Se tu acha isto das tuas opiniões, imagine das minhas...Pra que escrever isso, né? Vamos as minhas opiniões, se é que valem alguma coisa atualmente...

Poderia citar varias opiniões,mas vou me apegar numa linha do Orestes pra desenvolver o meu pensamento.
Orestes
9) A escolha do FX-2 será puramente política, e no jogo político a "confusão intencional" serve como argumento para "desestabilizar" os "inconvenientes".
10) Definitivamente não existe consenso (sobre os caças) seja aonde for, os pseudos-candidatos já estão escaldados, e no fundo só se vê duas movimentações intensas (briga mesmo): França e EUA. O resto pensa assim: o que vier é lucro (decepção com o FX-1).
Infelizmente esse pensamento detona completamente a pseudo seriedade do tal "plano de defesa"(no que se refere a FAB) e os n comentários de MU e NJ, com a tal balela repetitiva de "independência","nossa soberania" e outros mais.
No caso de uma compra política "a francesa" não detona pelo lado "independência" e "soberania" dependendo da abertura que eles derem(que parece ser quase total) mas que ainda é uma incógnita,mas detona pela politicalha antiga e ultrapassada dos loobys de Brasilia,que transformariam esse circo de concorrência,em um circo de loninha furada e velha de terreno baldio.
Já no caso americano,detona tudo e de todas as maneiras,pois apesar do F16 ser um excelente avião,tudo não passa do ultimo suspiro dos comerciantes que não querem perder o cliente de caderneta da vendinha,e que sempre que puderam em todos os projetos de tecnologia que o Brasil quis desenvolver por conta própria,puseram obstáculos e criaram dificuldades,embargaram vendas de componentes,computadores e tudo que podiam.
Sem dúvida por mais que os não russófilos,não gostem de ouvir, o unico projeto que teria chances de ir de encontro aos objetivos de "independência"(e ai leia-se independência e ingerência dos EUA) seria uma parceria com a Russia,feitas em moldes de seriedade e compromisso,inclusive com painél azul de praxe.
Mas por mais que não queiram ouvir os russófilos,o grande entrave pra mim nessa parceria,fora o nefasto aspecto político citado acima,é a Embraer.
É ser inocente imaginar,que mesmo com os presentinhos oferecidos pelo governo(C390,vip...) ela esteja nessa altura do campeonato de braços cruzados esperando a decisão da FAB,naquela postura olímpica do "que vier eu aceito de braços abertos".Eu não tenho fontes,só uma grande convicção pessoal,que a ela interessa absorver a tecnologia ocidental militar sofisticada,que segue a linha do que ela já faz na área comercial. E ela já colocou isso na mesa,e já deve ter fechado questão de preferência pelos franceses e americanos.
Lamentavelmente para o Brasil,e não pelo avião em si(Rafale) que é excelente,a par dos comentários apaixonados de facções do DB, a tendência como sujerida pelo Orestes,é que ele seja o escolhido,por passar a impressão tão cantada e decantada aqui no DB, de "independência"(dos EUA),"parceria tecnológica",e ainda, satisfazendo a Embraer nas suas aspirações, sem afetar a "libido" americana se o escolhido fosse o caça russo.Isso se chama "subserviência" dos que querem se dizer "independentes",mais uma vez:nfelizmente.
Eu tenho a tranquilidade de dizer,que no aspecto máquinas(não político,no que se refere a "independência"),qualquer um dos que participam da seleção, me deixariam satisfeito,pois com qualquer um deles a FAB ficaria 100x mais forte do que é hoje.
Mas sem dúvida pra quem pensa e quer ser independente e grande,o caminho ao lado dos Russos seria sem dúvida um salto nessa direção,mais reforçado ainda com uma participação no PAKFA.(que eu não acredito)
Os políticos jogam de parceria com a Embraer,que por sua vez tem o ZAP.Eles trucam!Já estão com a primeira ganha...os outros percebem que mesmo tendo copas,foram enganados.
Fim de jogo.