Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#556 Mensagem por Alcantara » Sex Jul 25, 2008 11:22 am

Túlio escreveu:O que eu e os demais colegas tratamos como VERDADE, até pela credibilidade que tem o Padilha perante nós, foi que as J52 estejam bichadas, isso sim, acredito até declaração tua ou do próprio Padilha em contrário, CMG véio... :wink:
EXATO! Vocês dois possuem muita credibilidade. Concordo plenamente com o Túlio na questão dos motores.


Abraços!!! :wink:




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#557 Mensagem por Marino » Sex Jul 25, 2008 11:23 am

[009]




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60898
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6440 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#558 Mensagem por Túlio » Sex Jul 25, 2008 11:25 am

Exato. Mas aí me somo ao Alcântara e praticamente TODOS os colegas que debateram a questão: será possível que não hajam outras J52 por aí pelo mundo, à espera de comprador?

F404 levaria a modernização dos Skyhawk a patamares acima dos Matusas, e olhes que falamos em aviões dos anos 70 (A-4) comparados a aviões dos anos 80 (M2K)...




Tão simples quão eficaz a sugestão do Warren Buffet...

Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#559 Mensagem por Marino » Sex Jul 25, 2008 11:31 am

SE FOR VERDADE a questão das turbinas, eu não sei, as opções são avaliadas pela DAerM e pela Força Aeronaval. Os A-4M vão voar, coloco minha mão no fogo.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Bender

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#560 Mensagem por Bender » Sex Jul 25, 2008 11:32 am

Marino
3) lhe digo algo que muitos aqui podem saber de experiência: é muuuuiiiiito mais fácil a MB conseguir $$$ que vai para a Embraer, do que para comprar algo fora. Fato real.
Legal teu post Marino,mas essa parte nos remete a uma repisada questão aqui no Forum,pois a gente vive falando da "coleira" americana,e nós temos a nossa própria "coleirinha" nacional. Que aparentemente por conveniência financeira e política nos tolhe a possibilidade de viabilizar as coisas por outros caminhos. Vejam bem senhores,eu não tenho absolutamente nada contra a Embraer,ela é sem dúvida um orgulho para o país. Mas é empresa privada,e as golden share,me parece; tem pouco poder hoje. Esses "agrados" politicos a ela,me soam como política do Estado novo.

Alcantara
E eu também.
Aproveitando esse post do Vinícius, acrescento que é claro que eu também gostaria de ver uma Ala Aérea completa no NAe São Paulo. Mas como eu estou sendo racional nessa questão dos motores, pode ficar parecendo que estou contra a MB, o que de maneira alguma é a minha intenção

Alcantara, quase toda a população a favor da MB,se encontra no ForumDB :mrgreen:acredito que nós criticamos em busca do melhor sempre.O problema é população contra(ou que ignora) a marinha,que está lá fora...e concentrada em alguns auditórios de teto em abóboda. 8-]




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#561 Mensagem por WalterGaudério » Sex Jul 25, 2008 11:35 am

Túlio escreveu:Exato. Mas aí me somo ao Alcântara e praticamente TODOS os colegas que debateram a questão: será possível que não hajam outras J52 por aí pelo mundo, à espera de comprador?

F404 levaria a modernização dos Skyhawk a patamares acima dos Matusas, e olhes que falamos em aviões dos anos 70 (A-4) comparados a aviões dos anos 80 (M2K)...
J 52 existem, estão em Israel. E só ir lá pagar e pegar.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60898
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6440 vezes
Contato:

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#562 Mensagem por Túlio » Sex Jul 25, 2008 11:39 am

Então está resolvido, POWS!!!

A EMBRAER já está unha-e-carne com os Israelenses mesmo...




Tão simples quão eficaz a sugestão do Warren Buffet...

Imagem
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#563 Mensagem por Corsário01 » Sex Jul 25, 2008 11:50 am

Então tá resolvido! :wink:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#564 Mensagem por lobo_guara » Sex Jul 25, 2008 12:16 pm

hviana escreveu:
lobo_guara escreveu:Alguém tem idéia de quanto vai custar para modernizar cada A4? Li um tempo atrás que havia um orçamento da Embraer na ordem de 60 milhões. Se isso for verdade, trata-se de um custo muito próximo ao custo dos 12 M2000C/D da FAB que custaram 80 milhões, nesse caso sinto muito, mais é caro demais para um avião da década de 60. além disso qual é a previsão de prazo para execução dos serviços? a considerara a experiência da FAB com os F5 uns 2 ou 3 anos, sei lá, acho que não vale à pena. Se não dá para comprar outro avião melhor (podiam até mesmo ser uns Super Entardzinhos) então que comprem mais unidades dos tais Sea Hawk e deixem os A4 como estão, apenas colocando-os em condições de vôo até que surja uma oportunidade melhor.
A propósito, deve haver alguma coisa errada nessa falta de dinheiro para as FFAA, ou é falta de capacidade de negociação ou é má vontade mesmo (de uma ou outra parte), pois se até os governos estaduais de oposição conseguem dinheiro para tudo via governo federal, porque as FFAA não coneguem nada? Acho tudo isso estranho, muito estranho...Não dúvido que o que esteja faltando é os comandantes das FFAA chamarem o Lula para um churrasco de final de semana e explicarem direitinho o que esta acontecendo para que o dinheiro comece a aparecer, muitas vezes uma conversa de caráter informal e sobretudo franca consegue supera obstáculos aparentemente intrasnponíveis. Experiência de quem já fez quase de tudo no serviço público durante longos 20 anos (3 como militar e 17 como civil).
Para o bem ou para o mal... não sei se lula teria essa possibilidade toda. Os gastos precisam estar na LOA (Lei Orçamentária Anual). O dinheiro precisa estar previamente alocado a uma das forças para que seja liberado. O que eu não sei, por exemplo, é como fica a situação dos royalties do petróleo, onde eles entram nessa equação.
Poder ele tem, mas tem que negociar e convencer da preemência da necessidade, até por que as necessidades são inúmeras, deve ter gente de tudo que é lado pedindo coisas para ele para a saúde, para o meio ambiente, para a educação, para os transportes, etc, etc, etc, etc, e deveria ter também os militares alertando para a questão das ameaças existentes, dos riscos operacinais, etc. Quanto ao LOA, aí tem o seguinte o governo poderia primeiro descontigenciar os recursos cortados nos orçamentos militares em função da extinção da CPMF (e olha que não foi pequeno o corte), além disso o governo sempre pode encaminhar proposta de emenda ao orçamento desde que haja justificativas apropriadas, no caso segurança nacional é sempre um bom motivo e o congresso invariavelmente aprova essas emendas sem grandes discussões ou polêmicas. Quanto aos royalties do Petróleo, acho difícil que levem assim tudo de uma vez, contudo poderiam ser canalizados para projetos tecnológicos e industriais visando a geração de produtos nacionais voltados a atender a MB, gerando em contrapartida empregos e capacitação no país, aí sim consigo vislumbrar uma possibilidade da MB ter acesso a esses recursos, caso contrário, dificilmente o governo liberaria tais recursos para, por exemplo, importarmos uma dúzia de F-18 de segunda-mão ou adquirirmos um lote de fragatas novas fabricadas no exterior, pois foge da lógica perseguida pelo atual governo.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#565 Mensagem por hviana » Sáb Jul 26, 2008 5:05 am

lobo_guara escreveu:
hviana escreveu: Para o bem ou para o mal... não sei se lula teria essa possibilidade toda. Os gastos precisam estar na LOA (Lei Orçamentária Anual). O dinheiro precisa estar previamente alocado a uma das forças para que seja liberado. O que eu não sei, por exemplo, é como fica a situação dos royalties do petróleo, onde eles entram nessa equação.
Poder ele tem, mas tem que negociar e convencer da preemência da necessidade, até por que as necessidades são inúmeras, deve ter gente de tudo que é lado pedindo coisas para ele para a saúde, para o meio ambiente, para a educação, para os transportes, etc, etc, etc, etc, e deveria ter também os militares alertando para a questão das ameaças existentes, dos riscos operacinais, etc. Quanto ao LOA, aí tem o seguinte o governo poderia primeiro descontigenciar os recursos cortados nos orçamentos militares em função da extinção da CPMF (e olha que não foi pequeno o corte), além disso o governo sempre pode encaminhar proposta de emenda ao orçamento desde que haja justificativas apropriadas, no caso segurança nacional é sempre um bom motivo e o congresso invariavelmente aprova essas emendas sem grandes discussões ou polêmicas. Quanto aos royalties do Petróleo, acho difícil que levem assim tudo de uma vez, contudo poderiam ser canalizados para projetos tecnológicos e industriais visando a geração de produtos nacionais voltados a atender a MB, gerando em contrapartida empregos e capacitação no país, aí sim consigo vislumbrar uma possibilidade da MB ter acesso a esses recursos, caso contrário, dificilmente o governo liberaria tais recursos para, por exemplo, importarmos uma dúzia de F-18 de segunda-mão ou adquirirmos um lote de fragatas novas fabricadas no exterior, pois foge da lógica perseguida pelo atual governo.
Prezado lobo_guara, até onde minha memória não me trair, não basta o $$ estar previsto, sua fonte tem que ser descriminada... o $$ da CPMF não vale, pois o $$ não foi recolhido. Emenda orçamentária para gasto com defesa não é assim tão fácil, precisa relocar recurso de outro programa (e nós sabemos que quase tudo hj no Brasil é superavit, não dá pra simplesmente cortar ainda mais verbas de outros programas) e aprovar isso tudo pelo Senado e pela Câmara...
Na minha humilde opinião, o orçamento das Forças Armadas deveria ser elaborado com um teto maior, prevendo compras e investimentos, independentemente de aporte posterior do Governo. Claro que as 3 Forças possuem verbas extras, além dos gastos com manuntenção e pessoal, mas é irrisório. E descontingenciar o $$ que já existe, foi recolhido com esse fim e não deve fazer superávit.
Desculpem pelo post loongo. Esse negócio de estudar direito nos torna prolixos demais. Abraços!




Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#566 Mensagem por lobo_guara » Seg Jul 28, 2008 10:20 am

Preado hviana,
Correta a tua percepção quanto a questão legal, mas quando falo de emenda orçamentária para defesa logicamente também imaginei toda essa burocrácia e manobras contabéis envolvidas, contudo reduzo a sua importância por entender que na questão orçamentária sempre prevalecem os interesses políticos, e no caso específico a interferência direta do PR deveria solucionar as pendências do orçamento do MD deste ano (o qual foi prejudicado de forma intencional pela oposição em razão do fim da CPMF), quanto as verbas felizmente em função da eficiência da receita federal no combate a sonegação e fim das famosas anistias fiscais o governo tem conseguido mesmo com o fim da CPMF aumentar a arrecadação fiscal, por isso imagino que não seria dificíl de compensar de alguma forma os cortes orçamentários decorrentes do fim do imposto do cheque. Além disso imagino que deva haver alguma verba de contigência disponível ao PR fara fazer frente a esse tipo de demanda orçamentária. Quanto a questão do aumento do orçamento da defesa concordo plenamente contigo, contudo há de se ter outra solução para a questão dos inativos das FFAA que hoje estando incluídos no orçamento do MD tornam o orçamento das FFAA Brasileiras enorme chegando a ser maior que o orçamento da defesa indiano que é uma potência nuclear.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#567 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 28, 2008 2:35 pm

Marino escreveu:SE FOR VERDADE a questão das turbinas, eu não sei, as opções são avaliadas pela DAerM e pela Força Aeronaval. Os A-4M vão voar, coloco minha mão no fogo.
Olha gente, semana passada eu estive em São Pedro d´Aldeia, e eu ouvi do Imediato do VF-1 (Comandante Glênio) que o lance das turbinas é o seguinte: A cada dez horas de vôo, é feita uma leitura no óleo do motor. Depois de algum tempo aqui no BR, as leituras mostraram a presença de metais estranhos no óleo, obrigando esse ground tão longo.
Outra coisa que me foi dita, é que a modernização só está esperando uma definição do valor por parte da Embraer.
[]´s




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#568 Mensagem por lobo_guara » Seg Jul 28, 2008 4:15 pm

glauberprestes escreveu:
Marino escreveu:SE FOR VERDADE a questão das turbinas, eu não sei, as opções são avaliadas pela DAerM e pela Força Aeronaval. Os A-4M vão voar, coloco minha mão no fogo.
Olha gente, semana passada eu estive em São Pedro d´Aldeia, e eu ouvi do Imediato do VF-1 (Comandante Glênio) que o lance das turbinas é o seguinte: A cada dez horas de vôo, é feita uma leitura no óleo do motor. Depois de algum tempo aqui no BR, as leituras mostraram a presença de metais estranhos no óleo, obrigando esse ground tão longo.
Outra coisa que me foi dita, é que a modernização só está esperando uma definição do valor por parte da Embraer.
[]´s
Glauber,
Eu li em algum lugar (acho que foi na T&D) que a Embraer havia feito uma proposta de atualização de 12 A4 para o padrão do F5EM no valor de US$ 60 milhões eu particularmente achei caro, não o valor em sí, mas ao fato de se tratar de um avião dos anos 60, e sobretudo ao compararmos com o custo dos nossos 12 M2000 (80 milhões), penso que com um pouco mais (ou até nem tanto no caso de uma venda casada) se poderia conseguir uma solução definitiva para o grupo aéreo do NAe SP, pois algo como 10 ou 12 F18A ou até mesmo alguns SUE's já estariam de bom tamanho, contudo....sabe-se lá?




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#569 Mensagem por joao fernando » Seg Jul 28, 2008 4:46 pm

Mais velharia???

Esse papo de oleo, é o seguinte: os Tracker usaram um oleo de certa empresa, dito que era bom mas não era. Ai, fazendo a leitura do oleo, descobriram que o mesmo não era adequado. E que no oleo estava presente materias metalicos. Resultado: a FAB tinha que trocar todos os motores. Ou encostar os Tracker. O resto vcs já sabem.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8382
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 248 vezes

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#570 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Jul 28, 2008 8:49 pm

joao fernando escreveu:Mais velharia???

Esse papo de oleo, é o seguinte: os Tracker usaram um oleo de certa empresa, dito que era bom mas não era. Ai, fazendo a leitura do oleo, descobriram que o mesmo não era adequado. E que no oleo estava presente materias metalicos. Resultado: a FAB tinha que trocar todos os motores. Ou encostar os Tracker. O resto vcs já sabem.
O oleo é adequado. O que aconteceu, é que pela leitura do oleo, eles viram que alguma coisa estava errada com o motor, ja que a presença de alguns metais não era desejada.

Pelo que eu vi e ouvi, não vamos encostar os VF uno!!!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder