Mensagem
por hayes » Sáb Ago 16, 2008 11:09 am
Bom Dia Srs.,
Gostaria de fazer algumas ponderações acerca do assunto.
A primeira delas é a predileção dos brasileiros, à meu ver, por esportes coletivos. Futebol, Voileibol, Basquetebol, e daí por diante. Esportes que dão apenas uma medalha. Diferente, por exemplo, da maioria das Lutas, que quase sempre ou como regra, têm diversas Categorias, ou do Atletismo, que têm diversas Competições diferentes.
Estes esportes dão inúmeras medalhas, e isso permite, à quem tem força nestes esportes, ter fortalecido seu Quadro de Medalhas.
Por outro lado, é lamentável a total falta de: a) Gestão nas Federações Desportivas do Brasil; b) Democracia e Trasnparência na gestão de Recursos Públicos; c) Critérios objetivos para a alocação destes rercursos nas Federações capacitadas nos pontos a e b.
Não existe o incentivo à que as Federações Desportivas tenham alternância de poder, invistam em Gestão Estratégica ou até mesmo em Profissionalização dos seus quadros gerenciais. Senão vejamos. A CBF é uma instituição que está encabeçada pela mesma pessoa há mais de 20 anos, e que pelas características monopolistas do poder da CBF/FIFA, torna as entidades estaduais e até mesmo os clubes meros vassalos do "senhor feudal", caracterizado na figura do sr. Teixeira. Não há alternância no poder, substituída pela troca mútua de favores.
Mesmo assim, o poder público determina o apoio sistemático à empreitadas da CBF, como por exemplo o patrocínio à Seleção Feminina de Futebol, e à Copa do Brasil de Futebol Feminino.
Tenho para mim que estes recursos poderiam ser alinhados com Federações mais idôneas e competentes, tornando este um critério indelével na distribuição de recursos que não são do estado, são meu, seu e de todos os colegas do Fórum Defesa Brasil.
Criteriosidade e Transparência na distribuição de recursos públicos, bem como o incentivo ao patrocínio e mecenato particulares, e uma política de incentivo à descentralização do desporto para estados e municípios me parece uma política que, se não transformar o Brasil em Potência Olímpica, imagino que trará maiores frutos, não só em termos de medalhas, mas para a saúde e bem estar da população de modo geral.
Saudações.
LUGAR DE OFF TOPIC É NO OUTRO TÓPICO
"Essa é a nossa eterna tragédia. Temos inveja dos outros, mas não queremos fazer os mesmos sacrificios."