Leopard 1A5 do EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Eu acho... Não porque eles vão nos invadir de graça, mas num atrito por conta daquele rolo da Venezuela com a Guyana pode sobrar pra gente, inclusive algum dos dois tentar utilizar o nosso território para "flanquear" o inimigo estrategicamente, então seria bom ter alguns meios bem blindados e com bom poder de fogo por lá.
The cake is a lie...
- Dieneces
- Sênior
- Agradeceu: 9 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Junte-se os melhores M-41 disponíveis , quando estes forem substituídos por Leos , canibalize-se os demais e monte-se um RCB por lá , com bom suprimento de peças . Asseguro que existem bons M-41 em operação . Vi aqui mesmo . Deixar umas duas dúzias operacionais é barbada . Por muito menos tonelagem que os M-60 nas precárias condições de infraestrutura e terreno de RR.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
- eu sou eu
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
alguem poderia me dar uma dica de como é composto um RCb, e um RCM, em termos de material e pessoal
o amor é lindo
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Amigos
Eu sempre discuto com vcs a questão da logística.
questão 1- A dificuldade de se levar um M-60 para a região( terá que ser via maritima/fluvial)
questão 2- Os MBT pelo seu tamanho não permitem ser transportados de forma rápida a um local de manutenção. Geralmente eles possuem um Parque de Manutenção perto (Sta Maria, Rio, Cuiabá,Curitiba etc...). Perto de Boa vista não temos nenhum parque e nem um Belog.
Como fariamos a manutenção de 3º e 4º escalão?
Lembrem-se que estamos tratando de blindados com eletronica sofisticada que requerem pessoal altamente capacitado para mantê-los.
Resumindo: Hoje não é viavel manter MBT ou qquer outro tipo de veículo sofisticado longe de seus apoios logisticos.
Da mesma forma como os Astros II foram concentrados em uma só unidade, a mesma coisa vai acontecer com os M60, e no ultimo caso com um Parque de Manutenção na mesma cidade: Campo Grande-MS
Abraços
Hélio
Eu sempre discuto com vcs a questão da logística.
questão 1- A dificuldade de se levar um M-60 para a região( terá que ser via maritima/fluvial)
questão 2- Os MBT pelo seu tamanho não permitem ser transportados de forma rápida a um local de manutenção. Geralmente eles possuem um Parque de Manutenção perto (Sta Maria, Rio, Cuiabá,Curitiba etc...). Perto de Boa vista não temos nenhum parque e nem um Belog.
Como fariamos a manutenção de 3º e 4º escalão?
Lembrem-se que estamos tratando de blindados com eletronica sofisticada que requerem pessoal altamente capacitado para mantê-los.
Resumindo: Hoje não é viavel manter MBT ou qquer outro tipo de veículo sofisticado longe de seus apoios logisticos.
Da mesma forma como os Astros II foram concentrados em uma só unidade, a mesma coisa vai acontecer com os M60, e no ultimo caso com um Parque de Manutenção na mesma cidade: Campo Grande-MS
Abraços
Hélio
-
- Sênior
- Agradeceu: 212 vezes
- Agradeceram: 610 vezes
1 Regimento de Cavalaria Mecanizado possui: 23 Cascavel + 10 Urutu e 590 militares.eu sou eu escreveu:alguem poderia me dar uma dica de como é composto um RCb, e um RCM, em termos de material e pessoal
1 Regimento de Cavalaria Blindado possui: 28 Leo 1A1 (ou M41) + 30 M113 + 12 VBE M113 e 750 militares.
Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Os resultados da Op Poraquê, onde foram empregados CC virtualmente, também responderão a algumas questões.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Uma pergunta para o Sr. Jauro. Não foi criado um regimento de cavalaria mecanizado, ou algo do mesmo nível, em Boa Vista para substituir o atual esquadrão que está lá?
saudações
saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Jauro, esses CCs Virtuais seriam o motivo da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que fica a meio mundo de distância do TO da Operação Poraquê e não é de alta mobilidade, estar entre a unidades que participaram da operação.jauro escreveu:Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Os resultados da Op Poraquê, onde foram empregados CC virtualmente, também responderão a algumas questões.
Foi só o Estado Maior da 5ª Brigada???
The cake is a lie...
Jauro, poderia me dizer se seus valores que você deu são calculos seus pelo numero de esquadrões, ou são os ideais.
1 Regimento de Cavalaria Mecanizado possui: 23 Cascavel + 10 Urutu e 590 militares.
1 Regimento de Cavalaria Blindado possui: 28 Leo 1A1 (ou M41) + 30 M113 + 12 VBE M113 e 750 militares.
não sei a realidade dos RCMec, mas os RCB não tinham dotação completa de M41 nem de M113. E acho que sua dotação (se fosse completa) seria 28 M41 em 2 esquadroes de CC (futuramente Leo) + 28 M113 em 2 esquadroes de fuzileiro + 4 M113 num pelotao de morteiro pesado.
vc poderia me dizer qual o usual de um pelotão CMec? É 3 Cascaveis e 1 Urutu?
