Futuras Escoltas da MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#31 Mensagem por WalterGaudério » Sex Ago 15, 2008 4:35 pm

SEnhores será este o futuro, ou é "forçar demais a barra" pela DCN.. :roll: :shock: :shock: :shock:






Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#32 Mensagem por cesarw » Sex Ago 15, 2008 5:58 pm

cicloneprojekt escreveu: SEnhores será este o futuro, ou é "forçar demais a barra" pela DCN.. :roll: :shock: :shock: :shock:


É ciclone...
eu vi um desses em início de construção no AMRJ :shock: , era segredo, mas já que vc divulgou... :roll:
vamos esperar só um pouquinho por ele .... zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz...


Mas falando em DCN, a quantas anda o projeto BPC 140 e 160 se não me engano?




Editado pela última vez por cesarw em Sex Ago 15, 2008 6:55 pm, em um total de 1 vez.
"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#33 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 15, 2008 6:09 pm

cicloneprojekt escreveu: SEnhores será este o futuro, ou é "forçar demais a barra" pela DCN.. :roll: :shock: :shock: :shock:


Achei que o pessoal misturou um pouco as gerações. O design e a eletrônica eram futuristas pra burro, mas parecia haver um monte de lançadores que precisavam ser posicionados antes do disparo, ao invés de sistemas prontos-para-uso como os VLS's.

Mas uma coisa me chamou a atenção, o casco era de um trimarã. Pergunto já há anos porque ainda não se vê barcos em serviço com esta configuração, e ninguém ainda me deu uma resposta que fizesse sentido. Qual o problema deste tipo de casco afinal, e se não há nenhum, as vantagens em termos de velocidade, estabilidade e espaço não compensam?

Leandro G. Card




brisa

Re: Futuras Escoltas da MB

#34 Mensagem por brisa » Sex Ago 15, 2008 6:09 pm

Igualzinho aquele patrulha fluvial colombiano




Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT

Re: Futuras Escoltas da MB

#35 Mensagem por bruno mt » Sex Ago 15, 2008 8:08 pm

LeandroGCard escreveu:
cicloneprojekt escreveu: SEnhores será este o futuro, ou é "forçar demais a barra" pela DCN.. :roll: :shock: :shock: :shock:


Achei que o pessoal misturou um pouco as gerações. O design e a eletrônica eram futuristas pra burro, mas parecia haver um monte de lançadores que precisavam ser posicionados antes do disparo, ao invés de sistemas prontos-para-uso como os VLS's.

Mas uma coisa me chamou a atenção, o casco era de um trimarã. Pergunto já há anos porque ainda não se vê barcos em serviço com esta configuração, e ninguém ainda me deu uma resposta que fizesse sentido. Qual o problema deste tipo de casco afinal, e se não há nenhum, as vantagens em termos de velocidade, estabilidade e espaço não compensam?

Leandro G. Card
Leandro, antes de tudo, se eu estiver falando merda me corija para eu não repetir e ignore.Mas por esses casco ter 3 pontos de contato com a agua, seu contato não seria maior e consequentimente o atrito,diminuindo a capacidade de velocidae e autonomia?




ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#36 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 15, 2008 9:32 pm

bruno mt escreveu:
LeandroGCard escreveu: Achei que o pessoal misturou um pouco as gerações. O design e a eletrônica eram futuristas pra burro, mas parecia haver um monte de lançadores que precisavam ser posicionados antes do disparo, ao invés de sistemas prontos-para-uso como os VLS's.

Mas uma coisa me chamou a atenção, o casco era de um trimarã. Pergunto já há anos porque ainda não se vê barcos em serviço com esta configuração, e ninguém ainda me deu uma resposta que fizesse sentido. Qual o problema deste tipo de casco afinal, e se não há nenhum, as vantagens em termos de velocidade, estabilidade e espaço não compensam?

Leandro G. Card
Leandro, antes de tudo, se eu estiver falando merda me corija para eu não repetir e ignore.Mas por esses casco ter 3 pontos de contato com a agua, seu contato não seria maior e consequentimente o atrito,diminuindo a capacidade de velocidae e autonomia?
Não, na verdade a coisa é um pouquinho mais complicada do que isso.

O arrasto de uma embarcação de casco deslocante (como os navios, ao contrário das lanchas que tem casco planante) é causado basicamente por dois efeitos: O arrasto de superfície, produzido pelo atrito da água com a superfície do casco em contato com ela; E o arrasto de onda, que como o nome diz é gerado pela formação da onda produzida quando o casco "empurra" a água para os lados ao se deslocar pela superfície desta.

Devido à questões hidrodinâmicas, geralmente o arrasto de onda é bem maior que o arrasto de superfície, e sua minimização é o maior desafio dos projetistas de cascos de navios. Os fenômenos que afetam o arrasto de onda ainda não são totalmente compreendidos e portanto não podem ser calculados com precisão (daí se executarem muitos testes com modelos em escala ao se desenvolverem novos cascos), mas algumas coisas já se sabe. Uma delas é que a relação comprimento x boca influencia bastante o arrasto de onda, pois quanto menor esta relação maior o arrasto.

Ora, então aumentando-se o comprimento do navio e reduzindo-se sua boca (largura) reduz-se o maior componente do arrasto, melhorando a velocidade, autonomia, etc... . Mas existe um problema com isso, quanto maior a relação comprimento x boca de um casco, menos estável ele é no sentido lateral. Em navios militares que devem posicionar suas antenas, alças de mira e canhões o mais longe possível da linha d'agua (para aumentar o seu alcance) além de ter a navegação mais estável possível (para evitar perda de eficiência dos sensores e de pontaria das armas de tubo), esta questão de eficiência x estabilidade se torna crítica.

Aí é que entram os cascos múltiplos, tipo catamarã e trimarã. Eles permitem o uso de relações comprimento x boca extremamente elevadas em cada casco individual (reduzindo em muito o arrasto de onda), e ao mesmo tempo uma estabilidade muito maior que a dos monocascos. E isto a preço de apenas um ligeiro aumento da área molhada (área de contato do casco com a água) o que afeta bem menos o desempenho. No balanço final, os multicascos acabam sendo bem mais rápidos, econômicos e estáveis que os monocascos de mesmo deslocamento. E a possibilidade de uma boca total maior ainda permite soluções melhores de arquitetura (hangares mais largos, maiores distâncias entre sistemas, etc...). Fora a maior dificuldade em se afundar um navio multicasco, pela sua maior compartimentalização inerente.

A todas estas vantagens se contrapoem uma certa perda de agilidade (é mais difícil fazer curvas com os multicascos) e uma estrutura de casco mais complexa e cara. Mas navios não são aviões de caça, e a manobralidade é uma vantagem apenas relativa em um mundo de armas guiadas por computador. Quanto ao custo do casco, este é um dos ítens mais baratos em um navio de guerra, e a possibilidade de se obter o mesmo desempenho em um casco de menor deslocamento praticamente elimina esta desvantagem.

Por tudo isso seria de se esperar que navios de guerra multicasco fossem a regra hoje em dia, mas não é assim. É por isso que esta questão me persegue: Porque eles não são mais utilizados, qual o problema que eu não consigo ver?


Um grande abraço,


Leandro G. Card




Avatar do usuário
bruno mt
Sênior
Sênior
Mensagens: 1274
Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
Localização: Cuiabá-MT

Re: Futuras Escoltas da MB

#37 Mensagem por bruno mt » Sex Ago 15, 2008 11:31 pm

Obrigada, pelo esclarecimento,alias tenho aprendido muito com o senhor aqui na naval.




ImagemImagemImagem
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Futuras Escoltas da MB

#38 Mensagem por hviana » Dom Ago 17, 2008 8:25 pm

Impressionante a desenvoltura técnica com a qual LeandroGCard circula nas Navais e Aéreas...
Adiciona muito ao DB
Parabens amigo!




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#39 Mensagem por WalterGaudério » Dom Ago 17, 2008 10:04 pm

LeandroGCard escreveu:
LeandroGCard escreveu: Achei que o pessoal misturou um pouco as gerações. O design e a eletrônica eram futuristas pra burro, mas parecia haver um monte de lançadores que precisavam ser posicionados antes do disparo, ao invés de sistemas prontos-para-uso como os VLS's.

Mas uma coisa me chamou a atenção, o casco era de um trimarã. Pergunto já há anos porque ainda não se vê barcos em serviço com esta configuração, e ninguém ainda me deu uma resposta que fizesse sentido. Qual o problema deste tipo de casco afinal, e se não há nenhum, as vantagens em termos de velocidade, estabilidade e espaço não compensam?

Leandro G. Card
Leandro, antes de tudo, se eu estiver falando merda me corija para eu não repetir e ignore.Mas por esses casco ter 3 pontos de contato com a agua, seu contato não seria maior e consequentimente o atrito,diminuindo a capacidade de velocidae e autonomia?
Não, na verdade a coisa é um pouquinho mais complicada do que isso.

O arrasto de uma embarcação de casco deslocante (como os navios, ao contrário das lanchas que tem casco planante) é causado basicamente por dois efeitos: O arrasto de superfície, produzido pelo atrito da água com a superfície do casco em contato com ela; E o arrasto de onda, que como o nome diz é gerado pela formação da onda produzida quando o casco "empurra" a água para os lados ao se deslocar pela superfície desta.

Devido à questões hidrodinâmicas, geralmente o arrasto de onda é bem maior que o arrasto de superfície, e sua minimização é o maior desafio dos projetistas de cascos de navios. Os fenômenos que afetam o arrasto de onda ainda não são totalmente compreendidos e portanto não podem ser calculados com precisão (daí se executarem muitos testes com modelos em escala ao se desenvolverem novos cascos), mas algumas coisas já se sabe. Uma delas é que a relação comprimento x boca influencia bastante o arrasto de onda, pois quanto menor esta relação maior o arrasto.

Ora, então aumentando-se o comprimento do navio e reduzindo-se sua boca (largura) reduz-se o maior componente do arrasto, melhorando a velocidade, autonomia, etc... . Mas existe um problema com isso, quanto maior a relação comprimento x boca de um casco, menos estável ele é no sentido lateral. Em navios militares que devem posicionar suas antenas, alças de mira e canhões o mais longe possível da linha d'agua (para aumentar o seu alcance) além de ter a navegação mais estável possível (para evitar perda de eficiência dos sensores e de pontaria das armas de tubo), esta questão de eficiência x estabilidade se torna crítica.

Aí é que entram os cascos múltiplos, tipo catamarã e trimarã. Eles permitem o uso de relações comprimento x boca extremamente elevadas em cada casco individual (reduzindo em muito o arrasto de onda), e ao mesmo tempo uma estabilidade muito maior que a dos monocascos. E isto a preço de apenas um ligeiro aumento da área molhada (área de contato do casco com a água) o que afeta bem menos o desempenho. No balanço final, os multicascos acabam sendo bem mais rápidos, econômicos e estáveis que os monocascos de mesmo deslocamento. E a possibilidade de uma boca total maior ainda permite soluções melhores de arquitetura (hangares mais largos, maiores distâncias entre sistemas, etc...). Fora a maior dificuldade em se afundar um navio multicasco, pela sua maior compartimentalização inerente.

A todas estas vantagens se contrapoem uma certa perda de agilidade (é mais difícil fazer curvas com os multicascos) e uma estrutura de casco mais complexa e cara. Mas navios não são aviões de caça, e a manobralidade é uma vantagem apenas relativa em um mundo de armas guiadas por computador. Quanto ao custo do casco, este é um dos ítens mais baratos em um navio de guerra, e a possibilidade de se obter o mesmo desempenho em um casco de menor deslocamento praticamente elimina esta desvantagem.

Por tudo isso seria de se esperar que navios de guerra multicasco fossem a regra hoje em dia, mas não é assim. É por isso que esta questão me persegue: Porque eles não são mais utilizados, qual o problema que eu não consigo ver?


Um grande abraço,


Leandro G. Card[/quote]

Vc não vai gostar da resposta(talvez nem aceite) Leandro, mas o o problema é mesmo um que vc já deve até ter aventado, mas achou estúpido e anti-cartesiano demais: Conservadorismo funcional.

Em 2005 na Yarrow na Inglaterra(que é o país mais avançado do mundo em pesquisas navaias de multicascos, conversei com alguns engenheiros e matemáticos ligados a área e toquei no assunto, e me dissram que o MoD brtânico tinha finaciado as pesquisas, as mesmas tinham sido executadas..., os resultados enviados aos militares/ténicos..., mas os pedidos que eram esperados até agora não vingaram nada..., Um deles (meio irritado) disse que um concorrente(dedução minha, Vosper ltd) já haviam tb apresentado suas propostas para uma pretensa type 25(trimaram) e , ...chongas...

A Opnião pessoal de todos era que seria conservadorismo puro...

Até que se prove o contrário...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Barao Vermelho
Avançado
Avançado
Mensagens: 431
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 1:53 pm
Localização: Espanha

Re: Futuras Escoltas da MB

#40 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Ago 18, 2008 10:18 am

Olha amigos, eu gosto muito do conceito trimaram mas vejo esse conceito como um projeto perfeito para utilização em um NAE, desnecessário para outros meios, até pq o custo de fabricação de uma Fragata neste conceito seira muito alto e desnecessário, ou quem sabe um novo conceito de navios, tipo cruzadores lança misseis, ai até seria interessante.




Avançar sempre, combater até o fim, sem rendição nem retirada!
danpower
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 11:37 am

Re: Futuras Escoltas da MB

#41 Mensagem por danpower » Seg Ago 18, 2008 10:50 am

estao comentando em outro forum que o brasil esta estudando comprar fragatas russa alguem sabe se procede esta notiçia




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#42 Mensagem por WalterGaudério » Seg Ago 18, 2008 10:58 am

danpower escreveu:estao comentando em outro forum que o brasil esta estudando comprar fragatas russa alguem sabe se procede esta notiçia
Olha não tenho dúvidas de que o alto-comando naval deve ter analizado várias propostas, mas creio ser ainda dífícil a MB executar uma guinada tão radical em sua linha logística. No máximo deve haver conversas à respeito com os russos.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3181
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 11 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#43 Mensagem por FABIO » Seg Ago 18, 2008 11:42 am

o forista do PN que divulgou esta noticia disse que havia se enganado e que na verdade
saõ duas fragatas classe bremen alemã,alguem confirna isso?




gral
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Mar 15, 2006 8:47 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 3 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#44 Mensagem por gral » Seg Ago 18, 2008 7:02 pm

LeandroGCard escreveu:É por isso que esta questão me persegue: Porque eles não são mais utilizados, qual o problema que eu não consigo ver?
Um problema que eu ouvi associado aos trimarãs é que eles ocupam espaço(de ancoragem, doca, etc)correspondente a três navios de deslocamento equivalente, mas não oferecem três vezes a capacidade(nem podem estar em três lugares diferentes ao mesmo tempo, como três navios diferentes podem).




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Futuras Escoltas da MB

#45 Mensagem por LeandroGCard » Seg Ago 18, 2008 9:07 pm

cicloneprojekt escreveu: Vc não vai gostar da resposta(talvez nem aceite) Leandro, mas o o problema é mesmo um que vc já deve até ter aventado, mas achou estúpido e anti-cartesiano demais: Conservadorismo funcional.

Em 2005 na Yarrow na Inglaterra(que é o país mais avançado do mundo em pesquisas navaias de multicascos, conversei com alguns engenheiros e matemáticos ligados a área e toquei no assunto, e me dissram que o MoD brtânico tinha finaciado as pesquisas, as mesmas tinham sido executadas..., os resultados enviados aos militares/ténicos..., mas os pedidos que eram esperados até agora não vingaram nada..., Um deles (meio irritado) disse que um concorrente(dedução minha, Vosper ltd) já haviam tb apresentado suas propostas para uma pretensa type 25(trimaram) e , ...chongas...

A Opnião pessoal de todos era que seria conservadorismo puro...

Até que se prove o contrário...
É , eu já pensei mesmo que a resposta poderia ser por aí, mas tendo sempre a achar que os seres humanos tomam decisões baseadas mais no raciocínio que nas emoções, e então custo a acreditar que coisas como puro conservadorismo possam bloquear desenvolvimentos tecnológicos tão interessantes (acho que pode até ser um defeito meu pensar assim...).

Já ouvi alguns argumentos contrários, como o do alto custo e da dificuldade de docagem, mas eles simplesmente não se sustentam quando se observam os projetos de navios militares já propostos com configuração multicasco. Em praticamente todos eles os cascos laterais são bem menores que o principal, e ficam bastante próximos deste, resultando em estruturas que acrescentam muito pouco peso ou custo extra ao navio e fazem a boca total aumentar bem pouco, em alguns casos menos de 50% (como o da proposta francesa que você postou), o que não afeta significativamente a capacidade de docagem.

Bem, vamos ver se algum dia aparece um novo Lord Fisher e decide construir uma fragata ou CT multicasco, iniciando uma nova revolução no projeto dos navios de guerra.


Um grande abraço,


Leandro G. Card




Responder