TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Centurion
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mai 23, 2007 4:57 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5896 Mensagem por Centurion » Qua Out 01, 2008 12:52 pm

Boa tarde a todos...
Não posto há tempos, mas agora, não tem como...

TCHAU Su-35!!!!!!

E se bobear, vai dar gripen!

Abraços,

Centurion




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5897 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 12:54 pm

Em dogfight, o SH é excelente e provavelmente melhor que o Rafale. A maior questão, na minha opinião, é o papel principal que a FAB pretende.

A meu ver, os papeis principais são ar-ar, sendo os ar-solo secundários, como os ataques em profundidade. Não estou a dizer que são pouco importantes, mas apenas menos.

Posto isto nenhum dos 3 escolhidos são o ideal, sendo o SH/AIM-120 o que tem mais dificuldades tem, comparativamente ao Rafale/Meteor ou ao Gripen/Meteor.

Mas isto é o que menos importância tem, num processo destes, embora seja o que nós damos mais enfase.

Os três escolhidos têm uma produção na casa das 3 centenas, um problema de futuro para a FAB (30 anos), quer queiram quer não.

O caça que era a cara da FAB era o Typhoon :( , com F/A-35 ou Pak no futuro.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5898 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Out 01, 2008 12:54 pm

knigh7 escreveu:
Skyway escreveu:
Assim como no FX-1 nós teríamos que continuar difundindo a doutrina REVO devido o alcance do Gripen, com o Rafale nós teriamos que difundir mais a doutrina do AEW&C sempre presentes.

Um abraço!
O alcance do GripenNG:

Sem armamentos e apenas com combustível interno: 2.500Km

Do Rafale nas mesmas condições:2.100Km
De onde você tirou isso? Qual versão do Rafale? A biplace leva 4.700 litros internamente e a monoplace 5.750 litros. Em missões, qual deles tem a melhor relação carga paga x alcance?

Para ambos terem esse alcance só com combustível interno o ferry range (só com combustível interno) seria de 5.000 km para o Gripen e 4.200 para o Rafale. Você confirma?

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5899 Mensagem por Bourne » Qua Out 01, 2008 12:57 pm

PRick escreveu: :lol: :lol: :lol: Olha só essa foto aqui, agora, não queira comparar a turbolência de um trator com um fórmula um. A comparação entre o projeto de aerodinâmica, entre o Rafale e o F-18 E é essa. O primeiro é igual ao de um fórmula 01 e o outro de um caminhão de corridas! Vai a foto que já havia postado aqui. Linda por sinal, no Rafale negão fazendo um curva fechada.

O F-18E quanto está carregado com cargas alares vira uma bateteira.

Imagem

[ ]´s
Tá certo, tem a foto do Rafale :roll: :roll: :roll: E cadê a do Gripen, heim :twisted: :twisted: :twisted:




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5900 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 12:57 pm

projeto escreveu:
Alcantara escreveu:O Hornet pode carregar muita coisa, tem uma ótima carga paga, ok, mas o que eu falo é sobre AGILIDADE.
Em um dogfight, prefiro o Rafale.
Com certeza.

De modo nenhum o Rafale tem carga de até 9,5 toneladas externas, enquanto o F-18E é de 8 toneladas. O número de pontos duros do Rafale é maior.

O F-18E não tem CFT´s para eles. É mais pesado, tem menos alcance.

[ ]´s




Centurion
Júnior
Júnior
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mai 23, 2007 4:57 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5901 Mensagem por Centurion » Qua Out 01, 2008 12:59 pm

Amigos,

Será que os off sets e lobbys levarão a melhor em relação as capacidades de cada concorrente em si?
A crisa americana pode influenciar decisivamente na escolha do FX-2 a meu ver.

O que acham?

Centurion




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5902 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 1:00 pm

Bourne escreveu:
PRick escreveu: :lol: :lol: :lol: Olha só essa foto aqui, agora, não queira comparar a turbolência de um trator com um fórmula um. A comparação entre o projeto de aerodinâmica, entre o Rafale e o F-18 E é essa. O primeiro é igual ao de um fórmula 01 e o outro de um caminhão de corridas! Vai a foto que já havia postado aqui. Linda por sinal, no Rafale negão fazendo um curva fechada.

O F-18E quanto está carregado com cargas alares vira uma bateteira.

[ ]´s
Tá certo, tem a foto do Rafale :roll: :roll: :roll: E cadê a do Gripen, heim :twisted: :twisted: :twisted:
O modelo do Gripen que a FAB escolheu é o do NG, que só existe um voando, que não sabemos se será representativo de uma possível produção. Hoje, o Gripen NG é uma realidade mais distante, até que o SU-35BM. Tudo depende de vendas externas dele, porque a Suecia não vai comprar nenhum por enquanto.

Assim, só se alguém tiver fotos dos testes de vôo do único Gripen NG disponível. :wink:

[ ]´s




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5903 Mensagem por Bourne » Qua Out 01, 2008 1:03 pm

Centurion escreveu:Amigos,

Será que os off sets e lobbys levarão a melhor em relação as capacidades de cada concorrente em si?
A crisa americana pode influenciar decisivamente na escolha do FX-2 a meu ver.

O que acham?

Centurion
Sim e positivamente. Afinal eles precisam de vendas externas para o Super Hornet para manter a linha aberta, pois se tiver um rombo no orçamento federal e cortes nos gastos militares a coisa complica para manter os projetos atuais.




Avatar do usuário
z.garcia
Júnior
Júnior
Mensagens: 92
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 12:42 am

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5904 Mensagem por z.garcia » Qua Out 01, 2008 1:08 pm

Levando em consideração nosso histórico em termos de orçamento de defesa, levando em consideração que pelo modelo de pensamento e classe política que temos isto não deva mudar tão cedo, levando em consideração o fato de se prever um total de 120 novos caças, me parece que o mais econômico e realista seria o NG.

Prefiro os outros dois, mas prefiro muito mais 120 voando do que muitos no chão por falta de verbas.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5905 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 1:11 pm

soultrain escreveu:Em dogfight, o SH é excelente e provavelmente melhor que o Rafale. A maior questão, na minha opinião, é o papel principal que a FAB pretende.

A meu ver, os papeis principais são ar-ar, sendo os ar-solo secundários, como os ataques em profundidade. Não estou a dizer que são pouco importantes, mas apenas menos.

Posto isto nenhum dos 3 escolhidos são o ideal, sendo o SH/AIM-120 o que tem mais dificuldades tem, comparativamente ao Rafale/Meteor ou ao Gripen/Meteor.

Mas isto é o que menos importância tem, num processo destes, embora seja o que nós damos mais enfase.

Os três escolhidos têm uma produção na casa das 3 centenas, um problema de futuro para a FAB (30 anos), quer queiram quer não.

O caça que era a cara da FAB era o Typhoon :( , com F/A-35 ou Pak no futuro.

[[]]'s
:shock: :shock: Tá delirando, em dogfight o F-18 é uma banheira, só tem chance com o Rafinha se tiver com HMD, por sinal, com HMD até um C-130 H tem chance num dogfight.

Em qualquer situação de combate ar-ar, o F-18E é muito inferior ao Rafale, mesmo ao Gripen, são os que os dados indicam.

[ ]´s




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5906 Mensagem por EDSON » Qua Out 01, 2008 1:12 pm

Bourne escreveu:
Centurion escreveu:Amigos,

Será que os off sets e lobbys levarão a melhor em relação as capacidades de cada concorrente em si?
A crisa americana pode influenciar decisivamente na escolha do FX-2 a meu ver.

O que acham?

Centurion
Sim e positivamente. Afinal eles precisam de vendas externas para o Super Hornet para manter a linha aberta, pois se tiver um rombo no orçamento federal e cortes nos gastos militares a coisa complica para manter os projetos atuais.
Se sua econômia entrar em colapso todos os projetos estão comprometidos.




