ideia de vetor "interceptador pesado"

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
U-27
Sênior
Sênior
Agradeceu: 21 vezes
Agradeceram: 16 vezes

ideia de vetor "interceptador pesado"

#1 Mensagem por U-27 » Dom Ago 24, 2008 1:15 am

bom, não sei se posso fazer topico assim.....

mas...

que vocês pensam de um aew&c armado com misseis de longo alcance, como um interceptador super pesado?

sei que pode parecer bem infantil a ideia, mas, o poder do radar dele, o alcance de um missil avançado, não poderia por esse projeto em uma forma pratica? ainda mais em um país enorme como o nosso?

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

http://ridingaraid.blogspot.com.br/ meu blog
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: ideia de vetor "interceptador pesado"

#2 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Ago 24, 2008 10:19 am

Olá,

Como inteceptador provavelmente seria um fracasso devido à sua baixa velocidade, baixa razão de subida, manobrabilidade ruim e algo mais. Seu radar também seria detectado à longa distância. Muito provavelmente precisaria de caças para a sua escolta.
Em combate WVR seria morte certa.
Para o combate BVR eu penso que precisaria contar com mísseis de talvez uns 200/300 km de alcance, ou mais, de alta manobrabilidade, para sonhar em ter alguma vitória. Seu RCS provavelmente seria muito grande, a não ser que fosse um AEW&C diferente dos que conhecemos hoje. O radar deveria ser capaz de fazer o lock dos alvos e guiar os mísseis.

Resumindo, acho inviável mas a sua idéia é bastante criativa.

Abraços

Alberto

Alberto -
U-27
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por U-27 » Dom Ago 24, 2008 11:25 am

então, tipo, minha ideia é como voce disse

eu pensei no caso dos radares não engajarem, bem, eu sei que é uma ideia meio que inviavel, mas, penso eu que para grande alcance, como você disse, pode ser util, mas, agora revendo o custo sera proibitivo...

"A religião católica contém a Verdade total revelada por Deus e não dizemos isso com arrogância nem para desafiar ninguém. Não podemos diminuir esta afirmação" Dom Hector Aguer

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6310 vezes
Agradeceram: 6661 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Dom Ago 24, 2008 11:53 am

Costumo volta e meia brincar com esta idéia, mas como algo mais para o futuro, alguma kôza como uma aeronave do porte e velocidade do Concorde - supercruise - e características stealth com consoles para operadores e 'bomb bays' para BVRs onde ficariam os passageiros, sendo os radares principais colocados de maneira SLAR; Outra idéia seriam esses aviões hipersônicos que voam a grande altitude, com radar idem ao exemplo acima mas, além dos mísseis, vetorando UCAVs. Como eu disse, kôza para o futuro... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Túlio » Dom Ago 24, 2008 12:10 pm

Lembro aos colegas que é uma questão de avanço tecnológico e que este se acentua cada vez mais, se contassem a um Piloto de Caça na 2GM que pouco mais de meio século após o conflito estaria voando algo como o F22, vetorado por E3 e empregando BVRs 'fire and forget' como o AMRAAM, podendo realizar diversas operações apenas com o som da voz do Piloto, ele cairia na risada também... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#7 Mensagem por Bourne » Dom Ago 24, 2008 12:10 pm

Dá para delirar com aviões supersônicos os utilizando como bombardeiros de longa distância, carregando umas 30 toneladas de armamentos e com capacidade de atuar num raio absurdo. Uns 30 desse spoderiam ser muito interessante. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Ago 24, 2008 12:13 pm

Concordo com vocês mas a minha opinião foi baseada nos AEW&C atuais, com a tecnologia que conhecemos.

Abraços

Alberto -
brisa

#9 Mensagem por brisa » Dom Ago 24, 2008 12:18 pm

Vamos eleger o Tulio o nosso Julio Verne do DB :mrgreen:

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Ago 24, 2008 12:19 pm

Com a tecnologia atual me parece inviável.

Seria como pegar um caminhão da fórmula truck, colocar uns aerofólios e mandar ele correr na F-1. Cada um no seu quadrado.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
luispombo
Novato
Novato

#11 Mensagem por luispombo » Dom Ago 24, 2008 12:27 pm

Se pensarmos em um AEW equipado com um data-link, com capacidade de guiar armamentos lançados por outras plataformas aereas ou terrestres; talvez essa ideia nao seja tão futuristica assim...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Túlio » Dom Ago 24, 2008 12:46 pm

Sei lá, a tecnologia aeronáutica avança muito, mas MUITO rápido. Se dissessem a Santos Dumont que, menos de meio século após ele ter voado o 14Bis (1906) já se estaria ultrapassando a velocidade do som - o americano Chuck Yeager, no seu Bell X-1, em 1947 - e que poucos anos depois o X-15 estaria voando a quase Mach 7 e a mais de 100 km de altitude (anos 60) ele ambém estranharia, acharia meio que...Júlio Verne...heheheheheheheh

Beronha
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes

#13 Mensagem por Beronha » Dom Ago 24, 2008 1:41 pm

os americanos tentaram o o F6 misseler , que na realide era um A6 forrado de misseis bvr (saiu daí o conceito do tomcat) com um potente radar. Agora seguindo a lógica do tulio , um Blackjack ou B1 com antenas incorporadas a fuselagem e uns 20 misses de longuissimo alcance (moskit? é esse o nome do russo?) poderia fazer CAP sussegado.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Dom Ago 24, 2008 2:10 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Com a tecnologia atual me parece inviável.

Seria como pegar um caminhão da fórmula truck, colocar uns aerofólios e mandar ele correr na F-1. Cada um no seu quadrado.
A tale de 'tecnologia atual' é invariavelmente a base da tecnologia futura; nos ans 80 queriam os ianques algo como o F22 e o B-2 mas a tecnologia ENTÃO atual não o permitia, daí a desenvolveram, oras.

A mim parece que a tecnologia para caças tripulados está próxima do esgotamento, dadas as óbvias limitações impostas pela presença de um ser humano na carlinga. Então, algo como um AWACS supercruise vetorando UCAVs de caça não me parece nada ilógico mas sim o próximo passo a ser dado, e a tecnologia necessária já está emergindo dos centros de P&D; por enquanto se pensa em UCAVs de ataque sendo vetorados por caças tripulados e estes sim, por AEW/AWACS e a finalidade inicial é o ataque a alvos muito 'duros' sem expor a aeronave tripulada. A meu ver, não há como escapar ao próximo passo, caças UCAV supercruise podendo manobrar quase tanto quanto os AAMs - redução drástica da NEZ - vetorados por AWACS supercruise... 8-]

Nem o Júlio Verne pensou nessa... :mrgreen:

U-27
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por U-27 » Dom Ago 24, 2008 2:12 pm

julio, minha ideia passa exatamente por aviões rapidos, como o concorde ou, principalmente o tu-160

com varios misseis de longo alcance , a manobrabilidade pouco afeta, seria como um encouraçado voador

Responder