Acidente de Madri
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Acidente de Madri
Acidente no aeroporto de Madri deixa 45 mortos
Governo espanhol confirma que há 45 vítimas.
Avião da companhia Spanair provocou incêndio no aeroporto de Barajas.
Uma aeronave da companhia aérea Spanair com 166 pessoas a bordo sofreu um acidente ao sair da pista no aeroporto de Barajas, em Madri, e deixou pelo menos 45 mortos, segundo informações do governo espanhol. O número de feridos de aproxima de 20, diz o governo.
Serviços de emergência do país disseram à agência de notícias Reuters que o número de vítimas pode ultrapassar 140, já que são poucos os sobreviventes.
Segundo o jornal espanhol "El Pais", o vôo 5022 (compartilhado com a companhia alemã Lufthansa), com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, saiu da pista e provocou um incêndio na área próxima ao aeroporto. Imagens da rede de TV CNN mostram uma coluna de fumaça saindo do local.
A agência de notícias Reuters diz que o acidente aconteceu no momento em que o avião tentava decolar. Segundo a France Presse, a aeronave havia saído do aeroporto momentos antes e tentou retornar e fazer um pouso forçado após a detecção de avarias. No momento do pouso, o avião não conseguiu frear e acabou se acidentando.
Testemunhas disseram à rede Telemadrid terem visto uma das turbinas pegando fogo quando o avião tentou decolar.
Equipes de resgate estão no local. Segundo o Conselho de Saúde da Comunidade de Madrid, citado pelo "El Pais", há pelo menos 57 feridos.
O jornal "El Pais" diz que o clima no terminal 4 do aeroporto, onde aconteceu o acidente, é tranquilo, mas o aeroporto decretou emergência e cancelou todos os pousos e decolagens do terminal.
G1
Governo espanhol confirma que há 45 vítimas.
Avião da companhia Spanair provocou incêndio no aeroporto de Barajas.
Uma aeronave da companhia aérea Spanair com 166 pessoas a bordo sofreu um acidente ao sair da pista no aeroporto de Barajas, em Madri, e deixou pelo menos 45 mortos, segundo informações do governo espanhol. O número de feridos de aproxima de 20, diz o governo.
Serviços de emergência do país disseram à agência de notícias Reuters que o número de vítimas pode ultrapassar 140, já que são poucos os sobreviventes.
Segundo o jornal espanhol "El Pais", o vôo 5022 (compartilhado com a companhia alemã Lufthansa), com destino a Las Palmas, nas Ilhas Canárias, saiu da pista e provocou um incêndio na área próxima ao aeroporto. Imagens da rede de TV CNN mostram uma coluna de fumaça saindo do local.
A agência de notícias Reuters diz que o acidente aconteceu no momento em que o avião tentava decolar. Segundo a France Presse, a aeronave havia saído do aeroporto momentos antes e tentou retornar e fazer um pouso forçado após a detecção de avarias. No momento do pouso, o avião não conseguiu frear e acabou se acidentando.
Testemunhas disseram à rede Telemadrid terem visto uma das turbinas pegando fogo quando o avião tentou decolar.
Equipes de resgate estão no local. Segundo o Conselho de Saúde da Comunidade de Madrid, citado pelo "El Pais", há pelo menos 57 feridos.
O jornal "El Pais" diz que o clima no terminal 4 do aeroporto, onde aconteceu o acidente, é tranquilo, mas o aeroporto decretou emergência e cancelou todos os pousos e decolagens do terminal.
G1
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- jambockrs
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Re: Acidente de Madri
Meus prezados:
Autoridades espanholas confirmam 151 mortos em acidente aéreo
Já chega a 151 o número de mortos no acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20, no aeroporto de Barajas, em Madri. O número foi confirmado pelo Secretário de Interior e Justiça da Comunidade de Madri, Francisco Granados, por volta das 21h30 (horário local). O número de feridos é de 20, oito em estado grave, de acordo com fontes do Serviço de Emergências da capital do país. Ainda continua a procura por pessoas desaparecidas.
O acidente já é o pior na história do aeroporto. Desde 1985 não morriam tantas pessoas em um acidente aéreo na Espanha. O vôo JK-5022 da companhia aérea Spanair que saía da capital espanhola em direção a Las Palmas de Gran Canaria, um dos destinos preferidos do verão europeu, se acidentou por volta das 14h45 (horário local, 9h45 de Brasília).
A causa mais provável do acidente é uma explosão que provocou um incêndio no motor lateral esquerdo. Existe a possibilidade de que o avião tenha saido da pista e se partido em dois já em uma região fora do aeroporto e isolada na cidade. Era a segunda tentativa do vôo de decolar. A primeira tinha sido abortada por motivos técnicos.
O avião levava 164 passageiros, dois bebês e nove tripulantes, de acordo com declarações feitas por Sergio Allard, porta-voz da empresa aérea, em uma entrevista coletiva realizada às 18h (horário local). Segundo informações do Secretário de Interior e Justiça da Comunidade de Madri, os dois bebês estão vivos e recebendo atendimento médico em hospitais da capital espanhola.
De acordo com o porta-voz da companhia aérea, o avião modelo MD-82 passou por uma revisão geral em janeiro deste ano e encontrava-se em plenas condições mesmo com seus quase 14 anos de vôo. A lista completa de passageiros ainda não foi divulgada.
A única informação confirmada com relação à identidade dos passageiros é que havia quatro alemães no avião. O vôo era compartilhado com a companhia Lufthansa. As empresas disponibilizaram um número telefônico gratuito para familiares que buscam informações sobre o acidente. O consulado brasileiro em Madri diz que é pouco provável que algum brasileiro estivesse no vôo.
Às 21h30 (horário local) havia 35 chegadas atrasadas no terminal T4 do aeroporto de Barajas. Nos outros três terminais 60 vôos estavam atrasados e outros sete cancelados. Nenhum dos vôos que partia ou chegava ao terminal em que aconteceu o acidente era do Brasil.
Cerca de 300 profissionais estão envolvidos nos trabalhos de resgate e identificação dos corpos, que por enquanto são armazenados em um centro de convenções ao norte da cidade. De acordo com Francisco Granados, um grupo de quase cem psicólogos está à disposição da família das vítimas. A Spanair anunciou que fretou um vôo para os familiares dos mortos e feridos que estão em Las Palmas chegarem a Madri.
'Não ouvimos nada'
A acústica do Terminal 4 do aeroporto de Barajas, o maior e mais moderno da Espanha, impediu que os trabalhadores do local e os passageiros de outros vôos que se preparavam para embarcar ouvissem a explosão na hora que ocorreu.
"Só soubemos do que aconteceu quando a televisão noticiou, quando parentes nos ligaram para perguntar se estava tudo bem conosco. Vimos a fumaça, mas achamos que era algo pequeno, como os que de vez em quando há por aqui. Só depois percebemos que era sério desta vez", diz o vendedor português Roger da Silva, que há 11 anos trabalha em uma loja do free shop do T4. "A vida aqui dentro continua normal. Só diminuiu o número de clientes. Ninguém quer viajar em dia de acidente aéreo", completa.
Fonte: G1, via Câmera 2 quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 17:32
Um abraço
Autoridades espanholas confirmam 151 mortos em acidente aéreo
Já chega a 151 o número de mortos no acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20, no aeroporto de Barajas, em Madri. O número foi confirmado pelo Secretário de Interior e Justiça da Comunidade de Madri, Francisco Granados, por volta das 21h30 (horário local). O número de feridos é de 20, oito em estado grave, de acordo com fontes do Serviço de Emergências da capital do país. Ainda continua a procura por pessoas desaparecidas.
O acidente já é o pior na história do aeroporto. Desde 1985 não morriam tantas pessoas em um acidente aéreo na Espanha. O vôo JK-5022 da companhia aérea Spanair que saía da capital espanhola em direção a Las Palmas de Gran Canaria, um dos destinos preferidos do verão europeu, se acidentou por volta das 14h45 (horário local, 9h45 de Brasília).
A causa mais provável do acidente é uma explosão que provocou um incêndio no motor lateral esquerdo. Existe a possibilidade de que o avião tenha saido da pista e se partido em dois já em uma região fora do aeroporto e isolada na cidade. Era a segunda tentativa do vôo de decolar. A primeira tinha sido abortada por motivos técnicos.
O avião levava 164 passageiros, dois bebês e nove tripulantes, de acordo com declarações feitas por Sergio Allard, porta-voz da empresa aérea, em uma entrevista coletiva realizada às 18h (horário local). Segundo informações do Secretário de Interior e Justiça da Comunidade de Madri, os dois bebês estão vivos e recebendo atendimento médico em hospitais da capital espanhola.
De acordo com o porta-voz da companhia aérea, o avião modelo MD-82 passou por uma revisão geral em janeiro deste ano e encontrava-se em plenas condições mesmo com seus quase 14 anos de vôo. A lista completa de passageiros ainda não foi divulgada.
A única informação confirmada com relação à identidade dos passageiros é que havia quatro alemães no avião. O vôo era compartilhado com a companhia Lufthansa. As empresas disponibilizaram um número telefônico gratuito para familiares que buscam informações sobre o acidente. O consulado brasileiro em Madri diz que é pouco provável que algum brasileiro estivesse no vôo.
Às 21h30 (horário local) havia 35 chegadas atrasadas no terminal T4 do aeroporto de Barajas. Nos outros três terminais 60 vôos estavam atrasados e outros sete cancelados. Nenhum dos vôos que partia ou chegava ao terminal em que aconteceu o acidente era do Brasil.
Cerca de 300 profissionais estão envolvidos nos trabalhos de resgate e identificação dos corpos, que por enquanto são armazenados em um centro de convenções ao norte da cidade. De acordo com Francisco Granados, um grupo de quase cem psicólogos está à disposição da família das vítimas. A Spanair anunciou que fretou um vôo para os familiares dos mortos e feridos que estão em Las Palmas chegarem a Madri.
'Não ouvimos nada'
A acústica do Terminal 4 do aeroporto de Barajas, o maior e mais moderno da Espanha, impediu que os trabalhadores do local e os passageiros de outros vôos que se preparavam para embarcar ouvissem a explosão na hora que ocorreu.
"Só soubemos do que aconteceu quando a televisão noticiou, quando parentes nos ligaram para perguntar se estava tudo bem conosco. Vimos a fumaça, mas achamos que era algo pequeno, como os que de vez em quando há por aqui. Só depois percebemos que era sério desta vez", diz o vendedor português Roger da Silva, que há 11 anos trabalha em uma loja do free shop do T4. "A vida aqui dentro continua normal. Só diminuiu o número de clientes. Ninguém quer viajar em dia de acidente aéreo", completa.
Fonte: G1, via Câmera 2 quarta-feira, 20 de agosto de 2008 - 17:32
Um abraço
Re: Acidente de Madri
Mui triste...mui triste
Rezo pelas vitimas, e pelas familias afetadas..............
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- jambockrs
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Re: Acidente de Madri
Meus prezados:
Depoimento de uma sobrevivente:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=26
Um abraço e até mais...
Depoimento de uma sobrevivente:
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=26
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-
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Re: Acidente de Madri
Nossos pêsames aos familiares e a todo povo espanhol...
Vamos esperar mais notícias e pelo RP. Por enquanto, tudo muito boato...
Vamos esperar mais notícias e pelo RP. Por enquanto, tudo muito boato...
- jambockrs
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Re: Acidente de Madri
Meus prezados:
Spanair considerou substituir avião acidentado no aeroporto de Madri, diz ministra
A Spanair, companhia aérea proprietária do avião que caiu no dia 20 de agosto no aeroporto de Madri, em um acidente que custou a vida de 154 pessoas, pensou em substituir a aeronave acidentada depois que o piloto detectou uma avaria.
Assim disse hoje a ministra de Fomento espanhola, Magdalena Álvarez, que compareceu no Parlamento para informar das atuações do Governo espanhol para esclarecer as causas da catástrofe.
A ministra confirmou que o comandante do vôo JK5022, que tinha como destino a ilha de Grande Canária (arquipélago atlântico espanhol), decidiu não decolar após detectar uma anomalia e voltou ao terminal, onde os mecânicos revisaram a aeronave.
Finalmente o avião recebeu o sinal verde para voar, mas durante esse tempo a companhia pensou em substituir o avião por outro aparelho, fato comunicado ao centro de gestão do aeroporto.
A ministra não especificou as razões pelas quais se optou por seguir com o mesmo avião, em um procedimento que, segundo disse à Agência Efe um porta-voz de Spanair, é uma rotina padrão, em função do problema detectado e da disponibilidade de aviões de reserva.
Fonte: G, via Câmera 2 sexta-feira, 29 de agosto de 2008 - 15:47
Um abraço e até mais...
Spanair considerou substituir avião acidentado no aeroporto de Madri, diz ministra
A Spanair, companhia aérea proprietária do avião que caiu no dia 20 de agosto no aeroporto de Madri, em um acidente que custou a vida de 154 pessoas, pensou em substituir a aeronave acidentada depois que o piloto detectou uma avaria.
Assim disse hoje a ministra de Fomento espanhola, Magdalena Álvarez, que compareceu no Parlamento para informar das atuações do Governo espanhol para esclarecer as causas da catástrofe.
A ministra confirmou que o comandante do vôo JK5022, que tinha como destino a ilha de Grande Canária (arquipélago atlântico espanhol), decidiu não decolar após detectar uma anomalia e voltou ao terminal, onde os mecânicos revisaram a aeronave.
Finalmente o avião recebeu o sinal verde para voar, mas durante esse tempo a companhia pensou em substituir o avião por outro aparelho, fato comunicado ao centro de gestão do aeroporto.
A ministra não especificou as razões pelas quais se optou por seguir com o mesmo avião, em um procedimento que, segundo disse à Agência Efe um porta-voz de Spanair, é uma rotina padrão, em função do problema detectado e da disponibilidade de aviões de reserva.
Fonte: G, via Câmera 2 sexta-feira, 29 de agosto de 2008 - 15:47
Um abraço e até mais...
- Rui Elias Maltez
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- Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
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Re: Acidente de Madri
Três técnicos da Spanair acusados de "homicídio por negligência"
09h32m / http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/
Um juiz espanhol acusou de "homicídio por negligência" os três técnicos que repararam a avaria no aparelho da Spanair que acabou por se despenhar, quando descolava, no passado dia 20 de Agosto em Madrid.
Aos três técnicos são imputados 157 crimes de negligência que resultaram na morte de 150 dos 173 passageiros a bordo.
O despacho de pronúncia do juiz Javier Perez, do tribunal de instrução 11 de Madrid, sustenta que o problema com a sonda de temperatura, que levou à intervenção dos técnicos, foi "uma consequência ou manifestação de um problema multifunções".
Uma sequência de problemas que afectou o sistema sonoro de avisos o que, por seu lado, não permitiu aos pilotos - na segunda tentativa de descolagem - perceber que havia problemas com os flaps das asas.
O juiz adverte da possibilidade de que essa avaria no sistema de alarme "não fosse detectada pelo mecânico que efectuou a desactivação" da sonda de temperatura.
Esse técnico limitou-se a desactivar a sonda de temperatura, desligando um fusível no aparelho, para assim evitar que voltasse a aquecer.
O aparelho, porém, tinha outros problemas, nomeadamente o facto de não ter soado o alarme que deveria ter informado os pilotos de que os flaps nas asas não estavam preparados para a descolagem.
Neste caso o juiz refere que já em duas ocasiões, antes do acidente de Madrid, aviões MD-82 tinham registado este problema com o sistema das asas.
O juiz de instrução continuará nos próximos dias a ouvir testemunhas no caso