PRick

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5907 Mensagem por PRick » Qua Out 01, 2008 1:15 pm

EDSON escreveu:
Bourne escreveu: Sim e positivamente. Afinal eles precisam de vendas externas para o Super Hornet para manter a linha aberta, pois se tiver um rombo no orçamento federal e cortes nos gastos militares a coisa complica para manter os projetos atuais.
Se sua econômia entrar em colapso todos os projetos estão comprometidos.
Vamos ver a nova votação do pacote de salvação nacional dos EUA, o Bush ia fazer um novo discurso hoje, isso é um perigo adicional! :mrgreen: :mrgreen:

[ ]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5908 Mensagem por soultrain » Qua Out 01, 2008 1:15 pm

PRick escreveu:
soultrain escreveu:Em dogfight, o SH é excelente e provavelmente melhor que o Rafale. A maior questão, na minha opinião, é o papel principal que a FAB pretende.

A meu ver, os papeis principais são ar-ar, sendo os ar-solo secundários, como os ataques em profundidade. Não estou a dizer que são pouco importantes, mas apenas menos.

Posto isto nenhum dos 3 escolhidos são o ideal, sendo o SH/AIM-120 o que tem mais dificuldades tem, comparativamente ao Rafale/Meteor ou ao Gripen/Meteor.

Mas isto é o que menos importância tem, num processo destes, embora seja o que nós damos mais enfase.

Os três escolhidos têm uma produção na casa das 3 centenas, um problema de futuro para a FAB (30 anos), quer queiram quer não.

O caça que era a cara da FAB era o Typhoon :( , com F/A-35 ou Pak no futuro.

[[]]'s
:shock: :shock: Tá delirando, em dogfight o F-18 é uma banheira, só tem chance com o Rafinha se tiver com HMD, por sinal, com HMD até um C-130 H tem chance num dogfight.

Em qualquer situação de combate ar-ar, o F-18E é muito inferior ao Rafale, mesmo ao Gripen, são os que os dados indicam.

[ ]´s
Bom Prick, eu não seria tão contundente, o facto é que o SH é fantástico a baixa velocidade, baixa altitude e não creio que um asa em delta, seja melhor.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5909 Mensagem por trabuco » Qua Out 01, 2008 1:17 pm

Adquirir tudo com a França seria uma grande burrada!!!

Respeito a decisão da MB de fechar com os franceses, os alemães devem ter "crescido o olho demais" e os franceses aproveitaram.... As decisões da MB geralmente são coerentes, agora completar o ciclo totalmente "afrancesado" com a compra do Rafale por parte da FAB, ai já é demais, pode jogar esse plano de defesa no lixo que ficaremos dependentes de um só fornecedor.

Na minha opinião agora é torcer para o Gripen NG, caça moderno e barato de operar, com isso poderemos chegar as 120 unidades sem maiores problemas de orçamento. E depois participar de um programa de 5 Geração como a FAB quer.

Se der Rafale, teremos um caça absurdamente caro de operar, um fracasso comercial, com a péssima logística francesa e dificilmente teremos orçamento para adquirir as 120 unidades, além de ser mais difícil participar de um programa de 5 Geração.

O Brasil precisava ser espelhar mais na África do Sul...




Sniper
Sênior
Sênior
Mensagens: 9654
Registrado em: Dom Fev 15, 2004 9:28 pm
Localização: Contagem - MG
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5910 Mensagem por Sniper » Qua Out 01, 2008 1:21 pm

Tigershark escreveu:A questão que me incomoda é: Os 3 selecionados podem fazer frente aos SU-XX venezuelanos?Tenho minhas dúvidas....
Hoje os F-5 com Derby e Mirage 2000 + R-99A são bem capazes de fazer frente ao Su-30 Venezuelano.




Imagem
Responder