#7323
Mensagem
por Marino » Sáb Out 11, 2008 11:29 am
Blog do Poder Naval:
Lula comanda hoje reunião no Planalto sobre Defesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, a partir das 10h30, no Palácio do Planalto, uma reunião sobre Estratégia Nacional de Defesa, com participação dos ministros Nelson Jobim (Defesa) e Roberto Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e dos comandantes das Forças Armadas. Jobim e Mangabeira são os autores do Plano Estratégico de Defesa Nacional, recentemente entregue ao presidente Lula. Antes dessa reunião, Lula despacha, no Planalto, com o ministro da Previdência Social, José Pimentel, às 10 horas. Depois, às 15h30, recebe o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. Da agenda do presidente não consta o encontro que terá no fim do dia com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, da qual poderá participar também o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Mantega e Meirelles partiriam ontem de São Paulo para Washington (EUA), onde participarão das reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, mas adiaram o embarque para hoje à noite.
Fonte: UOL - 9-10-2008 - 9h12
COMPLEMENTO DO BLOG: a mesma fonte, no início da tarde, acrescentou:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta quinta-feira o vice-presidente José Alencar e mais oito ministros para finalizar o Plano Nacional de Defesa. A idéia é apresentar o plano ao Conselho de Defesa Nacional no próximo dia 20.
Entre os destaques do plano devem constar a ampliação das funções das Forças Armadas, a criação de uma parceria militar entre os países da América do Sul e Caribe e estímulos para a indústria militar nacional.
Na lista de prioridades a ser incluída no plano está ainda o estímulo à indústria naval. O governo quer destinar R$ 1 bilhão no Orçamento dos próximos três anos exclusivamente para o submarino nuclear. Também são examinadas as hipóteses de aquisição, atualização e modernização dos aviões do tipo caças.
Estavam presentes os ministros Nelson Jobim (Defesa), Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos), Celso Amorim (Relações Exteriores), Tarso Genro (Justiça), Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Rousseff (Casa Civil), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
No dia 20, será a vez de o presidente reunir o Conselho de Defesa Nacional - órgão de consulta de Lula que tem como secretário-executivo Félix, é integrado pelo vice-presidente, pelos presidentes da Câmara e Senado, e pelos ministros da Justiça, das Relações Exteriores, da Fazenda e do Planejamento, além dos comandantes militares.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco