É Prick, você tem que estudar mais mesmo, vamos lá.
Pode ser que o mundo mude, mas combates WVR estão cada vez mais difíceis de serem vistos, mesmo quando o alvo foi abatido por mísseis IR de curto alcance, a distância era de alguns kms
Prick, não é beeem assim não. Se você diz que ninguém vê ninguém, como é que se vai usar as miras montadas em capacete como a TOPSIGHT francesa?????? Prá que os franceses fizeram ess mira então? E mesmo assim, num céu limpo, se vê sim um avião a uma boa distância. Além disso, se houver a chance de um tiro cruzado, por exemplo, o HMS vai ser essencial, mas se esse avião/alvo virar por baixo do seu, você tem de virar junto e rápido. Quando se usa a HMS, você ao ver o alvo alimenta o inercial do míssil com a posição do alvo naquele momento, mas isso não significa que o outro avião vai estar ali no momento que o míssil lá chegar, entende? Naqueles filmes da RAFAEL os alvos voam sempre retos e lisos, nenhum deles vira para o alvo ou vira para qualquer direção que seja. Num combate WVR as posições mudam muito rapidamente, muito mais rapidamente que num BVR. Logo, se você pode disparar em LOBL, o míssil já sai travado no alvo e aí sim, as chances de fuga diminuem muito, mas para tal, você TEM que apontar o nariz do avião na direção do alvo.
E finalmente, mesmo que os WVR estejam diminuindo, pergunte a qualquer piloto se ele quer 20% a mais de chance de sair vivo de um combate.
Como disse, ninguém mais usou canhão para abater um outro caça, quer dizer a distância de combate é tal que os combatentes não estão vendo um ao outro.
Já expliquei acima e espero que você tenha entendido.
É muito mais fácil virar a cabeça que manobrar o avião inteiro, mísseis de 5ª geração podem ser, literalmente, disparados para trás.
Claro, desde que se tenha combinado com o alvo, prá ele ficar lá esperando o míssil chegar, ou que não dispare contra você. Mais uma vez, para usar o HMS tem que VER o alvo e se você está vendo, estamos num WVR típico, e aí, manobrabilidade conta e muito, ainda mais super-manobrabilidade.
Lembre-se, armas disparadas para trás o são em modo LOAL pois o sensor não olha para trás, logo, se o alvo se movimentar rapidamente pode escapar da zona de busca pré determinada para o míssil. Ou seja, ele pode não estar mais lá para ser detectado pelo sensor do míssil.
Ah então o SU-35 está tranquilo, aliás muito melhor que uns certos aí ... Deixa prá lá.