Aviões A-4 da MB serão modernizados?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#481 Mensagem por binfa » Dom Jul 20, 2008 6:53 pm

olhando o falcão mais de perto!!
credito: Guilherme Wiltgen
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att
binfa




att, binfa
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#482 Mensagem por WalterGaudério » Dom Jul 20, 2008 7:18 pm

binfa escreveu:srs(as) boa noite!
bonita foto de um falcão!!!!! que venhão os falcões tunados!!!
credito: Guilherme Wiltgen
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De fato, um belíssimo flagrante!!!!

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#483 Mensagem por Corsário01 » Seg Jul 21, 2008 9:52 am

100%




Abraços,

Padilha
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#484 Mensagem por Operti » Qui Jul 24, 2008 1:08 am

Dando prosseguimento aqui no tópico correto:
orestespf escreveu:Grande Operti! Minha admiração e respeito!

Bem, o Vinícius pediu pra gente não discutir este assunto aqui neste tópico, e ele está correto, mas vou direto ao assunto aqui mesmo (o ideal seria alguém levantar a bola lá nas Navais).

Bem, a remotorização é algo no "limiar da dor" (rsrsrs), só será feita se não houver outra possibilidade. Em relação aos israelenses, esqueça, não existe nenhuma negociação com eles (assim fiquei sabendo e fiz questão de perguntar a uma das minhas fontes "sensíveis"). Veja bem, estou me respaldando nas falas dela, não sei se é verdade absoluta, porém neste cara eu confio e muito.

Não sei se existem motores para os nossos A-4 no mercado, então não sei opinar. A MB não seria tola (tenho certeza) de remotorizar seus A-4 se não fosse preciso, se tem uma Força que sabe gastar e com qualidade, esta é a MB.

A questão de comprar novas aviões é pra lá de delicada, você sabe disso. Grana pra comprar não falta, por incrível que possa parecer, porém para manter e operar, é brabo. Hoje a MB tem toda uma infra-estrutura logística para manter e operar os A-4, comprar outro caça seria jogar tudo isso fora e ter que gastar e muito para ter um novo modelo. Acredito que este seja o principal motivo para não se ter um novo caça na MB. Lembro também que estes caças foram comprados com a grana da MB e são mantidos com os mesmos fundos, logo não existe o "milagre da grana extra do governo".

Operti, a modernização em minha leitura significa "colocar pra funcionar" no melhor modo possível, então isto implica em remotorização se necessário for. Veja bem, se você comprar um carro antigão e resolver "modernizá-lo", então pode ser necessário trocar o motor se você não encontrar no mercado peças de reposição para o original, no caso dos A-4 é a mesma coisa, assim vejo.

Não tenha dúvidas que eu penso o mesmo que você sobre os F-18 canadenses, até mesmo um "meia-sola" americano e que possa "dar um caldo" ainda. Porém isto não é tão simples assim, não sei se os americanos permitiriam tal coisa. Absurdo??? Tem tanta coisa tão "singela" rolando em off sobre eles, que ninguém comenta e que me faz acreditar que isso é possível sim.

Mas ignorando este fato, tem os pontos que coloquei acima. Primeiro que a manutenção/logística/operação pode comprometer o bolso da MB, segundo que a mesma pode ter "outras ambições" no momento. É aguardar pra ver.


Grande abraço,

Orestes
Salve, Orestes!

A questão dos motores é realmente complicada. Mas, eu fico me perguntando se realmente não existe uma quantidade considerável de sobressalentes em boas condições nos AMARCs da vida lá nos EUA. Até mesmo motores de A-6, que ainda estão operacionais e, segundo falaram aí, seriam compatíveis com o A-4.

A minha questão é: será que, na ponta do lápis, os custos de aquisição/operação/manutenção de uma frota de F-18 seriam tão maiores que esses mesmos custos no A-4, mais modernização (com remotorização)?
Mais ainda, eu acho que existe sim espaço para os dois modelos na MB. Os A-4 para o serviço sujo de formar e dar experiência para os pilotos, e os F-18 ficando para o ajuste fino. Será que precisa uma extensa modernização para capacitar os A-4 a lançarem algum MAN? Eu deixaria os A-4 para função de ataque, com alguma capacidade ar-ar (além do papel de "agregador de horas de vôo"), e os F-18 para defesa aérea. E, como você, eu também não acho nenhum absurdo comprar F-18A do Canadá.
Agora, se a MB tem outras prioridades, aí sim fica difícil especular. Mas eu continuo querendo ver valores dos custos desses F-18 para poder comparar com os custos dos A-4.



Abraços




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#485 Mensagem por Túlio » Qui Jul 24, 2008 9:01 am

No meu ponto de vista, o Skyhawk é um LIFT e, após a modernização, passará a ser um LIFT de luxo, apenas isso. Nunca foi verdeiramente cogitado como CAÇA pelo seu fabricante nem por seus usuários originais, que o usaram como aeronave de ataque leve embarcada (USN e USMC), tanto que sua sigla é A-4 e não F-4, senão vejamos: não é nem nunca será supersônico, nunca lhe foi prevista a capacidade BVR (que, entretanto, pode ser disponibilizada pela modernização a ser feita), em suma, é um Sea Harrier sem capacidade STOVL. Em certos cenários - a vizinhança - pode até ser realmente efetivo (principalmente em funções ASuW, se lhe for provida a capacidade de empregar mísseis antinavio, Exocet ou Harpoon) mas, em tempos de 4.ª frota, e diante dos CAÇAS - F de Fighter da USN, não passa de um LIFT com alguma capacidade de ataque...

Já disse uma vez, o que deveríamos fazer é entrar no projeto de NAE Anglo-Francês e fazermos pelo menos uns três, dotando-os de caças de verdade, Rafale ou MiG-33, mantendo o SP e os Skyhawks como 'gap-filler' para manter a doutrina e a operacionalidade das equipagens (equipagem é pessoal, não equipamento). Seríamos muito que bem vindos ao supracitado programa, eis que o aumento de encomendas e um novo parceiro reduziria os custos finais para todo mundo. O aumento do número e qualidade de escoltas seria conseqüência disso, bem como dos SSNs que, como todos sabem, precisam de escoltas para seu retorno e partida das bases, ainda mais aqui, onde se pensa em UMA só. :shock:

Quanto às turbinas, não há meios de me convencer da impossibilidade de se obter outras J52, no caso das 40 compradas não terem como ser mantidas operacionais. Há um porém: no caso em que se decidisse fazer o que propus (3 NAEs 'quentes' e manter o SP como 'gap-filler'/NAE-Escola) então talvez fosse mesmo interessante pensar num propulsor mais potente, mesmo que isso custe - e provavelmente custará - os olhos da cara. Mas teríamos uma SENHORA Armada... :wink:




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#486 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 24, 2008 9:28 am

Bom, o que eu sei é que apesar deste numero fantástico de 40 motores, a maioria já chegou aqui um lixo. Então os argies não deram conta e a conversa dos irmãos de Judá parece que ficou mesmo em poucas unidades pois o "precinho" camarada deles para o overhall parece ser incompatível com o que se pode fazer em outra ponta.
Tem motor no mercado? Tem, mas em que estado? A MB tem que resolver de vez este problema e ponto. Se ela acertar quem faça o overhall de seus motores dentro de um orçamento justo, ótimo, caso contrário, uma outra solução precisa ser vista e com urgência.
A idéia de F404 é que ele foi instalado nos A4 de Cingapura e o resultado foi fantástico.
Fantástico=Alta disponibilidade= pilotos voando e se qualificando=Marinha Operativa

É "apenas" isso que eu desejo! :wink:




Abraços,

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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#487 Mensagem por Bolovo » Qui Jul 24, 2008 9:37 am

Mas daí não vai custar muito e levar tempo? Não me diga que teremos A-4M junto com ahhh, sei lá, o infindável FX-2. Só pode. A modernização dos A-4 é o FX2 da MB. Ô paisinho sem jeito! Nada sai como planejado ou a impressão é só minha?!? :|




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#488 Mensagem por Bender » Qui Jul 24, 2008 10:39 am

Operti

Orestes,

Realmente tudo isso que você falou é muito claro. Mas, como eu disse acima, eu acho que é preciso uma ponderação muito grande antes de se fazer uma remotorização. Aguardar os resultados concretos das revisões feitas por Israel é para mim imprescindível antes de qualquer coisa.
Mas se, apesar disso, a situação ainda for crítica, será que não é mais válido procurar por motores mais novos no mercado antes de pensar em remotorizar? Será que realmente vale a pena modernizar + remotorizar os A-4? Não valeria mais a pena usar esse dinheiro (e quem sabe até vender os A-4) e comprar aviões mais novos?
Além disso, você disse que a modernização sai de qualquer jeito, com ou sem remotorização. Mas, se os motores estão nesse estado lastimável que se está dizendo, de que valeria a modernização sem trocá-los?

Eu realmente gostaria de ver um comparativo entre os custos de aquisição/operação/manutenção de 18 a 20 células de F-18A/B canadenses (mais armamentos) e esses mesmos custos para os A-4, numa janela aí de 15 a 20 anos para frente. Ficaria muito feliz se a Marinha pelo menos considerasse estudar essa opção, se é que já não considerou.

Não é o tópico para essa discussão, mas enfim, vamos seguindo. Concordo com o Operti. É preciso saber se realmente os 40 motores estão perdidos. Se estiverem, a modernização dos A-4 passa a ser cada vez menos atrativa. Estamos em meados de 2008, a modernização só sai na metade do ano que vem. Deve ficar pronta em pelo menos 2/3 anos. Numa previsão otimista em 2012 teremos os 12 A-4M ao custo de 72 milhões de dólares, estimando o custo de 6 mi/aeronave.

Se ainda tivermos que remotorizar as aeronaves, quanto custaria um F404? 2/3 milhões, por baixo? Assumindo dois, seriam mais algo em torno de 40 milhões de dólares por uns 20 motores, FORA os custos de integração à aeronave, ferramental, treinamento, oficinas de manutenção, etc, etc, etc que eu vou chutar em mais 20 milhões, o que totalizaria os 60 milhões de dólares.

Então, juntando a modernização com a remotorização chegaríamos à cifra de 132 milhões de dólares para 12 aeronaves, ainda que modernas, extremamente limitadas enquanto plataforma, para durarem mais 10/15 anos. Isso sem contar os outros gastos. Só acompanhar o quanto a FAB está tendo que gastar nos Mirage2000C pra ver que o gasto é sempre maior que o inicial, e sempre na casa dos milhões.

Vale a pena? Quais seriam as opções? Impossível trazer uns F-18? O custo seria maior, certamente. Mas, convenhamos, estamos falando de um A-4 e um F-18...

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OK!Tá tudo acima.Não investiria um tostão sequer na modernização dos A4. Se desse pra fazer voar 6 canibalizando,ou seja lá oque que fosse.
A hora é agora.A chapa tá quente a janela de oportunidades para MB está aberta.
É pensamento para frente,pulando gerações,não precisa ser novo.Precisa ser melhor e viável.
Já estou com a impressão inclusive,que até em questão de doutrina operacional,seria um maior contato com o que pode vir de novo lá na frente. Desconectáriamos da década de sessenta e poríamos um pé na de 80.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#489 Mensagem por A-29 » Qui Jul 24, 2008 11:42 am

Eu sinceramente acho que o tempo de modernizar os A-4 já passou. Quase ninguém mais usa, os nossos, que são dos mais novos, têm já praticamente 30 anos nas costas.

Vamos supor que se assine hoje o contrato de modernização. Em quanto tempo teríamos o primeiro entregue? Consideranto que nunca foi feito nenhum A-4BR, alguém acredita na entrega do PROTÓTIPO em menos de três anos? E para entregar o lote todo? E para o tipo tornar-se operacional? Parece bem razoável supor que os falcões só estariam efetivamente voando o "novo" A-4 daqui cinco anos. E quantos anos de vida poderíamos esperar de um A-4 em 2013?

Na boa, hoje os A-4 servem para serem catapultados, voarem e serem enganchados. Valor militar zero. Pra continuar fazendo a mesma coisa com mais eficiência, então pega a baba de dinheiro que essa modernização com remotorização custaria e compra meia dúzia de T-45 pra ficar treinando enquanto não temos um caça de verdade. Pelo menos eles estariam sempre disponíveis e durariam um tempão.




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#490 Mensagem por A-29 » Qui Jul 24, 2008 11:47 am

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, aí vai uma para lembrar como a modernização de coisa velha usada por pouca gente pode sair muito caro, demorar muito e acabar morrendo na praia:

Imagem




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#491 Mensagem por Túlio » Qui Jul 24, 2008 11:53 am

Credo, odeio dizer isso, mas :shock: até eu :shock: já estou a favor de uns F/A-18A/B como 'gap filler' até termos caças decentes na MB...




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#492 Mensagem por brisa » Qui Jul 24, 2008 11:56 am

É isto ai. Estes A4 volto a dizer, deveriam ficar como avioes de treinamento nada mais

Minha opiniao coincide com a do bender




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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#493 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 24, 2008 11:57 am

A-29 escreveu:Eu sinceramente acho que o tempo de modernizar os A-4 já passou. Quase ninguém mais usa, os nossos, que são dos mais novos, têm já praticamente 30 anos nas costas.

Vamos supor que se assine hoje o contrato de modernização. Em quanto tempo teríamos o primeiro entregue? Consideranto que nunca foi feito nenhum A-4BR, alguém acredita na entrega do PROTÓTIPO em menos de três anos? E para entregar o lote todo? E para o tipo tornar-se operacional? Parece bem razoável supor que os falcões só estariam efetivamente voando o "novo" A-4 daqui cinco anos. E quantos anos de vida poderíamos esperar de um A-4 em 2013?

Na boa, hoje os A-4 servem para serem catapultados, voarem e serem enganchados. Valor militar zero. Pra continuar fazendo a mesma coisa com mais eficiência, então pega a baba de dinheiro que essa modernização com remotorização custaria e compra meia dúzia de T-45 pra ficar treinando enquanto não temos um caça de verdade. Pelo menos eles estariam sempre disponíveis e durariam um tempão.
Grande A29.
Tudo bem?

Nãoposso ser muito especifico, mas esta sua estimativa está totalmente furada.

Os 12 A4 serão modernizados e por não terem que passar por nenhuma reforma estrutural como os Mikes necessitaram, sua modernização se dará muito mais rápida do que se possa imaginar. A expectativa é para 1 aninho só.
Depois de 1 aninho, teremos o primeiro voando e em testes com os israelenses checando tudo e, se for como os deles, os 11 restantes serão modernizados e entregues bem antes do primeiro AMX. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Podeescrever ai e me cobre depois.

Grande abraço,




Abraços,

Padilha
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Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#494 Mensagem por Corsário01 » Qui Jul 24, 2008 12:00 pm

A-29 escreveu:Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, aí vai uma para lembrar como a modernização de coisa velha usada por pouca gente pode sair muito caro, demorar muito e acabar morrendo na praia:

Imagem
Acontece meu amigo, que todas, eu disse TODAS as modernizações de A4 foram sucesso. Esta coisa horrorosa que vc colocou ai em cima é um dos piores helicópteros do mundo. Voa mal e é fraco em tudo.
Péssima comparação que vc usou. Me desculpe! [000]




Abraços,

Padilha
Bender

Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?

#495 Mensagem por Bender » Qui Jul 24, 2008 12:41 pm

Caro Padilha,respeito,e gosto sempre de dizer que só opino :wink: especialistas são sem dúvida o povo das FA,mas esse componente de ter que remotorizar :? como estavam falando em vários posts anteriores é mais duro de engolir ainda do que uma digitalização e etc que nem do F5.Diante do quadro que se configura no A.Sul acho que a Marinha poderia aproveitar essa janela pra tentar algo mais.Sim tem os políticos... :? as verbas :? Mas a hora é agora.A29"Eu sinceramente acho que o tempo de modernizar os A-4 já passou".
Também acho,independente de levar 6 meses,um ano ou treis a modernização. Tinha que fazer a fila andar pra ele.(A4)

Abraços.




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