Oficial, o F-35A NÃO foi oferecido como resposta ao RFI FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bender

Re: Oficial, o F-35A NÃO foi oferecido como resposta ao RFI FX2

#106 Mensagem por Bender » Qua Ago 27, 2008 10:23 am

Orestes
Pra que escrever isso, né? Vamos as minhas opiniões, se é que valem alguma coisa atualmente...
Se tu acha isto das tuas opiniões, imagine das minhas... :?

Poderia citar varias opiniões,mas vou me apegar numa linha do Orestes pra desenvolver o meu pensamento.

Orestes

9) A escolha do FX-2 será puramente política, e no jogo político a "confusão intencional" serve como argumento para "desestabilizar" os "inconvenientes".

10) Definitivamente não existe consenso (sobre os caças) seja aonde for, os pseudos-candidatos já estão escaldados, e no fundo só se vê duas movimentações intensas (briga mesmo): França e EUA. O resto pensa assim: o que vier é lucro (decepção com o FX-1).

Infelizmente esse pensamento detona completamente a pseudo seriedade do tal "plano de defesa"(no que se refere a FAB) e os n comentários de MU e NJ, com a tal balela repetitiva de "independência","nossa soberania" e outros mais.
No caso de uma compra política "a francesa" não detona pelo lado "independência" e "soberania" dependendo da abertura que eles derem(que parece ser quase total) mas que ainda é uma incógnita,mas detona pela politicalha antiga e ultrapassada dos loobys de Brasilia,que transformariam esse circo de concorrência,em um circo de loninha furada e velha de terreno baldio.
Já no caso americano,detona tudo e de todas as maneiras,pois apesar do F16 ser um excelente avião,tudo não passa do ultimo suspiro dos comerciantes que não querem perder o cliente de caderneta da vendinha,e que sempre que puderam em todos os projetos de tecnologia que o Brasil quis desenvolver por conta própria,puseram obstáculos e criaram dificuldades,embargaram vendas de componentes,computadores e tudo que podiam.
Sem dúvida por mais que os não russófilos,não gostem de ouvir, o unico projeto que teria chances de ir de encontro aos objetivos de "independência"(e ai leia-se independência e ingerência dos EUA) seria uma parceria com a Russia,feitas em moldes de seriedade e compromisso,inclusive com painél azul de praxe.
Mas por mais que não queiram ouvir os russófilos,o grande entrave pra mim nessa parceria,fora o nefasto aspecto político citado acima,é a Embraer.
É ser inocente imaginar,que mesmo com os presentinhos oferecidos pelo governo(C390,vip...) ela esteja nessa altura do campeonato de braços cruzados esperando a decisão da FAB,naquela postura olímpica do "que vier eu aceito de braços abertos".Eu não tenho fontes,só uma grande convicção pessoal,que a ela interessa absorver a tecnologia ocidental militar sofisticada,que segue a linha do que ela já faz na área comercial. E ela já colocou isso na mesa,e já deve ter fechado questão de preferência pelos franceses e americanos.
Lamentavelmente para o Brasil,e não pelo avião em si(Rafale) que é excelente,a par dos comentários apaixonados de facções do DB, a tendência como sujerida pelo Orestes,é que ele seja o escolhido,por passar a impressão tão cantada e decantada aqui no DB, de "independência"(dos EUA),"parceria tecnológica",e ainda, satisfazendo a Embraer nas suas aspirações, sem afetar a "libido" americana se o escolhido fosse o caça russo.Isso se chama "subserviência" dos que querem se dizer "independentes",mais uma vez:nfelizmente.
Eu tenho a tranquilidade de dizer,que no aspecto máquinas(não político,no que se refere a "independência"),qualquer um dos que participam da seleção, me deixariam satisfeito,pois com qualquer um deles a FAB ficaria 100x mais forte do que é hoje.
Mas sem dúvida pra quem pensa e quer ser independente e grande,o caminho ao lado dos Russos seria sem dúvida um salto nessa direção,mais reforçado ainda com uma participação no PAKFA.(que eu não acredito)
Os políticos jogam de parceria com a Embraer,que por sua vez tem o ZAP.Eles trucam!Já estão com a primeira ganha...os outros percebem que mesmo tendo copas,foram enganados.
Fim de jogo.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#107 Mensagem por orestespf » Qua Ago 27, 2008 10:23 am

Sintra escreveu:Sistemas Israelitas? Quais? O radar é Americano, o sistema EW é americano...

