Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#16 Mensagem por hviana » Qui Jul 24, 2008 11:16 pm

Hoje os fuzileiros estavam fazendo treinamento, junto com Exército, noi Porto de Suape
Dava pena ver o Exército de FAL e os CFN de M-16 :)
Tirei algumas poucas fotos, nada muito definido, até porque não estava lá pra ver o Exercício, mas são validas.
Abraços




Avatar do usuário
deschamps
Sênior
Sênior
Mensagens: 826
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 12:15 am

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#17 Mensagem por deschamps » Sex Jul 25, 2008 1:53 am

coloca as fotos ai




Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#18 Mensagem por Naval » Sáb Jul 26, 2008 12:33 am

hviana escreveu:Hoje os fuzileiros estavam fazendo treinamento, junto com Exército, noi Porto de Suape
Dava pena ver o Exército de FAL e os CFN de M-16 :)
Tirei algumas poucas fotos, nada muito definido, até porque não estava lá pra ver o Exercício, mas são validas.
Abraços
Pena que não deu pra atirar muito com o M-16, na época já estava saindo de baixa, só deu tempo de fazer dois estandes, sem falar da Minimi, putz, faltou isso pra completar o ciclo.

É comum os fuzileiros realizarem manobras em conjunto com a FAB e o EB.
Que eu lembre agora, participei com o EB de uma Ribeirex, servindo no Humaitá e com a FAB em Três Corações-MG, usando seus Tucanos para nos metralhar em comboio e posição de Artilharia.

Por vezes, até com os Marines, a propósito, estes sempre mandam algum observador.

Lembro-me de uma vez que um Oficial marine tava visitando a linha de fogo de nossa bateria, e começamos a disparar salvas, logo depois, como de costume teve o lance do ''Bravo Zulu'', flexões e tal...o sargento chefe de peça se empolgou com a presença do gringo, e quis arrancar nosso couro, o comandante da bateria, vendo q o gringo tava se impressionando com aquilo tudo, mandou parar, um pouco contrariado e com um sorriso sacana no rosto.

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#19 Mensagem por cesarw » Sáb Jul 26, 2008 1:31 am

Coloquei umas das cias do Tonelero lá no tópico FOTOS. os dois recons, GErr e Grumec.
Querendo mais...




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
hviana
Júnior
Júnior
Mensagens: 122
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 11:12 pm

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#20 Mensagem por hviana » Sáb Jul 26, 2008 5:21 am

Lá em Suape eu vi operações de controle de multidão (e o cacetete "cantando" nos peão que estavam praticando com eles). Vi 2 navios iguais, só não sei se eram corvetas muito pequenas, patrulhas muito grandes ou os 2. Vi um Esquilo da Marinha, várias viaturas Bandeirante, tanto da Marinha quanto do Exercito. Até onde me consta (e acho que li isso aqui no DB mesmo) era defender o Porto de um desembarque simulado de uma força agressora (CFN de Salvador-BH), só que isso eu não vi mesmo, e posso dizer que andei na zona primária quase toda do porto nesse dia, apesar da segurança estar reforçadíssima, revistaram meu carro umas 2 vezes. Por isso que eu não tirei fotos muito boas. Quando estiver com a camera, coloco aqui pra voces. Abraços!




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#21 Mensagem por binfa » Sáb Jul 26, 2008 12:25 pm

srs(as), uma singela homenagem minha a esta tropa de elite da MB.
credito: Paulo F da Silva Jr
Imagem
att
binfa




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#22 Mensagem por WalterGaudério » Ter Jul 29, 2008 2:46 pm

binfa escreveu:srs(as), uma singela homenagem minha a esta tropa de elite da MB.
credito: Paulo F da Silva Jr
Imagem
att
binfa
Essa foto ficou epetacular. Bela homenagem. A Ilha das cobras é o bicho.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#23 Mensagem por cesarw » Sex Ago 01, 2008 10:31 pm

cicloneprojekt escreveu:
binfa escreveu:srs(as), uma singela homenagem minha a esta tropa de elite da MB.
credito: Paulo F da Silva Jr

att
binfa
Essa foto ficou epetacular. Bela homenagem. A Ilha das cobras é o bicho.
Ow se é!
Uma megalópole.




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#24 Mensagem por Corsário01 » Sáb Ago 02, 2008 3:53 am

Recebi hoje.
Bonjour,

Tout savoir sur les Fusiliers Marins et Commandos

http://fuscomarine.free.fr/

Merci de faire écho de cette adresse Web à votre carnet d'adresses

Si vous êtes Webmaster, merci de faire le lien et m'adresser un mail pour assurer la réciprocité

Bon mois d'Aout

Cordialement

JC Rouxel


PS Vous ne souhaitez plus recevoir de mail de ma part ? Des nouvelles "Marine" et "Equestre" ? Renvoyez moi ce mail avec la mention Désinscription en objet




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38442
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2687 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#25 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 02, 2008 12:58 pm

Estás em grande hein?! :o

Os tipos são uma das melhores unidades do género no mundo. Só tenho uma dúvida, como é que eles te conhecem? Alguma vez fotografas-te estes tipos? Eu lembro-me de umas fotos de um navio francês, mas daí a isto... :?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#26 Mensagem por Naval » Qua Ago 06, 2008 11:40 pm

Não sou Fuzileiro, creio que os há por aqui, e estes podem dar uma contribuição imensa.
De qualquer maneira, me proponho a convidar um amigo para postar aqui.
Vamos ver.
1) LIDERANÇA NO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.

1.2) O LÍDER.

O líder conduz homens para executar determinada ação, no momento oportuno, visando alcançar um objetivo definido.

Para conseguir assumir realmente a posição de liderança que a carreira militar vai conferir, com toda certeza, ao Fuzileiro Naval, ele precisa aprender a reconhecer, ainda como soldado, estas qualidades, desenvolvê-las e aplicá-las mesmo quando sua função esteja restrita à sua esquadra de tiro, porque logo o Fuzileiro Naval será chamado a assumir importantes responsabilidades no seu Grupo de Combate, no seu Pelotão, na sua Companhia, no seu Batalhão.

O líder precisa, portanto, possuir qualidades que o destaquem perante seus subordinados , demonstrando claramente seu valor em todas as suas atitudes, em todos os momentos e lugares.

A imagem que o líder exibe a todos, inclusive a seus superiores, é verdadeira, isto é, reflete suas convicções, demonstra claramente os valores que cultiva e nos quais acredita, que são virtuosos e dos quais se orgulha.

Todo Fuzileiro Naval, por formação militar e por tradição, é forjado a se tornar líder, comandante de homens de reconhecido valor. O Fuzileiro Naval não permite que se duvide, onde quer que seja observado, de sua capacidade e disposição para o cumprimento do dever.

O Fuzileiro Naval como comandante de um Grupo de Combate, de uma Esquadra de Tiro, como instrutor etc, pela sua própria condição de mais antigo, estará sempre em foco, isto é, será por seus homens observado. Esses irão verificar, quer se deseja ou não, que espécie de mais antigo é aquele que os comanda, de que quilates, quais as suas qualidades e defeitos. Dirigir seres que pensam e sentem é assim, tarefa de grande responsabilidade. Por isso, todo aquele que tiver a seu cargo um grupo de homens, necessitará, para maior sucesso de sua condição de chefe, comandante, encarregado etc, pautar seus atos pelos corretos preceitos de liderança.

1.3) A IMPORTÂNCIA DO LÍDER NO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.

O Corpo de Fuzileiros Navais orgulha-se de raras tradições, herança que induz o Fuzileiro Naval à firme crença no futuro, no cumprimento de sua missão, que é a mais complexa atividade militar, a que mais exige qualidade de seus participantes: A Operação Anfíbia.

A execução da operação Anfíbia envolve perfeito conhecimento técnico de todos os assuntos de domínio militar, mas necessita basicamente para o sucesso de seu momento mais importante, o Assalto Anfíbio, de um elemento de valor inestimável: O Fuzileiro Naval.

Este combatente especial verá materializar-se no Assalto Anfíbio o espírito de corpo, presente em cada Fuzileiro Naval e que se manifesta em cada um como a vontade de combater, elemento vital de impulsão para o sucesso de toda a operação.

Cada comandante, desde as menores frações, cada líder, portanto, tem que ser capaz de despertar nos seus subordinados esta vontade, esta motivação, e saber conduzi-la adequadamente, porque a guerra que o envolve, a guerra de nossos dias pode ser definida como ''confronto de vontades''.

Mãos adestradas manuseiam com perfeição o armamento mais sofisticado, porém, o caráter, a vontade, o Espírito de Corpo, controlam as mãos.

Mais do que nunca, na guerra pela conquista da mente humana, o caráter, a vontade, o Espírito de Corpo são importantes, e aquele que para isto não estiver preparado, será certamente derrotado.

Aqui surge a transcendental importância do líder do Corpo de Fuzileiros Navais, que o Fuzileiro Naval não pode deixar em segundo plano, em qualquer ponto de sua carreira.

No trato diário com o subordinado cabe ao Comandante conquistar o seu respeito e sua lealdade, tarefa que consome esforço e tempo, através de firme manifestação de suas convicções, apontando sempre o único caminho a seguir, sob pena de perder antecipadamente a confiança do subordinado e comprometer definitivamente a sua missão.

Todo Militar inteligente e capaz pode ser um líder, se ele quiser, e souber sê-lo. Depende apenas de muita força de vontade, estudo, observação de si mesmo e dos outros, de prática e aperfeiçoamento. Uma auto-avaliação honesta e objetiva ajudá-lo-á a desenvolver as qualidades de liderança nas quais é deficiente e aprimorar aquelas que já possui. Lidere seus subordinados e verá que cumprirá todas as suas missões e terá deles pronta obediência, confiança, cooperação, lealdade e respeito.

2) PRINCIPAIS QUALIDADES DE UM LÍDER NO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.

a) Integridade;
b) Conhecimentos;
c) Coragem;
d) Poder de decisão;
e) Senso de Cumprimento do dever;
f) Iniciativa;
g) Tato;
h) Justiça;
i) Entusiasmo;
j) Conduta;
l) Resistência;
m) Altruísmo;
n) Lealdade;
o) Critério.

Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#27 Mensagem por Guerra » Qui Ago 07, 2008 11:04 am

hviana escreveu:Hoje os fuzileiros estavam fazendo treinamento, junto com Exército, noi Porto de Suape
Dava pena ver o Exército de FAL e os CFN de M-16 :)
Uma pergunta me veio a cabeça.

Se tiver uma guerra e o CFN precisar mobilizar mais efetivo. Existe fuzil (e peças) necessário para essa mobilização, ou teria que depender de uma compra no exterior?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#28 Mensagem por Marino » Qui Ago 07, 2008 11:13 am

SGT GUERRA escreveu:
hviana escreveu:Hoje os fuzileiros estavam fazendo treinamento, junto com Exército, noi Porto de Suape
Dava pena ver o Exército de FAL e os CFN de M-16 :)
Uma pergunta me veio a cabeça.

Se tiver uma guerra e o CFN precisar mobilizar mais efetivo. Existe fuzil (e peças) necessário para essa mobilização, ou teria que depender de uma compra no exterior?
Não sei a quantidade de M-16 comprada, mas os FAL estão muito bem guardados (alguns cedidos à PM do Rio).




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
cesarw
Avançado
Avançado
Mensagens: 617
Registrado em: Ter Mai 30, 2006 11:32 pm
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Agradeceram: 3 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#29 Mensagem por cesarw » Qui Ago 07, 2008 1:29 pm

SGT GUERRA escreveu: Uma pergunta me veio a cabeça.

Se tiver uma guerra e o CFN precisar mobilizar mais efetivo. Existe fuzil (e peças) necessário para essa mobilização, ou teria que depender de uma compra no exterior?
Não, não há uma quantidade suficiente para uma mobilização plena. Mas não há com que se assustar.
Em caso de guerra, esta não começa de um dia para o outro, há todo um tempo para as tensões, atuações dimplomáticas e a declaração em si. Neste caso, a Marinha é muito bem servida de seus contratos com fornecedores, que lhe darão prioridades de fornecimento em caso de conflito armado de larga escala. Ademais, temos acordos e aproximação o suficiente com o Tio Sam para que este nos sirvam de seus estoques nesse período.

Mas daqui a pouco alguém dirá: Mas se for contra o Tio Sam?
bem... se for contra o Tio Sam não serão as M-16 que farão diferença, não é?




"A guerra, a princípio, é a esperança de q a gente vai se dar bem; em seguida, é a expectativa de q o outro vai se ferrar; depois, a satisfação de ver q o outro não se deu bem; e finalmente, a surpresa de ver q todo mundo se ferrou!"
KK
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#30 Mensagem por Guerra » Qui Ago 07, 2008 7:11 pm

cesarw escreveu:
Mas daqui a pouco alguém dirá: Mas se for contra o Tio Sam?
Mas eu acho que se for contra a colombia vai todo mundo de FAL?
bem... se for contra o Tio Sam não serão as M-16 que farão diferença, não é?
O AK já fez a diferença em muitas guerras americanas.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder