Olá PRick,PRick escreveu:knigh7 escreveu:Pessoal,
Há um oficial da FAB que ultimamente vem participando do BM.
3 semanas antes do anuncio da saída do F-35 no FX2, ele já cantava a bola lá no BM...
Ele, hoje colocou uma info lá, e gostaria de compartilhá-la com vocês:
fonte: http://www.alide.com.br/wforum/viewtopi ... 550#p30550
Isso parece coisa da cabeça do MU, mas a maioria desses planos não tem qualquer viabilidade, e corresponderia ao fim do FX-2, e como a FAB lançou o RFI, me parece que não tem sentido esse tipo de especulação mais. As ofertas foram feitas, e não tem caça de 5ª geração nelas, mesmo porque, o único que poderia ser oferecido, foi negado por conta de nossas exgiência de abertura do pacote tecnológico.
Creio mesmo que o MU está fazendo a última tentativa de dar alguma realidade aos seus planos mirabolantes na Rússia, a verdade é que somente duas ofertas me parecem viáveis, Rafale e Gripen NG. Agora, a segunda é sobre um caça que não existe ainda, apenas um demonstrador de tecnologia. Que me desculpem os russos, mas vejo o SU-35BM cada vez com menos chances no contexto.
Outra coisa interessante é que o MU foi na França e depois na Rússia, nem se falou em Suecia ou EUA. E o Sato voou um certa aeronave, porque SU-35BM e Gripen NG não estão disponíveis.
[ ]´s
1) O Gripen NG também não existe até agora, melhor rever este post.
2) Não se esqueça que o MU é extremamente capitalista, não tem ligação ou ideologia com os russos, logo não existe motivos para ele tender parcialmente para o lado russo.
3) Você também sabe "ler", então busque (pra si, não pra mim) uma explicação plausível para o silêncio do NJ atualmente sobre os caças pra FAB. Isto é fundamental neste momento!
4) Outro "toque": existem "n" declarações recentes (várias postadas aqui) dos ministros NJ e MU (discursos afinados desta vez) dizendo que o Sarkozy virá ao Brasil para assinar um contrato envolvendo os subs, helis e a tal "modernização de soldados" (e só!).
5) Mais um: existe uma leitura extremamente importante por trás das notícias dizendo que os franceses criaram uma confusão recente sobre transferência de tecnologia dos subs. Compreenda isso, a coisa passa pela ruptura do "pacote" (isto já é fato, mas não diz qual a parte que ficará com o resto).
6) Não me importa saber qual ou quais caças seriam mais viável no momento, como contribuinte exijo transparência no processo e independência da FAB na escolha, o que vier de fato é lucro.
7) Opinião minha (não quero dar detalhes, opto pela especulação): a FAB para se ver livre de certas coisas (não falo do Rafale, isto é genérico) pode optar por melar o processo se não houver diálogo, alegará que o perfil desejado para o que se desenha daqui por diante se concretiza através de um caça de 5ª G.
Abraços,
Orestes