TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#7276 Mensagem por Bourne » Sex Out 10, 2008 11:07 am

Alcantara escreveu:
cicloneprojekt escreveu: Não virá só o SH, virá mais, muito mais.
É uma m3rd4 ser um sin fuente... :?
Legal, será que são umas KDX III com aegis e tudo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Acho que me empolguei ou não :lol:

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#7277 Mensagem por Bourne » Sex Out 10, 2008 11:11 am

Francisco Daniel escreveu:
cicloneprojekt escreveu:
Caro Acantara, minhas "fontes" (DENTRO das FAs) de mais de um ano para cá tem mais me atrapalhado do que ajudado, além de não me adiantarem nenhuma novidade. E ainda me jogam contra-info. :? :? :?

O pacote americano, que aliás já vinha sendo sondado separadamente é suportado pelo regime FMS em condições vantajosas, embora agora com a crise, a força de seus mecanismos tenham que ser revistos.

Acho até, e alguns colegas oficiais da reserva que ja pertenceram a CABW concordam, que como haverá uma retração na áea de vendas militares e a Boeing está na banana, os americanos não vão querer ser meros figurantes. Vão entrar para ganhar mesmo. talvez abaixem até o preço e mantenham prazos de financiamento.

Isso já era esérado e vai ser assim mesmo. Por isso minha citação ao CH-47SD ontem à noite.
E tem mais, os EUA estão colocando o Brasil numa condição elevada no cenário mundial.

Exemplo disso foi o Bush ligar pessoalmente para o Lula para explicar sobre as medidas adotadas pelos EUA na contenção da crise...

E o jogo político... Não descartem o SH, pelo contrário, coloquem-no em posição de favorito ao lado RAFALE...
Com a crise atual e a possível corta nos orçamentos militares norte-americanos, é um passo natural eles pressionarem e financiarem vendas externas a condições muito vantajosas. por que as empresas ganham e ajudam a manter as linhas de produção aberta. Para isso o financiamento é garantido pelo Estado norte-americano.

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#7278 Mensagem por EDSON » Sex Out 10, 2008 2:02 pm

Para isso o financiamento é garantido pelo Estado norte-americano.

Bom é uma frase curiosa pois especula-se que os americanos não tem dinheiro nem para tapar o buraco da crise que se instalou.

Ontem comentando sobre a GM e a Ford acertei em cheio quando a GM desvalorizou 30% e a Ford 21%, este tipo de reflexo pode acertar todas as empresas americanas incluo aí as Bélicas.

deschamps
Sênior
Sênior

#7279 Mensagem por deschamps » Sex Out 10, 2008 2:12 pm

mais amigos...não basta apenas a facilidade de vender,com a crise quem compra também tem que ter como pagar.
com o cenário atual,aposto que muitas coisas vão ser deixadas para depois da crise passar.
abraço.

PRick

#7280 Mensagem por PRick » Sex Out 10, 2008 3:05 pm

EDSON escreveu:Para isso o financiamento é garantido pelo Estado norte-americano.

Bom é uma frase curiosa pois especula-se que os americanos não tem dinheiro nem para tapar o buraco da crise que se instalou.

Ontem comentando sobre a GM e a Ford acertei em cheio quando a GM desvalorizou 30% e a Ford 21%, este tipo de reflexo pode acertar todas as empresas americanas incluo aí as Bélicas.

Estão tentando vender o peixe, mas a realidade vai dizendo ao contrário, a crise nos EUA é pior que na Europa, hoje, o FED não tem mais cacife que o Banco Central Europeu, dado que o Dólar, não é mais forte que o EURO. Porém, a crise está valorizando o Dólar, assim, a vantagem cambial está desaparecendo. O F-18E, como Dólar a 2,30, já está custando mais caro que o Rafale.

[ ]´s

Lucius Clay
Intermediário
Intermediário

#7281 Mensagem por Lucius Clay » Sex Out 10, 2008 3:45 pm

BlInDaDo-BR escreveu:Putz!!!Eterno país de capachões!!!!!Deixar os EUA nos intimidar desse jeito!!!Que sacanagem, excluiram o Su-35bm, e agora seremos o país das bengalas e aquele que irá quebrar a bronca da Dassault,pois, não conseguem vender se quer um caça para ninguém,a não ser a própria força aérea Francesa, não tem projeto de um caça de 5º geração e ainda vai nos deixar mais dependentes do que somos dos Franceses.....
Cara, dá desânimo :( :( A hora que a gente começa a pensar que o país vai querer ser grande a gente se depara com esse resultado....Importante salientar que dos 3 patetas que se classificaram para a licitação final....Só o milagre de uma cooperação entre a SAAB e a Dassault para elaborar um caça de 5º geração no futuro...é a esperança....e remota, pois a boeing já possui o desenvolvimento de um caça de 5º geração o F-22.....e o F-35 pé de porco (básico) segundo informações poderá sair por uma bagatela de 200 milhões.....e o F-22 não vendem nem para a mãe deles......e o precinho [016] [016] [016] ??!!!

Desculpem!

Mas não concordo com essa avaliação do autor, a não ser que seja escrita oficial da equipe da FAB que avaliou:

Na avaliação da Aeronáutica, o Sukhoi foi descrito como um "pesadelo logístico": a autonomia de vôo decepcionou, o peso do caça carregado com armamentos chega a 30 toneladas (contra, por exemplo, 24,5 toneladas do Rafale) e a troca de turbinas requer muito mais horas de trabalho do que a do F-18 americano.

Fica difícil acreditar que uma aeronave modelo, com uma proposta mais atualizada (SU-35BM) tenha todos esses problemas, até porque ela está em desenvolvimento, assim como o Rafale F3 e assim como o Gripen NG.

Acho que o processo como um todo não precisava ser assim, tão cheio de etapas, pois o ideal é negociação governo a governo, coisa que não vem sendo feita, o Lula fala com um governo, enquanto a FAB trabalha tecnicamente nas propostas. Ora se é para comprar o Super Hornet ou o Rafale, ou o Gripen, que sentem governo brasileiro e estrangeiro e decidam o que querem e o que pode ser feito. Em seguida são as tratativas contratuais/técnicas. Acho um processo lento demais o atual! Lembrem-se que só receberemos em 2014 se assinarmos logo o contrato.

"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Junker
Sênior
Sênior

#7282 Mensagem por Junker » Sex Out 10, 2008 4:29 pm

postei em inglês no navais, ai vai em português:
Acordo militar com França é equivocado, dizem analistas
sexta-feira, 10 de outubro de 2008 14:39 BRT

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil assinará no final deste ano um acordo com a França que, o governo espera, resultará na transferência de tecnologia na área de defesa e no ressurgimento da indústria militar do país. Críticos, no entanto, apontam os equipamentos franceses como inadequados para as necessidades do país.

Analistas ouvidos pela Reuters vêem as potências militares Estados Unidos e Rússia como melhores opções para o Brasil.

"Do ponto de vista político do governo Lula até faz sentido (a parceria com a França)", avaliou Gunther Rudzit, assessor do ministro da Defesa entre 2001 e 2002, quando a pasta era comandada por Geraldo Quintão. ( [003] )

"Mas não acho do ponto de vista estratégico", acrescentou Rudzit, que tem mestrado em segurança nacional pela Georgetown University e hoje é professor das Faculdades Integradas Rio Branco.

Apesar de seu histórico de boas relações com os EUA, analistas lembram que tradicionalmente o Brasil busca evitar ser visto como aliado incondicional de Washington e, segundo Jorge Zaverucha, cientista político da Universidade Federal de Pernambuco, a atual aproximação da Rússia com a Venezuela também complicou uma aproximação de Brasília com Moscou.

"O Brasil estava na dúvida entre a França e a Rússia. Com a aproximação desta com a Venezuela, os EUA disseram que não se oporiam a um acordo militar do Brasil com a França. Para bom entendedor meia palavra basta", disse.

SUBMARINOS

Um dos pontos mais alardeados na aproximação entre Brasil e França é a transferência de tecnologia francesa para a construção da parcela convencional do submarino à propulsão nuclear. Autoridades militares brasileiras, que afirmam que o país já domina a técnica da parte nuclear da embarcação, vêem o projeto como prioritário.

O argumento é de que o submarino nuclear tem maior autonomia e capacidade de permanecer por mais tempo no fundo do oceano. Já os críticos avaliam que o submarino nuclear não é o melhor equipamento para patrulhar as águas rasas do litoral brasileiro, e pode ser detectado por conta do ruído feito pelo reator.

A parceria com os franceses deve incluir a construção de quatro submarinos convencionais, modelo Scorpene, que também seria usado como plataforma para a fabricação do submarino nuclear, cuja primeira unidade a Marinha espera para 2020.

"Eu acho que vai ser a maior loucura que nós vamos fazer", disse Expedito Bastos, pesquisador da área de Defesa da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). "Não seria muito melhor termos 20 submarinos convencionais? Seria uma frota de alto mar fantástica, nós controlaríamos todo nosso litoral com isso".

Atualmente, a Marinha tem em sua frota 5 submarinos convencionais, cuja fabricação com tecnologia alemã começou na década de 1980, para patrulhar 4,5 milhões de quilômetros quadrados.

PAÍS CONTINENTAL

A corte que os franceses têm feito ao Brasil pode ainda ajudar o caça Rafale, da fabricante francesa Dassault, a ser o vencedor do programa FX-2, que escolherá o novo caça da Força Aérea Brasileira. O Rafale é finalista da concorrência ao lado do sueco Gripen (SAAB) e do norte-americano F-18 Super Hornet (Boeing).

Para Rudzit, as presenças do F-18 e do Gripen --caça que tem tecnologia norte-americana-- na lista final é "estranha", por conta da histórica relutância de Washington em transferir tecnologia.

"Ou os americanos mudaram muito, e aí é mais um erro a gente se aproximar da França, ou esta é uma licitação dirigida", critica.

Outro ponto do acordo em gestão com Paris incluirá também a fabricação de helicópteros EC-725, da francesa Eurocopter, na fábrica da Helibras, subsidiária da companhia européia, em Itajubá (MG). A idéia do governo é comprar 50 aeronaves para as Forças Armadas a partir de 2010.

"Para um país de dimensões continentais, eu acho que equipamentos americanos e russos seriam mais adequados", disse Rudzit.

Procurado pela Reuters, o Ministério da Defesa não estava imediatamente disponível para comentar as críticas dos analistas.

© Thomson Reuters 2008 All rights reserved.
e começaram as "reportagens"...

deschamps
Sênior
Sênior

#7283 Mensagem por deschamps » Sex Out 10, 2008 4:40 pm

e vem muitas outras por ai

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#7284 Mensagem por Marino » Sex Out 10, 2008 4:49 pm

Já os críticos avaliam que o submarino nuclear não é o melhor equipamento para patrulhar as águas rasas do litoral brasileiro, e pode ser detectado por conta do ruído feito pelo reator.
Ai meu Deus!!!!!!!
Se for usar o SNA na foz do Amazonas, o autor está certo.
Mas se for usar como um submarino deve ser usado ...
"Eu acho que vai ser a maior loucura que nós vamos fazer", disse Expedito Bastos, pesquisador da área de Defesa da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). "Não seria muito melhor termos 20 submarinos convencionais? Seria uma frota de alto mar fantástica, nós controlaríamos todo nosso litoral com isso".
Eu sei que o Expedito é registrado e lê muito nosso fórum.
Então, se quiser, estou a disposição para o debate.
Mas será que é mesmo uma loucura dominar todo o ciclo de combustível nuclear, capacitar nossos engenheiros navais a projetar submarinos (com os alemães construíamos o projeto pronto), ter um meio de real dissuasão, capaz de perseguir por todo Atlântico uma Força naval que nos ameace, inclusive grupos de batalha de PA?
Lindo 20 subs convencionais. Por qual motivo os EUA, a Inglaterra, a Russia, a França, a Índia e a China não se contentam com SSK? Não seria tão mais fácil e barato construir somente SSK, e controlar suas águas com eles?
Chega de pensar pequeno. O Brasil é grande, territorialmente, populacionalmente, economicamente, etc. O SSK estava mais ou menos até agora. A partir deste momento, podem colocar o Brasil com os BIG BOYS.
Gunther Rudzit, assessor do ministro da Defesa entre 2001 e 2002, quando a pasta era comandada por Geraldo Quintão
QUEM?????????

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Lucius Clay
Intermediário
Intermediário

#7285 Mensagem por Lucius Clay » Sex Out 10, 2008 4:54 pm

Junker escreveu:postei em inglês no navais, ai vai em português:
Acordo militar com França é equivocado, dizem analistas
sexta-feira, 10 de outubro de 2008 14:39 BRT

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil assinará no final deste ano um acordo com a França que, o governo espera, resultará na transferência de tecnologia na área de defesa e no ressurgimento da indústria militar do país. Críticos, no entanto, apontam os equipamentos franceses como inadequados para as necessidades do país.

Analistas ouvidos pela Reuters vêem as potências militares Estados Unidos e Rússia como melhores opções para o Brasil.

