NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Rafale News

#1561 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 09, 2008 5:28 pm

PRick escreveu:
Luís Henrique escreveu: Existe um parenteses IMENSO ai nessa frase destacada. O caça com melhor velocidade, aceleração e taxa de subida escolhe onde e quando será o combate se tiver um controle situacional IGUAL ou MELHOR que o adversário.

Um caça com a velocidade do MiG-25, manobrabilidade do MiG-29OVT e radar de F-5 e RCS de Airbus A-380 NUNCA escolherá onde e quando combater contra um caça como o F-35 que perderá FEIO em VELOCIDADE E MANOBRABILIDADE mas ganhará BONITO em controle situacional.

Este é o ponto.

Se o SH tem RCS compatível com os eurocanards e tem radar com melhor alcance. A vantagem de envelope de vôo não é dele mas a vantagem de controle situacional é. Até porque a diferença não é absurda. Enquanto ele võa a 1.000 km/h o Rafale estaria a 1.100 ou 1.200 km/h. Não é uma vantagem muito grande.

Você pensa velho, o Rafale não DEPENDE do Radar de bordo para ter consciência situacional, existe o SPECTRA, quanto ao RCS, o F-18E é bem maior que Rafale e Typhoon. Além disso, em tempos de guerra em redes, o caça deverá na medida do possível, não usar o radar de bordo, somente quando não tiver escolha. Radar muito potente sempre ligado, é coisa do passado.

O galho continua, você tem que alcançar seu adversário para poder combater, se não conseguir o adversário vai lançar suas bombas e completar a missão. Ter 100 ou 200 kms por hora de vantagem, vai significar poder lançar mísseis ou não num vôo de uma hora de duração, quer dizer um está entre 100 e 200 kms na dianteira do outro, aí de nada adiantam os sistemas, apenas para constatar que faltou plataforma para a missão.

[ ]´s
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
- O Rafale e Typhoon realizaram o 1o voo antes do F-18E. Onde a tecnologia Stealth estava mais desenvolvida? Com base em que vc pode afirmar que possuem o RCS menor?

[]s




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Re: Rafale News

#1562 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Ago 09, 2008 5:43 pm

rcolistete escreveu:
Pepê Rezende escreveu: As peças de reposição russas custam METADE do preço das ocidentais e os aparelhos não precisam de ferramental próprio (caríssimo) para a maioria dos trabalhos de manutenção. Uma coisa compensa a outra. Um Su35-1, com canard, custaria US$ 50 milhas em toda a sua vida útil, o mesmo que um Gripen C sem suprimentos...
Olá Pepê,

Pepê, você está citando somente o custo de suporte/sobressalentes/manutenção do Su-35BM, certo ? Além disso tem o custo de aquisição.

O Eurofighter tem um custo divulgado de suporte de EUR15-18 bi para 620 caças ao longo da vida útil, i.e., EUR 24-29 mi (US$36-44 mi). O Rafale F2/F3, algo dessa ordem também.

[]s, Roberto
Eu coloquei os custos comparados com manutenção também. Um Su35 custaria US$ 50 milhas por toda a vida, comparados a US$ 75 milhas para o Gripen. Um Rafale ficaria a 105 Euros.




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Penguin
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Re: Rafale News

#1563 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 09, 2008 5:46 pm

soultrain escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Existe um parenteses IMENSO ai nessa frase destacada. O caça com melhor velocidade, aceleração e taxa de subida escolhe onde e quando será o combate se tiver um controle situacional IGUAL ou MELHOR que o adversário.

Um caça com a velocidade do MiG-25, manobrabilidade do MiG-29OVT e radar de F-5 e RCS de Airbus A-380 NUNCA escolherá onde e quando combater contra um caça como o F-35 que perderá FEIO em VELOCIDADE E MANOBRABILIDADE mas ganhará BONITO em controle situacional.

Este é o ponto.

Se o SH tem RCS compatível com os eurocanards e tem radar com melhor alcance. A vantagem de envelope de vôo não é dele mas a vantagem de controle situacional é. Até porque a diferença não é absurda. Enquanto ele võa a 1.000 km/h o Rafale estaria a 1.100 ou 1.200 km/h. Não é uma vantagem muito grande.
Luiz,

Estamos no campo de super trunfo o.k?

Desde quando o SH tem radar com maior alcance que os Eurocanards?

A sua comparação é muito bonita, mas só exagera para provar o seu ponto, o RCS é descomunal, mas depois as diferenças de velocidade e aceleração são desprezíveis, porque não exagera também do lado contrário?

[[]]'s
O APG-73 esta na mesma classe do CAPTOR e ambos com alcance superior ao RBE PESA.
O APG-79 esta em outra liga.

Vc tem sido o mestre do supertrunfo. Tenta tirar conclusoes com dados estaticos e mal explicados de parametros dinamicos que dependem de muitas variaveis.

Qual os limites g do Rafale ou Typhoon X carga X velocidade X altitude? Nao me venha citar 13G pq isso deve ocorre a 400km/h a 3.000m de altitude seguido da morte do piloto.

O F-15E foi projetado para 9g com carga total de combustivel + cargas ofensiva tipica. Esse eh um dado da maior relevancia para avaliar esse parametro.

Em manobras de ofensivas nao se costuma passar de 6g e em manobras defensivas 8g.




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Re: Rafale News

#1564 Mensagem por soultrain » Sáb Ago 09, 2008 5:56 pm

Mas é isso precisamente, estamos a discutir super trunfo, pois isso é capaz de ser o que menos importância tem na compra de um caça. Com qualquer um a FAB ficaria bem.

[[]]'s





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Re: Rafale News

#1565 Mensagem por PRick » Sáb Ago 09, 2008 6:04 pm

Santiago escreveu:
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
- O Rafale e Typhoon realizaram o 1o voo antes do F-18E. Onde a tecnologia Stealth estava mais desenvolvida? Com base em que vc pode afirmar que possuem o RCS menor?

[]s

Não, os dados disponiveis não dizem isso, pelo contrário, o erro do SPECTRA é tal que ele pode designar alvos para serem atacados, o único sistema equivalente está no F-22, mas com erro de 02 graus. Se você acha que é marketing, eu também posso achar que o radar do F-18E é marketing.

O F-18 é um derivado de um avião projetado da década de 1970, o F-18, tão antigo quanto o F-16. O Rafale e Typhoon são conceitos novos do final da década de 1980.

No entanto, o problema persiste, superioridade aérea é uma missão que depende de velocidade, aceleração e taxa de subida. Você tem que estar no TO para que seus sistemas possam fazer algo. :wink:

[ ]´s




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Re: Rafale News

#1566 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Ago 09, 2008 6:10 pm

soultrain escreveu:
Luís Henrique escreveu:

Existe um parenteses IMENSO ai nessa frase destacada. O caça com melhor velocidade, aceleração e taxa de subida escolhe onde e quando será o combate se tiver um controle situacional IGUAL ou MELHOR que o adversário.

Um caça com a velocidade do MiG-25, manobrabilidade do MiG-29OVT e radar de F-5 e RCS de Airbus A-380 NUNCA escolherá onde e quando combater contra um caça como o F-35 que perderá FEIO em VELOCIDADE E MANOBRABILIDADE mas ganhará BONITO em controle situacional.

Este é o ponto.

Se o SH tem RCS compatível com os eurocanards e tem radar com melhor alcance. A vantagem de envelope de vôo não é dele mas a vantagem de controle situacional é. Até porque a diferença não é absurda. Enquanto ele võa a 1.000 km/h o Rafale estaria a 1.100 ou 1.200 km/h. Não é uma vantagem muito grande.
Luiz,

Estamos no campo de super trunfo o.k?

Desde quando o SH tem radar com maior alcance que os Eurocanards?

A sua comparação é muito bonita, mas só exagera para provar o seu ponto, o RCS é descomunal, mas depois as diferenças de velocidade e aceleração são desprezíveis, porque não exagera também do lado contrário?

[[]]'s
Soultrain, eu não afirmei que a vantagem de RCS do SH é enorme.

Apenas disse que estamos discutindo qual caça voa mais rápido e qual caça é mais manobrável, sendo que em um cenário moderno o mais importante é o Controle Situacional.

Afirmei que se o RCS dos eurocanards e do SH forem equivalentes e o radar do SH for superior, este caça terá uma certa vantagem no controle situacional. Não estou dizendo que isto é fato. Sobre RCS têm fontes que confirmam que o SH tem RCS melhor que os eurocanards e tem fontes que dizem o contrário. Agora sobre radar, é difícil acreditar que o RBE2 ou mesmo o Captor tenha capacidade equivalente ou superior a um autêntico AESA de longo alcance como o APG-79.

Então baseado nos dados disponíveis na internet, coloco o SH em igualdade com os eurocanards.
Por estar mais operacional e contar com um radar mais moderno, eu prefiro ficar com ele e voar um pouco mais devagar. Opinião pessoal.

Por ter uma coleira apertada, eu prefiro qualquer outro que não tenha.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Rafale News

#1567 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 09, 2008 6:43 pm

PRick escreveu:
Santiago escreveu:
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
- O Rafale e Typhoon realizaram o 1o voo antes do F-18E. Onde a tecnologia Stealth estava mais desenvolvida? Com base em que vc pode afirmar que possuem o RCS menor?

[]s

Não, os dados disponiveis não dizem isso, pelo contrário, o erro do SPECTRA é tal que ele pode designar alvos para serem atacados, o único sistema equivalente está no F-22, mas com erro de 02 graus. Se você acha que é marketing, eu também posso achar que o radar do F-18E é marketing.

O F-18 é um derivado de um avião projetado da década de 1970, o F-18, tão antigo quanto o F-16. O Rafale e Typhoon são conceitos novos do final da década de 1980.

No entanto, o problema persiste, superioridade aérea é uma missão que depende de velocidade, aceleração e taxa de subida. Você tem que estar no TO para que seus sistemas possam fazer algo. :wink:

[ ]´s
O conceito delta+canard ja era aplicado com sucesso pelo Saab Viggen desde a decada de 60.
O design do Typhoon e Rafale sao baseados em demostradores de tecnologia que voaram no comeco da decada de 80. E mudaram quase nada desde la. Foram projetados na decada de 70, influenciados pela experiencia sueca.


-------------------------------------

Uma coisa eh o F-22 e o ALR-94 outra coisa diferente eh o Rafale e o Spectra.

2o x 2o no F-22, é o tamanho do feixe radar LPI emitido pelo APG-77, guiado pelo seu sistema ESM (ALR-94). Esse feixe estreito fará a busca e o lock em um setor previamente identificado pelo ALR-94.
Journal of Electronic Defense; Author: Sweetman, Bill

THE NEXT GENERATION


(...) If a hostile aircraft is injudicious in its use of radar, the ALR-94 may provide nearly all the information necessary to launch an AIM-120 AMRAAM air-to-air missile (AAM) and guide it to impact, making it virtually an anti-radiation AAM.

Of course, there are some targets that do not emit signals. "We prefer it that way, because he's dumb," remarked one Boeing engineer. In this case, the F-22 can use its LPI features to track the target -- which is not a threat unless another radar is tracking the F-22 and datalinking information to the "quiet" aircraft -- and can, if necessary, identify it. (...)
Com relação ao Spectra, o 1o de azimute se refere a precisão do RWR e nao a dimensão do feixe emitido pelo radar (caso do F-22).

In the F1 standard, the DBEM can detect transmitters over the frequency range of 2-18 GHz, but this was increased to 2-40 GHz on the F2 standard. The system has a very high accuracy of up to one degree in azimuth.The DBEM automatically detects, classifies, and identifies emitters and inputs information about them into the computer.

Isso qq sistema moderno digital de ESM/ECM/ECCM faz.




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Re: Rafale News

#1568 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 09, 2008 6:52 pm

Santiago escreveu:
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
Essa foi dose de ler...

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1569 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 09, 2008 6:56 pm

Santiago escreveu:
In the F1 standard, the DBEM can detect transmitters over the frequency range of 2-18 GHz, but this was increased to 2-40 GHz on the F2 standard. The system has a very high accuracy of up to one degree in azimuth.The DBEM automatically detects, classifies, and identifies emitters and inputs information about them into the computer.

Isso qq sistema moderno digital de ESM/ECM/ECCM faz.
Putz, dose dupla é fogo... está complicado ler isso.




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Re: Rafale News

#1570 Mensagem por Penguin » Sáb Ago 09, 2008 7:32 pm

rcolistete escreveu:
Santiago escreveu:
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
Essa foi dose de ler...

[]s, Roberto
Roberto,

Tirando o sarro, leve, nao ha evidencia que suporte a superioridade de um sistema sobre o outro. Essa area eh envolta em misterio e temas classificados. Logo nao se pode afirmar que o Spectra seja melhor que os sistemas dos outros cacas de 4a geracao.

[]s




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Re: Rafale News

#1571 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 09, 2008 7:42 pm

rcolistete escreveu:
born escreveu: Esse é o problema, o custo de operação alto do Su-35BM. Como se vai convencer, ao longo dos anos, os caras do governo a liberarem a verba para operar o caça???? Por isso, prefiro o Gripen, o custo de aquisição é mais alto, entretanto, o menor custo de operação eleva a probabilidade de se manter voando.
O custo do Su-35BM não foi divulgado oficialmente. O custo de aquisição do Gripen C/D, e segundo fontes não-oficiais de propostas do Gripen NG, é mais baixo que Eurofighter, F/A-18E/F e Rafale.

Cada vez mais creio que o FX-2 não vai dar coisa alguma. Nem Gripen C/D barato compraremos...

[]s, Roberto
Olá Roberto,

teremos FX-2 sim, já está no "papel de 7 de setembro", aguarde a confirmação.


Abração,

Orestes




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Re: Rafale News

#1572 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 09, 2008 7:48 pm

rcolistete escreveu:
Santiago escreveu:
- Todos os cacas de 4a geracao possuem sistemas equivalentes (ou mesmo superiores) ao Spectra. Nao ha nenhuma evidencia que os franceses desenvolveram algo revolucionario nesta area. A vantagem do sistema frances ate agora reside no seu nome comercial, Spectra, de maior apelo de marketing. Porem ate agora nao foi suficiente para convencer os potenciais clientes.
Essa foi dose de ler...

[]s, Roberto
Roberto, talvez o Jacques estivesse pensando em dizer que o Spectra ainda não funciona como o prometido pelo fabricante, assim do jeito que o sistema se encontra, implica em um "empate técnico". Em suma, o sistema ainda não está suficiente maduro.

Abração,

Orestes




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Re: Rafale News

#1573 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 09, 2008 7:50 pm

Santiago escreveu:
rcolistete escreveu: Essa foi dose de ler...

[]s, Roberto
Roberto,

Tirando o sarro, leve, nao ha evidencia que suporte a superioridade de um sistema sobre o outro. Essa area eh envolta em misterio e temas classificados. Logo nao se pode afirmar que o Spectra seja melhor que os sistemas dos outros cacas de 4a geracao.

[]s
Sim, há sim evidências. Leia mais sobre Eurofighter e Rafale, DAAS e Spectra, uso dos mesmos em exercícios internacionais, etc. Ambos estão à frente de vários outros (não todos os) sistemas de outros caças de 4/4,5a geração.

[]s, Roberto




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Re: Rafale News

#1574 Mensagem por rcolistete » Sáb Ago 09, 2008 7:59 pm

orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: Essa foi dose de ler...

[]s, Roberto
Roberto, talvez o Jacques estivesse pensando em dizer que o Spectra ainda não funciona como o prometido pelo fabricante, assim do jeito que o sistema se encontra, implica em um "empate técnico". Em suma, o sistema ainda não está suficiente maduro.

Abração,

Orestes
Olá Orestes,

Os Rafale F1 e F2 foram usados em 2006-2008 em exercícios internacionais com amplo uso do Spectra para ataque ar-superfície (simulado) e combate ar-ar, com resultados sendo divulgados e elogiados pela mídia, inclusive dos outros países. O Spectra é muito à frente dos sistemas de ECM/EECM dos outros caças franceses, isso é público e colocado como um dos pontos fortes do Rafale.

O Spectra do F1 é melhorado no F2, no F3, etc. Só li sobre problemas do Spectra :

- no Rafale M F1 (naval) quando estava sendo debugado, entre 2002-3, antes de ficar operacional na Marine Nationale. Nessa época, muita coisa dava problema no Rafale, os navais pagaram um preço alto durante 2-3 anos pela França ter escolhido não produzir Rafales pré-série que servem exatamente para debugar antes de produzir os caças de série;
- ainda não tinha a biblioteca completa de alguns aviões aliados no Afeganistão, acho que foi em 2007, o que foi corrigido depois. Isso era questão de inteligência militar, não problema técnico.

[]s, Roberto




brisa

Re: Rafale News

#1575 Mensagem por brisa » Sáb Ago 09, 2008 8:59 pm

orestespf escreveu:
rcolistete escreveu: O custo do Su-35BM não foi divulgado oficialmente. O custo de aquisição do Gripen C/D, e segundo fontes não-oficiais de propostas do Gripen NG, é mais baixo que Eurofighter, F/A-18E/F e Rafale.

Cada vez mais creio que o FX-2 não vai dar coisa alguma. Nem Gripen C/D barato compraremos...

[]s, Roberto
Olá Roberto,

teremos FX-2 sim, já está no "papel de 7 de setembro", aguarde a confirmação.


Abração,

Orestes
OLHA o prof. aí

Grande Orestes....ainda bem que desta vez voce escreveu na linha :shock:
Conta mais....conta mais :mrgreen:




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