Este debate isolado sobre caças no DB está até interessante, mas ninguém fala do Gripen NG como deveria, acredito. Tenho certeza (convicção minha) que a escolha da shot list foi intencionalmente "elaborada" para que o Gripen NG possa vencer.
Vejam bem, as notícias mostram que a FAB quer comprar um caça (receber) lá para 2014-15. Por quê? Se o escolhido fosse entre Rafale ou F-18 SH a FAB teria um caça muito antes disso.
Boa noite caro Orestes,
Sera que a FAB vai ter o que ela quer ou o que sera dado?
Aqui mesmo ja se colocaram na epoca da compra dos SH pela Marinha que um caminho estava sendo dado, com a criacao desse secretaria de compra centralizada para as FFAA, parece que sai da esfera da FAB. Refletindo um pouco sobre a dita lista ficou dois caminhos :
1) Compra casada FAB/MB entao o Gripen estaria de fora pois nao tem uma versao naval.
2) Compra uma solucao para agradar a todos que seria de 36 F-18 ou Rafales e o resto de Gripens, sendo que acho que serao mais de 36 nesse caso.
A cada dia me convenço que a FAB sempre quis um caça genuinamente "puro-sangue", e com boa capacidade de ataque, moderno, com grande capacidade de "crescimento" futuro, que transfira tecnologias, que permita a participação de empresas brasileiras no desenvolvimento de suas novas versões, que permita uma capacidade logística como a americana, que tenha manutenção mais barata possível, e que tenha um custo operacional dentro da realidade da Força.
O Rafale nao pode ser tudo isso ? (So para constar sou viuva Flanker) Os franceses estao desesperados para um vendinha. Vender e produzir o Rafale no Brasil seria a
grande saida , uma venda solida, produzir com custos menores e fora que daria a capacidade a FAB de ter tudo isso que ela quer.
Estou eu aqui a fazer minhas "reflexões etílicas" de sábado a noite sobre o Gripen NG. Também já havia dito que a data de 2014 é intrigante. Será que a FAB colocou esta opção como algo do tipo "olha, se o governo (MD e cia) não cumprir com a promessa de aumento orçamentário para a Força Aérea, vamos da opção com menor custo de manutenção: Gripen" ? Agora vem cá: a FAB não estaria sendo confiante demais na atual frota ? Ou será que o conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby é melhor que pensamos ? Ora, o SU-30MK2 da Venezuela é um grande caça, a despeito de alguns comentários desinformados lançados em sentido contrário aqui no fórum. Só para constar, duas fontes me passaram que ele tem alcance de 160 km para alvos aéreos de 1 m2...
Abraços,
Luerti
Boa noite Luerti,
Cuidado com bafometro

, mais voltando com o
conjunto R-99/F-5EM/datalink/derby nao estamos a pe, precisamos de um algo mais, seja la o que sair desse FX-2.
Abracos Elcio Caixeiro
---------------------------------------------------------------------------------
"There's More Than One of Everything"