Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#106 Mensagem por Moccelin » Ter Ago 19, 2008 11:45 pm

Eu acho... Não porque eles vão nos invadir de graça, mas num atrito por conta daquele rolo da Venezuela com a Guyana pode sobrar pra gente, inclusive algum dos dois tentar utilizar o nosso território para "flanquear" o inimigo estrategicamente, então seria bom ter alguns meios bem blindados e com bom poder de fogo por lá.

The cake is a lie...
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#107 Mensagem por Dieneces » Qua Ago 20, 2008 9:52 am

Junte-se os melhores M-41 disponíveis , quando estes forem substituídos por Leos , canibalize-se os demais e monte-se um RCB por lá , com bom suprimento de peças . Asseguro que existem bons M-41 em operação . Vi aqui mesmo . Deixar umas duas dúzias operacionais é barbada . Por muito menos tonelagem que os M-60 nas precárias condições de infraestrutura e terreno de RR.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#108 Mensagem por eu sou eu » Qua Ago 20, 2008 10:47 am

alguem poderia me dar uma dica de como é composto um RCb, e um RCM, em termos de material e pessoal

Imagem

o amor é lindo
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#109 Mensagem por helio » Qua Ago 20, 2008 11:28 am

Amigos
Eu sempre discuto com vcs a questão da logística.
questão 1- A dificuldade de se levar um M-60 para a região( terá que ser via maritima/fluvial)
questão 2- Os MBT pelo seu tamanho não permitem ser transportados de forma rápida a um local de manutenção. Geralmente eles possuem um Parque de Manutenção perto (Sta Maria, Rio, Cuiabá,Curitiba etc...). Perto de Boa vista não temos nenhum parque e nem um Belog.
Como fariamos a manutenção de 3º e 4º escalão?
Lembrem-se que estamos tratando de blindados com eletronica sofisticada que requerem pessoal altamente capacitado para mantê-los.
Resumindo: Hoje não é viavel manter MBT ou qquer outro tipo de veículo sofisticado longe de seus apoios logisticos.
Da mesma forma como os Astros II foram concentrados em uma só unidade, a mesma coisa vai acontecer com os M60, e no ultimo caso com um Parque de Manutenção na mesma cidade: Campo Grande-MS

Abraços

Hélio

jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#110 Mensagem por jauro » Qua Ago 20, 2008 2:08 pm

eu sou eu escreveu:alguem poderia me dar uma dica de como é composto um RCb, e um RCM, em termos de material e pessoal
1 Regimento de Cavalaria Mecanizado possui: 23 Cascavel + 10 Urutu e 590 militares.
1 Regimento de Cavalaria Blindado possui: 28 Leo 1A1 (ou M41) + 30 M113 + 12 VBE M113 e 750 militares.

Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Os resultados da Op Poraquê, onde foram empregados CC virtualmente, também responderão a algumas questões.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

#111 Mensagem por delmar » Qua Ago 20, 2008 2:40 pm

Uma pergunta para o Sr. Jauro. Não foi criado um regimento de cavalaria mecanizado, ou algo do mesmo nível, em Boa Vista para substituir o atual esquadrão que está lá?

saudações

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#112 Mensagem por Moccelin » Qua Ago 20, 2008 3:20 pm

jauro escreveu:Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Os resultados da Op Poraquê, onde foram empregados CC virtualmente, também responderão a algumas questões.
Jauro, esses CCs Virtuais seriam o motivo da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que fica a meio mundo de distância do TO da Operação Poraquê e não é de alta mobilidade, estar entre a unidades que participaram da operação.

Foi só o Estado Maior da 5ª Brigada???

The cake is a lie...
z.garcia
Júnior
Júnior

#113 Mensagem por z.garcia » Qua Ago 20, 2008 5:44 pm

Jauro, poderia me dizer se seus valores que você deu são calculos seus pelo numero de esquadrões, ou são os ideais.

1 Regimento de Cavalaria Mecanizado possui: 23 Cascavel + 10 Urutu e 590 militares.
1 Regimento de Cavalaria Blindado possui: 28 Leo 1A1 (ou M41) + 30 M113 + 12 VBE M113 e 750 militares.

não sei a realidade dos RCMec, mas os RCB não tinham dotação completa de M41 nem de M113. E acho que sua dotação (se fosse completa) seria 28 M41 em 2 esquadroes de CC (futuramente Leo) + 28 M113 em 2 esquadroes de fuzileiro + 4 M113 num pelotao de morteiro pesado.

vc poderia me dizer qual o usual de um pelotão CMec? É 3 Cascaveis e 1 Urutu?

jauro
Sênior
Sênior

#114 Mensagem por jauro » Qua Ago 20, 2008 6:16 pm

delmar escreveu:Uma pergunta para o Sr. Jauro. Não foi criado um regimento de cavalaria mecanizado, ou algo do mesmo nível, em Boa Vista para substituir o atual esquadrão que está lá?

saudações
Acompanho isso de perto, então posso lhe afirmar que não. Porém pode estar em estudo. Aí eu não sei.

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#115 Mensagem por jauro » Qua Ago 20, 2008 6:28 pm

vilmarmoccelin escreveu:
jauro escreveu:Quanto a mandar CC para Roraima, a idéia do Dieneces é boa, Bld do tipo rolo compressor, sem eletrônicos e outras sofisticações, pelos motivos já expostos.
Jauro, esses CCs Virtuais seriam o motivo da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, que fica a meio mundo de distância do TO da Operação Poraquê e não é de alta mobilidade, estar entre a unidades que participaram da operação.

Foi só o Estado Maior da 5ª Brigada???
A 5ª CBld fica em Ponta Grossa no Pr. Acredito que só foram mesmo os EM e foram eles os participantes virtuais a fazer estudos principalmente do terreno, no caso da vegetação e de sua trafegabilidade, e da adaptação de CC naquelas paragens.

Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#116 Mensagem por jauro » Qua Ago 20, 2008 7:07 pm

z.garcia escreveu:Jauro, poderia me dizer se seus valores que você deu são calculos seus pelo numero de esquadrões, ou são os ideais.

não sei a realidade dos RCMec, mas os RCB não tinham dotação completa de M41 nem de M113. E acho que sua dotação (se fosse completa) seria 28 M41 em 2 esquadroes de CC (futuramente Leo) + 28 M113 em 2 esquadroes de fuzileiro + 4 M113 num pelotao de morteiro pesado.

vc poderia me dizer qual o usual de um pelotão CMec? É 3 Cascaveis e 1 Urutu?
São quantidades de dotação.
Com o desmanche dos 24º e 28º BIB os VBTP foram distribuidos pelos demais BIB e RCB que passaram a ter 12 VBTP em seu Esdq/Cia de Cmdo e Apoio. Um BIB hoje tem 70 VBTP.
Um RCB deve ter 28CC (4+4+4+1)x2=26+2=28....28VBTP (2+4+4+4)x2=28....no Esqd Cmdo e Ap 14VBTP (2+4+4+4)=14..Tot de 42VBTP e 28CC.
O usual do Pel C Mec é este: 3Cas e 1U. O ideal seria 3C e 2U, mas a engesa não teve fôlego para construir mais 250 U (queria pagamento adiantado e aí ficou por isso mesmo e devendo alguns caminhões também). A Pç de Mrt do Pel C Mec tem uma Pick-up.
(

Jauro.
helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#117 Mensagem por helio » Qua Ago 20, 2008 7:15 pm

Jauro
O que tenho visto nos RCMec que visitei são apenas 2 esquadrões com 3 pelotões de 2 Cascaveis e um Urutu cada, além de jipes
Consequentemente dá um total de 14 Cascaveis( 6 em cada esquadrão mais 2 no esquadrão de comando) e 7 Urutus(3 em cada esquadrão mais um no Esq de Comando)
O número de Urutus raramente são 7 , sempre são menos.

Um abraço
Hélio

z.garcia
Júnior
Júnior

#118 Mensagem por z.garcia » Qui Ago 21, 2008 1:33 pm

Valeu Jauro. Sabia dos desmanches dos 24º e 28º BIB, isto possibilitou a transformação dos outros BIBs em unidades quaternária. Só não sabia é que os RCBs também tinham recebido. :D
quanto ao CC só ficaram completos com a chegada dos leo, correto?

Mas nossos RCMecs devem continuar sem dotação completa.

jauro
Sênior
Sênior

#119 Mensagem por jauro » Qui Ago 21, 2008 5:14 pm

helio escreveu:Jauro
O que tenho visto nos RCMec que visitei são apenas 2 esquadrões com 3 pelotões de 2 Cascaveis e um Urutu cada, além de jipes
Consequentemente dá um total de 14 Cascaveis( 6 em cada esquadrão mais 2 no esquadrão de comando) e 7 Urutus(3 em cada esquadrão mais um no Esq de Comando)
O número de Urutus raramente são 7 , sempre são menos.

Um abraço
Hélio
Sim Hélio, você tem razaõ no que vê. Eu falo de dotação e de como foi previsto em tempos anteriores. Hoje temos mais um esquadrão em Tucuruí, uma porção de Cas que não rodam mais, "trocentos" recolhidos ao AGSP e um Esqd de Urutus no Haiti, tudo sem acrescentar nada à frota; então o jeito é pegar um daqui outro dali e os regimentos vão ficando desfalcados e se virando como podem. Agora só com o novo projeto da F Iveco para voltar ao previsto.

Jauro.
jauro
Sênior
Sênior

#120 Mensagem por jauro » Qui Ago 21, 2008 5:25 pm

z.garcia escreveu:Valeu Jauro. Sabia dos desmanches dos 24º e 28º BIB, isto possibilitou a transformação dos outros BIBs em unidades quaternária. Só não sabia é que os RCBs também tinham recebido. :D
quanto ao CC só ficaram completos com a chegada dos leo, correto?

Mas nossos RCMecs devem continuar sem dotação completa.
Os RCMec deverão ser completados, como já disse acima, com o programa, ou projeto UrutuIII.
Com isso, mais a chegada dos Leos1A5 e a modernização dos M113BR, acredito que em 2015 estaríamos em razoáveis condições.

Jauro.
Responder