Túlio escreveu:Lembro ainda aos colegas que o Mirage III foi escolhido para ser o fulcro de nossa Defesa Aérea, tendo o F-5E sido a opção como Caça Tático, uma espécie de hi-lo-mix tupiniquim. De qualquer modo, só quis demonstrar os fatores nada técnicos que podem influenciar na escolha final, a subordinação das FFAA a fatores políticos conjunturais, notem que quase fomos de Lightning por problemas com o financiamento da ponte Rio-Niterói, POWS!!!
A mensagem que quis deixar é que isso pode acontecer de novo, este é o ponto-chave do meu post...
Parabéns Tulio, bela iniciativa.
Vc tem razão, os bastidores de uma concorrencia dessas rola de tudo, e é por isso e outras que eu acredito que dizer que o Rafale já ganhou é querer pagar mico , é lógico que ele é favorio, mas...........
Nessa ultima semana vimos os bastidores ferverem e como a FAB está em pleno recebimento de caças da EMBRAER ( F-5M e A-1M ), eu creio que essa novela ainda vai ter muitos capitulos, esticando essa decisão ainda por mais tempo, até porque, se algum momento a FR impor que para ter a transf. de tecnologia do SSN vai ter q. levar o Rafale, ai a casa cai pros espertos e bonzinhos franceses. Por mais que a FAB esteja mansa, ela não vai admitir outra palhaçada MADE IN FRANCE como aconteceu com compra das ações da EMBRAER pra forçar uma barra para o FX-1.
A FAB não tem nada a haver com o que a MB quer ( problema é dela ), sendo assim, a concorrencia está nas mãos dos franceses, se derem uma de alemães ( ou todo ou nada ), vão ficar chupando o dedo, mas se forem cautelosos e pacientes podem tambem levar o FX.
Jin