A difícil decolagem de Regionais, no Sul

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A difícil decolagem de Regionais, no Sul

#1 Mensagem por jambockrs » Sex Ago 22, 2008 5:23 pm

Meus prezados:
O Rio Grande do Sul é terreno fértil para o desenvolvimento da aviação comercial em municípios do Interior.

Mais de 70% das microrregiões gaúchas identificadas em um estudo da economista Lucia Helena Salgado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são classificadas como áreas de potencial "inexplorado ou pouco explorado" e de "retorno elevado" para as empresas. As conclusões foram apresentadas ontem em evento realizado em Porto Alegre que reuniu autoridades e especialistas do setor aéreo para discutir formas de desenvolver o atendimento de cidades pequenas e médias com vôos regulares.
No entanto, o aproveitamento da demanda depende de incentivos para as empresas ou mudanças na legislação que possam favorecer companhias da aviação regional, alertou Lucia Helena em coro com palestrantes convidados para a 1ª Seminário de Transporte Aéreo Regional e Logística Integrada ao Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar).

O presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, já pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que assumiu defendendo o incentivo à aviação regional, uma regulação específica para diferenciar as grandes companhias das que operam em aeroportos pequenos.
– São mercados totalmente diferentes. O custo (da aviação regional) é exorbitante. Uma coisa é comprar combustível em Porto Alegre e outra, em Uruguaiana – diz Chryssafidis.
Conforme o dirigente, a diferença no preço do querosene pode chegar a 100% entre cidades grandes e afastadas. Além disso, companhias de porte podem diluir os custos entre um grupo maior de passageiros.

Apesar das dificuldades, Chryssafidis acredita ser possível dobrar o número de cidades servidas pelas companhias menores nos próximos anos – hoje, cerca de 150 municípios brasileiros estão na rota das aéreas.
O Estado é atendido apenas pela NHT, que voa para nove cidades. A operação, no entanto, apresenta dificuldades, segundo o diretor-geral da companhia, Reinaldo Herrmann:
– Nem todas as cidades são viáveis. Nós acreditamos no potencial, mas isso não tem se confirmado.

Os lucros vêm apenas dos principais centros econômicos, como Porto Alegre e Rio Grande. Em breve, a NHT vai receber o sexto turboélice Let 410, mas o equipamento não voará pelos céus gaúchos e deve ser utilizado para atender ao mercado paranaense.

fonte: ALEXANDRE DE SANTI - jornal "Zero Hora" 22 ago 2008
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Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul

#2 Mensagem por jambockrs » Sex Ago 22, 2008 5:48 pm

Meus prezados:
Aviões lotados em Rio Grande:
São raros os vôos que não decolam ou aterrissam com lotação completa em Rio Grande. A procura pelas passagens nos trechos entre a Capital (POA) e a cidade da zona sul do Estado é feita, em sua maior parte, por profissionais de empresas do setor portuário.
Os grupos investidores mais recentes na região, especialmente os que compõem o chamado pólo naval, estão entre os principais clientes da NHT – única companhia com operações regulares na cidade.
Técnico em segurança do trabalho da Transpetro, Adenei Schwaab, 44 anos, diz que adotou de vez o avião para as viagens de trabalho até a Capital.
- É muito mais cômodo do que quatro horas e meia de viagem terrestre.
Segundo Fábio Inda, emissor da Alternativa Turismo, o ideal é tentar reservar assento com até uma semana de antecedência. Os preços das passagens entre Porto Alegre e Rio Grande variam de R$236,00 a R$360,00
fonte: Rodrigo Santos - jornal "Zero Hora" 22 ago 2008
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Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul

#3 Mensagem por REGATEANO » Sex Ago 22, 2008 11:00 pm

O alto preço das passagens não seduzem os consumidores.

Estou morando no interior da Bahia, a 750 km de Salvador.

A cidade vizinha possui um linha aérea para a capital servida pelo velho bandeirante, o preço da passagem é R$ 780,00!

Nada atrativo...

A solução encontrada por mim é pegar um ônibus até vitória da conquista (cerca de 300 km), e de lá pegar um Brasília ou o concorrente por R$ 200,00!

Abraços




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Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul

#4 Mensagem por Brigadeiro » Seg Ago 25, 2008 8:47 am

O Brasil é um campo fértil para a aviação regional, mas só não dá certo porque não há nenhum incentivo para o setor e as empresas ainda tem que concorrerem com as grandes companhias em algumas rotas... A mentalidade do brasileiro a muito tempo tem mudado em favor do transporte aéreo, mas ainda falta dar um empurranzinho para ajudar, principalmente se levarmos em consideração a carga tributária e de combustíveis que encarecem o custo da operação e acaba sendo repassado para o consumidor...

Se no Rio Grande os aviões saem lotados, no norte... :shock: :roll: :( :( :(

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