NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: Rafale News
Bom retorno, Prick.
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Penguin
- Sênior
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 374 vezes
Wolf,Wolfgang escreveu:Fabio
Será que a FAB considera o Rafale sub-motorizado?[/quote]
Então, meu caro.. não dá para saber... Temos no RFI 4 biturbinas e dois mono. O thrust ratio dos caças devem ser parecidos, pelo menos. O fato é que, penso eu, o que um Gripen NG leva em carga média mais seu alcance médio deve satisfazer a FAB (do ponto de vista da instituição).
A impressão que tenho é que o Rafa tem o menor thrust ratio de todos eles, mas vou pesquisar melhor.[/quote]
O Rafale não possui o menor T/W, mas na realidade o que vale é a curva T/W = f(potência em diferentes regimes e altitudes, peso vazio, cargas internas e externas (tipo de missão)).
O problema do Rafale, me parece ser preço, tx de câmbio e o histórico da a$$i$tência técnica france$a.
Recentemente a FAB firmou um contrato com a Dassault fazer a manutenção dos M2000C. É cômodo, mas não desenvolve-se know how interno.
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceram: 45 vezes
Entendo Jacques, mas, veja, o Rafale leva mais carga que o Tiffie e tem potência menor. O Tiffie, me parece, pesa tonelada e meia a mais que o Rafa. Ou seja, se os dois estiverem com duas toneladas de carga (só para exemplo). Rafa = 11,5 ton e Tiffie = 13 ton.
EJ 200/ 13 ton = 9 ton*2/13 = 1,38
M-88/11,5 ton = 7,25 ton*2/11,5 = 1,26
10% a mais de potência para o Tiffie, com a mesma carga. Nem estou entrando na seara de radar, etc.
Se eu estiver errado, me corrijam, por favor.
Gripen NG pesa 400 lbs mais que o Gripen C, correto?
NG = 6,6 ton + 2 ton = 8,6 ton
F-414G/6,68 = 9,98 ton/6,68 = 1,16
Corrigindo post anterior. O Gripen tem a menor thrust ratio, talvez. Quase 10% menor que o Rafa.
Aí entra o que a FAB quer. Um interceptador nato, com qualidades de ataque (Tiffie), um caça omnirole legítimo, nem tão interceptador, mas com ótima capacidade de ataque ou um caça menor, com boa capacidade de ataque/ defesa com custo mais baixo. Tantas variáveis...rs O pessoal da FAB deve fazer conta pra burro!
Abs
Fabio
EJ 200/ 13 ton = 9 ton*2/13 = 1,38
M-88/11,5 ton = 7,25 ton*2/11,5 = 1,26
10% a mais de potência para o Tiffie, com a mesma carga. Nem estou entrando na seara de radar, etc.
Se eu estiver errado, me corrijam, por favor.
Gripen NG pesa 400 lbs mais que o Gripen C, correto?
NG = 6,6 ton + 2 ton = 8,6 ton
F-414G/6,68 = 9,98 ton/6,68 = 1,16
Corrigindo post anterior. O Gripen tem a menor thrust ratio, talvez. Quase 10% menor que o Rafa.
Aí entra o que a FAB quer. Um interceptador nato, com qualidades de ataque (Tiffie), um caça omnirole legítimo, nem tão interceptador, mas com ótima capacidade de ataque ou um caça menor, com boa capacidade de ataque/ defesa com custo mais baixo. Tantas variáveis...rs O pessoal da FAB deve fazer conta pra burro!
Abs
Fabio
- Wolfgang
- Sênior
- Agradeceram: 45 vezes
BM com 16 ton mais 2 ton de peso = 18 ton
AL41F/ 16 = 14,5*2/18 = 1,61
F-18E com 13,9 mais 2 ton = 15,9
F414G/ 15,9 = 9,8*2/ 15,9 = 1,23
F-35 com 13,2 mais 2 ton = 15,2
F135/ 15,2 = 19 ton/ 15,2 = 1,25 (mesmo que o Rafale praticamente).
Portanto, retiro o que disse, turminha. O Rafa não é anêmico não. O fato é que ele não foi otimizado para intercepção, mas para todas as ações da moderna guerra aérea, sacrificando um pouco de cada característica para conjugar num bo meio termo entre elas. Interessante.
Obviamente que um Gripen com uma tonelada de combustível e uma de armamento tem um raio de ação x e um BM tem y, mas trata-se de um comparativo apenas.
É que com poucas bases pelo País, a conta é muito mais complexa, pois envolva decolagem em a, interceptação em b, pouso em c, etc.
Portanto, retiro o que disse, turminha. O Rafa não é anêmico não. O fato é que ele não foi otimizado para intercepção, mas para todas as ações da moderna guerra aérea, sacrificando um pouco de cada característica para conjugar num bo meio termo entre elas. Interessante.
Obviamente que um Gripen com uma tonelada de combustível e uma de armamento tem um raio de ação x e um BM tem y, mas trata-se de um comparativo apenas.
É que com poucas bases pelo País, a conta é muito mais complexa, pois envolva decolagem em a, interceptação em b, pouso em c, etc.
- Penguin
- Sênior
- Agradeceram: 374 vezes
Wolfgang escreveu:BM com 16 ton mais 2 ton de peso = 18 ton
Wolf,
Ha outras variaveis importantes que complicam essa avaliacao. Qual o T/W maximo sem pos-combustao (muito importante, pois esse eh o regime que preponderara na maior parte do tempo). Cacas com maior capacidade interna de combustivel, necessitam menos de tanques externos que afetam a aerodinamica (e abosorve potencia para vencer o atrito extra).
[]s
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla
O pessoal deveria tomar algumas precauções quando for citar carga de armas de aeronaves de caça. A carga máxima de armas de uma aeronave raramente é usada por degradar severamente o desempenho da aeronave. O F-111, por exemplo, torna-se subsônico, seu teto operacional se reduz para 4.600 metros, e a aceleração e manobrabilidade, importantes para evadir as defesas, são severamente atingidas.
Esse textou eu tirei de um livro da séreia Guia de Armas de Guerra de 20 anos atrás. Já vi repetido no Modern Fighter Aircraft - Technology and Tactics que pode ser baixado no emule.
Se VC considerar 9 toneladas de armas no Rafale vai ver que são 9 JDAM e ele nem tem cabides para levar tudo isso.
G-LOC
Esse textou eu tirei de um livro da séreia Guia de Armas de Guerra de 20 anos atrás. Já vi repetido no Modern Fighter Aircraft - Technology and Tactics que pode ser baixado no emule.
Se VC considerar 9 toneladas de armas no Rafale vai ver que são 9 JDAM e ele nem tem cabides para levar tudo isso.
G-LOC
Srs.
Agradecendo a todos, mas o tópico aqui é sobre o Rafale. Uma das maneiras de contornar o problema dos cabides, são os sistemas de encaixe múltiplo, o Rafale tem esses para 03 bombas de 400 kgs.
[ ]´s
Agradecendo a todos, mas o tópico aqui é sobre o Rafale. Uma das maneiras de contornar o problema dos cabides, são os sistemas de encaixe múltiplo, o Rafale tem esses para 03 bombas de 400 kgs.
[ ]´s
aaahhhh!!
nós vamos falar ainda muito sobre o Rafale.
para mim nada tira dele este FX
nós vamos falar ainda muito sobre o Rafale.
para mim nada tira dele este FX
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
x4Beronha escreveu:Paisano escreveu: x2
x3
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
- Sintra
- Sênior
- Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra
x5crubens escreveu:Beronha escreveu:Bom retorno, Prick.
x4
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
-
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Tigershark escreveu:orestespf escreveu:Seja bem-vindo novamente, PRick, bom retorno!!! Tava fazendo falta por aqui!
Grande abraço,
Orestes
Bem-vindo,Prick!!
Bem-vindo também, Tiger, também estava sumido! Bom retorno!
Grande abraço,
Orestes