KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#16 Mensagem por hviana » Qua Ago 06, 2008 5:41 am

O A-310 tem algumas vantagens frente ao 767... é menos visto em empresas grandes de aviação, o que acaba dando uma desvalorizada nele.. o Lula 1 já é Airbus, então seria um opção logisticamente mais favorável, e ele tem um diametro de fuselagem maior, que permite o transporte de containers mais largo (ou coisa assim)..
Abraços!




Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#17 Mensagem por A-29 » Qua Ago 06, 2008 10:17 am

Ideal, ideal mesmo era comprar meia dúzia de KC-330 e pronto :mrgreen:

Mas qualquer definição nesse sentido necessariamente deve esperar a definição do novo caça a ser operado pela FAB. Se for o F-35, os novos reabastecedores precisarão do sistema de lança, muito mais caro e complexo de operar. Se for qualquer outro, pode ser o bom e velho sistema de cesta, facilmente adaptável a várias aeronaves.

Não gosto muito do A-310, pelo simples fato de estar fora de linha e, comparado aos concorrentes, ter poucas unidades em operação. O A-330 é um sonho, mas talvez seja grande demais para nossas necessidades. Votaria num 767F com cestas de reabastecimento na ponta das asas. É menor que o A-330, mas mesmo assim leva bastante coisa e gasta menos combustível. Tem um monte de células dando sopa pelo mundo, e terá manutenção abundande por décadas a fio.

Digo mais, como o uso desse tipo de aeronave na FAB não é muito grande (se comparado ao uso de uma empresa civil), sou contra a aquisição de células novas. O negócio é comprar células meia vida, muito mais baratas que as novas, e que ainda assim terão vida útil suficiente para operar por 30 anos. Basta ver os KC-137, que apesar de muitos velhos ainda estão longe do fim de sua vida útil.

E por falar neles, justamente por ainda terem vida útil pela frente que defendo sua remotorização com a JT8D. Seria um procedimento muito barato e que se pagaria com a simples economia de combustível. Os JSTARS seguirão esse caminho, e especula-se que vários E-3 também. Isso permitiria que a FAB adquirisse um novo vetor aos poucos, primeiro complementando os atuais, para depois substituí-los de vez.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#18 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 06, 2008 10:49 am

Operti escreveu:Sky,

Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.

Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.

Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito :D


Abraços
O 767 parece ser uma tremenda roubada, o indice operacional desta aronave em companhias como a DELTA é sofrível, e eles serão abatidos do serviço tão logo entre em operação o dreamliner, ou "deleyedliner" como queiram.

O foco deve ser o A 330MRTT. O A310 em breve passará pelos mesmos problemas de (in)disponibilidade que os 767.

Portanto ou vai de um transporte estratégico do padrão Iliyushin 76/78, ou A 330MRTT.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#19 Mensagem por henriquejr » Qua Ago 06, 2008 11:14 am

Lembro que vi numa fonte especializada, não tenho certeza se foi na RFA, na revista Tecnologia e Defesa ou em algum site, que a FAB estava de olho nos 767 pertencentes a massa falida da Transbrasil, esses aviões estavam estocados em alguns aeroportos como o de Salvador, nunca mais tive outra notica sobre este assunto.




.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#20 Mensagem por alcmartin » Qua Ago 06, 2008 11:57 am

Estavam em Bsb. Não sei de dá mais tempo. Ficaram jogados as traças, junto c/muitos 737 ex-VASP, esperando definição da justiça. Junte aí também dezenas de aviões apreendidos pela receita, justiça e polícia federal, em Guarulhos, Salvador, Confins, C.Grande, Belém...

Tenho tirado fotos destes e de outros caco-velhos pelo Brasil afora. Quando tiver o suficiente, vou colocar tudo num topico: cemitério de aviões, versão tupiniquim... :cry: :cry: :evil: :evil: Ao contrário do que acontece lá "em cima", nos USA, o destino das garças aqui é panela...

PS- enquanto isso, os empregados não receberam os atrasados, a FAB, aeroclubes e outras entidades padecem com falta de aviões... :? :evil:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#21 Mensagem por Skyway » Qua Ago 06, 2008 12:23 pm

Operti escreveu:Sky,

Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.

Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.

Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito :D


Abraços
Relaxa véio, achei mesmo que fosse muuuito difícil vc lembrar.rs

Mas então, andei pensando sobre os dois, Airbus e Boeing....A FAB opera aeronave dos dois, mas a linha de manutenção mais moderna é a do Airbus, vulgo Força Aérea 51...

Se não me engano ela é toda feita em uma empresa em são paulo e é extremamente rigorosa. Não sei como são feitas as manutenções dos 737 da FAB.

Pessoalmente to achando que os A310 seriam uma melhor escolha. Ainda mais quando falam que a operação do 767 é sofrível nas companias aéreas.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#22 Mensagem por Skyway » Qua Ago 06, 2008 12:26 pm

henriquejr escreveu:Lembro que vi numa fonte especializada, não tenho certeza se foi na RFA, na revista Tecnologia e Defesa ou em algum site, que a FAB estava de olho nos 767 pertencentes a massa falida da Transbrasil, esses aviões estavam estocados em alguns aeroportos como o de Salvador, nunca mais tive outra notica sobre este assunto.
Cara, esses 767 estão um caco. Da pena quando se passa em frente deles no aeroporto de BSB... São dois se não me engano. Duas grandes aeronaves jogadas num canto como se fossem fuscas em um ferro-velho, junto com uns 737.




AD ASTRA PER ASPERA
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#23 Mensagem por alcmartin » Qua Ago 06, 2008 12:44 pm

Skyway escreveu:
Operti escreveu:Sky,

Infelizmente minha memória não anda colaborando muito comigo. E, para te falar a verdade, eu não lembro nem de ter encontrado com o Paulo Bastos lá na AFA! Aquele final de semana já não povoa direito os meandros do meu cérebro. Peço mil desculpas.

Com relação ao 767, será que vale a pena também? É uma aeronave largamente utilizada, com fácil acesso à peças e manutenção. Resta saber os custos de uma conversão para carga-REVO.

Eu pessoalmente prefiro o A310, é muito mais bonito :D


Abraços
Relaxa véio, achei mesmo que fosse muuuito difícil vc lembrar.rs

Mas então, andei pensando sobre os dois, Airbus e Boeing....A FAB opera aeronave dos dois, mas a linha de manutenção mais moderna é a do Airbus, vulgo Força Aérea 51...

Se não me engano ela é toda feita em uma empresa em são paulo e é extremamente rigorosa. Não sei como são feitas as manutenções dos 737 da FAB.

Pessoalmente to achando que os A310 seriam uma melhor escolha. Ainda mais quando falam que a operação do 767 é sofrível nas companias aéreas.
Olá, skyway, boas!

Salvo engano, manutenção 1º escalão dos 737 FAB são na própria e coisa maior, na VEM. Sabem tudo de 737...Também fazem de 767, o que facilitaria a FAB.
Já para os 330 a TAM faria. Não estão homologados p/o 310, mas não deveria ser tão dificil assim conseguir.

Particularmente, optaria pelo 330, que tem vida longa pela frente, mas acho que aí é estudo de custos mesmo. Tenho um colega que voava o 330 e que agora está no 767. Vou questiona-lo sobre consumo,etc.

Abs!




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#24 Mensagem por Skyway » Qua Ago 06, 2008 1:18 pm

alcmartin escreveu:
Skyway escreveu: Relaxa véio, achei mesmo que fosse muuuito difícil vc lembrar.rs

Mas então, andei pensando sobre os dois, Airbus e Boeing....A FAB opera aeronave dos dois, mas a linha de manutenção mais moderna é a do Airbus, vulgo Força Aérea 51...

Se não me engano ela é toda feita em uma empresa em são paulo e é extremamente rigorosa. Não sei como são feitas as manutenções dos 737 da FAB.

Pessoalmente to achando que os A310 seriam uma melhor escolha. Ainda mais quando falam que a operação do 767 é sofrível nas companias aéreas.
Olá, skyway, boas!

Salvo engano, manutenção 1º escalão dos 737 FAB são na própria e coisa maior, na VEM. Sabem tudo de 737...Também fazem de 767, o que facilitaria a FAB.
Já para os 330 a TAM faria. Não estão homologados p/o 310, mas não deveria ser tão dificil assim conseguir.

Particularmente, optaria pelo 330, que tem vida longa pela frente, mas acho que aí é estudo de custos mesmo. Tenho um colega que voava o 330 e que agora está no 767. Vou questiona-lo sobre consumo,etc.

Abs!
Valeu por esclarecer minha dúvida Alcmartin! :D

Pois é, tinha esquecido momentaneamente do A330... :mrgreen:

Acho que seria mais vantajoso justamente pela vida longa a frente, só não sei se os custos dele seriam proibitivos para a FAB.




AD ASTRA PER ASPERA
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#25 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 06, 2008 1:28 pm

Skyway escreveu:
alcmartin escreveu: Relaxa véio, achei mesmo que fosse muuuito difícil vc lembrar.rs

Mas então, andei pensando sobre os dois, Airbus e Boeing....A FAB opera aeronave dos dois, mas a linha de manutenção mais moderna é a do Airbus, vulgo Força Aérea 51...

Se não me engano ela é toda feita em uma empresa em são paulo e é extremamente rigorosa. Não sei como são feitas as manutenções dos 737 da FAB.

Pessoalmente to achando que os A310 seriam uma melhor escolha. Ainda mais quando falam que a operação do 767 é sofrível nas companias aéreas.
Olá, skyway, boas!

Salvo engano, manutenção 1º escalão dos 737 FAB são na própria e coisa maior, na VEM. Sabem tudo de 737...Também fazem de 767, o que facilitaria a FAB.
Já para os 330 a TAM faria. Não estão homologados p/o 310, mas não deveria ser tão dificil assim conseguir.

Particularmente, optaria pelo 330, que tem vida longa pela frente, mas acho que aí é estudo de custos mesmo. Tenho um colega que voava o 330 e que agora está no 767. Vou questiona-lo sobre consumo,etc.

Abs!
Valeu por esclarecer minha dúvida Alcmartin! :D

Pois é, tinha esquecido momentaneamente do A330... :mrgreen:

Acho que seria mais vantajoso justamente pela vida longa a frente, só não sei se os custos dele seriam proibitivos para a FAB.[/quote]

Qto. aos A-330, me parece que a TAM vai repassa-los a terceiros qdo. os A-350 finalmente forem entregues a Cia. teoricamente em 2010. Não tenho como confirmar que a TAM vá se desfazer dos A-330 pelos A 350. Só ouvi este papo informalmente, não sei se procede. Mas vejo aí uma oportunidade da FAB adquirir uns 4 pelo menos. Poderia teoricamente ser uma quitação de dívidas da TAM com a União(qual a empresa que não tem? por menores que sejam)

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#26 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Ago 06, 2008 1:59 pm

Essa alternativa é muito boa, Walter. Viriam virtualmente de graça para a FAB, cabendo apenas os custos de adaptação para a função militar. Acharia uma boa. Realmente o A-330 seria ainda mais interessante que o A-310, considerando que as células da TAM estejam em bom estado, e devem estar.

Operti, temos que ter em mente vários fatores para tentar imaginar uma solução ideal. O custo de compra é a ponta do iceberg. A gente sabe que muitas vezes o barato sai caro.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#27 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 06, 2008 2:18 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Essa alternativa é muito boa, Walter. Viriam virtualmente de graça para a FAB, cabendo apenas os custos de adaptação para a função militar. Acharia uma boa. Realmente o A-330 seria ainda mais interessante que o A-310, considerando que as células da TAM estejam em bom estado, e devem estar.

Operti, temos que ter em mente vários fatores para tentar imaginar uma solução ideal. O custo de compra é a ponta do iceberg. A gente sabe que muitas vezes o barato sai caro.
Pois é. Ainda que não seja uma idéia minha(foi aventada aqui no fórum qdo. da bancarrota da VARIG, mas focando nos 767 da Cia), acho que ele só é válida, SE e somente SE, a TAM de fato, nos p´roximos 2 anos se manifestar pela alienação dos A 330, o que de pronto nos esclareceria se no FX for adotado uma aeronave com Probe ou receptáculo REVO, eliminando alguns concorrentes para MRTT(o IL-78 estaria fora portanto)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#28 Mensagem por A-29 » Qua Ago 06, 2008 4:35 pm

Olá Walter!

Nunca ouvi falar a respeito dessa baixa operacionalidade dos 767. Na verdade, sempre os imaginei como máquinas de fazer dinheiro para as aéreas. Aqui mesmo no Brasil temos o caso da ABSA, que tem o récord mundial de utilização do tipo, com uma média de inacreditáveis 16 horas diárias em 2005 :shock: :shock: :shock: (http://www.absacargo.com.br/pt/Noticias ... Noticia=80)

Essa média foi ainda maior pouco depois:
No primeiro trimestre de 2006, a empresa alcançou a média diária de 18,07 horas de vôo, com taxa de 560 horas mensais por aeronave. No final de 2005, a ABSA Cargo Airline atingiu o melhor desempenho médio anual entre as mais de 12 mil aeronaves que formam a frota mundial da Boeing.
http://www.jetsite.com.br/2006/comp_aer ... p?codi=347

Eu também prefiro o A-330, mas o fato é que ele é mais caro de comprar e de operar que um 767, embora tenha capacidades maiores que este. Mas acredito que essas capacidades maiores não seriam necessárias para a FAB.

Só para botar números nessa nossa brincadeira, eu chuto que uma aeronave desse porte, nova, custe uns U$ 200 mi, enquanto uma usada saia por uns U$ 50 milhões, confere? Por aí facilmente concluímos que a chance de a FAB comprar células novas para a função é próxima de zero (imagine só gastar um bilhão em um punhado de reabastecedores ... no way :mrgreen: )




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#29 Mensagem por WalterGaudério » Qua Ago 06, 2008 4:46 pm

A-29 escreveu:Olá Walter!

Nunca ouvi falar a respeito dessa baixa operacionalidade dos 767. Na verdade, sempre os imaginei como máquinas de fazer dinheiro para as aéreas. Aqui mesmo no Brasil temos o caso da ABSA, que tem o récord mundial de utilização do tipo, com uma média de inacreditáveis 16 horas diárias em 2005 :shock: :shock: :shock: (http://www.absacargo.com.br/pt/Noticias ... Noticia=80)

Essa média foi ainda maior pouco depois:
No primeiro trimestre de 2006, a empresa alcançou a média diária de 18,07 horas de vôo, com taxa de 560 horas mensais por aeronave. No final de 2005, a ABSA Cargo Airline atingiu o melhor desempenho médio anual entre as mais de 12 mil aeronaves que formam a frota mundial da Boeing.
http://www.jetsite.com.br/2006/comp_aer ... p?codi=347

Eu também prefiro o A-330, mas o fato é que ele é mais caro de comprar e de operar que um 767, embora tenha capacidades maiores que este. Mas acredito que essas capacidades maiores não seriam necessárias para a FAB.

Só para botar números nessa nossa brincadeira, eu chuto que uma aeronave desse porte, nova, custe uns U$ 200 mi, enquanto uma usada saia por uns U$ 50 milhões, confere? Por aí facilmente concluímos que a chance de a FAB comprar células novas para a função é próxima de zero (imagine só gastar um bilhão em um punhado de reabastecedores ... no way :mrgreen: )
Olha, li este fato em uma revista FLAP internacional de menos de 2 meses atrás(ou AERO Magazine), e falava justamente dos incovenientes à imagem de uma empresa americana que estava pasando maus bocados com cancelamento de vôos, atrasos e até retorno ao aeroporto por panes de aviões 767. E que a Cia(Delta ou Continental) estudava já uma maneira de contornar este problema o mais rápido possível.

Pode ser que se trate justamente dos aviões mais velhos da linha 767, afinal as Cias americanas são sempre os clientes lançadores dos modelos, pero, é para ficar antenado com isso.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
A-29
Sênior
Sênior
Mensagens: 1868
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:08 pm

Re: KC-137, transporte de longo curso e grande porte, etc

#30 Mensagem por A-29 » Qua Ago 06, 2008 4:53 pm

Valeu pela info, Walter.

E, pensando bem, pouco tempo atrás teve um vôo da American que vinha (ou iria) até Manau e teve que voltar por panes no avião. Aposto que era um 767.




Responder