"Do ponto de vista político do governo Lula até faz sentido (a parceria com a França)", avaliou Gunther Rudzit, assessor do ministro da Defesa entre 2001 e 2002, quando a pasta era comandada por Geraldo Quintão. ( [003] )

"Mas não acho do ponto de vista estratégico", acrescentou Rudzit, que tem mestrado em segurança nacional pela Georgetown University e hoje é professor das Faculdades Integradas Rio Branco.

Apesar de seu histórico de boas relações com os EUA, analistas lembram que tradicionalmente o Brasil busca evitar ser visto como aliado incondicional de Washington e, segundo Jorge Zaverucha, cientista político da Universidade Federal de Pernambuco, a atual aproximação da Rússia com a Venezuela também complicou uma aproximação de Brasília com Moscou.

"O Brasil estava na dúvida entre a França e a Rússia. Com a aproximação desta com a Venezuela, os EUA disseram que não se oporiam a um acordo militar do Brasil com a França. Para bom entendedor meia palavra basta", disse.

SUBMARINOS

Um dos pontos mais alardeados na aproximação entre Brasil e França é a transferência de tecnologia francesa para a construção da parcela convencional do submarino à propulsão nuclear. Autoridades militares brasileiras, que afirmam que o país já domina a técnica da parte nuclear da embarcação, vêem o projeto como prioritário.

O argumento é de que o submarino nuclear tem maior autonomia e capacidade de permanecer por mais tempo no fundo do oceano. Já os críticos avaliam que o submarino nuclear não é o melhor equipamento para patrulhar as águas rasas do litoral brasileiro, e pode ser detectado por conta do ruído feito pelo reator.

A parceria com os franceses deve incluir a construção de quatro submarinos convencionais, modelo Scorpene, que também seria usado como plataforma para a fabricação do submarino nuclear, cuja primeira unidade a Marinha espera para 2020.

Atualmente, a Marinha tem em sua frota 5 submarinos convencionais, cuja fabricação com tecnologia alemã começou na década de 1980, para patrulhar 4,5 milhões de quilômetros quadrados.

PAÍS CONTINENTAL

A corte que os franceses têm feito ao Brasil pode ainda ajudar o caça Rafale, da fabricante francesa Dassault, a ser o vencedor do programa FX-2, que escolherá o novo caça da Força Aérea Brasileira. O Rafale é finalista da concorrência ao lado do sueco Gripen (SAAB) e do norte-americano F-18 Super Hornet (Boeing).

Para Rudzit, as presenças do F-18 e do Gripen --caça que tem tecnologia norte-americana-- na lista final é "estranha", por conta da histórica relutância de Washington em transferir tecnologia.

"Ou os americanos mudaram muito, e aí é mais um erro a gente se aproximar da França, ou esta é uma licitação dirigida", critica.

Outro ponto do acordo em gestão com Paris incluirá também a fabricação de helicópteros EC-725, da francesa Eurocopter, na fábrica da Helibras, subsidiária da companhia européia, em Itajubá (MG). A idéia do governo é comprar 50 aeronaves para as Forças Armadas a partir de 2010.

"Para um país de dimensões continentais, eu acho que equipamentos americanos e russos seriam mais adequados", disse Rudzit.

Procurado pela Reuters, o Ministério da Defesa não estava imediatamente disponível para comentar as críticas dos analistas.

© Thomson Reuters 2008 All rights reserved.
e começaram as "reportagens"...

Excelente Junker!

Algumas coisas eu concordo com o Expedito, outras nem tanto... Mas é por aí! Acredito, como já disse antes, que é muito complicado ficar dependente de um único fornecedor.

"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona".(Eduardo Galeano)
Junker
Sênior
Sênior

#7286 Mensagem por Junker » Sex Out 10, 2008 5:26 pm

Lucius Clay escreveu:Excelente Junker!

Algumas coisas eu concordo com o Expedito, outras nem tanto... Mas é por aí! Acredito, como já disse antes, que é muito complicado ficar dependente de um único fornecedor.
Tudo bem, mas chamar o assessor do ex-ministro quintão (com minúscula mesmo) pra dar palpite é sodas... Ainda, é o tipo de reportagem que diz "desistam do SNA, & 'Buy American™'", já que os russos não aguentaram o tranco. E depois, não é comprar dos franceses (de prateleira) e pronto. É comprar o know-how, como fabricar e manter, e quem vende isso? Se forem os Franceses, ótimo, mas não vai ser um ex-assessor de um (pífio) ex-ministro da defesa, do FHC, que vai saber que os americanos são o melhor caminho, sem ter os dados das concorrências e propostas.