E já agora, creio que nunca ninguém negou a existência de propostas para venda de Vipers ao Brasil, essa proposta sempre esteve em cima da mesa, o que foi dito que era um disparate completo e total foram coisas como "Blocks 40 upgraded para Block 60" ou "já está decidido em Brasilia, vão ser 108 F-16, trinta e não sei quantos Block 60 com radar Isaelita versão kebab mais setenta e tal MLU´s", ou ainda "F-35A na FAB em 2014, com montagem no Brasil e integração total de armas por 60 ou 70 milhões de dolares".
Olá Sintra,

eu sempre coloquei informações sobre o F-35 aqui (para o Brasil), mas com a ressalva que nunca acreditei nelas. A verdade é que os representantes da LM no País sempre afirmaram isso, gostemos ou não disto, e que pode ser confirmado (posso lhe dar telefone, email e nome para você mesmo confirmar).

Claro, vendedor fala o que quer, mas este é o ponto, saber o que os caras estão dizendo por aí. O que é falso é imaginar que a LM não respondeu ao RFI só porque o Brasil pede mais do que o "normal". Uma absurdo isso! Explico: isto não é política da LM, é política dos EUA, e vale para todos os fabricantes. Aí eu pergunto: por que a Boeing continua na para, inclusive com seu presidente dizendo que transfere tecnologia sim (vide entrevista na Alide) e a LM não?

Embora gostaria de deixar claro que eu ouvi (já postei isso n-vezes) do representante da LM que não se abre nada, absolutamente nada, de código fonte do F-35 (e não é só para o Brasil, segundo ele, pra ninguém).

O "vacilo" na notícia está no fato que a LM pode responder o RFI (sobre o F-35) sem problema algum, bastando dizer que não repassa as tecnologias desejadas pelo Brasil. Ponto! Outro vacilo é falar que a LM preferiu oferecer o F-16 BR no lugar do F-35. Isto é um dispare!!! Eu peço informação sobre um produto, aí vem a empresa e responde outra coisa??? Isto não existe!!! A informação da FAB foi clara: responda minhas perguntas referentes ao F-35. Se a FAB quisesse informação sobre o F-16, já teria feito isso, e não foi o caso.

Esta informação que saiu na mídia é lobby puro, matéria paga por algum concorrente "preocupado" ou até mesmo por jogo de interesse vindo de cima.

A quantidade de erros e de contradições é tamanha, inclusive já vistas por estas bandas durante o FX-1, que só um principiante acreditaria nela.

Deixo claro que não estou defendendo o F-35, nem os americanos, nem ninguém, só estou dizendo que tal matéria não deve ser levada a sério, pois não se justifica deixar de responder o RFI por nada. Aliás, muito antes da FAB emitir tal RFI todos os correntes já sabiam o que ela queriam em termos de transferências de tecnologia, este não é o momento de se "surpreender", não mesmo!

Abração,

Orestes

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#108 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Ago 27, 2008 10:28 am

orestespf escreveu:Ando meio sem saco atualmente, já devem ter percebido isso, mas... Pra que escrever isso, né? Vamos as minhas opiniões, se é que valem alguma coisa atualmente...

1) O jogo apenas começou;

2) O que aparece na mídia, não se escreve, só louco acreditaria;

3) Exemplo de (2): a Isto É teve a petulância (n-ésima vez) de publicar uma matéria dizendo que os franceses levariam tudo, sugerindo que as fontes são do MD. Porém devem ter se esquecido que no dia 7 de setembro teremos a END divulgada oficialmente, que o Presidente quer fazer isso com pompas e circunstâncias, e que talvez a mesma não dê tal detalhamento, e mais, que a END é o "norte" para as compras. Em forma de pergunta: se já sabemos o que vamos comprar, por que um Plano Estratégico "norteador"? As compras devem ser norteadas pela END e não o contrário. Só a Isto É para não perceber isso. Perdeu uma bela oportunidade...

4) Daqui por diante as contra-informações virão de cima pra baixo, sempre foi assim.

5) Dizer que a LM não respondeu o RFI sobre o F-35 é no mínimo piada, só ingênuo para acreditar. Basta ver a entrevista do cara (desculpe-me pelo "trato", esqueci o nome do senhor) da Boeing que esteve recentemente no Brasil e deu uma entrevista para a Alide. Nem eles ainda não responderam.

6) Interessa muito mais ao Governo, no momento, o benefício da dúvida do que a certeza. Explico pela n-ésima vez, se a END não foi divulgada oficialmente, fica impossível acreditar no que se fala por aí, mesmo vindo de fontes pra lá de segura, mesmo que seja do NJ, MU e Lula, é jogo.

7) Por fim, a óbvia "desilusão" já pode estar escolhido de cima pra baixo (ou não!).

8) O argumento que vale pra uma Força e que pode não valer para outra, pode ser o principal argumento para o Governo: priorizar um equipamento que já está operacional no país de origem (só se "esquecem" do resto: que já comprovou eficácia em guerra real).

9) A escolha do FX-2 será puramente política, e no jogo político a "confusão intencional" serve como argumento para "desestabilizar" os "inconvenientes".

10) Definitivamente não existe consenso (sobre os caças) seja aonde for, os pseudos-candidatos já estão escaldados, e no fundo só se vê duas movimentações intensas (briga mesmo): França e EUA. O resto pensa assim: o que vier é lucro (decepção com o FX-1).

Minha opinião: este RFI é sintomático, serve apenas para se fazer um edital de compras (governo-governo), deixando o mesmo com a cara do vencedor, de forma que nenhum outro terá condições reais. Já conhecemos esta estória, portanto não é novidade.

Quem vencerá? Se fosse hoje? Respondo, o mesmo que vencerá amanhã, depois de amanhã, no final do ano, e no dia da declaração final.

Aí eu disse pra alguém: cego é não querer "ver". Aí ouvi: depois a gente troca as lentes ou bota óculos, é feio, mas quebra o galho. Finalizei: ok...

Sds,

Orestes
Alitson escreveu: Bom Dia meu Amigo...

Na verdade estamos todos de saco cheio... Mas fazer o que?

Bem como você mesmo falou, só não vê quem não quer. As compras feitas pelo MD são políticas, apenas isso. Veja o Mi-35, se caso vier realmente a acontecer. Matérias compradas surgirão aos milhares, mas...

Apenas uma pergunta, por que do nada, surge uma proposta de um F-16 com sistemas israelenses ao Brasil e a Índia? Mas por que apenas 18 meses depois de nós já colocarmos que esta proposta existia, apenas agora, ALGUNS tocam nela? Lembrando fielmente que esta era veemente desmentida... Só não vê quem não quer.

Sem mais,

Abraços...
Não tem sistemas israelenses... e não será doado a US$ 15 milhões como colocado aqui. É uma proposta em dois níveis: F-16BR (E-60) numa primeira etapa e F-35 a partir de 2019/20.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#109 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Ago 27, 2008 10:34 am

Sintra escreveu:Sistemas Israelitas? Quais? O radar é Americano, o sistema EW é americano...

E já agora, creio que nunca ninguém negou a existência de propostas para venda de Vipers ao Brasil, essa proposta sempre esteve em cima da mesa, o que foi dito que era um disparate completo e total foram coisas como "Blocks 40 upgraded para Block 60" ou "já está decidido em Brasilia, vão ser 108 F-16, trinta e não sei quantos Block 60 com radar Isaelita versão kebab mais setenta e tal MLU´s", ou ainda "F-35A na FAB em 2014, com montagem no Brasil e integração total de armas por 60 ou 70 milhões de dolares".
Onde está escrito isso?
"F-35A na FAB em 2014, com montagem no Brasil e integração total de armas por 60 ou 70 milhões de dolares".
O preço de US$ 70 milhões foi repassado ao Saito, junto com uma possível participação em material não estratégico (estrutura ou superfícies móveis, como flaps). Nunca afirmei que receberíamos códigos-fonte. O comandante da Aeronáutica, por sua vez, não seria irresponsável a ponto de confirmar uma proposta que não recebeu.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#110 Mensagem por Pepê Rezende » Qua Ago 27, 2008 10:43 am

orestespf escreveu:Ando meio sem saco atualmente, já devem ter percebido isso, mas... Pra que escrever isso, né? Vamos as minhas opiniões, se é que valem alguma coisa atualmente...

