Meus prezados:
O Rio Grande do Sul é terreno fértil para o desenvolvimento da aviação comercial em municípios do Interior.
Mais de 70% das microrregiões gaúchas identificadas em um estudo da economista Lucia Helena Salgado, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são classificadas como áreas de potencial "inexplorado ou pouco explorado" e de "retorno elevado" para as empresas. As conclusões foram apresentadas ontem em evento realizado em Porto Alegre que reuniu autoridades e especialistas do setor aéreo para discutir formas de desenvolver o atendimento de cidades pequenas e médias com vôos regulares.
No entanto, o aproveitamento da demanda depende de incentivos para as empresas ou mudanças na legislação que possam favorecer companhias da aviação regional, alertou Lucia Helena em coro com palestrantes convidados para a 1ª Seminário de Transporte Aéreo Regional e Logística Integrada ao Turismo, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar).
O presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, já pediu ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que assumiu defendendo o incentivo à aviação regional, uma regulação específica para diferenciar as grandes companhias das que operam em aeroportos pequenos.
– São mercados totalmente diferentes. O custo (da aviação regional) é exorbitante. Uma coisa é comprar combustível em Porto Alegre e outra, em Uruguaiana – diz Chryssafidis.
Conforme o dirigente, a diferença no preço do querosene pode chegar a 100% entre cidades grandes e afastadas. Além disso, companhias de porte podem diluir os custos entre um grupo maior de passageiros.
Apesar das dificuldades, Chryssafidis acredita ser possível dobrar o número de cidades servidas pelas companhias menores nos próximos anos – hoje, cerca de 150 municípios brasileiros estão na rota das aéreas.
O Estado é atendido apenas pela NHT, que voa para nove cidades. A operação, no entanto, apresenta dificuldades, segundo o diretor-geral da companhia, Reinaldo Herrmann:
– Nem todas as cidades são viáveis. Nós acreditamos no potencial, mas isso não tem se confirmado.
Os lucros vêm apenas dos principais centros econômicos, como Porto Alegre e Rio Grande. Em breve, a NHT vai receber o sexto turboélice Let 410, mas o equipamento não voará pelos céus gaúchos e deve ser utilizado para atender ao mercado paranaense.
fonte: ALEXANDRE DE SANTI - jornal "Zero Hora" 22 ago 2008
Um abraço e até mais...
A difícil decolagem de Regionais, no Sul
Moderador: Conselho de Moderação
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul
Meus prezados:
Aviões lotados em Rio Grande:
São raros os vôos que não decolam ou aterrissam com lotação completa em Rio Grande. A procura pelas passagens nos trechos entre a Capital (POA) e a cidade da zona sul do Estado é feita, em sua maior parte, por profissionais de empresas do setor portuário.
Os grupos investidores mais recentes na região, especialmente os que compõem o chamado pólo naval, estão entre os principais clientes da NHT – única companhia com operações regulares na cidade.
Técnico em segurança do trabalho da Transpetro, Adenei Schwaab, 44 anos, diz que adotou de vez o avião para as viagens de trabalho até a Capital.
- É muito mais cômodo do que quatro horas e meia de viagem terrestre.
Segundo Fábio Inda, emissor da Alternativa Turismo, o ideal é tentar reservar assento com até uma semana de antecedência. Os preços das passagens entre Porto Alegre e Rio Grande variam de R$236,00 a R$360,00
fonte: Rodrigo Santos - jornal "Zero Hora" 22 ago 2008
Um abraço e até mais...
Aviões lotados em Rio Grande:
São raros os vôos que não decolam ou aterrissam com lotação completa em Rio Grande. A procura pelas passagens nos trechos entre a Capital (POA) e a cidade da zona sul do Estado é feita, em sua maior parte, por profissionais de empresas do setor portuário.
Os grupos investidores mais recentes na região, especialmente os que compõem o chamado pólo naval, estão entre os principais clientes da NHT – única companhia com operações regulares na cidade.
Técnico em segurança do trabalho da Transpetro, Adenei Schwaab, 44 anos, diz que adotou de vez o avião para as viagens de trabalho até a Capital.
- É muito mais cômodo do que quatro horas e meia de viagem terrestre.
Segundo Fábio Inda, emissor da Alternativa Turismo, o ideal é tentar reservar assento com até uma semana de antecedência. Os preços das passagens entre Porto Alegre e Rio Grande variam de R$236,00 a R$360,00
fonte: Rodrigo Santos - jornal "Zero Hora" 22 ago 2008
Um abraço e até mais...
- REGATEANO
- Sênior
- Mensagens: 1211
- Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 4:40 pm
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 3 vezes
Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul
O alto preço das passagens não seduzem os consumidores.
Estou morando no interior da Bahia, a 750 km de Salvador.
A cidade vizinha possui um linha aérea para a capital servida pelo velho bandeirante, o preço da passagem é R$ 780,00!
Nada atrativo...
A solução encontrada por mim é pegar um ônibus até vitória da conquista (cerca de 300 km), e de lá pegar um Brasília ou o concorrente por R$ 200,00!
Abraços
Estou morando no interior da Bahia, a 750 km de Salvador.
A cidade vizinha possui um linha aérea para a capital servida pelo velho bandeirante, o preço da passagem é R$ 780,00!
Nada atrativo...
A solução encontrada por mim é pegar um ônibus até vitória da conquista (cerca de 300 km), e de lá pegar um Brasília ou o concorrente por R$ 200,00!
Abraços
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: A difícil decolagem de Regionais, no Sul
O Brasil é um campo fértil para a aviação regional, mas só não dá certo porque não há nenhum incentivo para o setor e as empresas ainda tem que concorrerem com as grandes companhias em algumas rotas... A mentalidade do brasileiro a muito tempo tem mudado em favor do transporte aéreo, mas ainda falta dar um empurranzinho para ajudar, principalmente se levarmos em consideração a carga tributária e de combustíveis que encarecem o custo da operação e acaba sendo repassado para o consumidor...
Se no Rio Grande os aviões saem lotados, no norte...
Até mais!
Se no Rio Grande os aviões saem lotados, no norte...
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"