Reportagem completamente sem crédito... E infelizmente é só o começo.

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#7287 Mensagem por Marino » Sex Out 10, 2008 6:02 pm

Valor Econômico:

Governo ainda discute incentivo à indústria bélica

Daniel Rittner
de Brasília

Prometido para o dia 7 de setembro, o lançamento do Plano Estratégico de Defesa completou um mês de atraso ainda sem definição sobre um de seus principais pontos: os incentivos a serem dados para a indústria de equipamentos bélicos. O governo pretende conceder a esse setor um pacote de benefícios, baseado em um tripé: isenções tributárias, linhas especiais de crédito e mecanismos de garantia dos contratos de exportação. Mas as medidas específicas ainda não foram fechadas, bem como o tamanho de eventuais participações acionárias que a União deverá ter em algumas empresas.

A discussão em torno dos incentivos foi feita ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros ou secretários-executivos da Defesa, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento, Assuntos Estratégicos, Relações Exteriores e Ciência e Tecnologia. A intenção de Lula, segundo seus auxiliares, é convocar o Conselho Nacional de Defesa - integrado também pelos presidentes do Senado e da Câmara, além dos comandantes militares e de outros ministérios - até o início de novembro, para aprovar o plano em caráter final.

Algumas decisões, no entanto, já estão tomadas. Uma delas envolve a redistribuição espacial das Forças Armadas pelo território brasileiro. Na Marinha, por exemplo, o ponto central é a descontração da base naval da Baía da Guanabara, no Rio. Duas novas bases deverão ser criadas: uma na foz do rio Amazonas, para aumentar o controle militar daquela bacia hidrográfica, e outra no Nordeste, provavelmente na Bahia ou em Pernambuco.

O principal projeto da Marinha no plano é a construção do submarino nuclear brasileiro, que precisará, durante oito anos, de R$ 130 milhões anuais. A visita oficial ao Brasil do presidente da França, Nicolas Sarkozy, na segunda quinzena de dezembro, marcará a escolha dos franceses como parceiro prioritário do país na área militar. Além de um acerto para a fabricação conjunta de helicópteros de transporte pela Helibrás, em Itajubá (MG), que serão destinados à Aeronáutica, Lula e Sarkozy deverão firmar outro acordo, para a construção de quatro submarinos convencionais, com base nos Scorpénes da Armada francesa.

A França deverá transferir tecnologia para a construção dos submarinos no Brasil. Eles terão dimensões maiores do que os cinco convencionais da atual frota e casco compatível com o futuro submarino nuclear, que ficará pronto apenas no fim da próxima década. Com a opção pelos franceses, a Marinha substitui a cooperação anterior com a Alemanha, origem da plataforma dos quatro submarinos hoje disponíveis. A idéia é fortalecer a defesa brasileira de suas embarcações e das plataformas continentais de petróleo (com os submarinos convencionais) e ganhar poder de persuasão, negando acesso às águas territoriais do país (com o nuclear).

Na Aeronáutica, a prioridade é adquirir caças de múltiplo emprego para voltar a exercer posição de liderança entre as forças aéreas sul-americanas. A expectativa é comprar 36 jatos, o que deve custar entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões, e fechar o contrato ainda em 2009. A FAB não quer estender a discussão com fornecedores para 2010, por acreditar que a proximidade do período eleitoral e a troca de presidente da República pode adiar novamente a encomenda, como ocorreu no projeto F-X. Para a fase final de seleção, foram classificados o francês Dassault Rafale, o americano F-18 Super Hornet e o sueco Gripen NG. Especialistas apontam o Rafale como favorito.

O Ministério da Defesa também quer o fortalecimento da estrutura das Forças Armadas na fronteira oeste do Brasil, com Bolívia e Paraguai. O 3º Batalhão de Aviação do Exército será transferido de Taubaté (SP) para Campo Grande (MS). O terreno da região torna difícil a locomoção por terra, principalmente nos períodos de cheia do Pantanal. Foi nessa faixa de fronteira que o Brasil travou suas últimas batalhas, na Guerra do Paraguai. A importância da região não é apenas militar, mas também econômica. Em Corumbá, localiza-se a segunda reserva de manganês e a terceira de minério de ferro do país, e lá estão presentes mineradoras como Vale e MMX.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
PRick

#7288 Mensagem por PRick » Sex Out 10, 2008 7:10 pm

Isso me lembra Guy Debord, em A Sociedade do Espetáculo.