1) O jogo apenas começou;

2) O que aparece na mídia, não se escreve, só louco acreditaria;

3) Exemplo de (2): a Isto É teve a petulância (n-ésima vez) de publicar uma matéria dizendo que os franceses levariam tudo, sugerindo que as fontes são do MD. Porém devem ter se esquecido que no dia 7 de setembro teremos a END divulgada oficialmente, que o Presidente quer fazer isso com pompas e circunstâncias, e que talvez a mesma não dê tal detalhamento, e mais, que a END é o "norte" para as compras. Em forma de pergunta: se já sabemos o que vamos comprar, por que um Plano Estratégico "norteador"? As compras devem ser norteadas pela END e não o contrário. Só a Isto É para não perceber isso. Perdeu uma bela oportunidade...

4) Daqui por diante as contra-informações virão de cima pra baixo, sempre foi assim.

5) Dizer que a LM não respondeu o RFI sobre o F-35 é no mínimo piada, só ingênuo para acreditar. Basta ver a entrevista do cara (desculpe-me pelo "trato", esqueci o nome do senhor) da Boeing que esteve recentemente no Brasil e deu uma entrevista para a Alide. Nem eles ainda não responderam.

6) Interessa muito mais ao Governo, no momento, o benefício da dúvida do que a certeza. Explico pela n-ésima vez, se a END não foi divulgada oficialmente, fica impossível acreditar no que se fala por aí, mesmo vindo de fontes pra lá de segura, mesmo que seja do NJ, MU e Lula, é jogo.

7) Por fim, a óbvia "desilusão" já pode estar escolhido de cima pra baixo (ou não!).

8) O argumento que vale pra uma Força e que pode não valer para outra, pode ser o principal argumento para o Governo: priorizar um equipamento que já está operacional no país de origem (só se "esquecem" do resto: que já comprovou eficácia em guerra real).

Minha opinião: este RFI é sintomático, serve apenas para se fazer um edital de compras (governo-governo), deixando o mesmo com a cara do vencedor, de forma que nenhum outro terá condições reais. Já conhecemos esta estória, portanto não é novidade.

Quem vencerá? Se fosse hoje? Respondo, o mesmo que vencerá amanhã, depois de amanhã, no final do ano, e no dia da declaração final.

Aí eu disse pra alguém: cego é não querer "ver". Aí ouvi: depois a gente troca as lentes ou bota óculos, é feio, mas quebra o galho. Finalizei: ok...

Sds,

Orestes
A Boeing, a Dassault, a Rossoboronexport, a LM e a EADS JÁ RESPONDERAM O RFI. Os russos estão bastante ativos, mas trabalham nos bastidores. Em novembro, inclusive, devemos ter novidades. A bem da verdade, desconfiem de quem se expor demasiadamente. Se o faz, é porque se enfraqueceu.

Pepê

Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#111 Mensagem por Alitson » Qua Ago 27, 2008 10:44 am

Eu não irei nem comentar mais... Propostas estas, se forem hoje verdade, já levantadas por mim e pelo Orestes. Mas na época só tomamos pedradas... Agora queremos mais é que se ...

Sem mais...

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
soultrain
Sênior
Sênior

#112 Mensagem por soultrain » Qua Ago 27, 2008 10:44 am

Pepê Rezende escreveu:

Onde está escrito isso?
"F-35A na FAB em 2014, com montagem no Brasil e integração total de armas por 60 ou 70 milhões de dolares".
O preço de US$ 70 milhões foi repassado ao Saito, junto com uma possível participação em material não estratégico (estrutura ou superfícies móveis, como flaps). Nunca afirmei que receberíamos códigos-fonte. O comandante da Aeronáutica, por sua vez, não seria irresponsável a ponto de confirmar uma proposta que não recebeu.

Pepê
Pêpe,

Não foi você, mas algumas pessoas aqui empolgaram-se e acreditaram demais, só isso.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Alitson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 12 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#113 Mensagem por Alitson » Qua Ago 27, 2008 10:47 am

Pepê Rezende escreveu:
Marino escreveu:O Saito recebeu proposta para o F-35.
Fonte segura.
Se repassam códigos para o F-35, acho que não.
Conversei agora com o representante da Lockheed-Martin no Brasil. Alguns pontos:

1. O F-35 continua em oferta ao Brasil, só que as entregas ocorreriam a partir de 2019/20. O preço seria US$ 70 milhões
2. O F-16Br (E60) seria oferecido em co-produção com a Embraer, Atech e Elbit Eletrônica. A compra abriria a fila para o F-35
3. O preço seria inferior a US$ 70 milhões
4. O motor seria um GE110, com Fadec e 3 mil libras a mais de empuxo que os oferecidos ao Chile
5. Radares e sensores seriam iguais aos do F-35/F-22
6. Os aviões viriam com conformal tanks

Pepê

Realmente sem a participação israelense....

A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
brisa

#114 Mensagem por brisa » Qua Ago 27, 2008 10:48 am

Pepê, que nomenclatura é essa E60....nao seria B60???

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#115 Mensagem por Penguin » Qua Ago 27, 2008 10:59 am

O momento atual eh de muita contra-informacao, lobbies e pressoes.
Devemos ter muita calma e reservas com o que eh publicado e manter aqui um ambiente saudavel e agradavel.

Pepe e Orestes,

O pessoal leigo no tema (MRE, politicos, etc) que esta envolvido no processo de tomada de decisao na escolha do caca, sao influenciados pela midia ou se baseiam principalmente em informacoes privilegiadas e tecnicas (FAB, CTA, etc)?

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#116 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 27, 2008 11:16 am

Carlos Mathias escreveu:Bem feito, mereceram, fizeram papel de capacho mendigando coisas que sabiam que não iam ter e depois de terem apanhado por décadas.

E são esses aí que vão arreganhar os F-16SOFÁ-DE-COURO prá nós? Ah, e depois vêm os F-35BRNF(Na Fila). :lol: :lol: :lol: :lol:
Na verdade, SE vier enlatado americano( e a cada dia que passa fico mais convicto que não vem), vai ter que vir com códigos-fonte para a integração de armas brasileiras obrigatoriamente.

E qt. a F-35BRNF...(...) estamos(sim) no fim da fila.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
soultrain
Sênior
Sênior

#117 Mensagem por soultrain » Qua Ago 27, 2008 11:31 am

Alitson escreveu:
Pepê Rezende escreveu: Conversei agora com o representante da Lockheed-Martin no Brasil. Alguns pontos:

1. O F-35 continua em oferta ao Brasil, só que as entregas ocorreriam a partir de 2019/20. O preço seria US$ 70 milhões
2. O F-16Br (E60) seria oferecido em co-produção com a Embraer, Atech e Elbit Eletrônica. A compra abriria a fila para o F-35
3. O preço seria inferior a US$ 70 milhões
4. O motor seria um GE110, com Fadec e 3 mil libras a mais de empuxo que os oferecidos ao Chile
5. Radares e sensores seriam iguais aos do F-35/F-22
6. Os aviões viriam com conformal tanks

Pepê

Realmente sem a participação israelense....
As telazinhas serão Israelitas e até algum software, mas muito longe do radar Israelita e até F/A-35 com recheio israelita, fabricado no Brasil para exportação para outros países e entregas antes dos países do consórcio, não é?

Li aqui o numero 30 milhões inclusivie.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
PRick

#118 Mensagem por PRick » Qua Ago 27, 2008 11:46 am

Olha esse tópico está quase freudiano!

Vamos ver o tópico em resumo:

1- As duas propostas com chances reais são França e EUA;

2- A proposta real dos EUA, como queremos é de F-16 SOFA ou algo parecido indiano, ou seja, coisa que os EUA podem abrir para o FMS, os pobres;

3- A EMBRAER está na jogada, e tem fator decisivo;

4- A reportagem da ISTO É, falou a verdade, disse quem vai ser o vencedor, mesmo que seja paga, não interessa, se ela falou o nome do vencedor com todas as letras;

5- O processo é POLÍTICO, sempre é POLÍTICO, EM TODOS OS PAíSES DO MUNDO, comprar armas, já é uma decisão política;

6- A venda de BH`s e MI-35 parece ter fortalecido a posição de um caça de um terceiro país, ou ser indicador de se estar fazendo encomendas para contrabalançar quem vai levar a maior parte do negócio, porque se sujeitou as nossas exigências, entre outras coisas;

7- A propaganda dos EUA anunciadas na nossa imprensa de entrega de propostas, parecem ser a última tentativa de uma batalha já perdida, e quem tem mais chances quase sumiu dos holofotes;

8- Quem vai assinar o Tratado SOFA? Qual Presidente virá ao Brasil 02 vezes até o final do ano? De quem compramos caças ultimamente?

9- Quem poderia contrabalançar o jogo sofre de problemas de credibilidade, e os últimos acontecimentos externos colocaram o último prego no caixão. Existe uma clara inviabilidade da proposta no âmbito interno, independente da qualidade de seus produtos. E as falas do MU apenas comprovam o fato, porque pelo jeito ele era defensor dessa proposta, e deixou bem claro, minha opinião não prevaleceu junto a FAB, e, creio, JUNTO A EMBRAER.

[ ]´s

brisa

#119 Mensagem por brisa » Qua Ago 27, 2008 12:23 pm

Tudo é muito natural e expontaneo......voluvel e irregular :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#120 Mensagem por orestespf » Qua Ago 27, 2008 1:32 pm

PRick,

pensei em escrever na "merecida" forma, mas desisti, vamos na forma habitual, e em azul.

PRick escreveu:Olha esse tópico está quase freudiano!

Vamos ver o tópico em resumo:

1- As duas propostas com chances reais são França e EUA;

Surpreendo-me ouvir isso de você, que sempre afirmou não haver proposta americana na mesa. Não é porque alguém disse que você deve concordar, da mesma forma que fez com outros pontos e que aparecem abaixo. Portanto, se não negou e nem provou a afirmação, sim, me surpreende, ainda mais vindo de você (que exige prova pra tudo).

2- A proposta real dos EUA, como queremos é de F-16 SOFA ou algo parecido indiano, ou seja, coisa que os EUA podem abrir para o FMS, os pobres;

Desconheço por completo esta informação como sendo oficial, até a ignoro, pois a FAB mesmo declarou pra quem ela enviou o RFI e não havia F-16. Se não me engano, foi o Sintra que postou uma matéria aqui dizendo isto, mas não boto fé alguma.

OBS: não é porque eu desconheço que seja mentira, porém a FAB não informou nada sobre o F-16, mas disse com todas as letras quais seriam os outros.

3- A EMBRAER está na jogada, e tem fator decisivo;

Não é você que vive soprando para os quatro cantos do mundo as declarações do MG e MU??? Pois é, são eles que volta e meia anunciam que a compra do caça está atrelado aos interesses da Embraer. Procure na Internet, não terá dificuldade para encontrar.

Assim sendo, não entendi mais uma vez porque você não rebateu e nem provou este item.

4- A reportagem da ISTO É, falou a verdade, disse quem vai ser o vencedor, mesmo que seja paga, não interessa, se ela falou o nome do vencedor com todas as letras;

Agora você tomou partido, claro, é favorável ao seu lobby particular. Isto sim não me surpreende.

O interessante é que você é um feroz crítico da imprensa brasileira, mas defende com unhas e dentes a Isto É, mas só quando ela fala positivamente de equipamentos franceses.

Isto não é parcialidade, é muito pior, tem nome, mas deixa pra lá. Quero ver sua reação no dia 7 de setembro agora, ao ver a END. Quero me deliciar com seus "argumentos" sobre o furo da Isto É ao perceber que ela anunciou os vencedores de cada modelo, antes mesmo do Governo lançar o documento que balizará as escolhas. Esta eu quero ver!

5- O processo é POLÍTICO, sempre é POLÍTICO, EM TODOS OS PAíSES DO MUNDO, comprar armas, já é uma decisão política;

Mais uma conveniência sua. Você disse e ecou n-vezes aqui no DB e também no BM que o Rafale está sendo considerado por suas qualidades técnicas e que, se vencer, será por mérito e não por imposição. Pergunto: agora mudou??? Não é você que defende transparência?

Sim, toda compra militar tem a variável política, todos aqui sabem. Porém existe uma diferença entre selecionar politicamente um equipamento entre os que foram pré-selecionados tecnicamente, do que comprar apenas por imposição política e sem se analisar as questões técnicas do equipamento. O que foi colocado aqui é que a escolha do caça não será técnica, será do tipo "goela abaixo", seja lá qual for o escolhido. Bem, pode ser que a coisa mude e consigam reverter a situação, mas já tem gente pedindo pra sair.

6- A venda de BH`s e MI-35 parece ter fortalecido a posição de um caça de um terceiro país, ou ser indicador de se estar fazendo encomendas para contrabalançar quem vai levar a maior parte do negócio, porque se sujeitou as nossas exigências, entre outras coisas;

Ok, você disse parece, então fica de bom tamanho.

7- A propaganda dos EUA anunciadas na nossa imprensa de entrega de propostas, parecem ser a última tentativa de uma batalha já perdida, e quem tem mais chances quase sumiu dos holofotes;

Agora resolveu dar sua opinião baseada em achismo mais uma vez. PRick, se não está lá dentro, se não participa das negociações, então não julgue, pega mal toda vida! Por exemplo, eu diria que a Dassault está mais desesperada então, pois existem propagandas desta empresa em tudo quanto é lugar (me baseando em sua linha de raciocínio), mas não, não penso assim.

8- Quem vai assinar o Tratado SOFA? Qual Presidente virá ao Brasil 02 vezes até o final do ano? De quem compramos caças ultimamente?

Aqui se trata exclusivamente sobre os caças, PRick, e a França não tem apenas este produto para oferecer.

Você que gosta de raciocínio, então tome este: os caças chamam mais a atenção, porém a grande vitória dos franceses está no sub. Sim, isto mesmo, os franceses estão emplacando o Scorpene em um país que tradicionalmente usou este equipamento de outras procedências e, em particular, do grande acordo firmado com os alemães. Roubar mercado, ainda mais militar, é o grande trunfo.

Se o Rafale vencer, a leitura é singela: seria o substituto natural dos M-III e dos M-2000. Se der caça americano, idem para o F-5. A surpresa existirá se der caça russo ou sueco.

Em suma, a presença do Sorkozy é devido ao Scorpene, e de lambuja, o Rafale (pressão mesmo).

9- Quem poderia contrabalançar o jogo sofre de problemas de credibilidade, e os últimos acontecimentos externos colocaram o último prego no caixão. Existe uma clara inviabilidade da proposta no âmbito interno, independente da qualidade de seus produtos. E as falas do MU apenas comprovam o fato, porque pelo jeito ele era defensor dessa proposta, e deixou bem claro, minha opinião não prevaleceu junto a FAB, e, creio, JUNTO A EMBRAER.

Isto não chega a ser uma leitura, não passa de cegueira intencional. Até agora, parece (repito, parece) que você não compreendeu nadinha do jogo político que se vê.

O NJ não é pró-Rafale como se pensa, ele está do lado do Saito, ou seja, da Força. Quem defende Rafale é o Governo, em particular, o Guru. O MD é apenas o porta-voz da coisa. E para não pegar mal, para não dizer que a coisa é pedra cantada, botaram o MU para "contrabalancear". Em suma, o NJ não está impondo o Rafale, da mesma forma que o MU não é o defensor dos russos, isto tudo é um jogo, e simples de ser compreendido para quem sabe compreender as nuances da política brasileira.

Tentando deixar claro: por que um singelo ministro da Defesa (pasta historicamente fraca) teria o poder de impor uma escolha sobre caças pra FAB??? Ele não entende nada do assunto, já demonstrou isso n-vezes, pra ele o importante é fortalecer sua pasta e conseguir lucros políticos, não importa o vencedor, desde que a FAB esteja satisfeita.

E tem mais, vemos o NJ artificialmente defendendo o Rafale e já vimos o MU defendendo parcerias com os russos (também artificialmente). Por que eles gritam tanto sobre estes dois fornecedores?? Se o escolhido estiver entre estes dois, não precisava disso, bastava acertar os detalhes e assinar logo. Mas não, preferem bater na tecla da transferência de tecnologia. Mas estes dois países já não disseram que faz isso, pow!?!? Isto sugere que estão implorando aos americanos que façam a mesma coisa, só não vê quem não quer, pow!!!

[ ]´s

PRick, sua parcialidade chega a doer as vistas de quem lê seus posts, com todo respeito, você não precisa disso. Usa o que quer quando lhe é favorável, omite detalhes que não lhe agradam. E o pior, é sarcástico e até agressivo com regularidade, e quando não quer comprar uma briga direta, não cita as pessoas, coloca tudo no mesmo saco. Não me parece um bom procedimento. Se comentar este meu post, aposto que não entrará nas partes delicadas, ou vai justificar as partes que lhe interessa, ou vai deixar de comentar as partes que não lhe agrada, ou ambas.

Abraços,

Orestes

Responder