1 Regimento de Cavalaria Mecanizado possui: 23 Cascavel + 10 Urutu e 590 militares.
não sei a realidade dos RCMec, mas os RCB não tinham dotação completa de M41 nem de M113. E acho que sua dotação (se fosse completa) seria 28 M41 em 2 esquadroes de CC (futuramente Leo) + 28 M113 em 2 esquadroes de fuzileiro + 4 M113 num pelotao de morteiro pesado.
-
- Sênior
Acompanho isso de perto, então posso lhe afirmar que não. Porém pode estar em estudo. Aí eu não sei.delmar escreveu:Uma pergunta para o Sr. Jauro. Não foi criado um regimento de cavalaria mecanizado, ou algo do mesmo nível, em Boa Vista para substituir o atual esquadrão que está lá?
saudações
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
A 5ª CBld fica em Ponta Grossa no Pr. Acredito que só foram mesmo os EM e foram eles os participantes virtuais a fazer estudos principalmente do terreno, no caso da vegetação e de sua trafegabilidade, e da adaptação de CC naquelas paragens.vilmarmoccelin escreveu:Jauro, esses CCs Virtuais seriam o motivo da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que fica a meio mundo de distância do TO da Operação Poraquê e não é de alta mobilidade, estar entre a unidades que participaram da operação.jauro escreveu:Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Foi só o Estado Maior da 5ª Brigada???
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
São quantidades de dotação.z.garcia escreveu:Jauro, poderia me dizer se seus valores que você deu são calculos seus pelo numero de esquadrões, ou são os ideais.
Com o desmanche dos 24º e 28º BIB os VBTP foram distribuidos pelos demais BIB e RCB que passaram a ter 12 VBTP em seu Esdq/Cia de Cmdo e Apoio. Um BIB hoje tem 70 VBTP.
Um RCB deve ter 28CC (4+4+4+1)x2=26+2=28....28VBTP (2+4+4+4)x2=28....no Esqd Cmdo e Ap 14VBTP (2+4+4+4)=14..Tot de 42VBTP e 28CC.
O usual do Pel C Mec é este: 3Cas e 1U. O ideal seria 3C e 2U, mas a engesa não teve fôlego para construir mais 250 U (queria pagamento adiantado e aí ficou por isso mesmo e devendo alguns caminhões também). A Pç de Mrt do Pel C Mec tem uma Pick-up.
(
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
- Agradeceram: 25 vezes
Jauro
O que tenho visto nos RCMec que visitei são apenas 2 esquadrões com 3 pelotões de 2 Cascaveis e um Urutu cada, além de jipes
Consequentemente dá um total de 14 Cascaveis( 6 em cada esquadrão mais 2 no esquadrão de comando) e 7 Urutus(3 em cada esquadrão mais um no Esq de Comando)
O número de Urutus raramente são 7 , sempre são menos.
Um abraço
Hélio
O que tenho visto nos RCMec que visitei são apenas 2 esquadrões com 3 pelotões de 2 Cascaveis e um Urutu cada, além de jipes
Consequentemente dá um total de 14 Cascaveis( 6 em cada esquadrão mais 2 no esquadrão de comando) e 7 Urutus(3 em cada esquadrão mais um no Esq de Comando)
Um abraço
Hélio
Valeu Jauro. Sabia dos desmanches dos 24º e 28º BIB, isto possibilitou a transformação dos outros BIBs em unidades quaternária. Só não sabia é que os RCBs também tinham recebido.
quanto ao CC só ficaram completos com a chegada dos leo, correto?
Mas nossos RCMecs devem continuar sem dotação completa.
-
- Sênior
Sim Hélio, você tem razaõ no que vê. Eu falo de dotação e de como foi previsto em tempos anteriores. Hoje temos mais um esquadrão em Tucuruí, uma porção de Cas que não rodam mais, "trocentos" recolhidos ao AGSP e um Esqd de Urutus no Haiti, tudo sem acrescentar nada à frota; então o jeito é pegar um daqui outro dali e os regimentos vão ficando desfalcados e se virando como podem. Agora só com o novo projeto da F Iveco para voltar ao previsto.helio escreveu:Jauro
Um abraço
Hélio
Jauro.
Jauro.
-
- Sênior
Os RCMec deverão ser completados, como já disse acima, com o programa, ou projeto UrutuIII.z.garcia escreveu:Valeu Jauro. Sabia dos desmanches dos 24º e 28º BIB, isto possibilitou a transformação dos outros BIBs em unidades quaternária. Só não sabia é que os RCBs também tinham recebido.
Com isso, mais a chegada dos Leos1A5 e a modernização dos M113BR, acredito que em 2015 estaríamos em razoáveis condições.
Jauro.
Jauro.