![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Uma coisa que prometi a minha maezinha a quase 35 anos atrás, foi de nunca me meter com bebida alcoolica, mas vou ter que pedir permissão para um copo de Vodka qq dia desses...Carlos Mathias escreveu:Hein!?



Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Luiz Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1842
- Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
- Localização: Rio de Janeiro
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 25 vezes
- Contato:
-
- Sênior
- Mensagens: 3248
- Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Sem dúvida, cupincha! O medo aí é mais pela eterna mania de enrolar e não comprar é nada...Túlio escreveu:Ué, mas e se der Rafale? É um senhor caça, POWS!!!
Trazendo junto tecnologia e nada de black-boxes, estaríamos com algo MUITO superior a qualquer kôza que já tenhamos possuído alguma vez em termos de Poder Aéreo ( lembremos que, quando tínhamos Thunderbolts, que estavam entre os melhores caças da época, já haviam jatos voando e combatendo). Prefiro sem sombra de dúvida o Flanker, mas não ficaria nem um pouco desgostoso de ter eurocanards voando com as nossas cores...
abs!!
- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12888
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
O redentor plano de vôo da FAB
Governo gastará US$ 3,5 bi na renovação da frota
Desde a década de 40, quando foi criado o 1º Grupo de Caça, o famoso “Senta a Pua”, não se via tanta atenção do governo federal à Força Aérea Brasileira. Na quinta-feira, 13, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o maior plano de reaparelhamento da história da aeronáutica militar. Serão US$ 3,5 bilhões em investimento nos próximos oito anos. Desse total, US$ 600 milhões vão pagar a substituição dos 22 jatos supersônicos franceses Mirage, comprados à francesa Dassault Aviation em 1970. Essa verba despertou o interesse de dois gigantes da indústria de aviação militar internacional. São eles a americana Lockheed Martin e a própria Dassault, a mesma que vendeu os Mirage para o Brasil há 30 anos. Cada uma delas tenta seduzir a FAB com ofertas de aviões modernos. Os americanos com o F-16 e os franceses com o Mirage 2000. Também no páreo, mas com menos chances de vencer, está a sueca Saab com o Jas-39. Na disputa pelo contrato bilionário o fator “verde-e-amarelo” deve influenciar a tomada de decisão das autoridades brasileiras. Segundo analistas do setor, a balança pode pender em favor da Dassault porque ela é acionista minoritária da Embraer com 20% de participação. A associação entre elas permite à companhia brasileira acesso à tecnologia de manutenção dos jatos franceses. Em outras palavras, comprar os Mirage significa garantir contratos de serviços de manutenção à maior empresa aeronáutica do País.
No chão. A situação dos aviões militares brasileiros é crítica. Das 755 aeronaves da FAB mais da metade – 440 – está em terra sem condições de uso. Apesar disso, as oficinas privadas de reparo, concentradas na região de Sorocaba (SP), só poderão disputar os contratos para atendimento da menor parte da frota, 112 aeronaves. A espinha dorsal da aviação militar, formada por caças, aviões de patrulha e transportes de tropa, será consertada pela própria Aeronáutica. A razão é a chamada segurança nacional. Isso porque, no caso remoto de uma guerra, os aviões seriam usados na defesa do País. Sobram então os de pequeno porte, como o Brasília, que transportam autoridades do governo federal e militares de alta patente. Assim mesmo, os contratos para reparo dessa frota VIP são bastante atraentes. Para colocá-los de novo no ar, a FAB deverá gastar aproximadamente US$ 44,8 milhões.
http://www.terra.com.br/dinheironaweb/1 ... eg_fab.htm
Aviação executiva
A Dassault Falcon, divisão de jatos executivos da empresa francesa, vai instalar em Sorocaba (SP) seu primeiro centro de manutenção fora da Europa e dos EUA, diz Jean Rosanvallon, presidente.
http://www.valoronline.com.br/valorecon ... derno.html
Governo gastará US$ 3,5 bi na renovação da frota
Desde a década de 40, quando foi criado o 1º Grupo de Caça, o famoso “Senta a Pua”, não se via tanta atenção do governo federal à Força Aérea Brasileira. Na quinta-feira, 13, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o maior plano de reaparelhamento da história da aeronáutica militar. Serão US$ 3,5 bilhões em investimento nos próximos oito anos. Desse total, US$ 600 milhões vão pagar a substituição dos 22 jatos supersônicos franceses Mirage, comprados à francesa Dassault Aviation em 1970. Essa verba despertou o interesse de dois gigantes da indústria de aviação militar internacional. São eles a americana Lockheed Martin e a própria Dassault, a mesma que vendeu os Mirage para o Brasil há 30 anos. Cada uma delas tenta seduzir a FAB com ofertas de aviões modernos. Os americanos com o F-16 e os franceses com o Mirage 2000. Também no páreo, mas com menos chances de vencer, está a sueca Saab com o Jas-39. Na disputa pelo contrato bilionário o fator “verde-e-amarelo” deve influenciar a tomada de decisão das autoridades brasileiras. Segundo analistas do setor, a balança pode pender em favor da Dassault porque ela é acionista minoritária da Embraer com 20% de participação. A associação entre elas permite à companhia brasileira acesso à tecnologia de manutenção dos jatos franceses. Em outras palavras, comprar os Mirage significa garantir contratos de serviços de manutenção à maior empresa aeronáutica do País.
No chão. A situação dos aviões militares brasileiros é crítica. Das 755 aeronaves da FAB mais da metade – 440 – está em terra sem condições de uso. Apesar disso, as oficinas privadas de reparo, concentradas na região de Sorocaba (SP), só poderão disputar os contratos para atendimento da menor parte da frota, 112 aeronaves. A espinha dorsal da aviação militar, formada por caças, aviões de patrulha e transportes de tropa, será consertada pela própria Aeronáutica. A razão é a chamada segurança nacional. Isso porque, no caso remoto de uma guerra, os aviões seriam usados na defesa do País. Sobram então os de pequeno porte, como o Brasília, que transportam autoridades do governo federal e militares de alta patente. Assim mesmo, os contratos para reparo dessa frota VIP são bastante atraentes. Para colocá-los de novo no ar, a FAB deverá gastar aproximadamente US$ 44,8 milhões.
http://www.terra.com.br/dinheironaweb/1 ... eg_fab.htm
Aviação executiva
A Dassault Falcon, divisão de jatos executivos da empresa francesa, vai instalar em Sorocaba (SP) seu primeiro centro de manutenção fora da Europa e dos EUA, diz Jean Rosanvallon, presidente.
http://www.valoronline.com.br/valorecon ... derno.html
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
FHC era o presidente ainda...notícia quente...rs
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
rodrigo escreveu:O redentor plano de vôo da FAB
Governo gastará US$ 3,5 bi na renovação da frota
Desde a década de 40, quando foi criado o 1º Grupo de Caça, o famoso “Senta a Pua”, não se via tanta atenção do governo federal à Força Aérea Brasileira. Na quinta-feira, 13, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o maior plano de reaparelhamento da história da aeronáutica militar. Serão US$ 3,5 bilhões em investimento nos próximos oito anos. Desse total, US$ 600 milhões vão pagar a substituição dos 22 jatos supersônicos franceses Mirage, comprados à francesa Dassault Aviation em 1970. Essa verba despertou o interesse de dois gigantes da indústria de aviação militar internacional. São eles a americana Lockheed Martin e a própria Dassault, a mesma que vendeu os Mirage para o Brasil há 30 anos. Cada uma delas tenta seduzir a FAB com ofertas de aviões modernos. Os americanos com o F-16 e os franceses com o Mirage 2000. Também no páreo, mas com menos chances de vencer, está a sueca Saab com o Jas-39. Na disputa pelo contrato bilionário o fator “verde-e-amarelo” deve influenciar a tomada de decisão das autoridades brasileiras. Segundo analistas do setor, a balança pode pender em favor da Dassault porque ela é acionista minoritária da Embraer com 20% de participação. A associação entre elas permite à companhia brasileira acesso à tecnologia de manutenção dos jatos franceses. Em outras palavras, comprar os Mirage significa garantir contratos de serviços de manutenção à maior empresa aeronáutica do País.
No chão. A situação dos aviões militares brasileiros é crítica. Das 755 aeronaves da FAB mais da metade – 440 – está em terra sem condições de uso. Apesar disso, as oficinas privadas de reparo, concentradas na região de Sorocaba (SP), só poderão disputar os contratos para atendimento da menor parte da frota, 112 aeronaves. A espinha dorsal da aviação militar, formada por caças, aviões de patrulha e transportes de tropa, será consertada pela própria Aeronáutica. A razão é a chamada segurança nacional. Isso porque, no caso remoto de uma guerra, os aviões seriam usados na defesa do País. Sobram então os de pequeno porte, como o Brasília, que transportam autoridades do governo federal e militares de alta patente. Assim mesmo, os contratos para reparo dessa frota VIP são bastante atraentes. Para colocá-los de novo no ar, a FAB deverá gastar aproximadamente US$ 44,8 milhões.
http://www.terra.com.br/dinheironaweb/1 ... eg_fab.htm
Aviação executiva
A Dassault Falcon, divisão de jatos executivos da empresa francesa, vai instalar em Sorocaba (SP) seu primeiro centro de manutenção fora da Europa e dos EUA, diz Jean Rosanvallon, presidente.
http://www.valoronline.com.br/valorecon ... derno.html
Voltamos ao FX 1?????

- rodrigo
- Sênior
- Mensagens: 12888
- Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Para bom entendedor, meia notícia basta.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
- bruno mt
- Sênior
- Mensagens: 1274
- Registrado em: Qua Mar 12, 2008 2:26 pm
- Localização: Cuiabá-MT
- Agradeceu: 4 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Larga mão de ser pessimista, seu herage.
- FIGHTERCOM
- Sênior
- Mensagens: 5001
- Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
- Agradeceu: 1235 vezes
- Agradeceram: 734 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Boeing Apresenta Proposta do Super Hornet
para o Programa F-X2 do Brasil
ST. LOUIS, 15 Agosto 2008 -- A Boeing Company entregou uma proposta detalhada dia 30 de Julho oferecendo o caça avançado F/A-18E/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira dentro do Programa F-X2.
"O interesse internacional caça Super Hornet que foi provado em combate continua a acrescer, e a Boeing esta honrada pelo Brasil considerar o Super Hornet para atender as suas necessidades de defesa à médio prazo," afirmou Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems.
A Boeing recebeu um Request for Information (RFI) dogoverno brasileiro no dia 12 de Junho. O reuisito inicial é para 36 aviões, com um potencial para até 120 aviões.
A variante do Super Hornet que a Boeing está oferecendo ao Brasil é baseada no F/A-18E/F Block II , modelo atualmente operado pela U.S. Navy e também em produção para Royal Australian Air Force (RAAF). Tecnologias avançadas -- tais como o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) Raytheon APG-79 – e a comprovada confiabilidade do avião estão atraindo a atenção e interesse internacional no avião como uma solução de custo-eficácia (cost-effective) e efetiva em operações de defesa aérea.
"O Super Hornet que nós estamos propondo ao Brasil está equipado com tecnologias de ponta, um caça multi-missão (multi-role) que está pronto hoje," afirmou Gower. "Com os avanços do Block II, as cpacidades de combate do Super Hornet continuam a crescer, oferecendo uma ampla gama de soluções multi-missão (multi-role) a um custo razoável."
A Boeing já forneceu mais de 360 Super Hornet à U.S. Navy. A Austrália também encomendou 24 F/A-18F Super Hornet para complementar sua frota de F/A-18 Hornet. A Boeing está em discussões com vários outros potenciais clientes interessados em adquirir o F/A-18E/F Super Hornet.
Link: http://www.defesanet.com.br/fx2/f-18.htm
Abraços,
Wesley
para o Programa F-X2 do Brasil
ST. LOUIS, 15 Agosto 2008 -- A Boeing Company entregou uma proposta detalhada dia 30 de Julho oferecendo o caça avançado F/A-18E/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira dentro do Programa F-X2.
"O interesse internacional caça Super Hornet que foi provado em combate continua a acrescer, e a Boeing esta honrada pelo Brasil considerar o Super Hornet para atender as suas necessidades de defesa à médio prazo," afirmou Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems.
A Boeing recebeu um Request for Information (RFI) dogoverno brasileiro no dia 12 de Junho. O reuisito inicial é para 36 aviões, com um potencial para até 120 aviões.
A variante do Super Hornet que a Boeing está oferecendo ao Brasil é baseada no F/A-18E/F Block II , modelo atualmente operado pela U.S. Navy e também em produção para Royal Australian Air Force (RAAF). Tecnologias avançadas -- tais como o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) Raytheon APG-79 – e a comprovada confiabilidade do avião estão atraindo a atenção e interesse internacional no avião como uma solução de custo-eficácia (cost-effective) e efetiva em operações de defesa aérea.
"O Super Hornet que nós estamos propondo ao Brasil está equipado com tecnologias de ponta, um caça multi-missão (multi-role) que está pronto hoje," afirmou Gower. "Com os avanços do Block II, as cpacidades de combate do Super Hornet continuam a crescer, oferecendo uma ampla gama de soluções multi-missão (multi-role) a um custo razoável."
A Boeing já forneceu mais de 360 Super Hornet à U.S. Navy. A Austrália também encomendou 24 F/A-18F Super Hornet para complementar sua frota de F/A-18 Hornet. A Boeing está em discussões com vários outros potenciais clientes interessados em adquirir o F/A-18E/F Super Hornet.
Link: http://www.defesanet.com.br/fx2/f-18.htm
Abraços,
Wesley
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
-
- Sênior
- Mensagens: 1663
- Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
- Localização: Araruama-RJ
- Agradeceram: 2 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Alguém tem mais alguma informação sobre os "detalhes"?FIGHTERCOM escreveu:Boeing Apresenta Proposta do Super Hornet
para o Programa F-X2 do Brasil
ST. LOUIS, 15 Agosto 2008 -- A Boeing Company entregou uma proposta detalhada dia 30 de Julho oferecendo o caça avançado F/A-18E/F Super Hornet à Força Aérea Brasileira dentro do Programa F-X2.
"O interesse internacional caça Super Hornet que foi provado em combate continua a acrescer, e a Boeing esta honrada pelo Brasil considerar o Super Hornet para atender as suas necessidades de defesa à médio prazo," afirmou Bob Gower, vice-presidente dos programas F/A-18 e EA-18 da Boeing Integrated Defense Systems.
A Boeing recebeu um Request for Information (RFI) dogoverno brasileiro no dia 12 de Junho. O reuisito inicial é para 36 aviões, com um potencial para até 120 aviões.
A variante do Super Hornet que a Boeing está oferecendo ao Brasil é baseada no F/A-18E/F Block II , modelo atualmente operado pela U.S. Navy e também em produção para Royal Australian Air Force (RAAF). Tecnologias avançadas -- tais como o radar Active Electronically Scanned Array (AESA) Raytheon APG-79 – e a comprovada confiabilidade do avião estão atraindo a atenção e interesse internacional no avião como uma solução de custo-eficácia (cost-effective) e efetiva em operações de defesa aérea.
"O Super Hornet que nós estamos propondo ao Brasil está equipado com tecnologias de ponta, um caça multi-missão (multi-role) que está pronto hoje," afirmou Gower. "Com os avanços do Block II, as cpacidades de combate do Super Hornet continuam a crescer, oferecendo uma ampla gama de soluções multi-missão (multi-role) a um custo razoável."
A Boeing já forneceu mais de 360 Super Hornet à U.S. Navy. A Austrália também encomendou 24 F/A-18F Super Hornet para complementar sua frota de F/A-18 Hornet. A Boeing está em discussões com vários outros potenciais clientes interessados em adquirir o F/A-18E/F Super Hornet.
Link: http://www.defesanet.com.br/fx2/f-18.htm
Abraços,
Wesley
Um fraternal abraço,
.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "
Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
- Bourne
- Sênior
- Mensagens: 21086
- Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
- Localização: Campina Grande do Sul
- Agradeceu: 3 vezes
- Agradeceram: 21 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Tenho a vaga impresão de que a proposta detalhada não vai emergir ao grande público, pelo menos, deveria ficar restrita a certas pessoas, que não deveriam revelar a ninguém externo a esse circulo. Caso contrário, acredito que o F-X II - A Missão, vai acabar dando na mesma coisa que o F-X I, ou seja, em nada.
-
- Sênior
- Mensagens: 3584
- Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
- Localização: Rio Claro/SP
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 98 vezes
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
srs(as) bom dia!
esse Godoy!!!!!!!!!!!!!!!
Caças serão definidos este ano - Aeronáutica quer assinar contrato dos novos jatos supersônicos em setembro de 2009 - Roberto Godoy
O comando da Aeronáutica vai definir até o fim do ano os dois, ou no máximo três, caças finalistas no processo de escolha direta do novo jato supersônico multifunção da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois os fornecedores envolvidos serão solicitados a compatibilizar as propostas com os requisitos do processo - especificações, peculiaridades de emprego e, sobretudo, a delicada questão da transferência de tecnologia.
Segundo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o contrato deve ser assinado em setembro de 2009.
O número de aeronaves desse lote inicial ainda não está determinado, mas o grupo responsável pelo procedimento trabalha com um mínimo de 20 unidades, podendo chegar a 36. O valor de referência, cerca de US$ 2,2 bilhões, citados na época da retomada da disputa, faz aproximadamente seis meses, não é válido como critério do FX-2. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, “o fator inarredável é o da passagem de conhecimento avançado na área”.
Essa disposição sinaliza para finalistas europeus, entre os seis grupos que responderam ao Request For Information (RFI). A solicitação de informações foi expedida em junho pela Aeronáutica para seis fabricantes estrangeiros: Saab, da Suécia, Bureau Sukhoi, da Rússia, Dassault Aviation, da França, Boeing, dos Estados Unidos, Lockheed-Martin, também dos EUA, e o consórcio Eurofighter-GmbH, da União Européia.
A conclusão é decorrente do veto aplicado pelo governo americano à entrega de tecnologias de uso em sistemas militares no âmbito da venda de equipamentos. Essa atitude, entretanto, está sendo revista, entendem analistas com experiência nas relações Brasília-Washington.
O resultado é um mercado agitado. Está no País o diretor da Boeing, Bob Gower, chefe do programa do caça F-18 E/F Super Hornet, o produto com o qual a companhia participa do projeto FX-2 e que ele veio defender. É uma grande máquina de guerra, de valor médio em torno de US$ 55,2 milhões.
O objetivo estratégico do FX-2 está atraindo, além dos dirigentes empresariais, chefes de Estado. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visita o Brasil em dezembro. Vem para assinar os primeiros compromissos de cooperação no campo da defesa.
Tanta dedicação é por uma boa causa. Com o avião padrão pretendido, a FAB quer chegar a 2023/2025 com uma nova frota de 120 jatos supersônicos de última geração
fonte: o estado de são paulo
att
binfa
esse Godoy!!!!!!!!!!!!!!!
Caças serão definidos este ano - Aeronáutica quer assinar contrato dos novos jatos supersônicos em setembro de 2009 - Roberto Godoy
O comando da Aeronáutica vai definir até o fim do ano os dois, ou no máximo três, caças finalistas no processo de escolha direta do novo jato supersônico multifunção da Força Aérea Brasileira (FAB). Depois os fornecedores envolvidos serão solicitados a compatibilizar as propostas com os requisitos do processo - especificações, peculiaridades de emprego e, sobretudo, a delicada questão da transferência de tecnologia.
Segundo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, o contrato deve ser assinado em setembro de 2009.
O número de aeronaves desse lote inicial ainda não está determinado, mas o grupo responsável pelo procedimento trabalha com um mínimo de 20 unidades, podendo chegar a 36. O valor de referência, cerca de US$ 2,2 bilhões, citados na época da retomada da disputa, faz aproximadamente seis meses, não é válido como critério do FX-2. Segundo o ministro da Defesa, Nelson Jobim, “o fator inarredável é o da passagem de conhecimento avançado na área”.
Essa disposição sinaliza para finalistas europeus, entre os seis grupos que responderam ao Request For Information (RFI). A solicitação de informações foi expedida em junho pela Aeronáutica para seis fabricantes estrangeiros: Saab, da Suécia, Bureau Sukhoi, da Rússia, Dassault Aviation, da França, Boeing, dos Estados Unidos, Lockheed-Martin, também dos EUA, e o consórcio Eurofighter-GmbH, da União Européia.
A conclusão é decorrente do veto aplicado pelo governo americano à entrega de tecnologias de uso em sistemas militares no âmbito da venda de equipamentos. Essa atitude, entretanto, está sendo revista, entendem analistas com experiência nas relações Brasília-Washington.
O resultado é um mercado agitado. Está no País o diretor da Boeing, Bob Gower, chefe do programa do caça F-18 E/F Super Hornet, o produto com o qual a companhia participa do projeto FX-2 e que ele veio defender. É uma grande máquina de guerra, de valor médio em torno de US$ 55,2 milhões.
O objetivo estratégico do FX-2 está atraindo, além dos dirigentes empresariais, chefes de Estado. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, visita o Brasil em dezembro. Vem para assinar os primeiros compromissos de cooperação no campo da defesa.
Tanta dedicação é por uma boa causa. Com o avião padrão pretendido, a FAB quer chegar a 2023/2025 com uma nova frota de 120 jatos supersônicos de última geração
fonte: o estado de são paulo
att
binfa
att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE
http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
brisa escreveu:rodrigo escreveu:O redentor plano de vôo da FAB
Governo gastará US$ 3,5 bi na renovação da frota
Desde a década de 40, quando foi criado o 1º Grupo de Caça, o famoso “Senta a Pua”, não se via tanta atenção do governo federal à Força Aérea Brasileira. Na quinta-feira, 13, o presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou o maior plano de reaparelhamento da história da aeronáutica militar. Serão US$ 3,5 bilhões em investimento nos próximos oito anos. Desse total, US$ 600 milhões vão pagar a substituição dos 22 jatos supersônicos franceses Mirage, comprados à francesa Dassault Aviation em 1970. Essa verba despertou o interesse de dois gigantes da indústria de aviação militar internacional. São eles a americana Lockheed Martin e a própria Dassault, a mesma que vendeu os Mirage para o Brasil há 30 anos. Cada uma delas tenta seduzir a FAB com ofertas de aviões modernos. Os americanos com o F-16 e os franceses com o Mirage 2000. Também no páreo, mas com menos chances de vencer, está a sueca Saab com o Jas-39. Na disputa pelo contrato bilionário o fator “verde-e-amarelo” deve influenciar a tomada de decisão das autoridades brasileiras. Segundo analistas do setor, a balança pode pender em favor da Dassault porque ela é acionista minoritária da Embraer com 20% de participação. A associação entre elas permite à companhia brasileira acesso à tecnologia de manutenção dos jatos franceses. Em outras palavras, comprar os Mirage significa garantir contratos de serviços de manutenção à maior empresa aeronáutica do País.
No chão. A situação dos aviões militares brasileiros é crítica. Das 755 aeronaves da FAB mais da metade – 440 – está em terra sem condições de uso. Apesar disso, as oficinas privadas de reparo, concentradas na região de Sorocaba (SP), só poderão disputar os contratos para atendimento da menor parte da frota, 112 aeronaves. A espinha dorsal da aviação militar, formada por caças, aviões de patrulha e transportes de tropa, será consertada pela própria Aeronáutica. A razão é a chamada segurança nacional. Isso porque, no caso remoto de uma guerra, os aviões seriam usados na defesa do País. Sobram então os de pequeno porte, como o Brasília, que transportam autoridades do governo federal e militares de alta patente. Assim mesmo, os contratos para reparo dessa frota VIP são bastante atraentes. Para colocá-los de novo no ar, a FAB deverá gastar aproximadamente US$ 44,8 milhões.
http://www.terra.com.br/dinheironaweb/1 ... eg_fab.htm
Aviação executiva
A Dassault Falcon, divisão de jatos executivos da empresa francesa, vai instalar em Sorocaba (SP) seu primeiro centro de manutenção fora da Europa e dos EUA, diz Jean Rosanvallon, presidente.
http://www.valoronline.com.br/valorecon ... derno.html
Voltamos ao FX 1?????
A minha promessa ainda permanece, se dentro de 2 anos a FAB assinar contrato pra aquisição de caças novos, mais de 1 dúzia, eu vou (durante um ano) usar a estrela do PT no meu avatar. E a moderação pode me cobrar.
O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.