
Isso sim é espetáculo!!
Podiam pedir para eles ficarem mais um pouco para participar da Cruzex

Na boa... é um direito deles fazerem exercícios com quem querem
![[100]](./images/smilies/100.gif)
[]s
CB_Lima
Moderador: Conselho de Moderação
Se a FAb tiver um caça de verdade, como o Super Hornet ou Rafale, pode até ser que um pessoal da pesada venha. Não só da OTAN, mas, quem sabe, os indianos e sulafricanos.Bolovo escreveu:Eu estava pensando aqui com os meus miolos.
Será que essa vinda dos Tu-160 ao continente sulamericano não iniciará uma nova fase nos exercícios? Sei lá, pensem comigo, Tu-160 e metade da VVS na CRUZEX, ou mesmo, uma contrapartida dos EUA, que poderiam começar a aparecer na CRUZEX (nunca vieram) com F-15, B-52, B-1...?![]()
Sei lá, só pra deixar o pessoal esperançoso de ver algo a mais aqui em terrinha.![]()
Sd Young Guns 2 escreveu:Plinio ta muito longe da Venezuela... Muito longe mesmo!Plinio Jr escreveu:Disse anteriormente, que não vejo nada de anormal, a Venezuela tem total direito de fazer exercícios com quem quiser, como a Rússia tornou-se parceiro estratégico deles, algo normal.
A cada dia que passa, fica claro que a Venezuela vai assumindo o lugar de Cuba como principal opositor dos EUA na AL e fica claro, o porque , da criação da 4a Frota...
Tambem não tem muito com a Amazonia... Os Americanos acham melhor ficar tudo na mão do brasileiros " Pra que invadir um País com o tipo de gorvenantes e população com o nosso!"
Se você tiver atento sabe quem é o Minc!
PS: Em 4 paginas nunca vi tanta esteria de certas pessoas... Achei que era a 3 Guerra Mundial! Russia e Venezuelas são tão soberanas quanto o Brasil, melhor mais soberanas que o Brasil anos luz.
Afinal alguem sabe oque é soberania mesmo? Cuidado para não cairem da cadeira, para realidade brasileira!
Sd Volcom
Vlws Abraços
Acho que você quiz dizer FIDAE CMCarlos Mathias escreveu:Os EUA já mandaram B-1, F-15E e etc na LAAD, aliás, todo ano mandam. Mas... Nunca vi essa histeria coletiva, muito menos da parte dos flankeiros.
Poderiam dizer que é uma invasão yankee, uma nova base do imperialismo-imperialista-neo-liberal-neocon-direitista-facista blá, blá, blá...
Também já tivemos um Ticonderoga por aqui, e nunca vi essa avalanche de choro e lágrimas pelo fim dos tempos.
Não, não pessoal, não é uma questão menor ou de rotina, até por que nunca houve antes um exercício como esse entre estes países, imagine que a uns dez ou quinze anos atrás a Venezuela era um aliado importante dos EUA na AS (a ponto de ser a única a receber os F16 por aqui). Seria mais ou meos como quando Portugal definiu por fazer parte da Otan (imagino que na época, ao menos em Portugal, isso foi um fato importante). A análise da importância desse exercício assim como o alarde que causa deve-se sobretudo ao atual contexto da Russia na sua tentativa de reafirmação como potência e na radicalização do governo do Cel. Hugo Chavez e da sua revolução bolivariana. Aí soma-se a isso a crise na Bolívia e Paraguaí, as recentes atritos fronteiriços entre Equador e Colômbia e concluí-se que a disputa pela hegemonia política no sub-continente Sul Americano protagonizada de um lado pelo velho "stabilishment" e por outro pelos movimentos populares de diferentes matizes, poderá passar (pelo menos a sinais nessa direção)a receber a partir de agora um novo ingrediente, ou seja poderá ser um novo front para a disputa global, a qual em outros momentos já teve a África e a Ásia como palcos principais. Entretanto deve-se pensar que a estrutura dos países sul-americanos encontra-se muito mais avançada do que aquela existente na Ásia e África pós colonial e que a Venezuela por si só já é um país com um potencial muito maior do que qualquer república popular implantada nessas partes do mundo (com excessão da China é claro). Po esse motivo é que a chegada desse dois TU-160 chamam tanto a atenção. Trata-se de uma questão simbólica! E nós brasileiros devemos desde já nos prepararmos para novos tempos, os quais espero, caso soubermos aproveitar a oportunidade, sejam muito positivos, pois após a tempestade vem a bonança.Sniper escreveu:Soultrain, ainda não percebeste que existe toda uma mística em relação a Rússia e aos equipamentos russos por esses lados?soultrain escreveu:Não percebi... Se cada vez que um B-2 ou um B-52 aterra-se em território Português, discutisse-mos tanto, não havia outro assunto no forum.
[[]]'s
Mas Carlos uma coisa é particpar de uma exposição de materiais de defesa e outra um exercício real com bombardeiros estratégicos se deslocando por milhares de km. Além disso devemos considerar o contexto em que isto esta acontecendo. A propósito o Ticonderoga quando esteve por aqui foi para uma solenidade não foi?Carlos Mathias escreveu:Os EUA já mandaram B-1, F-15E e etc na FIDAE, aliás, todo ano mandam. Mas... Nunca vi essa histeria coletiva, muito menos da parte dos flankeiros.
Poderiam dizer que é uma invasão yankee, uma nova base do imperialismo-imperialista-neo-liberal-neocon-direitista-facista blá, blá, blá...
Também já tivemos um Ticonderoga por aqui, e nunca vi essa avalanche de choro e lágrimas pelo fim dos tempos.
X2, perfeito, foi exatamente oque falçei no outro topico sobre esse assunto.Carlos Mathias escreveu: É muito circo em torno de um assunto que não tem nada de excepcional. Neguinho (e branquinho) mete o malho no Chávez, mas ele tomou uma decisão, agiu e tem os resultados concretos disso, para o bem ou para o mal. Nunca li nada sobre haver toda essa presepada lá, também nunca li nada sobre toda essa frescurada e circo no Chile quando resolveram comprar uns F-16, uns novos outro sucata.
Aqui a cada comprinha que se vai fazer parece que vamos mudar o país de continente, que as águas do Atlântico se moverão para o céu em homenagem as nossas grandes e avassaladoras compras de dez S-530 e 12 Mirages velhos, os mais velhos do mundo. Ah, e sem esquecer os 4 PODs de interferência.