NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: Rafale News

#1411 Mensagem por Wolfgang » Ter Ago 05, 2008 2:49 pm

Pepê Rezende escreveu:
Oziris escreveu:E se os americanos fecharem o preço do F-35 próximo do Rafale?
Alias, um é em dólar o outro em euro, e isso hoje em dia faz muita diferença.

[]'s
Não vai importar se não transferirem tecnologia...
Lembrando que a tecnologia pode vir não relacionada ao caça...

brisa

#1412 Mensagem por brisa » Ter Ago 05, 2008 2:51 pm

Como assim Wolfgang.......Rafale com avionicos da Elbit????

Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1413 Mensagem por Wolfgang » Ter Ago 05, 2008 3:03 pm

E se houver uma proposta de transferência de tecnologia nuclear nos moldes aos oferecidos à Índia? É disso que eu falo. Pode não estar relacionada ao caça. Mas é só um pensamento.
Agora, um Elta 2052 bombado num Rafale seria algo fantástico. Mas não deixam não....rs

rcolistete
Sênior
Sênior

#1414 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 3:13 pm

PRick escreveu: Roberto,

Como você já colocou muito bem, 70 milhões de Euros para um Rafale, não é custo flyaway, o problema é que os fabricantes não divulgam ou não dizem, ou não fazem um pacote padronizado, aí ficam os fontados com a informação de valores, mas sem saber o que é oferecido por esse valor, porque um pacote desse tipo é por demais extenso.
Olá Prick,

Olha, há muita falta de informação desse "oferta" de Rafale (e dos outros caças) para o FX-2 da FAB : qual versão (F3 ou F3+ ou algo diferente das duas ?), quantos mono e biplaces (o biplace custa mais) e o que está incluído nesses EUR 70 mi por Rafale (treinamento, simulador, material de apoio, suporte/manutenção/sobressalentes por 2 anos ou não, financiamento, etc).

Tudo é possível. Pode ser Rafale F3 que para a França custa aprox. EUR 52 mi, mas para exportação sendo mais caro (EUR 70 mi). Pode ser F3+, etc.
PRick escreveu: Que o SU-35 deve ser mais barato de comprar, à vista, ninguém discute. Mas a compra NÃO SERÁ À VISTA, e depois tem o preço da operação, e nesse caso, o SU-35 é um tiro no escuro.
Qualquer caça bimotor para o FX-2 terá custo operacional médio a alto, da ordem de 3-10 % do custo de aquisição do caça : vide contratos de F/A-18E/F para a Áustrália, Eurofighter para a Áustria, etc.

Nisso (custo operacional baixo), off-sets e financiamento que o Gripen NG deve ficar bem à frente dos concorrentes no FX-2.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1415 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 3:16 pm

Santiago escreveu: O valor EUR120 milhões bate exatamente com o valor oferecido a Marrocos recentemente.
Nem a Dassault, nem o governo francês, divulgaram o valor e detalhes da oferta francesa ao Marrocos. Só se sabe que a França perdeu a chance mais concreta até hoje de vender o Rafale, perdendo para F-16 Block 50/52.

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1416 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 3:22 pm

Carlos Mathias escreveu:No caso do Rafale, qual seria o míssil anti-radar e anti-navio que viria com ele?
Olá Carlos Mathias,

Informação que tenho, de final de 2007 (pode ter alguma novidade de lá para cá) era que para SEAD o Rafale usaria o Spectra e uma versão do AASM (até 50-60 km de alcance) com guiagem anti-radar. Mas pode haver outras possibilidades de armamento anti-radar, basta integrar. Para anti-navio, desde 2007 o AM-39 Exocet foi validado em Rafale F3 protótipo (decolando do PAN Charles de Gaulle, navegando por tantos km, lançando o AM-39 contra um navio alvo, etc).

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1417 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 3:28 pm

Pepê Rezende escreveu: Não é o F3, mas o F2. O Gripen C, quando é reconstruído do lote de Gripen A encostado pela Força Aérea Sueca, sai por apenas US$ 35 milhões. Os tchecos e os húngaros foram obtidos dessa forma...

Pepê
Olá Pepê,

Então, na minha opinião pessoal, essa informação que passaram para ti (Rafale F2 a EUR 70 mi) está furada ! Questione suas fontes. Do Rafale F2 para F3 a diferença é pouca, mais em software e pouco em hardware (que ficaria obsoleto rapidamente caso alguém compre o Rafale F2). Não faria sentido alguém vender e o outro comprar Rafale F2. O Rafale F3 já está homologado operacionalmente desde recentemente, meados de 2008, com o 1o esquadrão operacional com Rafale F3 previsto para 2009.

[]s, Roberto

joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#1418 Mensagem por joao fernando » Ter Ago 05, 2008 5:04 pm

Olhem, vender um Rafale abaixo do preço, não teria a ver com manter a linha de produção e de logistica atuante? Quando a França realmente quisesse pedir mais uns trocentos caças, estaria tudo funcionando, inclusive com clientes externos ativos e de peso.

Não duvido de que nesses casos, um governo (americano ou Frances) esteja fazendo duping, de modo ostencivo, de modo a vender o seu peixe. Antes de ser um pessimo negocio, vejam o recado de que o F22 vai receber mais umas poucas encomendas de modo a não fechar a linha de produção.

