Battleaxe escreveu:Mapinguari, segundo infos que recebi, o CB90 não é uma boa para a Amazônia, pois lá tem muitos detritos, galhos eetc e tal, e ele simplesmente suga tudo e quebraria rapidamente. O local indicado pera eles seria em Ladário, pois lá o rio é mais limpo como na terra dos fabricantes e seu desempenho certamente seria o que se espera daquele equipamento, que para mim é o máximo, diga-se de passagem.
Battleaxe,
Conversei com o comandante (Cel Inf Ajax Porto) do 1º BIS (Amv) à época da avaliação, que foi feita pela unidade. Eles adoraram a CB90. Galhos e troncos não são problema, pois a CB90 passava por cima mesmo (lembre-se que ela foi projetada para o litoral pedregoso da Suécia). Tenho um vídeo onde mostra ela batendo num tronco e passando por cima. As canaranas e outros detritos também não são problema: basta cortar a sucção e ela passa por cima, usando apenas a inércia. De ínício, os suecos ficaram preocupados com isso, mas o próprio pessoal do 1º BIS deu a dica, que usam nas embarcações com hélice. Se alguma coisa é sugada, não quebra nada, vai para o escape do Waterjet e pode ser retirado com as mãos (vi isso sendo feito pessoalmente).
Nas demonstrações, eles passavam intencionalmente por cima de vegetação submersa e flutuante, para mostrar que o barco encarava o problema de frente. Além disso, os problemas que você citou afetam qualquer tipo de embarcação na área. A que se saiu melhor foi a CB90 mesmo. O que não teria como ser usado são os hovercraft. Esses sim, teriam sérios problemas.
Veja que a MB usa na região as LAR (Lanchas de Ação Rápida), que são à hélice (mas com ela protegida numa espécie de duto), sem maiores problemas. A CB 90 é o bicho e seria a solução para o deslocamento de tropas por rio na Região.