Oficial, o F-35A NÃO foi oferecido como resposta ao RFI FX2
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Re: Oficial, o F-35A NÃO foi oferecido como resposta ao RFI FX2
Pensando bem, é uma posição a meu ver até mesmo covarde e pequena. Dos chamados BRIC talvez sejamos os únicos que decidem suas compras militares pensando em não desagradar os EUA. Talvez sejamos os únicos que temos medo de mudar de prateleira porque poderíamos ser mal vistos pelo patrão.
E aí surge aquela coisa de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Não compramos de outra fonte porque somos submissos, ou somos submissos porque não compramos de outra fonte?
É claro que simples compra de caças não vai no galgar a um patamar de potência, mas a submissão desta compra aos interesses americanos ou de quem quer que seja, apenas demonstra que realmente nos falta muito para sonhar em ser independentes. Sim, pois após todas as puxadas de tapete, todas as sacaneadas e mesmo assim vamos nos humilhar?
Olha, leva a mal não, isso prá mim é capacho, dos mais brabos mesmo.
Nunca sairemos dessa condição de quintal alheio submetendo o gasto do dinheiro do povo à vontade alheia. Se alguém me disser que compraremos F-16 dos estoques porque é o melhor e vem com tudo liberado, com todas as armas que quisermos, americanas ou não, com tecnologia e tal, enfim, cobrindo todas as "vantagens" que a concorrência colocar na mesa aí tudo bem, aceito até o chupa-pedra (como se isso tivesse algum valor).
Mas comprar porque, ao comprar de outros e recebermos tecnologia de ponta, podemos desagradar e sofrer consequências? Que moral torta é essa? Que merda de autodeterminação é essa?
Sei não, mas essa estória não está me parecendo muito alinhada.
E aí surge aquela coisa de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha. Não compramos de outra fonte porque somos submissos, ou somos submissos porque não compramos de outra fonte?
É claro que simples compra de caças não vai no galgar a um patamar de potência, mas a submissão desta compra aos interesses americanos ou de quem quer que seja, apenas demonstra que realmente nos falta muito para sonhar em ser independentes. Sim, pois após todas as puxadas de tapete, todas as sacaneadas e mesmo assim vamos nos humilhar?
Olha, leva a mal não, isso prá mim é capacho, dos mais brabos mesmo.
Nunca sairemos dessa condição de quintal alheio submetendo o gasto do dinheiro do povo à vontade alheia. Se alguém me disser que compraremos F-16 dos estoques porque é o melhor e vem com tudo liberado, com todas as armas que quisermos, americanas ou não, com tecnologia e tal, enfim, cobrindo todas as "vantagens" que a concorrência colocar na mesa aí tudo bem, aceito até o chupa-pedra (como se isso tivesse algum valor).
Mas comprar porque, ao comprar de outros e recebermos tecnologia de ponta, podemos desagradar e sofrer consequências? Que moral torta é essa? Que merda de autodeterminação é essa?
Sei não, mas essa estória não está me parecendo muito alinhada.
- soultrain
- Sênior
Sim pelo que vejo existe um plano a longo prazo, o que irá envolver muuuuito dinheiro, mas os 36 caças (é o que toda a gente diz que está no RFI, incluindo o representante da Boeing) é uma gota no oceano.
Sabe onde o Brasil vai gastar muito mas muito dinheiro, bem mais que nas FA e onde as empresas já se estão a movimentar? Na extracção de petróleo, 36 caças são uma gota.
[[]]'s
Sabe onde o Brasil vai gastar muito mas muito dinheiro, bem mais que nas FA e onde as empresas já se estão a movimentar? Na extracção de petróleo, 36 caças são uma gota.
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
Agora é que piorou mais ainda!Mas vou apenas enumerar uns fatos, a conclusão fica com você:
1) Onde está escrito que são 36 caças? Falo de documento oficial. Dia 7 de setembro verá que não existe nada afirmando isso.
2) Não são apenas caças, são caças, submarinos, navios patrulhas, escoltas, aviões de transporte, blindados, anti-aérea, armamentos, radares, etc.
3) Não estamos falando de compras militares para este governo apenas, estamos falando de três fases e que se encerra em 2025.
4) Estamos falando de construção de novas bases militares espalhadas pelo País, de nova infra-estrutura, da criação de um novo sistema logístico, etc.
Pergunto: você acha pouco? Acredita que tem pouco dinheiro envolvido para não mexer com os brios americanos?
Vamos gastar bilhões e continuar na mesma situação de dependência? Putz.
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 433 vezes
O Orestes está certo, o programa FX envolve uma encomenda de PELO MENOS 120 caças!
Mesmo sendo a encomenda inicial de apenas 36 undades, a empresa ganhadora saberá que a médio e longo prazo terá a vendas garantidas de seu produto ao Brasil.
Mesmo sendo a encomenda inicial de apenas 36 undades, a empresa ganhadora saberá que a médio e longo prazo terá a vendas garantidas de seu produto ao Brasil.
.
- soultrain
- Sênior
Garantido é escrito, em contrato, o RFI não engloba 120 caças.
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"

NJ
- Bourne
- Sênior
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Uma coisa me chama a atenção, a palavra "autonomia". Por que essa palavra não faz sentido quando se refere ao sistema de países soberanos, pois todos fazem parte de um sistema integrado, na qual a ação de cada um reflete sobre os demais de alguma forma. Ou, indo mais além, todos os países do sistema são interdependentes de alguma forma.
Pronto, deu meu pitaco, agora voltem a debater sobre o F-35
Pronto, deu meu pitaco, agora voltem a debater sobre o F-35

- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6573 vezes
- Agradeceram: 6922 vezes
- Contato:
Senhores, esperemos a END, é para logo, menos de duas semanas...
Não acharemos ali 'devem ser comprados tantos caças de tale fabricante', claro, mas as diretrizes gerais até 2025, como disse o Cabôco. Aí veremos se estamos a falar de prateleiras ou se pretendemos mesmo dar um passo maior, até então é tudo apenas especulação, POWS!!!
Não creio que sequer se tenha uma idéia precisa da quantidade a ser adquirida, pelo que tenho lido aqui mesmo a END irá deixar claras as intenções governamentais em termos de Defesa e deverá ser seguida de qualidades e quantidades expressadas pelas FFAA para cobrirem as mesmas. Só aí, ao menos a meu ver, é que estaremos COMEÇANDO a ter condições mínimas para debater neste nível, QUAIS E QUANTOS caças, por exemplo...![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)

Não acharemos ali 'devem ser comprados tantos caças de tale fabricante', claro, mas as diretrizes gerais até 2025, como disse o Cabôco. Aí veremos se estamos a falar de prateleiras ou se pretendemos mesmo dar um passo maior, até então é tudo apenas especulação, POWS!!!
Não creio que sequer se tenha uma idéia precisa da quantidade a ser adquirida, pelo que tenho lido aqui mesmo a END irá deixar claras as intenções governamentais em termos de Defesa e deverá ser seguida de qualidades e quantidades expressadas pelas FFAA para cobrirem as mesmas. Só aí, ao menos a meu ver, é que estaremos COMEÇANDO a ter condições mínimas para debater neste nível, QUAIS E QUANTOS caças, por exemplo...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
LINDOcb_lima escreveu:Ou seja...
Nada mudou![]()
![]()
![]()
[]s
CB_Lima

Eu adoro este homem (e antes que alguém mande bocas "foleiras", eu sou um homem casado

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Olá Beronha,Beronha escreveu:Orestes, desculpe-me pela impertinente pergunta pois não estou conseguindo acompanhar o ritimo do db, 7/9 sai mesmo algum anuncio de intençoes?
grato
no dia 7 de setembro se apresenta sim, a END. Nela deve constar as diretrizes que nortearão as compras militares, mas nada de anúncio de compras formais, acredito (na END não, mas nada impede que se anuncie algo por aí, mas não tenho info sobre isso). A END dirá algo do tipo, precisamos de caças, precisamos de subs, compraremos isto porque... Mas não dirá qual o equipamento em si.
Digamos que o tamanho dos gastos (a ordem de grandeza) estará explícito, mas nas entrelinhas. rsrsrs Saberemos exatamente o que comprar, mas não saberemos se os equipamentos ausentes serão ou não comprados no futuro.
É isso!
Grande abraço,
Orestes
-
- Sênior
Soultrain, o RFI diz pelo menos 36 caças, mas pra quem é escaldado não se pensa em propostas pra mais do que isso, mesmo sabendo que em breve teremos que trocar todos os caças. O lote inicial é de 36 caças, deixando claro (END) que serão mais, mas sem garantias de quando serão adquiridos novos lotes e de qual modelo. Na dúvida... Isto é muito diferente.soultrain escreveu:Sim pelo que vejo existe um plano a longo prazo, o que irá envolver muuuuito dinheiro, mas os 36 caças (é o que toda a gente diz que está no RFI, incluindo o representante da Boeing) é uma gota no oceano.
[[]]'s
Abração,
Orestes
- Sintra
- Sênior
piratadabaixada escreveu:Este Sintra, deve ser o cara mais bem informado do Fórum, eis um mineirinho português...
Abraços,
Heronim

Tu ainda me estragas a reputação!
De vez em quando digo cada disparate (mas quando o faço é em grande estilo

Antes de mais, muito obrigado pelo elogio, mas... eu limito-me a colectar informação publica!
O que menos falta aqui pelo DB é gente bem informada, inclusivamente gente que está (ou esteve) "in the game" (avaliação de aquisições militares), não é Mestre Ores...?

