JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Skyway
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Re: JAS-39 Gripen

#4786 Mensagem por Skyway » Seg Jul 28, 2008 5:50 pm

morcego escreveu:
Mapinguari escreveu: Morcego, existe uma diferença FUNDAMENTAL entre o Gripen NG e o PAK-FA. O primeiro já tem o que pode ser chamado de demonstrador em vôo. Algo palpável, embora ainda não seja o protótipo do que virá a ser o Gripen NG (e a própria Saab informa que muita coisa no Gripen NG será diferente e mais avançado do que o usado hoje no Gripen Demo).
O PAK-FA, por outro lado, só existe em forma de concepções artísticas. E fala-se em diferentes configurações (uma hora é monomotor, outra hora é um bimotor, por exemplo). Está muito longe de ter alguma coisa em vôo, se é que um dia voará algo chamado PAK-FA.
Quando me referi a PAK-FAS da vida, me referia a SU-3aksdjfioajsdfias mig-ovasdfasfasdfasdfasdfa e outras PEÇAS DE MARKETING.

Evidente que existe o protótipo do NG, toda via, por enquanto o GRIPEN NG, não passa de um BERKUT, ou seja, um demonstrador de técnologia.
:mrgreen:

Mas ta certo, enquanto o NG não voa, o Gripen que esta sendo testado é só um demostrador. Até a SAAB chama ele de Gripen Demo.




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Re: JAS-39 Gripen

#4787 Mensagem por deschamps » Seg Jul 28, 2008 7:04 pm

120 caças?
daqui quantos anos?...se a primeira leva está uma novela,imagina os outros.




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Re: JAS-39 Gripen

#4788 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 28, 2008 7:10 pm

O Brasil ja deixou claro que serão 120 caças ou mais no período 2015 - 2025.

O Brasil pretende 36 aeronaves em um primeiro lote pq ainda se discute se os 120 serão do mesmo modelo.

O Brasil pode comprar 120 Rafale modificado ou Su-35BM modificado. OU pode adquirir 36 Su-35BM e o restante (84) em Pak-Fa. Ainda tem a alternativa de se adquirir 36 Rafale ou BM e desenvolver um caça nacional baseado no caça comprado.

Mas os concorrentes estão vislumbrando a primeira opção ou a segunda.
O que significa um MÍNIMO de 120 caças ao longo de 10 anos.

O bafafa so não é igual ao indiano porque a nossa concorrência é mais demorada. Ou seja, os indianos adquirirão caças com início de produção em cerca de 2 anos. E nós pretendemos adquirir caças com início de produção em cerca de 5 a 7 anos.

Eles são a bola da vez. Mas a nossa concorrência não é pequena e por isso falamos em transferências de tecnologias, produção sob licença dos motores, off set de 100% do valor, etc.

Estamos exigindo pq vamos REALMENTE gastar. :wink:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: JAS-39 Gripen

#4789 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 28, 2008 7:50 pm

Quem não quiser, que saia.




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Re: JAS-39 Gripen

#4790 Mensagem por Bolovo » Seg Jul 28, 2008 9:24 pm

Eu acho que se tivermos um par de aviõezinhos novos já dá para comemorar.

Quem sabe uns dois F-5 novinhos. :mrgreen:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: JAS-39 Gripen

#4791 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 28, 2008 9:37 pm

Novinho num poooode, só sucataria, a paixão nacional.




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Re: JAS-39 Gripen

#4792 Mensagem por deschamps » Seg Jul 28, 2008 10:04 pm

aaahhhh
ai não tem graça...
tem que ser sucatinha...rs




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Re: JAS-39 Gripen

#4793 Mensagem por Sintra » Seg Jul 28, 2008 10:31 pm

Luís Henrique escreveu:O Brasil ja deixou claro que serão 120 caças ou mais no período 2015 - 2025.

O Brasil pretende 36 aeronaves em um primeiro lote pq ainda se discute se os 120 serão do mesmo modelo.
Luis Henrique

Tu estás cá um optimista! :shock:
O "Brasil" como País não define politicas, quem as define são os seus governos que por definição são transitórios, isto para dizer que qualquer plano elaborado actualmente para 2020 terá as mesmas probabilidades de sobrevivência que uma bola de neve em Ougadougou.
Se formos dar uma vista de olhos às declarações de intenções de aquisição de armas dos ultimos três governos Brasileiros... A FAB estaria actualmente a receber dezenas e dezenas de FX´s, isto só para falar dos esquadrões de caças, porque se envolvéssemos todas as Forças Armadas Brasileiras, então estariamos próximos de uma "superpotênciazinha".
Para o equivalente à aquisição de 120 caças de ultima geração nos dias de hoje por parte do Brasil, provavelmente teriamos de voltar ao inicio do sec XX e à "corrida Sul Americana dos Dreadnought´s"...
Vai ser uma sorte se conseguirem definir a aquisição de 36 caças até ao final deste governo, quanto a 120 unidades... São Tomé tem umas coisitas a dizer acerca do assunto. :mrgreen:

Abraço :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#4794 Mensagem por Morcego » Seg Jul 28, 2008 10:33 pm

NÃO EXISTE UM LOCAL ONDE EU TENHA LIDO QUE O BRASIL VAI COMPRAR 120 AVIÕES FX.

o que eu sei é que TEREMOS ATÉ 120 AVIÕES EM FIM DE VIDA.

agora QUANDO ELES SERÃO SUBSTITUIDOS, bem, ai..................




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Re: JAS-39 Gripen

#4795 Mensagem por Penguin » Seg Jul 28, 2008 11:02 pm

Luís Henrique escreveu:O Brasil ja deixou claro que serão 120 caças ou mais no período 2015 - 2025.

O Brasil pretende 36 aeronaves em um primeiro lote pq ainda se discute se os 120 serão do mesmo modelo.

O Brasil pode comprar 120 Rafale modificado ou Su-35BM modificado. OU pode adquirir 36 Su-35BM e o restante (84) em Pak-Fa. Ainda tem a alternativa de se adquirir 36 Rafale ou BM e desenvolver um caça nacional baseado no caça comprado.

Mas os concorrentes estão vislumbrando a primeira opção ou a segunda.
O que significa um MÍNIMO de 120 caças ao longo de 10 anos.

O bafafa so não é igual ao indiano porque a nossa concorrência é mais demorada. Ou seja, os indianos adquirirão caças com início de produção em cerca de 2 anos. E nós pretendemos adquirir caças com início de produção em cerca de 5 a 7 anos.

Eles são a bola da vez. Mas a nossa concorrência não é pequena e por isso falamos em transferências de tecnologias, produção sob licença dos motores, off set de 100% do valor, etc.

Estamos exigindo pq vamos REALMENTE gastar. :wink:
Segundo o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, "a quantidade de 36 aeronaves é o número inicial, um primeiro passo para servir de referência nos estudos". O valor financeiro do contrato, estimado em cerca de US$ 2,2 bilhões em março, "ainda está sendo definido", segundo o brigadeiro.

O objetivo é definir uma plataforma única para as tarefas de superioridade aérea - como a conquista e a preservação do espaço - e de interdição, o impedimento de operações ilícitas ou de um inimigo. Na prática, significa que toda a frota de ataque da aviação militar será substituída pelo programa. A aeronave precisa oferecer condições para substituir os Mirage 2000C/B (cuja desativação vai começar em 2015), os F-5EM (entrando em desmobilização ao longo de 2021) e AMX (por volta de 2023). No total, a projeção envolve entre 120 e 150 aviões.

A expectativa é de que a seleção possa ser concluída até dezembro. Os primeiros compromissos seriam, então, firmados em 2009. A entrega dos novos jatos deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2013.
- Segundo a nota, nada de PAK.
- Os 36 iniciais substituirao os M2000C (uma coisa eh receber os FX-2 em 2013, outra eh entrar em operacao plenamente - IOC que devera coincidir com a desativacao dos M2000C em 2015).
- Lotes adicionais do FX-2 deverao ser adquiridos pos 2021 qd os F-5EM forem desmobilizados e a partir de 2023 qd os AMX comecarem a ser desmobilizados. Sintetizando, apos o lote inicial de 36, me parece que lotes adicionais deverao ser encomendados entre 2017 e 2019 para entrega 4 anos depois.
- Muito provavelmente havera um hiato de uns 8 a 10 anos entre a 1a encomenda de 36 e as encomendas adicionais.
- Nesse tempo o governo mudara 2 a 3 vezes.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: JAS-39 Gripen

#4796 Mensagem por Skyway » Ter Jul 29, 2008 12:53 am

morcego escreveu:NÃO EXISTE UM LOCAL ONDE EU TENHA LIDO QUE O BRASIL VAI COMPRAR 120 AVIÕES FX.

o que eu sei é que TEREMOS ATÉ 120 AVIÕES EM FIM DE VIDA.

agora QUANDO ELES SERÃO SUBSTITUIDOS, bem, ai..................
Morcego, tem uma nota da FAB afirmando que se pretende substituir toda a frota de ataque por cerca de 120 aeronaves a ser definida pelo novo FX2.

EDIT- Que foi postada acima. :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#4797 Mensagem por deschamps » Ter Jul 29, 2008 1:04 am

muda o presidente...muda tudo




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Re: JAS-39 Gripen

#4798 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 29, 2008 11:14 am

Sintra escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Brasil ja deixou claro que serão 120 caças ou mais no período 2015 - 2025.

O Brasil pretende 36 aeronaves em um primeiro lote pq ainda se discute se os 120 serão do mesmo modelo.
Luis Henrique

Tu estás cá um optimista! :shock:
O "Brasil" como País não define politicas, quem as define são os seus governos que por definição são transitórios, isto para dizer que qualquer plano elaborado actualmente para 2020 terá as mesmas probabilidades de sobrevivência que uma bola de neve em Ougadougou.
Se formos dar uma vista de olhos às declarações de intenções de aquisição de armas dos ultimos três governos Brasileiros... A FAB estaria actualmente a receber dezenas e dezenas de FX´s, isto só para falar dos esquadrões de caças, porque se envolvéssemos todas as Forças Armadas Brasileiras, então estariamos próximos de uma "superpotênciazinha".
Para o equivalente à aquisição de 120 caças de ultima geração nos dias de hoje por parte do Brasil, provavelmente teriamos de voltar ao inicio do sec XX e à "corrida Sul Americana dos Dreadnought´s"...
Vai ser uma sorte se conseguirem definir a aquisição de 36 caças até ao final deste governo, quanto a 120 unidades... São Tomé tem umas coisitas a dizer acerca do assunto. :mrgreen:

Abraço :wink:
Tenho minhas fuentes. :wink:

O plano de defesa sai em Setembro e não será um plano de governo e sim um plano de nação.
Os presidentes vão mudar mas todos seguirão o plano. Ainda mais agora que estamos bombando em petróleo. :mrgreen:

Sobre o número de 120 ou mais, veja que eu não estou sozinho:
FAB dá início a processo para definir empresa que venderá caças ao País
Notícia publicada em Quinta, julho 03 @ 19:36:42 BRT Inserido por admilitar


neder enviou "O Comando da Aeronáutica selecionou os seis aviões de combate candidatos ao posto de novo caça brasileiro de superioridade aérea e interdição. Não é uma concorrência. O Projeto FX-2 seguirá o modelo da escolha direta, considerando os critérios técnicos mais favoráveis.

Em junho, seis empresas internacionais receberam o Request for Information (RFI). O documento é uma solicitação de informações endereçado a eventuais fornecedores e caracteriza o início da fase de definição da compra.

Segundo o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, "a quantidade de 36 aeronaves é o número inicial, um primeiro passo para servir de referência nos estudos". O valor financeiro do contrato, estimado em cerca de US$ 2,2 bilhões em março, "ainda está sendo definido", segundo o brigadeiro.

O objetivo é definir uma plataforma única para as tarefas de superioridade aérea - como a conquista e a preservação do espaço - e de interdição, o impedimento de operações ilícitas ou de um inimigo. Na prática, significa que toda a frota de ataque da aviação militar será substituída pelo programa. A aeronave precisa oferecer condições para substituir os Mirage 2000C/B (cuja desativação vai começar em 2015), os F-5EM (entrando em desmobilização ao longo de 2021) e AMX (por volta de 2023). No total, a projeção envolve entre 120 e 150 aviões.

A expectativa é de que a seleção possa ser concluída até dezembro. Os primeiros compromissos seriam, então, firmados em 2009. A entrega dos novos jatos deve ocorrer a partir do segundo semestre de 2013.

TECNOLOGIA

O Comando da Aeronáutica está mantendo a transferência de tecnologia "como um dos focos do programa, de forma a capacitar o parque industrial nacional e também permitir um nível de participação efetiva em futuros avanços durante o ciclo de vida do equipamento escolhido".

Para o brigadeiro Saito, estima-se a transferência de tecnologia de 100% do valor do projeto. No entanto, há problemas nessa área. Entre os seis aviões analisados, apenas dois - o Rafale, da França, e o Su-35E, da Rússia - entram na disputa cobertos por ofertas públicas de conhecimento avançado, garantidas por declarações feitas pelo presidente Nicolas Sarkozy, em Paris, e pelo primeiro-ministro Vladimir Putin, em Moscou.

Os caças americanos não podem ser negociados, com a condição de entrega de informação tecnológica. Um deles, o moderno F-35 Lightning, está em processo de desenvolvimento. O lote operacional inicial será entregue à aviação americana somente em 2014. É o único que incorpora a engenharia stealth, de recursos de furtividade, que o tornam invisível ao radar convencional.

Não há informações sobre a posição dos governos que compõem o consórcio europeu, fabricante do poderoso Typhoon. Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália negociaram 707 unidades das quais 15 irão para a Áustria e 72 para a Arábia Saudita. Em ambos os casos, em regime de pacote fechado. O aparelho é extremamente caro, custa 88,4 milhões, aproximadamente R$ 221 milhões.

O projeto de construção de um caça próprio de 5ª geração "está atualmente em estudo, mas faz parte de um planejamento de longo prazo", de acordo com o brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Fonte: http://www.militar.com.br/modules.php?n ... le&sid=843

Mais uma:
A FAB lançou o Request For Information (RFI) para 120 caças para substituir os AMX, F-5EM e Mirage 2000C com um lote inicial de 36 aeronaves com entrega a partir de 2014. As propostas foram recebidas da Boeing com o F/A-18E/F Super Hornet, o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, o Saab Gripen NG (Next Generation) e o Sukhoi Su-35. O RFI cita que a aeronave deve ser uma plataforma testada, supersônica e multifuncional. O processo será por escolha direta, considerando os critérios técnicos mais favoráveis, para uma plataforma única para tarefas de superioridade aérea e de interdição. O RFI não cita obrigatoriedade de radar AESA, mas cita a capacidade de levar mísseis BVR. O "off sets" deve ser de 100% do custo do programa, possibilidade de produção sob licença da estrutura, aviônicos e motores. Outros critérios a serem utilizados na avaliação dizem respeito à logística, aos custos, às condições das ofertas de compensação comercial e o grau de transferência de tecnologia para a indústria aeronáutica brasileira. As industrias locais não serão encorajadas a se juntar aos fabricantes. A seleção pode ser concluída até dezembro de 2008.

Fonte: http://sistemasdearmas.blogspot.com/




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Simplesmente um GRANDE caça.
brisa

Re: JAS-39 Gripen

#4799 Mensagem por brisa » Ter Jul 29, 2008 11:21 am

Esse negocio de mudar o presidente e mudar um plano de acao ja foi debatido aqui no DB. Isto é uma coisa meio nebulosa, inclusive perguntei ao prof. Orestes se existia um mecanismo constitucional para garantir a continuidade de projetos de longo prazo nos moldes daqueles planos quinquenais.




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Re: JAS-39 Gripen

#4800 Mensagem por Plinio Jr » Ter Jul 29, 2008 11:37 am

Duvido que serão 120...o tempo é o senhor da razão....

É bom seguir ao tema do tópico> Gripen.... :wink:




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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