brisa escreveu:Nao entendi......essas milhares nao estariam incluidas as pequenas e medias???
Se tivessemos milhares de grandes, estariamos melhor que os EUA.
Citei apenas duas, em um universo bem maior, apenas para exemplificar.
Agora, transferencia de tecnologia de matriz para filial nao da para engolir.
Aí teremos que definir o tamanho das empresas, somente empresas de grande porte constroem e projetam helos do tipo da Eurocopter. Agora grandes empresas são muitas, porém, não me lembro de nenhuma com capital nacional, feita por capital privado com tecnologia de ponta, semelhante a Embraer. A Eurocopter é a maior do mundo hoje em helos.
Fora a Embraer não temos nada parecido no Brasil. Temos algumas empresas com alto grau de tecnologia(como a Mectron), mas seu tamanho em capital é despresível em face as empresas citadas. E mesmo assim, a Mectron recebe muita subvenção do governo. Temos algumas grandes empresas nacionais, na industria de base, mas isso nem de perto pode ser comparado a industria aeroespacial.
Implantar do zero uma industria de helos do porte da Helibras já custariam bilhões. Fora todo o problema de projetar e ganhar mercado de helos. Repito, ninguém em nossa iniciativa privada arriscaria isso, só um novo empreendimento estatal. Resta a nacionalização da Helibras, mas agora não vejo vantagem, vamos esperar a linha do EC-725, pode ser um bom balão de ensaios.
[ ]´s