NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sintra
Sênior
Sênior
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

Re: Rafale News

#1261 Mensagem por Sintra » Qui Jun 26, 2008 9:45 pm

Carlos Mathias escreveu: Será que vem líquido ou em comprimidos???? :roll: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: (a resposta correcta é liquido)

Carlos

Sabes que essa história do "Idiotizador Russo" tem um certo fundo de verdade?
Tudo depende da quantidade de Stolichnaya "emborcada" pelos decisores e/ou operadores do sistema em questão... :mrgreen:

Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Carlos Mathias

#1262 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 26, 2008 10:14 pm

:wink: :wink: :wink: :wink:

soultrain
Sênior
Sênior

#1263 Mensagem por soultrain » Qua Jul 09, 2008 5:48 pm

A versão F3 do Rafale foi certificada e vai chegar às unidades no inicio de 2009:

"La Délégation générale pour l’armement (DGA) a prononcé, le 1er juillet 2008, la qualification de la version totalement polyvalente de l’avion Rafale , dénommée « F3 », dont les premiers exemplaires produits seront livrés à partir de début 2009. Ceux, déjà en service, seront mis à hauteur de ce nouveau standard.

Le Rafale F2, actuellement en service dans l’armée de l’air et la marine, assure déjà des missions de défense aérienne et d’attaque au sol. Le standard F3 apportera en plus des capacités d’attaque antinavire (avec le missile antinavire AM39 Exocet ) et de reconnaissance aérienne (avec la nacelle RECO NG ), ainsi que de dissuasion nucléaire (avec le missile air-sol de moyenne portée avancée ASMPA )."

Ministère de la défense

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#1264 Mensagem por manuel.liste » Qua Jul 09, 2008 6:15 pm

http://eltiradorsolitario.blogspot.com/ ... el-f3.html
FRANCIA CALIFICA EL RAFALE AL NIVEL F3

La Delegación General de Armamento de Francia ha calificado al Rafale para el nivel F3 multimisión.
Los cazas entregados a partir de comienzos de 2009 ya serán del standar F3, mientras que el resto de los que hay en servicio se elevarán a este nivel.
Los Rafale F3 podrán usar el misil antibuque Exocet, el misil nuclear ASMP y el pod de reconocimiento Reco NG.
Hasta ahora, se han entregado 35 Rafale a la Fuerza Aérea y 23 a la Armada.
¿Sólo 58 aparatos en servicio? :shock:

PRick

#1265 Mensagem por PRick » Qui Jul 31, 2008 3:48 pm

Carlos Mathias escreveu:
Carga externa total.
Então Sintra, posso supor que um Rafale decola com 9 toneladas de armas. Existe alguma imagem de uma configuração assim?
Veja que o SU-35 leva seis mísseis de peso equivalente ao Exocet, ou cinco semelhantes ao Scalp, mais dois R-73/77 em ambas as configurações.

Na configuração ar-ar, podem ser até 12 R-77.

Entende o que eu estou perguntando? Dessas nove ton, quanto disso são armas? Usando os pontos molhados, quanto sobra de combustível interno e em quanto alcance esse mesmo comb vai resultar com a carga máxima externa?

Fiquei fora um tempo, e as coisas continuam na mesma. 8-] 8-]

(E colaborando com a campanha do Tulio, trouxe a discussão para o tópicos correto, afinal o Grinpinho merece seu tópico exclusive, senão o Bolovo terá um ataque sistêmico de apoplexia. :mrgreen: )

Vamos fazer contas. :P

Peso do Rafale vazio 9,1 toneladas + 4 toneladas de combustível interno= 13 toneladas + 0,4 tonelada(piloto e outros insumos)= 13 toneladas + 11,5 toneladas = 24,5 toneladas de peso máximo de decolagem atual.

E como seria isso, 02 CFT´s de 1.300 litros adicionais, aí o peso de carga externa máxima cai para 9,5 toneladas. Aonde levam isso? Em 14 pontos duros, sendo que 05 são molhados e taxados para 2 toneladas. Na verdade, o Rafale possui 16 estações de cargas, sendo duas para os CFT´s.

Existem fotos tiradas durante a homologação e ensaios dos CFT´s, aonde aparece esse Rafale B, com 02 CFT´s e 03 Tanques sub-alares de 2.000 litros. Ele ainda leva 02 mísseis SCALP´s e 04 Micas. Daria para levar mais 02 MICAS e sobrariam 02 pontos duros ainda. Deve ser para atacar e Lua. Com quase 11 toneladas de combustível!

Imagem

Tem alguma foto? Nunca vi, só serviria para posar mesmo, nenhum piloto sensato no mundo decolaria assim para uma missão real. Isso seria coisa de maluco. Na prática a configuração máxima que já li, foi de umas 22/23 toneladas. Para fazer testes de configuração e ensaios.

E o futuro? Turbinas cerca de 05% mais econômicas ou peso máximo de decolagem 27 toneladas, tanques sub-alares de 3.000 litros e turbinas mais potentes.

Sinceramente, acho isso uma loucura, um caça com peso máximo de decolagem em torno de 22 toneladas já daria de sobra para fazer tudinho, fico espantado com essa mania de coisas grandes demais, cada vez mais potência, mais combustível gasto. Me parece que esse caminho tem seus dias contados.

Nem pulga, nem gigante, o caminho é o equilíbrio, minha nova campanha nos fóruns. E aderindo a Lei Seca, vou comemorar bebendo Água Mineral Perrier. 8-]

[ ]´s

Editado pela última vez por PRick em Qui Jul 31, 2008 3:50 pm, em um total de 1 vez.
Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#1266 Mensagem por Skyway » Qui Jul 31, 2008 3:49 pm

Cacetada! Bem vindo de volta Prick! :D

AD ASTRA PER ASPERA
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#1267 Mensagem por Gerson Victorio » Qui Jul 31, 2008 4:11 pm

Bem vindo de volta Prick!!! bom retorno!!

Gerson

de volta a Campo Grande - MS.
Wolfgang
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#1268 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 31, 2008 4:17 pm

O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Um alcance 50%, se efetivado, já basta na minha opinião. E as M-88-3 têm que sair do papel. A diferença é que pelo tamanho da França, as M-88-2-4 bastam, mas para as nossas dimensões, pelo menos uma tonelada e meia a mais por turbina vai bem.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#1269 Mensagem por orestespf » Qui Jul 31, 2008 4:24 pm

Seja bem-vindo novamente, PRick, bom retorno!!! Tava fazendo falta por aqui!

[009] [009] [009]

Grande abraço,

Orestes

Jacobs
Sênior
Sênior

#1270 Mensagem por Jacobs » Qui Jul 31, 2008 4:25 pm

Wolfgang escreveu:O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Um alcance 50%, se efetivado, já basta na minha opinião. E as M-88-3 têm que sair do papel. A diferença é que pelo tamanho da França, as M-88-2-4 bastam, mas para as nossas dimensões, pelo menos uma tonelada e meia a mais por turbina vai bem.
Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...

Imagem
Tigershark
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#1271 Mensagem por Tigershark » Qui Jul 31, 2008 4:27 pm

orestespf escreveu:Seja bem-vindo novamente, PRick, bom retorno!!! Tava fazendo falta por aqui!

Grande abraço,

Orestes

Bem-vindo,Prick!!

[009]

Wolfgang
Sênior
Sênior

#1272 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 31, 2008 4:31 pm

Jacobs escreveu:
Wolfgang escreveu:O Rafale não é um caça ruim, mas precisa absorver um radar com mais alcance e uma turbina mais potente se quiser vencer aqui. E me parece que por algumas falas por aí, pode ser que aconteça isso mesmo.
Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...
Salvo engano, essas turbinas podem ser reguladas para modo 'guerra' e ´'paz'. O fato é que se precisarmos fazer uma interceptação, essas toneladas e meia de cada turbina farão diferença. De outro modo, o caça não serve para o Brasil... Mas tendo em vista caças tão díspares na disputa, a FAB deve ter outra idéia na cabeça.

Abs

Fabio

Jacobs
Sênior
Sênior

#1273 Mensagem por Jacobs » Qui Jul 31, 2008 4:35 pm

Wolfgang escreveu:
Jacobs escreveu: Mas ai o bom alcance do Rafa vai pro saco...
Salvo engano, essas turbinas podem ser reguladas para modo 'guerra' e ´'paz'. O fato é que se precisarmos fazer uma interceptação, essas toneladas e meia de cada turbina farão diferença. De outro modo, o caça não serve para o Brasil... Mas tendo em vista caças tão díspares na disputa, a FAB deve ter outra idéia na cabeça.

Abs

Fabio
Wolf,

Será que a FAB considera o Rafale sub-motorizado?

Imagem
rcolistete
Sênior
Sênior

#1274 Mensagem por rcolistete » Qui Jul 31, 2008 4:35 pm

PRick escreveu: E o futuro? Turbinas cerca de 05% mais econômicas ou peso máximo de decolagem 27 toneladas, tanques sub-alares de 3.000 litros e turbinas mais potentes.
Olá Prick,

Bem-vindo novamente ao DB.

Esse tanque de 3.000 l seria ventral, no cabide central da fuselagem. Segundo um livro do Rafale, tal tanque externo só não foi encomendado mas pode ser usado no Rafale em tal cabide.

[]s, Roberto

Wolfgang
Sênior
Sênior

#1275 Mensagem por Wolfgang » Qui Jul 31, 2008 5:15 pm

Fabio[/quote]

Wolf,

Será que a FAB considera o Rafale sub-motorizado?[/quote]

Então, meu caro.. não dá para saber... Temos no RFI 4 biturbinas e dois mono. O thrust ratio dos caças devem ser parecidos, pelo menos. O fato é que, penso eu, o que um Gripen NG leva em carga média mais seu alcance médio deve satisfazer a FAB (do ponto de vista da instituição).
A impressão que tenho é que o Rafa tem o menor thrust ratio de todos eles, mas vou pesquisar melhor.

Responder