FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#451 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 23, 2008 6:01 pm

É que deve ser mais caro guardar esses trecos velhos que pagar para levarem embora.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#452 Mensagem por Operti » Qua Jul 23, 2008 6:46 pm

Lembrando que são apenas três F-5B porque um deles (o quarto) está no Museu Aeroespacial.

Eu acho que remotorizar os A-4 com F-404 assim de cara é desperdício de dinheiro. Quem vai pagar a integração dos motores no avião? Quanto tempo isso vai demorar? Quantos motores terão que ser comprados para manter uma operacionalidade mínima?
Eu acho mais sensato esperar o resultado da manutenção feita pelos israelenses, e ver se com esse trabalho dá para continuar tocando as turbinas. Se deu certo, parte para comprar umas turbinas de A-6 lá nos EUA. Aproveita e vende uns cinco AF-1 (pode ser para a Argentina mesmo) e fica com um núcleo não tão grande, mas regular. E usa esse dinheiro de F-404 + aviões vendidos para, quem sabe, pegar uns F-18A/B (avaliando antes a viabilidade de aquisição e operação por mais alguns muitos anos).
A FAB usa J-85 há mais de trinta anos, e eu nunca ouvi desses motores serem problemáticos por estarem antigos (num ambiente com a manutenção regular, não na penúria dos anos 90, por exemplo). A US Navy também voa A-6 até hoje, com os mesmos motores. Não vejo o motivo para a MB querer fazer diferente e gastar muito mais com isso.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#453 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 23, 2008 6:48 pm

Olá Operti!
Vejo o seu nome na Asas, não sei se vc escreve lá ou é leitor como eu... :D

Mas é isso mesmo, essa do motor do A4 ser ruim é novidade.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#454 Mensagem por Operti » Qua Jul 23, 2008 6:51 pm

João,

Eu colaboro com a ASAS desde o primeiro número. Ultimamente minhas contribuições têm sido mais esporádicas, mas eu continuo ainda fazendo uma coisa ou outra :)




Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
brisa

Re: FAB NEWS

#455 Mensagem por brisa » Qua Jul 23, 2008 6:55 pm

Renan, nao sera que laplace ira te jorgar no chom :mrgreen:




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: FAB NEWS

#456 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 23, 2008 7:12 pm

joao fernando escreveu:Olá Operti!
Vejo o seu nome na Asas, não sei se vc escreve lá ou é leitor como eu... :D

Mas é isso mesmo, essa do motor do A4 ser ruim é novidade.
Quem disse que elas são ruins?

As nossas é que estão ruins, ou seja, bem diferente o que foi dito do que vc entendeu. :evil:




Abraços,

Padilha
brisa

Re: FAB NEWS

#457 Mensagem por brisa » Qua Jul 23, 2008 7:21 pm

Padilha esqueca os motores..... desculpa o off topic...
Como é a comida em uma Fragata da MB.... é so cachorro quente?????
:mrgreen: :mrgreen:
Pows to morrendo de fome
:cry:




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: FAB NEWS

#458 Mensagem por joao fernando » Qua Jul 23, 2008 7:26 pm

Mas com as 40 turbinas não se consegue canibalizar e deixar 12 OK? É isso que não estou entendendo, até agora só ouvi que os caças estavam pouco usados e ainda veio um grande lote de sobresalentes.




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: FAB NEWS

#459 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 23, 2008 7:58 pm

Operti escreveu:Lembrando que são apenas três F-5B porque um deles (o quarto) está no Museu Aeroespacial.

Eu acho que remotorizar os A-4 com F-404 assim de cara é desperdício de dinheiro.
Quem vai pagar a integração dos motores no avião
? Quanto tempo isso vai demorar? Quantos motores terão que ser comprados para manter uma operacionalidade mínima?
Eu acho mais sensato esperar o resultado da manutenção feita pelos israelenses, e ver se com esse trabalho dá para continuar tocando as turbinas. Se deu certo, parte para comprar umas turbinas de A-6 lá nos EUA. Aproveita e vende uns cinco AF-1 (pode ser para a Argentina mesmo) e fica com um núcleo não tão grande, mas regular. E usa esse dinheiro de F-404 + aviões vendidos para, quem sabe, pegar uns F-18A/B (avaliando antes a viabilidade de aquisição e operação por mais alguns muitos anos).
A FAB usa J-85 há mais de trinta anos, e eu nunca ouvi desses motores serem problemáticos por estarem antigos (num ambiente com a manutenção regular, não na penúria dos anos 90, por exemplo). A US Navy também voa A-6 até hoje, com os mesmos motores. Não vejo o motivo para a MB querer fazer diferente e gastar muito mais com isso.



Abraços
Penso estar havendo um lapso aqui. Os motores GE F-404 já foram integrados uma vez aos A-4S de Cingapura ou Malásia, senão os dois países. Não haveria maiores custos para nós portanto.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: FAB NEWS

#460 Mensagem por Corsário01 » Qua Jul 23, 2008 8:13 pm

A comida nos navios da MB é boa. Cachorro quente como almoço só comi na US Navy. :evil: :evil: :evil:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: FAB NEWS

#461 Mensagem por Alcantara » Qua Jul 23, 2008 8:16 pm

Sim Walter, eu sei. Tem uma matéria em uma das S&D das antigas (da década de 90, que fala sobre os diferentes graus e/ou tipo de atualizações que uma aeronave pode receber durante a sua vida útil) que fala justamente dessa alteração na motorização dos A-4. Não creio que Singapura, ou Malásia, fariam as alterações nas células pra gente "sem custo adicional". Sim, porque se você dispendeu seu tempo e seu dinheiro para desenvolver alguma coisa, é justo que receba por isso.


Abraços

PS: Ainda tenho a revista, mas tô com preguiça de procurá-la, rsrsrs




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
RenaN
Sênior
Sênior
Mensagens: 1384
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 12:32 pm
Localização: Minas Gerais

Re: FAB NEWS

#462 Mensagem por RenaN » Qua Jul 23, 2008 9:30 pm

brisa escreveu:Renan, nao sera que laplace ira te jorgar no chom :mrgreen:
:lol: :lol: :lol: :lol:




[<o>]
Operti
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 167
Registrado em: Qui Jan 05, 2006 6:59 pm
Agradeceram: 5 vezes

Re: FAB NEWS

#463 Mensagem por Operti » Qua Jul 23, 2008 9:31 pm

cicloneprojekt escreveu: Penso estar havendo um lapso aqui. Os motores GE F-404 já foram integrados uma vez aos A-4S de Cingapura ou Malásia, senão os dois países. Não haveria maiores custos para nós portanto.
Ciclone,

Segundo eu apurei aqui, foram apenas os de Singapura. Não achei nada sobre os da Malásia terem sido modificados.
De qualquer forma, isso foi no final da década de 80. Há 20 anos atrás. E, mesmo que tivesse sido ontem, haveria um custo (bem considerável, eu acredito) para a integração desses motores nos nossos aviões, ninguém faz nada de graça.



Abraços




Carlos Filipe Operti
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
http://www.carlosoperti.fot.br
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FAB NEWS

#464 Mensagem por orestespf » Qua Jul 23, 2008 10:04 pm

Colegas e amigos, compreendam alguns "fundamentos":

1) Temos problemas concretos com os motores de nossos A-4. Quando digo problemas, são realmente "problemas";

2) Se tem uma coisa que deixa os "adversários", principalmente os inimigos animados é poder contar com a falta de suporte e logística de um dado país;

3) Se tem uma coisa que encarece a manutenção de um dado equipamento militar é a falta de peças de reposição. Portanto não repassar uma determinada peça ou equipamento é "questão de honra";

4) Re-motorizar um caça é a última alternativa, isto significa que tudo foi feito, mas o "improvável aconteceu";

5) Quando um determinado militar (importante?? Como conhecimento??) diz que um motor não tem solução, é porque tudo foi feito (eles são conservadores ao extremo, salvo raras exceções, então vamos "assumir" o problema de forma real;

6) Um problema deste tipo (motores ultrapassando o limite de suas vidas úteis) é sinal que a logística não funciona (ou não existe???);

7) Não adianta reclamar ou conjecturar. Se o motor chegou no limite de sua vida útil, um abraço;

8) O valor para tentar recuperar o irrecuperável não tem preço (sem apologias ao "cartão de crédito), isto é irreal e absurdo. Imagine tal cena em momento de crise ou de guerra! Sem chances! E a logística, ó!!!!

9) Trocar um motor de um carro é uma coisa, mas de um caça não. O desequilíbrio no perfil de vôo é absurdo, portanto com isso não se "brinca".

10) Ouvi de fonte importante que a modernização dos A-4 sai de qualquer forma, com ou sem novos motores.


Em suma, temos problemas reais com os motores dos A-4 e estes não têm salvação. Ponto! E como disse o Padilha, um caça sem motor não voa, logo isto é vital no momento, é estratégico até. Vamos sim modernizar os A-4 e se for necessário uma remotorização, teremos.


Saudações,

Orestes




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18530
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2390 vezes

Re: FAB NEWS

#465 Mensagem por knigh7 » Qua Jul 23, 2008 11:00 pm

cicloneprojekt escreveu:
Jin Jones escreveu:
Ciclone, e quantos S-2M viriam? Apenas 2?

Atenciosamente




Responder