"Quem tem necessidade do especialista, são o falsificador(aquele que mente) e o ignorante. Quando o indivíduo não consegue reconhecer nada sozinho, ele vai ser formalmente tranquilizado pelo especialista." :lol: :lol:

A mídia usa o especialista, é claro, somente aquele que concorda com o objetivo da matéria, para dar legitimidade que não tem, quer pelo posicionamento ideológico, quer pela ignorância, falta de capacidade de travestir o discurso técnico em ideológico.

Assim, com um especialista no meio, ou vários especialistas, o disparate, a ignorância e a falsidade ganha ares de verdade. É claro, quem nomeia e reconhece saber ao especialista é o próprio autor da matéria ou o dono da mídia. 8-]

[ ]´s

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#7289 Mensagem por orestespf » Sex Out 10, 2008 7:18 pm

Marino escreveu:
Já os críticos avaliam que o submarino nuclear não é o melhor equipamento para patrulhar as águas rasas do litoral brasileiro, e pode ser detectado por conta do ruído feito pelo reator.
Ai meu Deus!!!!!!!
Se for usar o SNA na foz do Amazonas, o autor está certo.
Mas se for usar como um submarino deve ser usado ...
Eu sei que o Expedito é registrado e lê muito nosso fórum.
Então, se quiser, estou a disposição para o debate.
Mas será que é mesmo uma loucura dominar todo o ciclo de combustível nuclear, capacitar nossos engenheiros navais a projetar submarinos (com os alemães construíamos o projeto pronto), ter um meio de real dissuasão, capaz de perseguir por todo Atlântico uma Força naval que nos ameace, inclusive grupos de batalha de PA?
Lindo 20 subs convencionais. Por qual motivo os EUA, a Inglaterra, a Russia, a França, a Índia e a China não se contentam com SSK? Não seria tão mais fácil e barato construir somente SSK, e controlar suas águas com eles?
Chega de pensar pequeno. O Brasil é grande, territorialmente, populacionalmente, economicamente, etc. O SSK estava mais ou menos até agora. A partir deste momento, podem colocar o Brasil com os BIG BOYS.
Gunther Rudzit, assessor do ministro da Defesa entre 2001 e 2002, quando a pasta era comandada por Geraldo Quintão
QUEM?????????
Olá Marino,

já conversei muito com o Expedito sobre os subs, ele até aceita os argumentos, mas no dia seguinte volta com sua tese pessoal. O Expedito é o mais pragmático dos pragmáticos, ele conhecem bem o EB e sabe no que deu as tentativas de se tentar operar equipamentos mais sofisticados do que estávamos preparados. Porém ele opina sobre a MB como se a mesma se comportasse como o EB. Além do mais, ele parece se esquecer que boa parte das "aventuras" foram do EB e sem contar com o respaldo do Governo (seja de que época for) para "sustentar" seus programas.

Você melhor do que eu sabe muito bem que um sub é para negação do uso do mar e não para dissuasão, porém a característica nuclear de um sub, mesmo que apenas em seu propulsor, deixa qualquer país com uma pulga atrás da orelha, e isto é dissuasão, não direta, mas indireta. Este é o ponto, ou seja, mandar recados claros! O domínio do ciclo de urânio não é para qualquer um, e quem o enriquece a 5% pode muito bem enriquecê-lo a 90%, claro, como maiores investimentos, mas o ponto é que o domínio do ciclo foi atingido em algum momento.

Estamos em uma fase de avanços, não existe problema algum em operarmos equipamentos sofisticados, precisamos de qualificação e acima de tudo de condições de mantê-lo e operá-los, é aí que entra o Governo, inclusive na parte logística.

Por incrível que pareça, já ouvi muita gente boa e competente dizer algo semelhante sobre os caças, ou seja, que não precisamos de equipamentos tão sofisticados, apenas de algo que "funcione". :shock: :shock:

Deixa rolar... Veremos muitos comentários interessantes por aí... :mrgreen: :mrgreen:

Forte abraço,

Orestes

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#7290 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sex Out 10, 2008 7:34 pm

Senhores, a Boeing vem com tudo para o F-X. É só o que me atrevo a dizer no momento.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder