TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#5566 Mensagem por Túlio » Ter Set 02, 2008 4:07 pm

PRick escreveu:
Engraçado, você está fazendo uma campanha Anti-Flood, que eu concordo totalmente, acha normal um mesmo forista postar a mesma notícia em tópicos diferentes, e depois serem novamente postadas? Depois os tópicos ficam imensos, impossíveis de ser acompanhados. E ainda ficar nervoso porque fiz um comentário muito pertinente, uma vez que, vai fazer com que o mesmo debate seja dividido ou repetido em 02 tópicos diferentes, como de fato está acontecendo.

Ou a intenção é fazer propaganda com "notícias"? 8-] 8-]

[ ]´s
Mas não fiquei nem um pouco 'nervoso' por fazeres teu comentário, meu cupincha, disse apenas que ESTRANHEI, POWS!!!

Mas a notícia - ao menos A MEU VER - é pertinente ao tópico, bem como ao do Su-35, do PAK-FA e das próprias Notícias, oras. Não que eu endosse a repetição de posts, sei que é anti-Regulamentar, aliás, nem entrei no mérito, índio véio, apenas não a tinha lido e, como um bueno de um Flankeiro - :twisted: arquiinimigo teu, portanto :twisted: - gostei dela, oras.

E não te zangues comigo assim, sou o único Flankeiro que conheço que fala BEM do Rafale e que adoraria tê-lo na FAB e na MB... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2482 vezes

#5567 Mensagem por knigh7 » Ter Set 02, 2008 4:28 pm

PRick escreveu:
Túlio escreveu:Também estranhei a reação, afinal, a notícia é válida e pertinente ao tema do tópico - aqui NÃO É o Rafale News, POWS - aliás, quase postei uma parecida, porém mais sintética, que está no Terra Notícias ( http://noticias.terra.com.br/mundo/inte ... +Apec.html ).

:?
Engraçado, você está fazendo uma campanha Anti-Flood, que eu concordo totalmente, acha normal um mesmo forista postar a mesma notícia em tópicos diferentes, e depois serem novamente postadas? Depois os tópicos ficam imensos, impossíveis de ser acompanhados. E ainda ficar nervoso porque fiz um comentário muito pertinente, uma vez que, vai fazer com que o mesmo debate seja dividido ou repetido em 02 tópicos diferentes, como de fato está acontecendo.

Ou a intenção é fazer propaganda com "notícias"? 8-] 8-]

[ ]´s
Colocam-se notícias pertinentes a END no tópico notícias do Aéreas aqui e no tópico específico a ela. Por quê ?
Porque ambas abordam temas pertinentes a cada tópico .
Coloquei esta notícia relativa em 2 tópicos diferentes porque em AMBAS abordam assuntos pertinentes a cada tópico.
Você ficou irritado, pois quanto mais pessoas souberem dessa notícia, menos colam as suas análises pró-França.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#5568 Mensagem por Túlio » Ter Set 02, 2008 5:02 pm

Leste o post acima, PRick véio? Tua parcialidade é LENDÁRIA, POWS!!!

Tem gente até apostando em off sobre o quanto irás esbravejar se o escolhido for outro que não o Rafale nem o Matusa para o FX... :lol:

Já minha posição nada tem a haver com RELIGIÃO: sou Flankeiro mas aceitarei qualquer um dos concorrentes que for o vencedor com a mesma boa vontade, o que não pode é ficar como está. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bender

#5569 Mensagem por Bender » Ter Set 02, 2008 5:36 pm

Tulio
Já minha posição nada tem a haver com RELIGIÃO: sou Flankeiro mas aceitarei qualquer um dos concorrentes que for o vencedor com a mesma boa vontade, o que não pode é ficar como está.
Se o cidadão dos pampas, me permite,acompanho tua idéia. :mrgreen:

Abraços.

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#5570 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 02, 2008 6:12 pm

PRick escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: Caro Franz,

Excelente comentário. Somente uma correção no mesmo, seria melhor assim:

Penso que a FAB não deve responder sozinha tais indagações, por isso torna-se um programa de ESTADO e não da FAB. Envolve até mesmo outros Min além do MinDef.

Governos passam, um apos o outro. Mas o ESTADO é único.

Abracos,

Wesley

Sempre tive esse posicionamento, no entanto, em face as preferências pessoais muita gente tenta falar em escolha técnica, como a definitiva, e desqualificam todas as outras, inclusive atribuindo escolhas diferentes de suas preferências como histeria de ministros, maracutaias ou politicagem.

[ ]´s

Exato, parece não passa pela cabeça que qualquer um desses aviões satisfaz a FAB e que o próprio RFI em si já é uma pré-seleção técnica. Passa longe para alguns que a FAB possa estar querendo exatamente o Rafale e não o SU-35 já que esta NUNCA trabalhou dessa forma com russos. É capaz que alguns até queriam que os caças sejam escolhidos pelos pilotos(!), embora nem estes tenham os parâmetros para isso.

Outra, Politica de Estado é implementada pelo Governo e não é definida apenas pelas instituições militares. Assim é no mundo, onde as instituições democráticas fazem uma Política de Estado. Uma Política de Estado para a Defesa deve ser implementada com a ajuda inestimável dos militares, não resta a menor dúvida disso.

São mesmo dois pesos e duas medidas. Já li aqui que os helis de ataque foram frutos de escolha técnica...

Abraços

Alberto -
brisa

#5571 Mensagem por brisa » Ter Set 02, 2008 6:33 pm

Logico que os helis de ataque foram escolha tecnica.....O mangusta e o Tiger por acaso levam um pequeno destacamento alem do piloto e o artilheiro????

So voce e o Skyway acham isso :wink:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#5572 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Set 02, 2008 6:37 pm

brisa escreveu:Logico que os helis de ataque foram escolha tecnica.....O mangusta e o Tiger por acaso levam um pequeno destacamento alem do piloto e o artilheiro????

Não estou dizendo... :roll: :D

Abraços

Alberto -
Carlos Mathias

#5573 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 02, 2008 8:35 pm

Êita vista bonita daqui da varanda... 8-] 8-] 8-] 8-]

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#5574 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 02, 2008 10:39 pm

01/09/2008 - 11h41
PROGRAMA F- X2

27 de junho de 2008

O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais para as próximas décadas e obedecendo ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira, instituiu, no dia 15 de maio de 2008, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de conduzir os processos de aquisição de aeronaves de caça a serem incorporadas ao acervo da Força.

O intuito deste trabalho é dotar a FAB de uma frota padronizada de aeronaves de caça de múltiplo emprego, com o início das operações no Brasil previsto para o ano de 2015 e para serem utilizadas por aproximadamente 30 anos. O planejamento prevê a substituição gradual das frotas de Mirage-2000, F-5M e A-1M.

Para tanto, seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (request for information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II), a francesa Dassault (Rafale), a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35), a sueca Saab (Gripen) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).

O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.

Fonte: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Em:http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=499

Não sei se esta Nota da FAB já foi postada, mas o último parágrafo traz informações interessantes... e uma pergunta que não quer calar...porque essa Nota foi expedida ontem, se nada nela é novidade??? Algo nas "entrelinhas" ??? ( como diz o Professor Orestes)

Um fraternal abraço,

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#5575 Mensagem por Skyway » Ter Set 02, 2008 10:46 pm

brisa escreveu:Logico que os helis de ataque foram escolha tecnica.....O mangusta e o Tiger por acaso levam um pequeno destacamento alem do piloto e o artilheiro????

Não fala do que você não conhece amigo.

AD ASTRA PER ASPERA
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#5576 Mensagem por orestespf » Ter Set 02, 2008 10:52 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu: 01/09/2008 - 11h41
PROGRAMA F- X2

27 de junho de 2008

O Comando da Aeronáutica, atento às necessidades operacionais para as próximas décadas e obedecendo ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira, instituiu, no dia 15 de maio de 2008, a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de conduzir os processos de aquisição de aeronaves de caça a serem incorporadas ao acervo da Força.

O intuito deste trabalho é dotar a FAB de uma frota padronizada de aeronaves de caça de múltiplo emprego, com o início das operações no Brasil previsto para o ano de 2015 e para serem utilizadas por aproximadamente 30 anos. O planejamento prevê a substituição gradual das frotas de Mirage-2000, F-5M e A-1M.

Para tanto, seis empresas foram pré-selecionadas e receberam solicitação para apresentarem informações (request for information – RFI): as norte-americanas Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) e Lockheed Martin (F-35 Lightning II), a francesa Dassault (Rafale), a russa Rosoboronexport (Sukhoi SU-35), a sueca Saab (Gripen) e o consórcio europeu Eurofighter (Typhoon).

O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira.

Não sei se esta Nota da FAB já foi postada, mas o último parágrafo traz informações interessantes... e uma pergunta que não quer calar...porque essa Nota foi expedida ontem, se nada nela é novidade??? Algo nas "entrelinhas" ??? ( como diz o Professor Orestes)

Um fraternal abraço,
Nada nas entrelinhas, Flávio, a coisa está escancarada mesmo: o caça será escolhido pela FAB e dentro dos critérios técnicos, etc. Agora veja bem, por que a FAB emitiu esta nota também? Para amenizar o estrago em cima do NJ. O MD liberou uma nota e a FAB fez o mesmo jogo.

Leitura minha: isto são ordens superiores, nunca uma FFAA ou qualquer ministério liberam uma Nota Oficial sem aprovação do Planalto, e pra mim eles não teriam motivos para liberar tal nota do nada, até porque quem se queimou foi o NJ, mas a pressão de cima a obrigou a dizer o óbvio. Por isso você leu o que já sabia (e todos nós aqui), foi imposição para tranqüilizar muita gente (segundo o PRick não existe este papo de tranqüilizar ninguém, queremos, podemos e vamos comprar, o resto que se preocupe com seus problemas. rsrsrs).

Abração,

Orestes

Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#5577 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 02, 2008 10:56 pm

Aparentemente mais uma casquinha no "Lingua de Tamanduá" (By CM) :mrgreen:

.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
PRick

#5578 Mensagem por PRick » Qua Set 03, 2008 2:59 am

Túlio escreveu:Leste o post acima, PRick véio? Tua parcialidade é LENDÁRIA, POWS!!!

Tem gente até apostando em off sobre o quanto irás esbravejar se o escolhido for outro que não o Rafale nem o Matusa para o FX... :lol:

Já minha posição nada tem a haver com RELIGIÃO: sou Flankeiro mas aceitarei qualquer um dos concorrentes que for o vencedor com a mesma boa vontade, o que não pode é ficar como está. 8-]
Túlio,

Repetir uma notícia em tópicos diferentes deve ser evitado, nada mais, foi tão somente o que falei. Porque divide o debate, como de fato estamos fazendo, como não acredito nas boas intenções do forista acima, porque é um dos maiores defensores de uma determinado caça. Se o referido forista acha que sou ingênuo, não tenho nada haver com isso. Repito, quando posto uma notícia, faço sempre uma ÚNICA vez, se alguém quiser saber da notícia, acho que podemos até colocar um link, agora ficar repetindo a mesma notícia de forma a fazer propaganda, ou achar que a "notícia" fará alguma diferença para a escolha do caça, não tem sentido. Afinal, ela só vale para quem dá credibilidade a mesma. E todos sabem da credibilidade que dispenso ao autor da matéria.

Tem gente postando em OFF também para mim, falando das táticas russófilas, mas isso não é assunto dos tópicos. :wink:

Eu não tenho religião e não sou rafaleiro, porque defendo o pacote, não o caça. Não acho que o Rafale seja a arma perfeita, nem sou assistente de manobras aéreas. Minha segunda escolha é o Su-35. Agora, uma coisa, é uma coisa, outra coisa, é outra coisa. Vide minha reação a compra do MI-35, acho que a missão e a força são as erradas, porém, dentro de um quadro real, aceito a compra como solução para alguns de nossos problemas. Sobretudo, por ser um teste para o material russo.

[ ]´s

PRick

#5579 Mensagem por PRick » Qua Set 03, 2008 3:08 am

PROGRAMA F- X2

27 de junho de 2008

Um fraternal abraço,

Parece ser apenas mais um capítulo para tentar enganar alguém, algo parecido foi anunciado no FX-1, acho que essa nota não diz nada, não acrescenta nada. Veja bem a pérola:

O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB.

Dado que todas as aeronaves atendem aos requisitos operacionais da FAB, caso contrário não seriam ofertadas. Não quer dizer nada. No entanto, o problema maior persiste, aceitar Gripen NG e SU-35BM num mesmo processo de escolha, é antes de tudo, uma constatação de que o processo é político. Não dá para comparar bananas com laranjas. Comparar de forma objetica um caça de 16 toneladas com outro de 38 toneladas, por sinal tem gente que tenta fazer isso por aqui, é impossível.

[ ]´s

Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#5580 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Set 03, 2008 1:28 pm

PRick escreveu:
PROGRAMA F- X2

27 de junho de 2008

Um fraternal abraço,

Parece ser apenas mais um capítulo para tentar enganar alguém, algo parecido foi anunciado no FX-1, acho que essa nota não diz nada, não acrescenta nada. Veja bem a pérola:

O processo de escolha da aeronave vencedora levará em conta, principalmente, o atendimento aos requisitos operacionais estipulados pela FAB.

Dado que todas as aeronaves atendem aos requisitos operacionais da FAB, caso contrário não seriam ofertadas. Não quer dizer nada. No entanto, o problema maior persiste, aceitar Gripen NG e SU-35BM num mesmo processo de escolha, é antes de tudo, uma constatação de que o processo é político. Não dá para comparar bananas com laranjas. Comparar de forma objetica um caça de 16 toneladas com outro de 38 toneladas, por sinal tem gente que tenta fazer isso por aqui, é impossível.

[ ]´s

Que requisitos? você os tem ai? posta pra nós :mrgreen: :mrgreen:

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Responder