplina...

Agora criaram... um sistema de promoções polemico onde segundo a visão de alguns foi ferido o principio da herarquia, porque existirão mais postos do que cargos, de modo que daqui a pouco teremos companhias comandadas por Majores.

Não estou afirmando isso, só colocando os pontos de vista, mas se essa análise for correta poderemos ter quebra de hierarquia...

Bem, a estrutura militar baseia-se em disciplina e hierarquia...

Que Marte nos abençoe.

[]s marco




A paz é só um período entre guerras...
Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceu: 115 vezes
Agradeceram: 323 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#52 Mensagem por Sterrius » Ter Out 21, 2008 2:13 am

Bem... para criar polemica vou jogar 1 pergunta.

Qual é a opinião aqui sobre a unificação das policias?

A Revista da semana veio nessa semana atacando a PM por sua ação contra a policia civil, e reviveu essa ideia que foi tentada em 90 mas logo colocada numa gaveta e esquecida.

Eu hoje sou indiferente pendendo um pouco pra unificação por questões monetarias. (+facil manter 1 hierarquia que 2 hierarquias). Mas queria a opinião de quem é mais informado :wink:




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#53 Mensagem por Booz » Ter Out 21, 2008 6:21 am

Caro Sterrius, respondendo sua pergunta com minha opinião.
Esta divisão só é prejudicial a população e As próprias corporações.
Deverai ocorrer a unificação aos moldes como é a polícia distrital americana. Parte ostensiva uniformizada, mantendo-se a hierarquia para uniformizados e detetives. Serai regida por regime hierárquico singular mas não militarizada como nos conceitos atuais. Poderia-se reservar modelo mais rígido ao choque e/ou grupos especiais.
O que importa é o fim desta dicotomia de funções e comando.




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#54 Mensagem por Guerra » Ter Out 21, 2008 8:27 am

marcolima escreveu: Político nenhum presta Guerra, mas em 97 aqui em Minas houve um "boato" que dariam... um aumento diferenciado para os oficiais. O resultado foi um motim, que é crime, tá no código penal militar. Botaram panos quentes e muitos excluídos foram readmitidos... Houve quebra da disciplina...

Agora criaram... um sistema de promoções polemico onde segundo a visão de alguns foi ferido o principio da herarquia, porque existirão mais postos do que cargos, de modo que daqui a pouco teremos companhias comandadas por Majores.

Não estou afirmando isso, só colocando os pontos de vista, mas se essa análise for correta poderemos ter quebra de hierarquia...

Bem, a estrutura militar baseia-se em disciplina e hierarquia...

Que Marte nos abençoe.

[]s marco
Veja bem, eu não estou criticando a iniciativa da policia em brigar pelos seus salarios. Eu estou criticando a forma como estão fazendo isso.
Todas as policias do pais se deixaram levar por partidos politico. POderiam ter exercido seu direito de manisfestações sem tomarem um partido. E quando você entra num jogo vc esta sujeito a suas regras.
Tai a consequencia.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#55 Mensagem por Clermont » Ter Out 21, 2008 9:56 am

jp escreveu:(...) Será regida por regime hierárquico singular mas não militarizada como nos conceitos atuais. Poderia-se reservar modelo mais rígido ao choque e/ou grupos especiais.

O que importa é o fim desta dicotomia de funções e comando.
Eu entendo o "não militarizada", como significando o fim de toda e qualquer interferência do Exército na condução dos assuntos policiais do Brasil. Em especial, o fim do controle sobre os tipos de armamentos que as polícias devam utilizar - e também sobre o número de efetivos das polícias - e o fim da concepção de "forças de reserva".

Outra coisa que eu, um paisano e não-policial, entendo como "regime hierárquico singular" é o fim do direito à greve por policiais e o fim da existência de sindicatos policiais. Tipos nocivos como esses dirigentes da CUT, da Força Sindical e do PT, não podem ter, em hipótese alguma, o direito de interferirem nos assuntos internos das polícias.

Por outro lado, da mesma forma como existe a "responsabilidade fiscal" segundo a qual, um governador pode ser punido, também deveria haver uma "responsabilidade de segurança". Governadores que permitam a deterioração, material e de adestramento, das forças policiais nos seus estados, que permitam o surgimento de um clima de indisciplina em seus quadros, deviam ser punidos, até com "impeachment".




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#56 Mensagem por Guerra » Ter Out 21, 2008 10:13 am

Clermont escreveu: Eu entendo o "não militarizada", como significando o fim de toda e qualquer interferência do Exército na condução dos assuntos policiais do Brasil.
Interferência do Exército ou do governo federal?

Em especial, o fim do controle sobre os tipos de armamentos que as polícias devam utilizar - e também sobre o número de efetivos das polícias - e o fim da concepção de "forças de reserva".
Quer dizer que se um estado quiser montar uma força policial com blindados e arma anticarro, seria permitido?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5278
Registrado em: Qui Fev 20, 2003 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 1 vez

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#57 Mensagem por Plinio Jr » Ter Out 21, 2008 10:22 am

O que ocorreu em SP na ultima quinta-feira, foi movido a interesses políticos, muito distante das ¨reinvidicações ou manifestação pacifica¨ de policiais civis... :idea:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#58 Mensagem por Booz » Ter Out 21, 2008 10:51 am

me desculpem a falta de maísculas e alguns acentos, mas meu tc pifou de vez e minha mão ta pior.
vejam, como a simples menção da unificação fez emergir vários pontos complexos e polemicos. nada contra as prerrogativas de uma e outra. ao contrário, devem ser mantidos.quando cito singular hierarquia falo em um sistema diferenciado e atualizado ao conceito de uma coproração de segurança pública no ambito democrático.
é neceessário extrair de nossa visão que corporação policial é apendice das ffaa. concordo que, em casos extremos de mobilização nacional, deva qualquer coproração de segurança pública ser carreada ao braço militar que defenda aa pátria. se, querem reserva do exército que se recrie a guarda nacional. polícia é polícia e fazer a guerra é outra arte, bem diversa.
quanto aos direitos dee greves, reparem, mesmo nas democracias onde o conceito de segurança é levadao ao extremo,este direito não é vedado, também não se veda o direito aa sindicalização - vide os eua e a inglaterra. ocorre que somos uma novel democracia, muito mais manipulados pelos oligarcas empedrenidos em embate com esses filhotes de socialistas que de nossas próprias crenças políticas. isto, nos empurra para um, ainda, descobrir nossos caminhos, e estes caminhos não podem queimar etapasda democracia sob pena de darmos passoa para trás. lembremo-nos que a democracia não é a forma perfeita de governo, mas é a menos ruim.




Imagem
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#59 Mensagem por Guerra » Ter Out 21, 2008 11:46 am

jp escreveu:me desculpem a falta de maísculas e alguns acentos, mas meu tc pifou de vez e minha mão ta pior.
vejam, como a simples menção da unificação fez emergir vários pontos complexos e polemicos. nada contra as prerrogativas de uma e outra. ao contrário, devem ser mantidos.quando cito singular hierarquia falo em um sistema diferenciado e atualizado ao conceito de uma coproração de segurança pública no ambito democrático.
Eu acho (eu disse "acho") que é possivel unir as policias. Basta fazer de forma gradual.

é neceessário extrair de nossa visão que corporação policial é apendice das ffaa. concordo que, em casos extremos de mobilização nacional, deva qualquer coproração de segurança pública ser carreada ao braço militar que defenda aa pátria. se, querem reserva do exército que se recrie a guarda nacional. polícia é polícia e fazer a guerra é outra arte, bem diversa.
Esse não é o ponto polemico. A polêmica esta no controle das Fas, que na verdade é um controle federal.
Eu acho que tem que haver controle. Se vai ser o EB ou o minnistério dos direito humanos, isso eu não sei. Mas que o controle tem que existir. tem sim. Esse incidadente das duas policias é a prova.

quanto aos direitos dee greves, reparem, mesmo nas democracias onde o conceito de segurança é levadao ao extremo,este direito não é vedado, também não se veda o direito aa sindicalização - vide os eua e a inglaterra. ocorre que somos uma novel democracia, muito mais manipulados pelos oligarcas empedrenidos em embate com esses filhotes de socialistas que de nossas próprias crenças políticas. isto, nos empurra para um, ainda, descobrir nossos caminhos, e estes caminhos não podem queimar etapasda democracia sob pena de darmos passoa para trás. lembremo-nos que a democracia não é a forma perfeita de governo, mas é a menos ruim.
Eu penso que deve haver o direito de greve. O problema é o envolvimento com grupos politicos.
Politico faz o que? Ora, politica. Então, não adianta acusar o governo federal ou estadual de fazer politica, se a própria manifestação da policia é politica.

A minha opinião é bem simples: Veneno de matar rato é bom para gripe, mas eu não tomo veneno de rato para gripe devido aos efeitos colaterais.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

Re: Policias Civil e Militar entram em conflito em São Paulo!

#60 Mensagem por Clermont » Ter Out 21, 2008 11:49 am

SGT GUERRA escreveu:Interferência do Exército ou do governo federal?
Interferência do Exército, através da Inspetoria das Polícias Militares, que pertencia ao Estado-Maior e, alguns anos atrás, foi transferida para o COTER. (salvo engano). Afinal, as PMs são "forças de reserva do Exército", e são os generais do Exército que fazem lobbie para manutenção do "status quo". Claro, com o apoio de muitos (talvez, uma maioria) dos oficiais superiores das PMs estaduais.
Quer dizer que se um estado quiser montar uma força policial com blindados e arma anticarro, seria permitido?
Em primeiro lugar, 1932 ficou bem pra trás. Portanto, poderia perguntar, "algum governador, diante do caos da segurança pública, iria sobreviver as eleições, se gastasse dinheiro dos cofres estaduais com armas antitanque?"

E, além do "Caveirão", pra que um governador iria querer um T-90 russo? Talvez o Jânio Quadros ou o Enéas quisessem, mas eles já "subiram"...

Eu, como leigo, sempre achei um despautério a posse de metralhadoras leves ou médias por polícias. Mas, aqui, no Fórum DB, eu aprendi, com gente como Rodrigo, AK-T7, e Zero 4, que, algumas metralhadoras são necessárias - e eu digo, infelizmente - dada a oposição que as polícias enfrentam dos bandidos. Desde que tais armas estejam nas mãos de profissionais selecionados e tenham judiciosa utilização, para não arriscar as vidas de inocentes.

Em segundo lugar, pode ser razoável que algum estatuto, lei ou o nome que seja, seja disposto, em algum futuro hipotético, impondo algum limites. Afinal, embora, repetindo, os dias do "Pequeno Exército Paulista" já tenham ficado pra trás, sempre é bom criar algumas salvaguardas. Mas estas, devem se originar da lei, de comum acordo entre estados e governo federal. Jamais das conveniências institucionais do Exército brasileiro.

Resumindo, militares são militares e policiais são policiais. Os militares não devem se imiscuir, de forma alguma, na forma como as forças policiais se organizem. E não podem ter, de forma alguma, qualquer espécie de controle sobre tais forças.




Responder