Agora alguém que venha aqui fazer um macumba, porque eu como bom "Tuga" percebo é de bacalhau com natas e vinho tinto
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Abraços

-
- Sênior
Sim, Sintra, temos sim, não sou eu, mas temos presenças ilustres no DB.Sintra escreveu:piratadabaixada escreveu:Este Sintra, deve ser o cara mais bem informado do Fórum, eis um mineirinho português...
Abraços,
Heronim![]()
De vez em quando digo cada disparate (mas quando o faço é em grande estilo)
Antes de mais, muito obrigado pelo elogio, mas... eu limito-me a colectar informação publica!
O que menos falta aqui pelo DB é gente bem informada, inclusivamente gente que está (ou esteve) "in the game" (avaliação de aquisições militares), não é Mestre Ores...?![]()
Agora alguém que venha aqui fazer um macumba, porque eu como bom "Tuga" percebo é de bacalhau com natas e vinho tinto![]()
Abraços
Grande abraço,
Orestes
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Calma pessoal,
Independência demora, leva tempo, e é seguida de ínumeros passos.
A começar temos o END e isso é um baita ínicio, pois até então a coisa funcionava dentro de méritos e deméritos internos de cada Força Armada...
Em tese o barco agora tem rumo e honestamente o cumprimento dessas metas 'em conjunto' entre as FAs/MD/Governo/Sociedade, é o que assusta mais do que quais canhões/mísseis/aviões teremos como resultado.
A união e a organização são os primeiros passos para uma futura racionalização e eventualmente independência.
Garanto que isso assusta estratégicamente mais os EUA (se é que no fundo queremos 'assustar') do que qualquer outra coisa.
Os "nomes" dos canhões/mísseis virão em algum momento, mas se bem pensados e da maneira que queremos, não fará diferença a origem, pois estaremos comprando certo.
Mesmo se comprarmos em função de política, todos os atuais candidatos (para caças) são mais do que capazes de executar as suas funções e além disso existe um 'mínimo' que está relacionado a transferências de tecnologia que mesmo os EUA parecem estar entendendo que é condição para qualquer negócio!
Putz gente, isso é bom... não é ruim... lembrem-se que mais ou menos a 15 anos atrás estavamos disparando o nosso primeiro "Matra 530"
, depois de compradas as aeronaves em 1972, o nosso 'míssil' era o "AIM-9B P4" e por aí vai.
Temos que construir independência com bases sólidas para não termos uma outra Celma ou Engesa.
O END acredito eu é um grande passo para isso assim que começar a ser cumprido e ajustado conforme o tempo passa!
Meus 2 cents
[]s
CB_Lima
Independência demora, leva tempo, e é seguida de ínumeros passos.
A começar temos o END e isso é um baita ínicio, pois até então a coisa funcionava dentro de méritos e deméritos internos de cada Força Armada...
Em tese o barco agora tem rumo e honestamente o cumprimento dessas metas 'em conjunto' entre as FAs/MD/Governo/Sociedade, é o que assusta mais do que quais canhões/mísseis/aviões teremos como resultado.
A união e a organização são os primeiros passos para uma futura racionalização e eventualmente independência.
Garanto que isso assusta estratégicamente mais os EUA (se é que no fundo queremos 'assustar') do que qualquer outra coisa.
Os "nomes" dos canhões/mísseis virão em algum momento, mas se bem pensados e da maneira que queremos, não fará diferença a origem, pois estaremos comprando certo.
Mesmo se comprarmos em função de política, todos os atuais candidatos (para caças) são mais do que capazes de executar as suas funções e além disso existe um 'mínimo' que está relacionado a transferências de tecnologia que mesmo os EUA parecem estar entendendo que é condição para qualquer negócio!
Putz gente, isso é bom... não é ruim... lembrem-se que mais ou menos a 15 anos atrás estavamos disparando o nosso primeiro "Matra 530"

Temos que construir independência com bases sólidas para não termos uma outra Celma ou Engesa.
O END acredito eu é um grande passo para isso assim que começar a ser cumprido e ajustado conforme o tempo passa!
Meus 2 cents
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima 

- Sintra
- Sênior
Grande Abraço Mestre Orestesorestespf escreveu:Sim, Sintra, temos sim, não sou eu, mas temos presenças ilustres no DB.Sintra escreveu:![]()
De vez em quando digo cada disparate (mas quando o faço é em grande estilo)
O que menos falta aqui pelo DB é gente bem informada, inclusivamente gente que está (ou esteve) "in the game" (avaliação de aquisições militares), não é Mestre Ores...?![]()
Agora alguém que venha aqui fazer um macumba, porque eu como bom "Tuga" percebo é de bacalhau com natas e vinho tinto![]()
Abraços
Grande abraço,
Orestes

-
- Sênior
Sintra escreveu:Grande Abraço Mestre Orestesorestespf escreveu: Sim, Sintra, temos sim, não sou eu, mas temos presenças ilustres no DB.
Grande abraço,
Orestes
![[009]](./images/smilies/009.gif)
![[009]](./images/smilies/009.gif)