Linha fechada, se precisar, vai ter um custo de reabertura maior que fazer uma venda abaixo do preço de mercado.

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6385 vezes
Agradeceram: 6734 vezes
Contato:

#1419 Mensagem por Túlio » Ter Ago 05, 2008 5:20 pm

Pois estou é estranhando tods essas estimativas de preços, as variáveis são incontáveis, é muito difícil estabelecer qual caça é o mais em conta e, tendo-se em mente que a transferência tecnológica é item sine qua non e que ela também gera custos extras (e creio que o percentual de transferência também varia de modelo para modelo), essa equação fica ainda mais difícil de resolver. Há ainda os off-sets oferecidos por cada País...

Ademais, creio que a escolha será POLÍTICA, daí me parece que preço 'flyaway' pouco ou nada conta...

É a minha opinião.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1420 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 5:37 pm

Oziris escreveu:
deschamps escreveu:tá de brincadeira?
120 milhões?
O pior que é em euros. :shock:

[]s
Gente, inclui tudo, inclusive treinamento e fabricação parcial no Brasil. Cada F-35, nessas condições, sem fabricação parcial no Brasil, ficaria por US$ 135 milhas.

Pepê

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#1421 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Ago 05, 2008 5:40 pm

Pepê Rezende escreveu: Não é o F3, mas o F2. O Gripen C, quando é reconstruído do lote de Gripen A encostado pela Força Aérea Sueca, sai por apenas US$ 35 milhões. Os tchecos e os húngaros foram obtidos dessa forma...

Pepê
Olá Pepê,
rcolistete escreveu: Então, na minha opinião pessoal, essa informação que passaram para ti (Rafale F2 a EUR 70 mi) está furada ! Questione suas fontes. Do Rafale F2 para F3 a diferença é pouca, mais em software e pouco em hardware (que ficaria obsoleto rapidamente caso alguém compre o Rafale F2). Não faria sentido alguém vender e o outro comprar Rafale F2. O Rafale F3 já está homologado operacionalmente desde recentemente, meados de 2008, com o 1o esquadrão operacional com Rafale F3 previsto para 2009.
Ainda não está operacional e o valor recebido foi para avião dentro do padrão do Armée de l'Air. A diferença de custo não deve ser expressiva.

Pepê

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#1422 Mensagem por talharim » Ter Ago 05, 2008 5:57 pm

Quem bancou o desenvolvimento do Rafale foi a Dassault agora fica esse desepero para venderem a Dassault está indo a falência completa.............não podem vender abaixo do custo pq os acionistas não aceitam isso capitalismo selvagem meus amigos.

E o governo francês não mexe uma palha para ajudar a Dassault encomendaram uma merda de caça por birra orgulho imbecil de não participarem do Typhoon forçaram a Dassault a gastarem bilhões em desenvolvmento num caça que nem sequer foi vendido para seu próprio país.

A França tá fudida o Rafale é seu último caça a Dassault jamais vai se recuperar de uma traição quinta coluna dessas a Dassault ficará debilitada para sempre nunca mas terá condições de desenvolver outro caça sozinha.

Bem feito diga-se de passagem.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
rcolistete
Sênior
Sênior

#1423 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 6:02 pm

Pepê Rezende escreveu:
Oziris escreveu: O pior que é em euros. :shock:

[]s
Gente, inclui tudo, inclusive treinamento e fabricação parcial no Brasil. Cada F-35, nessas condições, sem fabricação parcial no Brasil, ficaria por US$ 135 milhas.

Pepê
Olá Pepê,

Essa fabricação de partes do Rafale por parte da Embraer seria destinada somente à FAB ou a todos os Rafales novos dos outros países (França e outros eventuais novos usuários) ?

Isso pois a França ofereceu isso à Grécia há alguns anos caso comprasse uns 60 Rafale : fabricação de (suponhamos) 5% de todos os Rafales (franceses, inclusive).

[]s, Roberto

rcolistete
Sênior
Sênior

#1424 Mensagem por rcolistete » Ter Ago 05, 2008 6:04 pm

talharim escreveu:Quem bancou o desenvolvimento do Rafale foi a Dassault agora fica esse desepero para venderem a Dassault está indo a falência completa.............não podem vender abaixo do custo pq os acionistas não aceitam isso capitalismo selvagem meus amigos.

E o governo francês não mexe uma palha para ajudar a Dassault encomendaram uma merda de caça por birra orgulho imbecil de não participarem do Typhoon forçaram a Dassault a gastarem bilhões em desenvolvmento num caça que nem sequer foi vendido para seu próprio país.

A França tá fudida o Rafale é seu último caça a Dassault jamais vai se recuperar de uma traição quinta coluna dessas a Dassault ficará debilitada para sempre nunca mas terá condições de desenvolver outro caça sozinha.

Bem feito diga-se de passagem.
Pô, Talharim, nem sei por onde eu começo a te responder...

Relaxa meu, tome uma água-de-côco e veja a vista do mar...

[]s, Roberto

talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#1425 Mensagem por talharim » Ter Ago 05, 2008 6:07 pm

O governo Francês ferrou a Dassault simples assim.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder