Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
brisa

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3796 Mensagem por brisa » Qua Set 10, 2008 2:36 pm

Que isso Prick....surtou, pirou???? :mrgreen:

Quem que é perdedor aqui??? Os russos com o MI17V e os italianos da Agusta??? :mrgreen:

Voce acredita em nacionalizacao de 50%??? :twisted:
Só existe 02 grandes tipos de empresas de transformação no Brasil, estatais ou ex-estatais e multis.
Esta agora foi demais........Voce conhece a Gerdau e a Votoramtim? (pra nao citar inúmeras outras)

Mude de água Prick.....ja te falei :twisted:




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8398
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3797 Mensagem por Glauber Prestes » Qua Set 10, 2008 2:38 pm

brisa escreveu:
Esta agora foi demais........Voce conhece a Gerdau e a Votoramtim? (pra nao citar inúmeras outras)
Multis.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
brisa

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3798 Mensagem por brisa » Qua Set 10, 2008 2:44 pm

glauberprestes escreveu:
brisa escreveu:
Esta agora foi demais........Voce conhece a Gerdau e a Votoramtim? (pra nao citar inúmeras outras)
Multis.
Brasileiras e ralativamente recentes em seus vôos fora do Brasil.....viu o contexto no post do Prick?




PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3799 Mensagem por PRick » Qua Set 10, 2008 2:52 pm

brisa escreveu:
glauberprestes escreveu: Multis.
Brasileiras e ralativamente recentes em seus vôos fora do Brasil.....viu o contexto no post do Prick?
As poucas empresas brasileiras existentes, foram quase todas desnacionalizadas durante o Plano Real. A citação de algumas em meio a milhares, é comprovador do que falei, empresa nacional de grande porte, com capital da iniciativa privada nacional, sem ajuda do governo, é uma em milhares. A realidade nunca é lógica, você está aplicando pensamento matemático a realidade, aqui uma quebra da regra, reforça a regra. Estou falando do universo geral, não de exceções.

[ ]´s




brisa

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3800 Mensagem por brisa » Qua Set 10, 2008 3:01 pm

Nao entendi......essas milhares nao estariam incluidas as pequenas e medias???
Se tivessemos milhares de grandes, estariamos melhor que os EUA.
Citei apenas duas, em um universo bem maior, apenas para exemplificar.

Agora, transferencia de tecnologia de matriz para filial nao da para engolir.




PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3801 Mensagem por PRick » Qua Set 10, 2008 3:34 pm

brisa escreveu:Nao entendi......essas milhares nao estariam incluidas as pequenas e medias???
Se tivessemos milhares de grandes, estariamos melhor que os EUA.
Citei apenas duas, em um universo bem maior, apenas para exemplificar.

Agora, transferencia de tecnologia de matriz para filial nao da para engolir.
Aí teremos que definir o tamanho das empresas, somente empresas de grande porte constroem e projetam helos do tipo da Eurocopter. Agora grandes empresas são muitas, porém, não me lembro de nenhuma com capital nacional, feita por capital privado com tecnologia de ponta, semelhante a Embraer. A Eurocopter é a maior do mundo hoje em helos.

Fora a Embraer não temos nada parecido no Brasil. Temos algumas empresas com alto grau de tecnologia(como a Mectron), mas seu tamanho em capital é despresível em face as empresas citadas. E mesmo assim, a Mectron recebe muita subvenção do governo. Temos algumas grandes empresas nacionais, na industria de base, mas isso nem de perto pode ser comparado a industria aeroespacial.

Implantar do zero uma industria de helos do porte da Helibras já custariam bilhões. Fora todo o problema de projetar e ganhar mercado de helos. Repito, ninguém em nossa iniciativa privada arriscaria isso, só um novo empreendimento estatal. Resta a nacionalização da Helibras, mas agora não vejo vantagem, vamos esperar a linha do EC-725, pode ser um bom balão de ensaios.

[ ]´s




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3802 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 10, 2008 4:10 pm

Queria ver o empresariado brasileiro bancando uma fábrica de helicópteros ou alguma estrangeira vindo aqui montar helis com mais de 50% de nacionalização, partindo do zero.
Qual seria a melhor idéia, fechar a Helibrás e comprar de prateleira?
Existem centenas, senão milhares, de itens aeronáuticos que podem ser fabricados no Brasil com qualidade. O que tem que existir é mercado para isso. Com a criação de uma linha de montagem aqui é claro que existirão mais oportunidades.
Além do fato do EC-725 ser um excelente helicóptero que serve bem para as 3 forças e que inclusive já utilizam versões anteriores do bicho.

Tem tudo a ver, é o que acho.

Abraços a todos.




Alberto -
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3803 Mensagem por Alcantara » Qua Set 10, 2008 4:30 pm

Em quatro anos chegar a 50% de nacionalização em um projeto como este do EC-725 não me parece ser pouca coisa não, ainda mais se não possuimos empresas gabaritadas HOJE para construir o que se pretende construir.

Se nesse prazo de quatro anos esta incluso a capacitação de fornecedores nacionais, chuto até ser um prazo exíguo.


Abraços!!! :lol:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3804 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 10, 2008 4:36 pm

Eu penso que o consórcio HTA é um dos que podem se beneficiar com essa nova linha de montagem da Helibrás.

http://www.hta.com.br/

Abraços




Alberto -
G-LOC
Avançado
Avançado
Mensagens: 604
Registrado em: Sáb Set 03, 2005 2:53 pm

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3805 Mensagem por G-LOC » Qua Set 10, 2008 8:18 pm

PRick escreveu: Não, isso é a SUA interpretação, o texto fala em RANGE(ALCANCE) 800 mn(em especificações), depois cita FERRY RANGE acima(OVER) de 1.000 mn.

Texto impreciso e conflitante entre diversas informações, e entre outras informações de sites diferentes. Fala em raio de ação OVER, isso não é informação precisa, mas estimativas.

Existe a mesma informação de 800 mn para alcance máximo em outros sites, não raio de ação. No entanto, nenhuma delas fala como seria a configuração e a carga do alcance máximo.
Não vejo incoerencia nenhuma.
- 800nm sem tanque extra
- 1000nm com tanque extra
- 250nm com 19 tropas

PRick escreveu: O tanque interno extra é NOVIDADE para os COUGAR´s, o EC-725 tem um novo tanque de 300 litros interno, além dos 1.000 litros externo, outra novidade.
não é novidade para a mioria dos he que conheço.

PRick escreveu: Não estou falando das metralhadores, mas do operador delas, em geral existe somente um. Com ele escolhendo qual delas quer operar.
[ ]´s
eu sempre vejo dois operadores. em alguns até um terceiro na porta traseira. eles também dão alerta de ameaças. Fico imaginando o tempo que se perde em trocar de lado e tentar encontrar um inimigo em terra antes de iniciar a atirar.

G-LOC




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3806 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 10, 2008 11:14 pm

Se alguém acha que fabricar 50% aqui é pouco, diz isso porque não conhece a realidade industrial do Brasil, e do mundo moderno. Queria 100%, mas sei o quanto isso é complexo no mundo atual.
Huuuum, deve ser por isso que a Dassault tá na maior água com o Rafale, é 100% francês. :roll: :D :mrgreen:




PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3807 Mensagem por PRick » Qua Set 10, 2008 11:14 pm

G-LOC escreveu:
PRick escreveu: Não, isso é a SUA interpretação, o texto fala em RANGE(ALCANCE) 800 mn(em especificações), depois cita FERRY RANGE acima(OVER) de 1.000 mn.

Texto impreciso e conflitante entre diversas informações, e entre outras informações de sites diferentes. Fala em raio de ação OVER, isso não é informação precisa, mas estimativas.

