Quem diria que a TAM ocuparia o lugar da Varig...TAM anuncia entrada na Star Alliance
São Paulo, 7 de outubro de 2008- A TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) anuncia hoje a sua entrada na Star Alliance, a maior aliança global da aviação comercial, integrada atualmente por 21 das maiores companhias aéreas do mundo e 3 empresas regionais que operam mais de 18.100 vôos diários.
"Este é um passo decisivo para a TAM, que passará a ser reconhecida como empresa aérea de padrão global", afirma o presidente da companhia, comandante David Barioni Neto. "A entrada na Star Alliance nos permitirá dar um salto qualitativo importante em nossa busca permanente pela excelência nos serviços, aliada às excelências técnico-operacional e de gestão que fundamentam nossa estratégia."
O Conselho Executivo da Star Alliance (CEB) resolveu por votação unânime aceitar a TAM - maior empresa aérea da América do Sul e líder dos mercados doméstico e internacional entre as companhias brasileiras - como futuro membro da aliança.
"Graças à TAM, a América Latina não será mais um ponto em branco, mas sim um ponto forte no nosso mapa", disse Jaan Albrecht, CEO da organização, durante o anúncio oficial nesta terça-feira. "Estamos muito orgulhosos em ter a TAM como futuro membro. Sua decisão de se juntar à Star Alliance reflete claramente a contínua importância que as alianças têm hoje," continuou Albrecht.
A TAM já tem acordos de codesharecom a Lufthansa, a TAP e a United, membros da Star Alliance, e acaba de firmar um com a Air Canada, também integrante dessa aliança global. Depois que a companhia brasileira completar seu processo de integração, a rede de rotas da Star Alliance será expandida para mais de mil destinos em 170 países, oferecendo mais de 20 mil freqüências diárias. Isso solidificará ainda mais a posição de liderança da Star Alliance nas alianças mundiais.
Anunciada a adesão, o processo de integração começa. Peritos da TAM; do seu mentor na aliança, a United; e da própria Star Alliance se juntarão para fazer com que a companhia brasileira atenda às exigências para associação. Isso inclui, por exemplo, compatibilidade com o StarNet - backbone de TI da Star Alliance -, diretrizes comuns para o tratamento de passageiros e acúmulo e resgate de pontos dos programas de fidelidade.
Quando se tornar membro efetivo da aliança global, a TAM passará a compartilhar produtos e serviços em 1.000 aeroportos de 170 países nos quais a organização estará operando. A lista inclui despacho de bagagem até o destino final, conexões mais ágeis e comodidades de mais de 800 salas VIPs.
Outro benefício para os clientes será a integração dos programas de passageiros freqüentes de todas as companhias membros da aliança, o que proporcionará facilidade no acúmulo de pontos, mais opções de resgate e prioridade no atendimento e no embarque.
"Os passageiros da TAM vão experimentar todo um mundo novo de benefícios destinados aos clientes da Star Alliance, enquanto os clientes da aliança podem esperar tanto por uma rede de rotas ideal no Brasil e na América Latina quanto por um excelente nível de serviços no ar e de assistência em terra," enfatizou Albrecht.
Parao vice-presidente Comercial e Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco, essa é mais uma iniciativa da empresa no sentido de cumprir o compromisso assumido com seus clientes. "Nossos passageiros terão à sua disposição uma malha aérea mais abrangente e com melhor conectividade, que se traduz em mais destinos oferecidos pela TAM em parceria com empresas da aliança", explica.
Paramais informações sobre a TAM, a Star Alliance e a parceria que acabam de firmar, acesse: http://www.mvldownload.com.br/tam_staralliance/.
Sobre a Star Alliance
A Star Alliance foi criada em 1997 como a primeira aliança de companhias aéreas verdadeiramente global a oferecer aos clientes destinos em todo o mundo e uma experiência de viagem tranqüila. A Star Alliance foi eleita a Melhor Aliança de Companhias Aéreas pela Business Traveller Magazine em 2003, 2006, 2007 e 2008 e pela Skytrax, uma das principais empresas mundiais de pesquisa de mercado em viagens de negócios, em 2003, 2005 e 2007. Os membros são Air Canada, Air China, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Austrian, bmi, Egyptair, LOT Polish Airlines, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Shanghai Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Spanair, SWISS, TAP Portugal, THAI, Turkish Airlines, United e US Airways. Air India, Continental Airlines e TAM foram anunciadas como futuros membros. Fazem parte da rede global da Star Alliance como membros regionais a Adria Airways (Eslovênia), a Blue 1 (Finlândia) e a Croatia Airlines. A rede da Star Alliance oferece mais de 18.100 vôos diários para 975 destinos em 162 países.
Sobre a TAM
A TAM (http://www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de agosto com 54,2% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 73,9% em agosto. As operações para o exterior abrangem vôos diretos para 16 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York e Miami (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai) e Caracas (Venezuela). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em vôos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 64 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje mais de 5 milhões de associados e já distribuiu mais de 5,9 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.
TAM ingressa na Star Alliance
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Crise Financeira: TAP e TAM confiam na resistência do sector
São Paulo, 08 Out (Lusa) - As transportadoras aéreas TAP de Portugal e a brasileira TAM, membros do grupo Star Alliance, manifestaram terça-feira a sua confiança em que o sector aéreo mundial enfrente com êxito a actual crise financeira norte-americana.
0:31 | Quarta-feira, 8 de Out de 2008
São Paulo, 08 Out (Lusa) - As transportadoras aéreas TAP de Portugal e a brasileira TAM, membros do grupo Star Alliance, manifestaram terça-feira a sua confiança em que o sector aéreo mundial enfrente com êxito a actual crise financeira norte-americana.
O presidente de TAP, Fernando Pinto, disse aos jornalistas que o sector "já saiu de piores crises", admitindo, contudo, que a volatilidade dos mercados "transmite insegurança".
Pinto fez estas declarações durante a cerimónia de formalização da entrada da TAM no grupo Star Alliance, realizada terça-feira em Sâo Paulo.
O executivo de origem brasileira reconheceu que "o petróleo em queda" é "uma boa notícia" para a aviação mundial, já que o custo dos combustíveis representa 35 por cento das despesas do sector.
Pinto recordou que este ano a média do preço do crude andará pelos cem dólares por barril, e antecipou que "por mais que as cotações continuem a baixar por estes dias, os preços do combustível não baixarão da mesma maneira".
A preocupação pela crise "mostra-se mais pelo impacto no crescimento das economias, que é muito importante, uma vez que o transporte aéreo cresce a par da economia. Na TAP seguimos com projecções de crescimento acima dos dois dígitos", destacou.
A transportadora aérea portuguesa TAP anunciou a 01 de Outubro um prejuízo de 133 milhões de euros nos primeiros oito primeiros meses deste ano, apesar de um aumento de receitas de 18 por cento.
O presidente da Star Alliance, Jaan Albrecht, comentou, por seu lado, que depende de cada empresa "flexibilizar" as suas "decisões individuais para enfrentar a crise", como a vivida depois dos atentados terroristas de 2001 nos Estados Unidos.
"O ambiente económico é um factor externo principal para todo o sector mundial da aviação", disse Albrecht.
Em declarações à agência Efe, o presidente de TAM, David Barioni Neto, defendeu que as estratégias para fazer face à crise "devem ser resolvidas pelos dois países", e assinalou que, pelo seu lado, quer apostar na qualidade, pois não se pode administrar uma transportadora aérea olhando só para a bolsa".
"Afortunadamente, os nossos investidores têm confiança na seriedade da gestão e por isso consideramos que esta adesão à Star Alliance se dá num momento ideal, porque vamos ganhar músculo para manter os níveis de crescimento de duas vezes e meia mais do que o PIB (Produto Interno Bruto)", assegurou
Sobre a significativa depreciação nos últimos dias do real face ao dólar, que indicia uma redução do número de turistas incentivados até há poucos meses por um câmbio barato, Barioni Neto indicou que esse "impacto deverá aguardar até 2009" e por isso afastou qualquer tipo de estratégia imediata a esse respeito.
"Acreditamos que o dólar se vai estabilizar mas, por agora, apesar da subida do dólar, está praticamente garantida a facturação projectada com a época natalícia que se avizinha", vincou.
TM/SV.
Lusa/Fim