KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#61 Mensagem por hviana » Dom Ago 10, 2008 1:31 am

Operti,
A-350
Primeiro voo: 2012 e EIS em 2013
A TAM tem 2 modelos de motor no A-330, ou seja, parte foi comprada nova e parte usada (ou leasing, sendo que eu acredito na ultima opção)..
Vamoa dizer que o A-350 atrase só um ano... razoavel se vc pensar no pastelão que foi o A-380. A TAM vai começar a receber seus A-350 em 2014 ou 2015, e não se sabe o que a TAM vai fazer, devolver os A-330 de leasing... enfim
e tem que se ver o valor de um avião desses, muito novo no mercado. Poucos usados, menos ainda no deserto. Voos longos, poucos ciclos, muito chão pela frente!
Mas falando serio que seria joia ve-los nas cores da FAB!
Abraços.

PS.: Vc tinha um fotolog.net? Se sim, eu o visitava frequentemente!




Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#62 Mensagem por Operti » Dom Ago 10, 2008 5:51 pm

Consultando aqui as fontes, todos os A330 da TAM são leasing. Pela previsão, virão apenas mais quatro e, depois disso, já pula-se pro A350.
Então, acho que voltamos à estaca zero no diabólico plano de A330 ex-TAM na FAB. Acho que, agora, A330 na FAB só lá pros idos de 2025, no mínimo.
Fica agora a questão: seguramos a onda só com os três KCs (já que tem sempre um no check Z)?



Hviana,

Parece que a idéia é trocar os A330 pelos A350 (devolve um e recebe o outro), já que são todos leasings.
Com certeza seria uma jóia vê-los na FAB. O livery cinza fica espetacular neles.
E eu tenho um fotolog.net sim. Tá lá abandonado, mas ainda existe :)



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#63 Mensagem por hviana » Dom Ago 10, 2008 6:02 pm

Não sabia que eram todos leasing
:)

E o irmão menor (e mais velhinho) do A-330, o A-310? Quais as vantagens e desvantagens desse dai?
Abraços!




Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#64 Mensagem por Operti » Dom Ago 10, 2008 7:00 pm

O A310 existe em números razoáveis (mais de 200 operacionais).
Tem dimensões semelhantes às do 707, capacidade de carga igual e alcance maior. Leva mais gente configurado para passageiros.
É mais novo que o 707, usa apenas dois motores e a Airbus faz a conversão para MRTT.
Resta saber o valor deles no mercado, e o estado geral das células hoje em operação, para podermos pensar mais concretamente.

(lembrando que isso tudo é um mero exercício de sugestão de possibilidade. Mas, não seria má idéia se a FAB pensasse um pouco nas sugestões apresentadas)



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#65 Mensagem por hviana » Dom Ago 10, 2008 10:14 pm

Pra mim, o A-310 é ideal. Vida longa como cargueiro, 95 A-300/A-310 SÓ na FEDEX, com a tecnologia de conversão para cargueiro, se não me engano, absorvida pela VEM (para 767 é certeza, não sei se fazem pra A-310 tbm). Muitas das peças são semelhantes ao -330, por uma fração do preço.
Imagem
www.airliners.net/photo/Canada---Air/Ai ... id=1203072
Na minha opinião, a pintura mais bonita que há! Canada Air Force CC-150 Polaris (A-310 MRTT)

Quanto à conversão para JT8D do 707, me parece tambem uma boa ideia.

The JT8D-217 and -219 engine(s) were tested in 2001 and were deemed suitable replacements for the old TF33 engines on military and commercial aircraft as part of the Super 27 re-engining program. The updated engines offer reduced (Stage-3) noise compliance standards without the need for hush kits, enhanced short field performance, steeper and faster climb rates with roughly a 10% reduction in fuel burn for extended range.


Pratt & Whitney, in a joint venture with Seven Q Seven (SQS) and Omega Air, has developed the JT8D-219 as a re-engine powerplant for Boeing 707-based aircraft.[2] Northrop Grumman has the -219 to re-engine the United States Air Force’s fleet of 19 Joint Surveillance Target Attack Radar System (E-8 Joint STARS) aircraft, which will allow the JSTARS more time on station due to the engine's greater fuel efficiency. NATO also plans to re-engine their fleet of E-3 Sentry AWACS aircraft. The -219 is publicized as being half the cost of the competing 707 re-engine powerplant, the CFM-56.[2]

There have been on and off again discussions of using the engine for the B-52H, which is programmed for use until 2040.
Fonte: Wikipedia

Abraços!




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#66 Mensagem por Thor » Qua Ago 13, 2008 10:04 pm

Plinio Jr escreveu:Haverá a necessidade de um substituto dos KC-137s, que possuem uma capacidade de carga e alcance superiores aos atuais C-130s e seus substitutos C-390s, complementando estes ultimos....

Penso que os A-330MRT seriam os ideais para esta função.... :wink:

Acho que essa é a idéia da FAB, e já está na fila... mas, sabe-se lá quando vão liberar $ para adquirir esse novo projeto.




Brasil acima de tudo!!!
Responder