Existe a mesma informação de 800 mn para alcance máximo em outros sites, não raio de ação. No entanto, nenhuma delas fala como seria a configuração e a carga do alcance máximo.
Não vejo incoerencia nenhuma.
- 800nm sem tanque extra
- 1000nm com tanque extra
- 250nm com 19 tropas

Isso não está no texto, é sua interpretação, portanto, os 250 mn pode ser sem tanque extra, mas isso não está no texto, como advinhar não vale, o texto é lacunar e impreciso.

PRick escreveu: O tanque interno extra é NOVIDADE para os COUGAR´s, o EC-725 tem um novo tanque de 300 litros interno, além dos 1.000 litros externo, outra novidade.
não é novidade para a mioria dos he que conheço

É novidade para linha COUGAR, não é para você ou outros helos, estou falando de COUGAR e EC-725. :roll: . Ou seja, novidade aí tem sentido de nova implementação, modificação, upgrade...

PRick escreveu: Não estou falando das metralhadores, mas do operador delas, em geral existe somente um. Com ele escolhendo qual delas quer operar.
[ ]´s
eu sempre vejo dois operadores. em alguns até um terceiro na porta traseira. eles também dão alerta de ameaças. Fico imaginando o tempo que se perde em trocar de lado e tentar encontrar um inimigo em terra antes de iniciar a atirar.

Já existe na configuração um Operador de Saltos, com um operador de metralhadora, já seriam 02. Você pode colocar um terceiro homem, mas implicará em peso extra. Por sinal, tem uma foto de COUGAR do EB na última RFA, com 02 homens, um operando a metralhadora e outro com um fuzil com luneta no mesmo lado do helo. O padrão costuma ser orbital concentrando fogo em apenas um dos bordos, por sinal como os C-130 artilhados dos EUA.

[ ]´s


G-LOC




PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3808 Mensagem por PRick » Qua Set 10, 2008 11:22 pm

Carlos Mathias escreveu:
Se alguém acha que fabricar 50% aqui é pouco, diz isso porque não conhece a realidade industrial do Brasil, e do mundo moderno. Queria 100%, mas sei o quanto isso é complexo no mundo atual.
Huuuum, deve ser por isso que a Dassault tá na maior água com o Rafale, é 100% francês. :roll: :D :mrgreen:
A França é a única potência média que sempre teve uma política de armamento nacionalizado e desenvolvido localmente. Ela consegue quase 100% de produção e desenvolvimento, porém, mesmo assim, opera E-3 Sentry, E-2C, e tem várias parcerias com os países Europeus. Me parece que política de defesa francesa deve ser nosso modelo, não vamos reinventar a roda, mas queremos ter um índice de controle alto, eu diria, se chegarmos a produzir 75% de tudo que usamos em armamento já seria um sucesso brilhante. Outro passo é o desenvolvimento dos produtos bélicos.

[ ]´s




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3809 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 10, 2008 11:26 pm

Nada como uma boa cutucada no Prick prá ele escrever umas coisas bem boas. :D




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#3810 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 10, 2008 11:41 pm

PRick escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Huuuum, deve ser por isso que a Dassault tá na maior água com o Rafale, é 100% francês. :roll: :D :mrgreen:
A França é a única potência média que sempre teve uma política de armamento nacionalizado e desenvolvido localmente. Ela consegue quase 100% de produção e desenvolvimento, porém, mesmo assim, opera E-3 Sentry, E-2C, e tem várias parcerias com os países Europeus. Me parece que política de defesa francesa deve ser nosso modelo, não vamos reinventar a roda, mas queremos ter um índice de controle alto, eu diria, se chegarmos a produzir 75% de tudo que usamos em armamento já seria um sucesso brilhante. Outro passo é o desenvolvimento dos produtos bélicos.

[ ]´s
[009] Arrebentou! [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder