Aviões A-4 da MB serão modernizados?
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- lobo_guara
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Alguém tem idéia de quanto vai custar para modernizar cada A4? Li um tempo atrás que havia um orçamento da Embraer na ordem de 60 milhões. Se isso for verdade, trata-se de um custo muito próximo ao custo dos 12 M2000C/D da FAB que custaram 80 milhões, nesse caso sinto muito, mais é caro demais para um avião da década de 60. além disso qual é a previsão de prazo para execução dos serviços? a considerara a experiência da FAB com os F5 uns 2 ou 3 anos, sei lá, acho que não vale à pena. Se não dá para comprar outro avião melhor (podiam até mesmo ser uns Super Entardzinhos) então que comprem mais unidades dos tais Sea Hawk e deixem os A4 como estão, apenas colocando-os em condições de vôo até que surja uma oportunidade melhor.
A propósito, deve haver alguma coisa errada nessa falta de dinheiro para as FFAA, ou é falta de capacidade de negociação ou é má vontade mesmo (de uma ou outra parte), pois se até os governos estaduais de oposição conseguem dinheiro para tudo via governo federal, porque as FFAA não coneguem nada? Acho tudo isso estranho, muito estranho...Não dúvido que o que esteja faltando é os comandantes das FFAA chamarem o Lula para um churrasco de final de semana e explicarem direitinho o que esta acontecendo para que o dinheiro comece a aparecer, muitas vezes uma conversa de caráter informal e sobretudo franca consegue supera obstáculos aparentemente intrasnponíveis. Experiência de quem já fez quase de tudo no serviço público durante longos 20 anos (3 como militar e 17 como civil).
A propósito, deve haver alguma coisa errada nessa falta de dinheiro para as FFAA, ou é falta de capacidade de negociação ou é má vontade mesmo (de uma ou outra parte), pois se até os governos estaduais de oposição conseguem dinheiro para tudo via governo federal, porque as FFAA não coneguem nada? Acho tudo isso estranho, muito estranho...Não dúvido que o que esteja faltando é os comandantes das FFAA chamarem o Lula para um churrasco de final de semana e explicarem direitinho o que esta acontecendo para que o dinheiro comece a aparecer, muitas vezes uma conversa de caráter informal e sobretudo franca consegue supera obstáculos aparentemente intrasnponíveis. Experiência de quem já fez quase de tudo no serviço público durante longos 20 anos (3 como militar e 17 como civil).
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Foi um elogio, João! Adoro o Talha véio!joao fernando escreveu:A parte do Orestes só coloquei de sacanagem mesmo, na epoca ele me chamou de Talha 2...
Abração,
Orestes
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Valeu Orestes! Mas a sacanagem ficou mesmo engraçada!!! (na epoca não conhecia o tal figura do Talha).
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Para o bem ou para o mal... não sei se lula teria essa possibilidade toda. Os gastos precisam estar na LOA (Lei Orçamentária Anual). O dinheiro precisa estar previamente alocado a uma das forças para que seja liberado. O que eu não sei, por exemplo, é como fica a situação dos royalties do petróleo, onde eles entram nessa equação.lobo_guara escreveu:Alguém tem idéia de quanto vai custar para modernizar cada A4? Li um tempo atrás que havia um orçamento da Embraer na ordem de 60 milhões. Se isso for verdade, trata-se de um custo muito próximo ao custo dos 12 M2000C/D da FAB que custaram 80 milhões, nesse caso sinto muito, mais é caro demais para um avião da década de 60. além disso qual é a previsão de prazo para execução dos serviços? a considerara a experiência da FAB com os F5 uns 2 ou 3 anos, sei lá, acho que não vale à pena. Se não dá para comprar outro avião melhor (podiam até mesmo ser uns Super Entardzinhos) então que comprem mais unidades dos tais Sea Hawk e deixem os A4 como estão, apenas colocando-os em condições de vôo até que surja uma oportunidade melhor.
A propósito, deve haver alguma coisa errada nessa falta de dinheiro para as FFAA, ou é falta de capacidade de negociação ou é má vontade mesmo (de uma ou outra parte), pois se até os governos estaduais de oposição conseguem dinheiro para tudo via governo federal, porque as FFAA não coneguem nada? Acho tudo isso estranho, muito estranho...Não dúvido que o que esteja faltando é os comandantes das FFAA chamarem o Lula para um churrasco de final de semana e explicarem direitinho o que esta acontecendo para que o dinheiro comece a aparecer, muitas vezes uma conversa de caráter informal e sobretudo franca consegue supera obstáculos aparentemente intrasnponíveis. Experiência de quem já fez quase de tudo no serviço público durante longos 20 anos (3 como militar e 17 como civil).
- Túlio
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Que eu saiba, simplesmente NÃO entram, têm sido sistematicamente contingenciados para fazer caixa...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Marino, se é assim, pq não um AMX NAVAL?? A Marina já pensou em algo parecido?Marino escreveu:Caro Bender, lhe digo que na MB não somente EU gostaria de ver o SP com os F-18.
Mas veja os problemas:
1) o PRM não foi aprovado até agora. Tudo o que a MB está fazendo é com seus recursos orçamentários.
2) com a falta de $$$, há necessidade de se priorizar a pobreza. O CM fez isso e está seguindo fielmente a lista. Basta vrf: submarinos, helis, patrulhas, escoltas, etc.
3) lhe digo algo que muitos aqui podem saber de experiência: é muuuuiiiiito mais fácil a MB conseguir $$$ que vai para a Embraer, do que para comprar algo fora. Fato real.
4) EU não acredito em uma nova aeronave até a FAB escolher o FX. O motivo é óbvio.
Assim, conseguindo $$$ para a modernização na Embraer dos A-4, com os mesmos ficando em uma configuração igual aos dos F-5M, válidos no nosso cenário, é o que a MB pode fazer HOJE.
Um abraço
Sds
Tchelo
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
E eu também.Vinicius Pimenta escreveu:Entendo perfeitamente os argumentos apresentados, Marino. Eu sou um dos defensores do São Paulo, da Aviação Naval de asa fixa (sem as restrições tolas ainda em vigor) e da modernização dos A-4.
Aproveitando esse post do Vinícius, acrescento que é claro que eu também gostaria de ver uma Ala Aérea completa no NAe São Paulo. Mas como eu estou sendo racional nessa questão dos motores, pode ficar parecendo que estou contra a MB, o que de maneira alguma é a minha intenção.
Sem dúvidas o A-4KU Sky Hawk remotorizado e com os novos sistemas do pacote "BR" é uma aeronave melhor do que uma com o motor original, mesmo que modernizada também. Mas não deixa de causar-me espanto o fato da MB estar tirando recursos DIRETAMENTE do seu orçamento PRA TUDO e considerar a remotorização com F404 ANTES de buscar uma forma MENOS onerosa de colocar os seus Sky Hawks em boas condições de utilização.Vinicius Pimenta escreveu:Porém, essa questão dos motores é um fator que me deixa em dúvidas sobre a validade dessa modernização. Apesar disso, sei que temos que separar a discussão do que seria melhor do que é possível. Entendo que os F-18 estejam um pouco inalcançáveis, sendo a modernização a única coisa viável no momento. Mas não deixa de ser uma pena. A Marinha merece mais.
Bem, por outro lado, pode ser que a intenção da MB seja tirar O MÁXIMO POSSÍVEL de desempenho dos A-4KU até poder trocá-los por uma nova aeronave. Aí sim justifica-se a remotorização. O "galho" é que sempre ouvimos falar de restrições orçamentárias, e não de vontade de produzir o melhor possível.
Abraços!!!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Senhores, algumas questoes paralelo aos A4:
Como estao as condicoes de voo dos pilotos da MB?
Porque a MB nao os enviou para manterem a sua qualificacao nos EUA como fizeram os franceses?
Quanto tempo le custos levara esta requalificacao???
Existe por parte destes pilotos uma doutrina tatica de combate?
Sao questoes que acho pertinentes, talvez em um outro topico, mas de extrema importancia, visto que existem boatos da baixa de alguns destes pilotos.
Como estao as condicoes de voo dos pilotos da MB?
Porque a MB nao os enviou para manterem a sua qualificacao nos EUA como fizeram os franceses?
Quanto tempo le custos levara esta requalificacao???
Existe por parte destes pilotos uma doutrina tatica de combate?
Sao questoes que acho pertinentes, talvez em um outro topico, mas de extrema importancia, visto que existem boatos da baixa de alguns destes pilotos.
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Prezado Alcantara.Mas não deixa de causar-me espanto o fato da MB estar tirando recursos DIRETAMENTE do seu orçamento PRA TUDO e considerar a remotorização com F404 ANTES de buscar uma forma MENOS onerosa de colocar os seus Sky Hawks em boas condições de utilização.
A Mb não está, e se está(eu desconheço), estudando a remotorização dos A4.
Eu lancei uma opção e me parece que TODOS estão enxergando isso como um fato e não é.
Apenas coloquei que seria na MINHA VISÃO, uma execelente oportunidade de termos A4 com novos motores.
As minhas razões já expus, logo não vejo necessidade de repeti-las.
Só vou dar um toque.
Muito do que se tem de real, se coloca aqui no DB e MUITOS passam batidos pelo que realmente é fato.
Eu só queria pontuar isso depois de ler o seu post e outros antes do seu. OK?
Grande abraço,
Abraços,
Padilha
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Na época que a Embraer lançou o AMX foi feito um estudo sobre uma versão naval.Tchelo escreveu:Marino, se é assim, pq não um AMX NAVAL?? A Marina já pensou em algo parecido?Marino escreveu:Caro Bender, lhe digo que na MB não somente EU gostaria de ver o SP com os F-18.
Mas veja os problemas:
1) o PRM não foi aprovado até agora. Tudo o que a MB está fazendo é com seus recursos orçamentários.
2) com a falta de $$$, há necessidade de se priorizar a pobreza. O CM fez isso e está seguindo fielmente a lista. Basta vrf: submarinos, helis, patrulhas, escoltas, etc.
3) lhe digo algo que muitos aqui podem saber de experiência: é muuuuiiiiito mais fácil a MB conseguir $$$ que vai para a Embraer, do que para comprar algo fora. Fato real.
4) EU não acredito em uma nova aeronave até a FAB escolher o FX. O motivo é óbvio.
Assim, conseguindo $$$ para a modernização na Embraer dos A-4, com os mesmos ficando em uma configuração igual aos dos F-5M, válidos no nosso cenário, é o que a MB pode fazer HOJE.
Um abraço
Sds
Tchelo
Mas seria um avião totalmente novo. Não se esqueçam que um avião "terrestre" teria que ser totalmente reprojetado, reforçado em suas estruturas, trem de pouso, etc, para pousar em NAe. Os custos eram astronômicos, o nª fabricado pequeno, para possivelmente UM utilizador: nós.
Este é um claro exemplo em que é melhor comprar fora.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Nunca ouvi de boatos sobre isto.brisa escreveu:Senhores, algumas questoes paralelo aos A4:
Não sei se as respostas estão corretas, pois não é minha área, mas:
Como estao as condicoes de voo dos pilotos da MB?
São mantidas nos A-4 que voam e na FAB, em Natal, por um convênio asinado entre as 2 forças.
Porque a MB nao os enviou para manterem a sua qualificacao nos EUA como fizeram os franceses?
Possivelmente custo. A qualificação de vôo foi mantida no Brasil. A qualificação para pouso em NAe será refeita aqui também. Há uma programação para isso.
Quanto tempo le custos levara esta requalificacao???
Custos, possivelmente a hora de vôo, que eu não sei quanto é.
Tempo, depende. Primeiro os pilotos treinam em terra, em S.P. da Aldeia, na pista que possui o mesmo formato da pista do SP. Esta pista possui todas as marcações, espelho de parada, etc, como se fosse realmente o SP.
Depois vão para o mar e fazem toque e arremetida, sem enganche. Os toques e arremetidas são exatamente tudo que precisam fazer para pouso e decolagem, exceto o gancho e a catapultagem.
Depois engancham e catapultam.
Não precisamos de ajuda para esta requalificação. Tudo será feito pela MB.
Existe por parte destes pilotos uma doutrina tatica de combate?
Sim, adquirida na FAB, em Natal, e nos EUA, no curso de formação.
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Pois é amigo. Você lançou uma IDÉIA, e o pessoal tratou como verdade.Battleaxe escreveu:Prezado Alcantara.Mas não deixa de causar-me espanto o fato da MB estar tirando recursos DIRETAMENTE do seu orçamento PRA TUDO e considerar a remotorização com F404 ANTES de buscar uma forma MENOS onerosa de colocar os seus Sky Hawks em boas condições de utilização.
A Mb não está, e se está(eu desconheço), estudando a remotorização dos A4.
Eu lancei uma opção e me parece que TODOS estão enxergando isso como um fato e não é.
Apenas coloquei que seria na MINHA VISÃO, uma execelente oportunidade de termos A4 com novos motores.
As minhas razões já expus, logo não vejo necessidade de repeti-las.
Só vou dar um toque.
Muito do que se tem de real, se coloca aqui no DB e MUITOS passam batidos pelo que realmente é fato.
Eu só queria pontuar isso depois de ler o seu post e outros antes do seu. OK?
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Não foi meu caso, tratei o post pelo que ele era, uma IDÉIA, e postei de acordo com isso, até por desconhecer posição da MB referente ao uso de F404, tanto que cheguei a aventar a possibilidade de, e se usando F404, que se usasse também aquilo que vem em torno de duas delas, ou seja, F/A-18...
O que eu e os demais colegas tratamos como VERDADE, até pela credibilidade que tem o Padilha perante nós, foi que as J52 estejam bichadas, isso sim, acredito até declaração tua ou do próprio Padilha em contrário, CMG véio...
O que eu e os demais colegas tratamos como VERDADE, até pela credibilidade que tem o Padilha perante nós, foi que as J52 estejam bichadas, isso sim, acredito até declaração tua ou do próprio Padilha em contrário, CMG véio...
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
SIM! E estamos, justamente, debatendo sobre essa SUA idéia.Marino escreveu:Pois é amigo. Você lançou uma IDÉIA, e o pessoal tratou como verdade.Battleaxe escreveu: Prezado Alcantara.
A Mb não está, e se está(eu desconheço), estudando a remotorização dos A4.
Eu lancei uma opção e me parece que TODOS estão enxergando isso como um fato e não é.
Apenas coloquei que seria na MINHA VISÃO, uma execelente oportunidade de termos A4 com novos motores.
As minhas razões já expus, logo não vejo necessidade de repeti-las.
Só vou dar um toque.
Muito do que se tem de real, se coloca aqui no DB e MUITOS passam batidos pelo que realmente é fato.
Eu só queria pontuar isso depois de ler o seu post e outros antes do seu. OK?
Grande abraço,
Abração.
Posso ter sido menos feliz na construção desta frase, mas o que importa é que eu, e outro colegas aqui do DB, estamos debatendo sobre essa idéia.
Para efeito de "correção de rumo" nessa prosa, considere então como a correta essa frase aqui:
Mas não deixa de causar-me espanto o fato da MB estar tirando recursos DIRETAMENTE do seu orçamento PRA TUDO e [o pessoal aqui] considerar a remotorização com F404 ANTES de buscar uma forma MENOS onerosa de colocar os Sky Hawks em boas condições de utilização.
Abraços!!!
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
EU não sei caro amigo, pois não sou piloto e não vivo o dia-a-dia de S.Pedro.Túlio escreveu:Não foi meu caso, tratei o post pelo que ele era, uma IDÉIA, e postei de acordo com isso, até por desconhecer posição da MB referente ao uso de F404, tanto que cheguei a aventar a possibilidade de, e se usando F404, que se usasse também aquilo que vem em torno de duas delas, ou seja, F/A-18...
O que eu e os demais colegas tratamos como VERDADE, até pela credibilidade que tem o Padilha perante nós, foi que as J52 estejam bichadas, isso sim, acredito até declaração tua ou do próprio Padilha em contrário, CMG véio...
O que acredito é que SE FOR VERDADE, a MB vai solucionar o problema com a modernização na Embraer, pois seria inconcebível um avião modernizado, com radar, etc, e não poder voar por turbina bichada, não é?
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